ESG1-Teses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESG1-Teses by advisor "Afonso, Carlos M."
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Alagoamar (Vagatur) – Receção e F&BPublication . Guerreiro, Ana Luísa Domingos; Henriques, Cláudia; Afonso, Carlos M.O presente relatório inscreve-se no âmbito do plano de estudos do mestrado em Gestão e Direção Hoteleira da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve (UALG) com a carga horária de 1260 horas. Este relatório visa descrever as atividades desempenhadas durante o estágio num estabelecimento hoteleiro, nomeadamente o Hotel Apartamento Alagoamar, situado em Albufeira, no período de 19 de dezembro de 2016 a 6 de julho de 2017. O objetivo principal do estágio centrou-se na aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do primeiro ano do mestrado, bem como obter uma maior noção do contexto real de trabalho em hotelaria. O relatório inicia-se com uma abordagem teórica à economia das experiências seguindo-se de uma caracterização da empresa Vagatur, Lda e com mais ênfase o Hotel Apartamento Alagoamar bem como os seus serviços. Sequentemente serão descritas as atividades desenvolvidas no departamento de receção e discutidos criticamente os resultados do estudo ao perfil do cliente que visita o hotel em questão.
- Caracterização do setor de alojamento do Clube Vila Rosa - identificação de oportunidades e otimização de receitaPublication . Rocha, Andreia Filipa Belbut; Guerreiro, Raul Filipe; Afonso, Carlos M.; Coelho, Rui Miguel Coutinho de Albuquerque e CastroO presente relatório foi realizado no âmbito do estágio de segundo ano do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, da Universidade do Algarve. Tem como objetivo principal aprofundar conhecimentos adquiridos neste Mestrado e observar a sua aplicabilidade na realidade de uma unidade hoteleira no Algarve, o Clube Vila Rosa. Não pretende apenas observar as operações realizadas num empreendimento de pequenas dimensões - em especial no setor do alojamento - mas também colaborar com linhas de pensamento que contribuam para melhorar a gestão de pequenas unidades turísticas. Este empreendimento turístico, como tantos outros existentes na região, enfrenta grandes desafios, especialmente em tempos de crise económica, como aquela que se perspetiva no período pós-pandémico (COVID-19), em que a capacidade de resiliência, adaptação e boa gestão estarão à prova e ditarão a sobrevivência de muitas unidades. Assim, espero contribuir com algumas análises, como a SWOT adaptada à atualidade que vivemos; a análise da oferta e da procura nacional e regional e algumas métricas e KPIs de gestão de receita que possam ajudar a tomar, por parte dos gestores hoteleiros, decisões para melhorar o desempenho futuro das suas organizações.
- Gestão de alimentação e bebidas: fichas técnicas, modelação e análise de menusPublication . Silvestre, Daniela Andreia Pacheco; Afonso, Carlos M.; Serra, Manuel António DionísioObjetivos: O propósito deste estudo é, por um lado, reformular o menu de um restaurante e a combinação de perspetivas complementares entre modelos de análise de menus. Por outro lado, é a criação de um artefacto que possibilita a inserção e a edição de fichas técnicas holísticas online aos utilizadores da plataforma criada no âmbito do projeto IT-AMGABAlgarve. Metodologia: Um primeiro estudo foi conduzido através dos três modelos mais referenciados na literatura, o Modelo de Análise de Menus de Miller (1980), o Modelo de Engenharia de Menus de Kasavana e Smith (1982) e o Modelo de Análise da Margem/Custo de Pavesic (1985). Cada modelo apresenta uma análise quantitativa de variáveis diferenciadas e estratégias de melhoria associadas a classificações atribuídas a cada prato. O segundo estudo teve uma metodologia de Design Science Research desenvolvida em dois ciclos: (1) uma revisão de literatura que permitiu definir os requisitos de desenvolvimento, o protótipo e o focus group e (2) aperfeiçoamento dos requisitos de desenvolvimento e do artefacto, e ainda, o estudo de campo por especialistas convidados. Resultados: Após a primeira investigação, foi possível identificar quais os pratos mais rentáveis e populares. Em seguida, seguimos com a reformulação do menu do restaurante e sugestões de alteração de fichas técnicas dos pratos. Como resultado da segunda investigação foi possível apresentar um artefacto, de nome ficha técnica holística online com as seguintes características: uma receita, que permita a gestão de informações em termos de quantidades, custos, alergénios, sustentabilidade, informações nutricionais e estratégias de fixação de preços de venda. Originalidade: Ao nível da análise de menus, o artigo foi publicado em língua portuguesa aplicado aos três modelos mais referenciados na literatura e que se complementam entre si. O artefacto por nós desenvolvido torna-se bastante relevante para o setor, afirmado pelos participantes do focus group e pelos profissionais do estudo de campo. Até ao momento não existe uma ficha técnica holística online tão completa quanto a que criámos. Os requisitos de desenvolvimento criados contribuem com conhecimento para a área dos sistemas de informação aplicado à gestão de alimentação e bebidas.
