Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.8 MB | Adobe PDF | |||
104.54 KB | Adobe PDF | |||
622.67 KB | Adobe PDF | |||
1.51 MB | Adobe PDF | |||
226.8 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho apresenta um relato dos factos que considerei mais relevantes que ocorreram ao
longo do ano letivo 2011/2012 relacionados com a Prática de Ensino Supervisionada (PES)
integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino
Básico e no Ensino Secundário da Universidade do Algarve. Assim, serão focados aspetos
sobre o estágio. Em particular, serão apresentadas as escolas e as turmas onde este ocorreu
bem como, relatos de factos relevantes referentes às aulas que assisti e ainda apresentadas
planificações completas sobre as aulas lecionadas. As aulas lecionadas também serão
acompanhadas de reflexões críticas. Serão igualmente referidos os seminários apresentados na
Universidade do Algarve no âmbito da PES.
Na formação atual de qualquer professor deve ser tido em conta o uso das tecnologias em sala
de aula. Assim, no decorrer da PES iniciei, juntamente com a Dra. Cátia Silva (colega de
estágio), o Dr. José Luís Pereira (aluno de doutoramento da UAlg) e a minha orientadora,
Doutora Ana Conceição, um projeto inovador na área do ensino, distinguido com o prémio
Timberlake1. Idealizámos, criámos e implementámos Software Educacional tendo em vista a
melhoria do processo de ensino e de aprendizagem da matemática. Desta forma, neste
relatório, apresento o conceito F-Tool, isto é, ferramentas de ensino visuais, dinâmicas e
interativas que permitem explorar de uma forma inovadora alguns dos principais conceitos
matemáticos nas áreas de pré-cálculo e cálculo diferencial, nos níveis básico, secundário e
universitário. As ferramentas digitais por nós concebidas e desenvolvidas foram
implementadas com recurso ao sistema de álgebra computacional Mathematica.
Por último, apresento uma reflexão final sobre toda a PES e a experiência na investigação.
Description
Dissertação de mest., Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012
Keywords
Prática de Ensino Supervisionada (PES) Processo de ensino e de aprendizagem da matemática Estágio Software educacional F-Tool Sistema de álgebra computacional Mathematica