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  • Envelhecer no Algarve. Perceções, perfis e qualidade de vida no envelhecimento
    Publication . Anica, Aurízia
    Será o Algarve esse lugar de excelência para envelhecer que o estereótipo tem difundido? Como se envelhece de facto no Algarve? Objetivos: No intuito de delinear uma resposta a esta dupla questão, faz-se uma revisão sistemática da literatura sobre o tema, procurando saber como percecionam os residentes no Algarve o seu próprio processo de envelhecimento e que fatores se relacionam com a qualidade de vida percebida no mesmo. Método: A pesquisa bibliográfica restringiu-se a artigos científicos, dissertações e livros relativos a resultados de investigações empíricas realizadas sobre o contexto algarvio, identificados por meio dos recursos on-line SAPIENTIA, RCAAP e b-on. Para este efeito, foram utilizadas as palavras chave gerontologia social, envelhecimento, qualidade de vida, conjugadas com as palavras Algarve e Universidade do Algarve. Resultados: O Algarve é território de profundos contrastes nos modos de envelhecer e na qualidade de vida no processo de envelhecimento. Ressalta dos estudos revistos a necessidade de melhorar a adequação das respostas sociais, especialmente as ERPI, às carências e escolhas da população sénior. Paralelamente, é aconselhável investir em projetos que promovam o envelhecimento ativo ou positivo no contexto habitual de vida (ageing in place), por forma a preservar a boa qualidade de vida e a prevenir ou minimizar os fatores de institucionalização.
  • Correlates of rejection by the peer group: a study comparing students with and without SEN
    Publication . Gamboa, Patrícia; Freire, Sofia; Anica, Aurízia; João Mogarro, Maria; Fátima Moreira, Maria; Vaz da Silva, Francisco
    One argument for the inclusion of children with special education needs (SEN) is that they will benefit from the interactions and relationships with their typically developing peers. However, students with SEN tend to be more rejected than their non-SEN peers. Considering the negative consequences of peer rejection on socioemotional development and school adjustment, the current study aims to understand the behavioural correlates and specific characteristics of the students with SEN associated with peer rejection. Participants were 227 students (107 with SEN); 53.7% male; mean age 10.79 (SD = 2.16); attending the 3rd (33.9%), 5th (35.3%) and 7th grades (30.8%). Students filled in a Sociometric task and 47 regular school teachers and 31 special education teachers provided information regarding sociodemographic and educational data, behavioural characteristics and student-teacher relationship. SEN status was the most important predictor of rejection followed by social skills. In the case of students with SEN, less familiarity with peers and a less close student-teacher relationship were also associated with rejection. Thus, the findings emphasise the need of professional development programs to assist teachers in the promotion of positive relationships with their students and a positive peer culture within the class.
  • A modernização do Hospital do Espírito Santo de Tavira, no século XIX
    Publication . Anica, Aurízia
    No século XIX, assiste-se à emergência de uma função hospitalar intimamente relacionada com a revolução do saber médico e científico, com a adoção de novas práticas profissionais e com a instituição de novos mecanismos de controlo, tendo-se restruturado neste processo as relações entre os médicos, os doentes e os hospitais. O hospital procura deixar de ser o lugar para acolhimento de famintos, moribundos e incuráveis, para se transformar num espaço de produção da saúde e, até, em alguns casos, num espaço privilegiado de construção do conhecimento científico.
  • Aplicación de la música en actividades sociales de ocio en asociaciones para mayores de la región del Algarve
    Publication . González, Estefanía Cestino; Sousa, Carolina de; Correia, Raquel; Anica, Aurízia
    This study analyses the presence of music in social activities of leisure and entertainment programs organized by associations for the elderly in the Algarve region that have participated in this study in a disinterested way, during the months of June and July 2019. A qualitative methodology is used andit is based in an interview that we carry out with directors, with workers who use music in their classes and / or sessions, and, also, with the elderly people who use these recreational activities. All of them have participated voluntarily showing great interest in the initiative of this study. Among the results it can be seen that the activities with music have a very good acceptance in the programming of activities in all the associations and are highly valued by the entire community.
