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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório refere-se ao projeto “Práticas de Educação e Formação de Adultos: a
oferta educativa e formativa como estratégia de intervenção no IEFP”, desenvolvido no
âmbito do estágio curricular do mestrado em Ciências da Educação e da Formação, na
especialização em Educação e Formação de Adultos (via profissional).
O estágio curricular decorreu no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP,
I.P), mais precisamente no Serviço de Formação Profissional de Faro (SFP). Esta
estrutura promove formação profissional aos desempregados inscritos no IEPF, I.P, com
o intuito de os reinserir no mercado de trabalho.
Nas últimas décadas a Educação e Formação de Adultos tem sido alvo de grande
atenção, sobretudo por permitir a requalificação profissional das pessoas adultas e, desta
forma, constituir uma estratégia de combate ao desemprego. O elevado número de
pessoas que estão inscritas no IEFP mostra que em Portugal o problema do desemprego
atinge a população adulta de forma muito contundente. Apesar do SFP ter como função
minimizar esta problemática através da formação, o seu propósito é, também, perceber
quais são os obstáculos que podem comprometer o processo formativo dos formandos.
O projeto que desenvolvemos integrou-se neste propósito, na medida em que procurou
abordar aspetos que potenciam o desenvolvimento pessoal e social dos formandos.
Neste sentido, foram proporcionadas formações complementares na área da Saúde,
orientadas por especialistas de diferentes matérias, que, julgamos, terão contribuído para
que os formandos se capacitassem para tomarem decisões de ordem pessoal mais
conscientes e responsáveis. De acordo com os princípios postulados para as práticas
educativas com pessoas adultas, procurámos que as temáticas abordadas
correspondessem a necessidades que os formandos identificaram e, em cada uma das
sessões, os formadores rentabilizaram conhecimentos prévios dos formandos,
ancorando os novos em experiências de vida relatadas pelos participantes.
O estágio curricular, e a consequentemente a implementação do projeto, decorreu
durante o 2º ano do curso de mestrado em Ciências da Educação e da Formação. O
presente relatório expõe as várias fases de edificação do projeto, nomeadamente a sua
planificação, gestão, desenvolvimento, implementação, análise e avaliação.
Tendo em conta o propósito referido, metodologicamente optámos pela investigaçãoação,
e foi utilizado o paradigma qualitativo. Os resultados obtidos mostram que quando se trabalha com pessoas adultas e se
pretende resolver questões que dificultam a sua adaptação à sociedade, ou que afetam o
seu Bem-estar e desenvolvimento, a formação traduz-se numa estratégia adequada,
sobretudo quando se ajusta aos interesses e expetativas do público-alvo.
Description
Dissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
Keywords
Educação e formação de adultos Aprendizagem ao longo da vida Oferta formativa Serviço de formação profissional