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- A bibliometric analysis of trust in the field of hospitality and tourismPublication . Palácios, Hugo; Almeida, H.; Sousa, Maria JoséThe emerging field of trust has evolved dramatically with an increasing number of academic publications in this area. However, there is a lack of better clarification to draw a global picture of scientific knowledge, from a statistical perspective, using the three structures of knowledge: conceptual, intellectual, and social, to obtain a structured overview of its characteristics, identify dynamic aspects and find intellectual representations. This paper presents a new insight into scientific production through bibliometric (Bibliometrix) and network (VOSviewer) analysis, not previously fully clarified in hospitality and tourism. A total of 305 articles published between 2004 and 2020 were analyzed, covering 580 authors, 19 journals, and 43 countries. This research’s main findings showed that trust is one of the most decisive variables in the digital market, and keywords such as satisfaction, loyalty, service quality are closely related. The results provide clues for further investigation in this field.
- Crise da transferência da formação para o local de trabalho? O papel de variáveis individuais, concepção da formação e do ambiente de trabalho na efetividade da transferênciaPublication . Almeida, H.Após décadas de tentativas de resolução do problema de transferência da formação, poderia parecer que existe um maior sucesso na sua relação teórico-prática. No entanto, até mesmo depois de se terem produzido modelos teóricos, de variáveis que influenciam a transferência (Baldwin & Ford, 1988; Holton, Bates & Ruona, 2000, 2006, entre outros), continuamos a ler estimativas despontadoras de aplicação da formação ao trabalho. Com referência a modelos teóricos como o de Holton et al. (2000) e Naquin & Holton (2002), entre outros) pretende-se avaliar o efeito exercido por determinantes antecedentes– Validade do conteúdo, Oportunidade de aplicar a formação, Auto-eficácia e Motivação para transferir – na transferência da formação (variável de resultado). E, ainda, o efeito mediador das variáveis, Auto-eficácia e Motivação para transferir, na relação entre estes antecedentes (Validade do conteúdo e Oportunidade de aplicar a formação) e a variável critério (transferência da formação). Para o efeito utilizou-se uma amostra constituída por 28 Jardineiros que participaram em diversas acções de formação e a medida Learning Transfer System Inventory – LTSI (desenvolvida por Holton et al., 2000 e validada por Velada, 2007), dois Questionários de Avaliação da Satisfação da Acção de formação e do desempenho do formador e um Questionário para os supervisores. Os dados foram analisados através de equações de regressão lineares múltiplas com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão (16.0). Os resultados obtidos fornecem evidência empírica relativamente aos modelos teóricos de Baldwin e Ford (1988) e Holton (1996, 2006) sugerindo que a transferência da formação é influenciada pelas características dos formandos e por factores de ordem contextual.
- Critical information as a success factor in organizations: objective and methodological approachPublication . Fernandes, Silvia Brito; Almeida, H.We are witnessing the need for a quick and intelligent reaction from organizations to the level and speed of change in business processes. These imperatives are very often associated to the emerging of new information systems and technologies, sometimes bursting change and other times being burst, which bring more challenges to organizations. The arising problems can be: from wrong information that lasts; systems not fully used or explored; too much staff; slow reaction to change; etc. This can be summarized in a governance problem that requires two main confluent action methods: people to synchronize their visions, ideas and strategies in the whole organization; and, in that context, select the information that strictly answers to the performance factors at the right moment. The proposed methodology is adequate here, once it turns to the potential of approach to the entrepreneurial architecture as well as to the potential of the information system in order to iteratively select and integrate the data and resources needed for that performance. The modeling of an information architecture of the company and its business helps in the identification of critical information, that is, of the one which is according to the mission, prospects and critical factors of business success at the required moment.