  • Introdução
    Publication . Anica, Aurízia
    A II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação (IICIEAE) realizada no âmbito das comemorações do 40º Aniversário da Universidade do Algarve, em setembro de 2019, constituiu um marco no percurso de mais de uma década de ensino e investigação da Gerontologia Social nesta instituição. Pretendeu-se destacar o contributo da Educação na promoção de modos mais positivos de envelhecer, desiderato concebível no contexto da construção de uma sociedade mais democrática, em que as políticas e as práticas de inclusão são chamadas a dar resposta a aspetos específicos relacionados com a transformação demográfica e social contemporânea. A proposta consistiu, em primeiro lugar, na discussão do conceito de envelhecimento ativo e de outros conceitos correlacionados, num esforço de síntese e reflexão teórica e crítica atualizada. Em segundo lugar, propôs-se a análise de importantes dimensões - sociais, individuais, institucionais e culturais - implicadas no processo de envelhecimento humano, a partir de estudos empíricos inéditos. Em terceiro lugar, colocou-se o foco no papel da educação na construção de uma sociedade mais equilibrada e amiga das pessoas em processo de envelhecimento.
  • O significado do Dia Internacional das Mulheres no Portugal do séc. XXI
    Publication . Anica, Aurízia
    Com esta conferência pretende-se contribuir para a construção de um significado para a comemoração do Dia da Mulher, conjugando as perspetivas do presente, do passado e do futuro.
  • Introdução
    Publication . Anica, Aurízia
    Apresenta-se a obra Envelhecer no Algarve, a qual pretende dar um contributo para a resposta a questões relativas aos modos de envelhecer na região algarvia, como as seguintes: como se entende atualmente o envelhecimento humano? O que pensam as pessoas em idade avançada, residentes no Algarve, sobre o seu próprio processo de envelhecimento, sobre a sua felicidade, sobre a sua qualidade de vida? Que perfis de funcionamento psicológico e funcional se encontram na região e como se caracterizam? Quais as condições do envelhecimento positivo? Quais os fatores da qualidade de vida no envelhecimento? Quais os preditores do envelhecimento empobrecido ou com má qualidade de vida? Qual a proporção dos que envelhecem bem, muito bem ou mal na população algarvia? Quais as características destes grupos? Como se caracterizam os ambientes favoráveis e os desfavoráveis à qualidade de vida no envelhecimento? O que pensam as pessoas de idade avançada sobre as suas vivências no âmbito da participação em projetos promotores do envelhecimento ativo? Como avaliam essas experiências? Como se pode desenvolver o potencial das pessoas idosas de modo a contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sua felicidade? Como se pode apoiar os profissionais e os cuidadores de pessoas idosas, contribuindo para a eficácia da sua ação na área da prevenção da doença, na área da prevenção ou deteção do abuso e na área da prevenção do stress negativo emergente naquelas funções?
  • Formação pós-graduada em Gerontologia Social na UALG: balanço e perspetivas
    Publication . Anica, Aurízia
    Pretende-se traçar as linhas de evolução da oferta formativa da UALG na área da Gerontologia, desde a criação do curso de pós-graduação até à criação do curso de mestrado, caracterizando a evolução da procura de formação na mesma área. Analisa-se seguidamente os resultados obtidos até ao momento, indicando os caminhos da investigação já percorridos e terminando com uma reflexão sobre as perspetivas futuras, no quadro da oferta formativa de 2os ciclos da UALG.
  • Atentados contra o pudor na Comarca de Loulé de Oitocentos
    Publication . Anica, Aurízia
    The Portuguese constitutional monarchy reformed the justice, criminalized a greater number of behaviors, reinforced the selection and repression of violence against people and against property. In this context, we seek to ascertain how this transformation is reflected in sexual violence, in particular in the attack on modesty. We analyze a documentary corpus of twenty-five cases of the Judicial Court of the District of Loulé, Algarve, relating to this crime, from 1833 to 1913. Criminal law sought to curb the violent exercise of male domination and to protect the individual's self-determination in sexuality. However, in the attack on modesty, jurisprudence went beyond the discomfort caused to the accused in the criminal proceedings. From the 80s, victims, usually children and young women, or their guardians, intensified the pace of complaints, suggesting that the will to build a new model of relationships between men and women was still disseminated.
  • Memórias da formação nos primórdios da Escola do Magistério Primário de Faro
    Publication . Anica, Aurízia
    A formação de professores nas escolas do magistério primário procurou compatibilizar o inquestionável ideal educativo «humano» e «nacional» do Estado Novo com os princípios da «Escola Nova», criando uma margem de autonomia que os atores sociais usaram dando origem à construção de culturas organizacionais específicas. Pretende-se neste texto identificar as características específicas da cultura da Escola do Magistério Primário de Faro na primeira década do seu funcionamento e a relação desta escola com a transformação sociocultural da região no mesmo período, para isso recorrendo, entre outras fontes, a memórias escritas e orais de estudantes e de docentes desta instituição.