- A hotelaria e sua integração na dinâmica cultural regional: novos desafios na Região do AlgarvePublication . Vieira, Mónica Cristina Fernandes; Henriques, Cláudia; Afonso, Carlos M.Este trabalho pretende averiguar em que medida a indústria hoteleira se articula com a dinâmica cultural e indústrias culturais e criativas na região do Algarve. Visa identificar e analisar a interligação entre a hotelaria e a cultura, assente na assunção de que os hotéis não devem estar fechados em si próprios, mas beneficiam ao envolver-se e ao integrarem-se na dinâmica sociocultural da região em que estão inseridos, num contexto de aumento da preocupação com a sustentabilidade sociocultural. Após a apresentação de uma revisão da literatura sobre a importância da interconexão entre turismo e cultura, em contexto de desenvolvimento sustentável, são tidos em conta os aspetos metodológicos utilizados, que se basearam em questionários aos Estabelecimentos Hoteleiros (hotéis e hotéis-apartamento) e aos Agentes Culturais da região do Algarve bem como em entrevistas a três dos cinco principais Grupos Hoteleiros do Algarve. Os dados, foram analisados através de estatísticas descritivas (Gefen, Straub, & Rigdon, 2011; Marôco, 2003: 27), recorrendo também, a modelos de análise qualitativa com base no modelo de análise de conteúdo, sugeridas por Bardin (1977). O facto de termos obtido, simultaneamente, a perspetiva de hoteleiros e agentes culturais permitiu verificar que as relações intersectoriais hotelaria-cultura são ainda modestas, existindo um longo caminho a percorrer na região neste domínio. Contudo, existe o reconhecimento de que essa interconexão e seu reforço são importantes, destacando-se em particular a relação no domínio “hotelaria” – “artes do espetáculo”, muitas vezes apoiada na intermediação dos municípios. A situação pandémica afetou quer a hotelaria e a cultura, quer a relação entre ambos os domínios, mas no futuro perspetiva-se o seu estreitar.
- Relatório de estágio: apoio à equipa de direcção geral & coordenação F&B do Porto Palácio Congress Hotel & Spa, lançamento novos conceitos restauração, ISC outletsPublication . Ramos, Ana Rita Paula; Afonso, Carlos M.; Henriques, CláudiaO relatório apresentado pela autora tem como principal objetivo descrever a experiência laboral do estágio realizado no departamento de Guest Relations, do Porto Palácio Congress Hotel & SPA. O mesmo ocorreu durante aproximadamente 7 meses, mais concretamente entre Março e Setembro de 2017. A elaboração deste trabalho enquadra-se no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, nos termos do regulamento do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de mestre pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. Quanto à revisão de literatura, a mesma vai ao encontro das actividades desenvolvidas ao longo do estágio, explorando temas como o serviço ao cliente, na tentativa de superar as suas espectativas e satisfazer as suas necessidades, fazendo com que a sua experiência no hotel, na cidade e no país seja a memorável. É feita uma abordagem teórica da economia das experiências na hotelaria e também de como o serviço de Guest Relations é importante para a hotelaria e o mesmo deve ser assegurado, mesmo com o constante avanço da tecnologia na tentativa de se manter-inovador e diferenciador. A fidelização é o objetivo principal e para esse fim, a autora pretende desenvolver na unidade hoteleira o acompanhamento direto com o hóspede antes da chegada, durante a estadia e depois da saída do mesmo.