Repository logo
 
Publication

Conectar os jovens ao património através do minecraft: uma aproximação a novas abordagens de educação patrimonial

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorFerré, Pedro
dc.contributor.advisorValente, Maria Teresa Graca
dc.contributor.authorCandeias, Tiago Miguel Tito
dc.date.accessioned2023-01-06T14:37:23Z
dc.date.available2023-01-06T14:37:23Z
dc.date.issued2022-03-09
dc.description.abstractNas últimas décadas, o alargamento conceptual do património cultural tem vindo a ser acompanhado por uma diversificação de formas de difusão e procedimentos metodológicos, especialmente no contexto educativo, aproveitando os horizontes abertos e os contributos dados pelas tecnologias digitais. Sabe-se, hoje, a extrema importância do património cultural na educação dos jovens, na perceção e entendimento do passado como base sólida e indispensável na construção de um futuro promissor para todos. Vivem-se tempos e momentos de fortes impactos provocados pela transformação digital, e a educação patrimonial tem a obrigação de se adaptar e responder a esses desafios, sendo crucial e fundamental que as abordagens pedagógicas integrem o potencial das tecnologias que reconhecidamente acrescem valor pedagógico ao processo ensino-aprendizagem, como é o caso da aprendizagem baseada em jogos e, por isso, do Minecraft: Education Edition. Através da revisão de literatura; da estruturação e implementação de um projeto educativo, que recorra ao Minecraft: Education Edition na exploração do património construído; e da posterior análise de resultados, este estudo exploratório pretende fazer uma aproximação a novas abordagens de educação patrimonial, estabelecendo um modelo interdisciplinar, que permita compreender o impacto destas abordagens na educação e na valorização do património construído, utilizando o projeto MI.MOMO.FARO – Minecraft e a Arquitetura Modernista em Faro como caso de estudo. Através desta investigação-ação conclui-se que a utilização dos videojogos e, consequentemente, o projeto MI.MOMO.FARO têm um impacto significativo no processo de ensino-aprendizagem, ao nível da educação patrimonial; no entendimento do património cultural como base de uma educação transversal; na valorização e salvaguarda dos bens patrimoniais; e na construção de uma cidadania cultural.pt_PT
dc.description.abstractIn recent decades, the conceptual expansion of cultural heritage has been accompanied by a diversification of forms of dissemination and methodological procedures, mainly in the educational context, taking advantage of the open horizons and contributions made by digital technologies. Today, the extreme importance of cultural heritage in young people’s education is known, in the perception and understanding of the past as a solid and essential basis for building a promising future for all. There are times and moments of strong impacts caused by digital transformation, and heritage education has the obligation to adapt and answer to these challenges, being crucial and fundamental that pedagogical approaches integrate the potential of technologies that are recognized by adding pedagogical value to the teaching-learning process, such as game-based learning and, therefore, Minecraft: Education Edition. Through literature review; the structuring and implementation of an education project, using Minecraft: Education Edition to explore the built heritage; and the subsequent analysis of results, this exploratory research intends to make an approach to new ways of heritage education, establishing an interdisciplinary model, allowing to understand the impact of these approaches in education context and in the valorisation of the built heritage, using the MI.MOMO.FARO – Minecraft and the Modernist Architecture of Faro project as a case study. Through this practice-based research, it is concluded that the use of video games and, consequently, the MI.MOMO.FARO project have significant impact on the teaching-learning process, in terms of heritage education; in understanding cultural heritage as the basis of transversal education; in the valorisation and safeguarding of heritage assets; as well as the construction of a cultural citizenship.pt_PT
dc.identifier.tid203012445pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/18746
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação patrimonialpt_PT
dc.subjectTecnologia digitalpt_PT
dc.subjectAprendizagem baseada em jogospt_PT
dc.subjectMinecraft education editionpt_PT
dc.subjectPatrimónio construídopt_PT
dc.titleConectar os jovens ao património através do minecraft: uma aproximação a novas abordagens de educação patrimonialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em História e Patrimóniospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 8
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO_TIAGO CANDEIAS.pdf
Size:
24.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
APENDICE 1.pdf
Size:
105.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
APENDICE 2.pdf
Size:
90.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
APENDICE 3.pdf
Size:
90.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANEXO 1.pdf
Size:
105.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: