Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.07 MB | Adobe PDF | |||
135.99 KB | Adobe PDF | |||
2.71 MB | Adobe PDF | |||
873.73 KB | Adobe PDF | |||
825.63 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Na disciplina de Educação Visual e Tecnológica do 2º ciclo do Ensino Básico a imagem assume um papel fundamental no desenvolvimento das Unidades de Trabalho com os alunos. Independentemente do domínio em que se apresente, mental ou material, ela é o principal meio de comunicação e expressão. Neste projecto foi utilizada a imagem plástica da pintura de Marc Chagall e a imagem cinematográfica do cinema de Georges Méliès como ponto de partida para uma série de actividades na disciplina de EVT que visam desenvolver a criatividade. A escolha destes autores prendeu-se com as características comuns com a linguagem plástica da faixa etária dos alunos e o imaginário infantil. Através de um estudo exploratório, pretendo reflectir de que forma o imaginário presente na obra de Chagall e Méliès, por estar próximo da infância, pode accionar o imaginário nas crianças e estimulá-las na criação artística.
Description
Dissertação de mest., Comunicação, Cultura e Artes (Estudos da Imagem), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010
Keywords
Imaginário Criatividade Educação Infância Cinema Pintura