- Desenho do trabalho, atitudes positivas e suas implicações em unidades de hotelariaPublication . Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, SaúlA presente investigação propõe um modelo analítico que tenta conciliar as PRH (práticas de recursos humanos) com a lógica do negócio e que se baseia em três modelos teóricos: “Características do Trabalho” (Hackman & Oldham, 1987), “Três Componentes do Envolvimento Organizacional” (Allen & Meyer, 1990) e “Intenção de Turnover” (Hom & Griffeth, 2001). O modelo proposto avalia o efeito exercido por determinados antecedentes de atitudes positivas no trabalho (potencial motivador do trabalho, percepção de alternativas de empregabilidade e de sacrifícios elevados) em variáveis de resultado (intenção de turnover e recomendação da empresa), analisando-se o papel mediador das atitudes (implicação afectiva, satisfação geral e satisfação orientada para o cliente) sobre essa relação. Para o efeito, inquiriu-se uma amostra heterogénea de 303 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais de hotelaria, recorrendo aos instrumentos “Satisfação Orientada para o Cliente Interno” (especialmente desenvolvido para o efeito), “Affective, Normative and Continuance Commitment” (versão portuguesa de Almeida, Faisca & Jesus, 2007) e Job Diagnostic Survey (versão portuguesa de Almeida, Faísca e Jesus, 2009). Adoptou-se uma metodologia de análise de dados diversificada (regressões múltiplas e equações estruturais), tendo os resultados evidenciado um efeito positivo e significativo dos antecedentes nas variáveis de resultado analisadas: as variáveis antecedentes explicam 46% variação da intenção de sair da empresa e 33% da recomendação da empresa. Alguns antecedentes estudados exerceram efeito directo sobre as variáveis resposta, outros exerceram indirecto através das atitudes de satisfação no trabalho e implicação afectiva. Estes resultados são discutidos à luz do desenvolvimento de modelos de intervenção que envolva atitudes e intenções de comportamento com implicações relevantes para as organizações de hotelaria.
- Desenho do trabalho, atitudes positivas e suas implicações em unidades hoteleirasPublication . Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves deO estudo do desenho do trabalho e das atitudes positivas no trabalho tem, desde há vários anos, suscitado acrescido interesse entre os investigadores das organizações. O interesse manifestado por estes dois contructos baseia-se no pressuposto de que um desenho adaptado do trabalho e atitudes positivas nos empregados favorecem a eficácia e produtividade das organizações. Este enfoque ganha um interesse renovado nas unidades de hotelaria, sector priveligiado na região do Algarve que lamenta a falta de um modelo com fundamentos científicos que permita ao gestor de recursos humanos aprofundar as relações entre variáveis capitais com vista a proceder aos reajustamentos necessários. Assim, o objectivo deste trabalho é explorar as relações de influência que o potencial motivador do trabalho e outros determinantes exercem nas atitudes ─ de Satisfação Orientada para o Cliente e Implicação Afectiva ─ e, nas intenções de comportamento ─ de Intenção de Sair da empresa (de forma negativa) e Recomendação da empresa ─ de forma a privilegiar concomitantemente a empresa e os clientes internos e, consequentemente, os clientes externos. Utilizou-se uma amostra heterogénea de 303 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais que trabalham em unidades hoteleiras e recorreu-se à análise factorial confirmatória efectuada pelo programa Amos, versão 6.0. Para validação das medidas adoptadas realizamos os três estudos prévios, que se seguem: Um primeiro estudo confirmatório de validação do Job Diagnostic Survey (Hackman & Oldham, 1976, 1980), com uma amostra heterogénea de 552 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais; Um segundo estudo exploratório de validação da Satisfação do Cliente Interno de uma versão extensa (75 itens) com uma amostra de 252 profissionais activos de variadas profissões; E, um terceiro estudo de validação confirmatória do Affective, Normative and Continuance Commitment (Meyer & Allen, 1991), com uma amostra heterogénea de 389 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais. O modelo validado identifica nove variáveis consideradas operacionalizações psicometricamente aptas para avaliar atitudes positivas, antecedentes e resultados no trabalho. Se as organizações forem capazes de utilizar de forma efectiva este modelo, os ganhos são irreversíveis, uma vez que a sua forma de trabalhar irá contribuir de forma mais positiva para a qualidade de vida das pessoas que nelas trabalham e podem ser mais competitivas nos mercados internacionais.
- Determinants of entrepreneurship in small and medium entreprises in the defense sectorPublication . Almeida, H.; Briones-Peñalver, Antonio-Juan; Fernandes, Silvia BritoAs PME‘s de todo o mundo estão cada vez mais a organizar-se em consórcios, redes de cooperação, joint-ventures e alianças estratégicas permitindo não só reduzir a incerteza e turbulência dos mercados como também conjugar vantagens que as tornem mais empreendedoras. Torna-se importante considerar que os resultados destes relacionamentos são afectados por factores determinantes que podem inibir ou facilitar o Empreendedorismo. É nosso objectivo avaliar a relação entre alguns desses determinantes – Cooperação inter-empresas, Inovação de Métodos de Trabalho e Criatividade e Motivação – sobre o empreendedorismo em 236 PME‘s de Defesa Nacional. Fez-se uma análise Factorial Exploratória em componentes principais (rotação varimax) e Regressão Linear Múltipla. Os resultados mostram a relação directa dos determinantes avaliados e o Empreendedorismo. E, o efeito mediador parcial da Criatividade e Motivação entre a Inovação nos Métodos de Trabalho e o Empreendedorismo. Estas empresas podem esperar desenvolver novos Métodos de trabalho como uma elevada componente diferencial relativa à concorrência e utilização mais eficiente do conhecimento e das capacidades das pessoas que integram a equipa de trabalho de forma a aumentar a sua competitividade.
