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Authors
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Abstract(s)
Neste trabalho procuramos analisar as relações entre variáveis pessoais, em especial
variáveis de natureza vocacional e algumas dimensões da personalidade, variáveis
contextuais, com destaque para o clima escolar e para factores socioprofissionais, e
variáveis directamente relacionadas com a relação pedagógica, com o bem-estar
subjectivo de professores. Foram inquiridos 526 professores dos 2º e 3º ciclos do Ensino
Básico e do Ensino Secundário de todo o país de diferentes áreas científicas. Para a
avaliação das variáveis em estudo utilizámos o Inventário de Interesses Vocacionais
(Ferreira & Hood, 1995), o Questionário para Avaliação da Motivação do Professor
(Jesus, 1996), o Inventário de Personalidade de Jackson (Ferreira, 1991; Jackson,
1976), as Escalas de Clima Social na Escola (Moos & Trickett, 1974; Bastos, 1998), a
Escala da Atitude Afectiva da Time Attitude Scale (Nuttin, 1972; Santos, 1992), as
Escalas da Afectividade Positiva e da Afectividade Negativa (Watson, Clark, &
Tellegen, 1988; Simões, 1993) e a Escala de Satisfação com a Vida (Diener et al., 1985;
Simões, 1992).
Os resultados obtidos sugerem que os factores pessoais de natureza vocacional e a
personalidade (inovação), a motivação intrínseca e o empenhamento profissional são as
variáveis preditoras mais relevantes do bem-estar subjectivo dos professores.
Description
Tese dout., Psicologia da Educação, Universidade do Algarve, 2007
Keywords
Teses Psicologia da saúde Bem-estar Interesses Vocação Realização pessoal