- Determinants of entrepreneurship in SMEs in the defense sectorPublication . Almeida, H.; Briones-Peñalver, Antonio-Juan; Fernandes, Silvia BritoAll over the world, the small and medium enterprises are more and more organized in consortia, cooperation networks, joint-ventures and strategical alliances allowing not only the reduction of uncertainty and turbulence of the markets but also the gathering of advantages which may make them more competitive. It is worth considering that the results of these relationships are affected by determinant factors which may inhibit or facilitate the entrepreneurship. Our aim is to evaluate the relationship between some of those determinants, association, inter-company cooperation, innovation in the methods of work and creativity—about the entrepreneurship in 236 small and medium enterprises of the national defence. One of the questions initially posed is if there is a significant relation between corporation, innovative methods of work, creativity and entrepreneurship; The second question is being creativity an attribute of the entrepreneur, can it have a mediator effect between innovative methods of work and entrepreneurship. A factorial exploratory analysis was made in main components (varimax rotation) and multiple linear regression. The results show the direct relationship of the evaluated determinants and entrepreneurship and, the partial mediator effect of the creativity between the innovation in the methods of work and entrepreneurship. These enterprises may expect to develop new methods of work as a high differential component concerning the competition and the more efficient use of knowledge and of the skills of the people who make part of the work team in order to increase their competitiveness.
- Dimensões da personalidade e fatores de motivação preditivos do desempenho: um estudo realizado com alunos de enfermagem e de psicologia da Universidade do AlgarvePublication . Almeida, H.; Jesus, SaúlAvaliar as dimensões da personalidade e facetas de motivação preditoras do desempenho de 148 estudantes de Psicologia (N=64) e de Enfermagem (N=84), num contexto académico e de trabalho recorrendo ao NEO-PI-R (Costa e McCrae, 1992); itens adaptados do Teacher Efficacy Scale (Sherri Gibson, 1983) e do Intrinsic Motivation Questionnaire (Lawler & Hall, 1970) e médias ponderadas das disciplinas e do estágio. Os resultados mostram diferenças significativas ao nível do Neuroticimo e da Abertura à Experiência; a Conscienciosidade prediz o desempenho académico global e de Enfermagem e a Motivação para relações de ajuda prediz o desempenho em contexto de trabalho global e na Psicologia.
- Experiencias prácticas y evidencia empírica del papel del feedback sobre evaluación formativaPublication . Almeida, H.Este artículo se centra en la evaluación formativa en la enseñanza universitaria y su impacto sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se reconoce que la evaluación planteada por el docente determina el proceso de trabajo de los alumnos no sólo a un nivel individual sino también grupal. En este sentido, este artículo se centra en aquellas condiciones que subyacen a la evaluación formativa, basadas en un modelo teórico, evidencias empíricas y experiencias prácticas. Este conjunto de condiciones aportan un corpus teórico-práctico que tanto profesores, para mejorar su función evaluadora, como alumnos, para ser más eficaces en su trabajo, pueden adoptar.
- Gestão operacional do serviço a clientesPublication . Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, SaúlAs empresas do sector Turístico e Hoteleiro Português – que, segundo a Organização Mundial do Turismo, ocupava em 2006 a décima nona posição no ranking mundial de destinos turísticos – exigem aos seus colaboradores um grau elevado de interacção com os clientes e, por isso, lamentam a falta de um modelo válido de gestão que lhes permita beneficiar de uma evidence-based practice. É nossa finalidade avaliar empiricamente um modelo que permita ao gestor de recursos humanos explorar as relações de influência que o potencial motivador do trabalho e outros determinantes exercem nas atitudes - de satisfação global orientada para o cliente e implicação afectiva - e nas intenções de comportamento - intenção de sair da empresa e recomendação da empresa -, de forma a privilegiar concomitantemente a empresa e os clientes internos e, consequentemente, os clientes externos. Utilizou-se uma amostra heterogénea de 303 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais de hotelaria e recorreu-se à análise de modelos de equações estruturais para avaliar de que forma se relacionam antecedentes atitudes e resultados individuais positivos desejáveis no trabalho. Na generalidade, pensamos ter esboçado um modelo que permite aos gestores repensar o sistema organizacional a partir do aprofundamento das relações entre as variáveis consideradas, com vista a conciliar as práticas de recursos humanos às estratégias de negócio.
