Browsing by Author "Soares, Ana Isabel"
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- Ciclo de palestras Amatores in Situ – O Mundo Antigo visto por aqueles que o amam. Ruínas Romanas de Milreu, Estoi – Setembro A Dezembro 2020Publication . Soares, Ana Isabel; Bernardes, João PedroO presente ciclo de palestras é promovido pela CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania, que tem sede em Faro, juntamente com o Departamento de Artes e Humanidades (DAH) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade do Algarve e o https://doi.org/10.14195/2183-7260_65_11 182 BOLETIM DE ESTUDOS CLÁSSICOS • 65 CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação (UAlg e Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa). A partir de uma ideia inicialmente elaborada e dinamizada por Adriana Freire Nogueira, docente do DAH e atual Diretora Regional de Cultura do Algarve, o ciclo foi até 2018 por ela coordenado. Nas edições de 2019 e 2020, tem a coordenação de João Pedro Bernardes e Ana Isabel Soares, docentes do DAH. Tanto um quanto outra participaram, como palestrantes, em edições anteriores AMATORES IN SITV. O primeiro, arqueólogo, investigador e docente responsável por disciplinas das áreas de Arqueologia e Património, tem no seu currículo um número incontável de palestras e ações de divulgação do conhecimento sobre o mundo antigo; Ana Isabel Soares, cuja experiência de lecionação e apresentações públicas é igualmente extensa, é docente de disciplinas relacionadas com as Literaturas em Língua Inglesa e a Teoria da Literatura, e conhece o mundo antigo através de pesquisa histórica realizada em torno da herança literária da Antiguidade em períodos como o Romantismo e a contemporaneidade. Tem ainda colaborado na organização de eventos culturais e artísticos, entre os quais se destacam, para além de colóquios e congressos académicos, a programação literária da Feira do Livro de Faro e colaboração permanente com Bibliotecas Municipais da região.
- Cinema e educação: que relação na era da Internet?Publication . Soares, Ana Isabel; Cardoso, Teresa; Pinto, JoãoO presente artigo aborda a relação entre o cinema e a educação, perspetivando nomeadamente contributos do cinema para as aprendizagens na atual sociedade. Analisamos como o cinema se tem cruzado com a pedagogia educacional e os novos caminhos para a sua integração nos contextos educativos de acordo com os mais recentes paradigmas do ensino e das aprendizagens ao longo da vida. Ao expormos a relação do cinema com a educação no contexto dos estilos de vida digitais da atual sociedade, tendo em conta os fenómenos da transmedia e da convergência mediática, concluímos que na sociedade contemporânea o cinema continua a ter um grande potencial pedagógico, uma vez que é fácil compreender informações através dos estímulos audiovisuais, mas também porque este tipo de conteúdos assume uma importância crescente e transversal aos vários media e plataformas digitais.
- DocNomads, Ao-Norte e ESE: um projeto de literacia cinematográfica implementado em Viana do CasteloPublication . Almeida, Carlos; Soares, Ana Isabel; Moura, Anabela; Pacheco, RaquelThere is a consensus around the recognition of cinema as a means of acquiring media literacy. The problematization of cinema as an artistic expression and the promotion of interdisciplinarity between the areas of communication, cinema and education and artistic education in particular that have been established in the field of Communication Science teaching, such as Lobo (1999), Pacheco (2016), Migliorin (2015) and others argue, have been applied to many other areas, such as the training of managers in the areas of higher education, in the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo (ESE-IPVC). the arts and culture, specialists in light, sound and image courses and teacher training (Moura et al, 2017). In this context, the objective of this article is to analyze a research project that is repeated annually, when students are confronted with the documentary cinema and its concepts, the cinematographic literacy, the analysis of fixed and moving images, resulting in the creation of documentary films at from the text of Almada Negreiros "Manifesto Anti Dantas".
- East Timor in Margarida Gil’s bitter flowers : the power of the unrooted underdogPublication . Soares, Ana IsabelFlores Amargas [Bitter Flowers] (1989) is a medium feature made for television and Margarida Gil’s fifth film. It appeared after Gil had released her first feature film for the big screen, Relação Fiel e Verdadeira [True and Faithful] (1987) and a documentary series for television, Olho de Vidro: Uma História da Fotografia [Glass Eye: A History of Photography] codirected with António Sena (1979 to 1982). Bitter Flowers originated from a commission by the Portuguese State TV broadcast company (RTP) for a series of television programmes, Fados, achieving ‘o casamento do Cinema com a Televisão’ [the marriage of TV and Cinema].1 This combination is at the core of much of the director’s work2 — in the particular case of Bitter Flowers, it was clear that Margarida Gil wanted to set a personal point of view on a topic that was not central to the concerns of the average Portuguese citizen, but which she deemed relevant. The film responded to the need Gil identified for a Portuguese awareness or awakening to the problem of East Timor; the television format served this aim.
- Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach(1945) in Jorge Silva MeloPublication . Cucinotta, Caterina; Pereira, Ana Catarina; Soares, Ana IsabelEm 1987, o cineasta português Jorge Silva Melo (n. 1948) filmou uma adaptação de A Praia, romance que o escritor, tradutor e guionista italiano Cesare Pavese (1908-1950) publicou em 1942. Foi uma das muitas adaptações da obra pavesiana ao cinema, mas a primeira no cinema português. Agosto estrearia em 1991, mas o nome de Pavese só seria creditado em materiais promocionais após a estreia. Tal ausência não impede - até mesmo, ao despertar a curiosidade, incita - a comparação de uma obra a outra, na tentativa de ver nelas vestígios de expressividade autoral e de uma leitura muito particular e simbólica que o cineasta português parece fazer do livro de Pavese. As duas obras compartilham vários elementos narrativos, mas principalmente estilísticos, o que, acreditamos, ressalta a comparação. Na busca da sua identificação, recorremos aos depoimentos de ambos os autores, bem como a uma análise fílmica voltada para o tratamento de imagens, sons, músicas, materialidades, construção de diálogos, apelo ao voyeurismo e atuação dos atores principais.
- A literacia audiovisual no contexto educacional português: entrevista com Ana Isabel SoaresPublication . Cunha, João Paulo de Carvalho Dos Reis e; Soares, Ana IsabelA Profa. Dra. Ana Isabel Soares é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Doutorada pelo Programa em Teoria da Literatura e fez pós-doutoramento em Teoria da Literatura, sobre relações entre filmes documentais portugueses e poesia, todos pela mesma Faculdade. É Professora Associada na Universidade do Algarve desde 1996, onde leciona História do Cinema, Teoria da Imagem, Estudos Culturais, Literatura e Cinema, e Literatura Inglesa. É vice-diretora do Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais dessa Universidade desde fevereiro de 2024 e membro Integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Integrou a equipa de fundadores da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, de que foi a primeira Presidente (2010-2014). Foi Adjunta da Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário, no Ministério da Educação e Ciência de Portugal, função em que participou no lançamento do Plano Nacional de Cinema (2011-2012). Nesta entrevista, comenta sobre sua trajetória acadêmica, como ocorreu a sua aproximação da literatura com o cinema, as etapas para a criação e implantação do Plano Nacional de Cinema em Portugal e a importância da literacia audiovisual para um consumo mais crítico das imagens em movimento que circulam nas diversas mídias da atualidade, assim como a sua importância para usos mais criativos desses mesmos meios na produção de conteúdos.
- Marginalized narrativesPublication . Boto, Sandra; Castro, Maria Guilhermina; Soares, Ana IsabelThis issue of CITAR (Journal of Arts Science and Technology) is especially devoted to what we designated as Marginalized Narratives. It is a special issue that collects studies published upon the 5th Colloquium on Narrative, Medium and Cognition, held at the University of Algarve in November 2018, and which was focused on that topic. In line with what the colloquium proposed, the works now published share a broad understanding of the concept of narrative.
- Overlapping history and spacePublication . Soares, Ana IsabelIf there is a time when we wish to have all the past revealed before us, either as a will to re-invent narratives or as the justification of actions taken in the future, that time is now. And yet, the knowledge we demand of things past has been mainly supported on historigraphic reports which seek to recover events, to represent historical scenes, and to explain a chronological linearity taking us all the way from the past until the moment when the story is described, and into conclusions about chained causalities of events, into demonstrations of the timely continuity of events. In a traditional sense, to know the past implies a sort of time-travel in which the historian tries to detach himself from the setting he inhabits and to be immersed in a total – and ideally unbiased – understanding of the time he is investigating. Perhaps this is not anymore the most reliable perspective, but it still has a strong power over the predominant construction of seductive images of the past.
- Recensão a Jacques Rancière, os intervalos do cinemaPublication . Soares, Ana Isabel(Quando li pela primeira vez um ensaio de Jacques Rancière, lembro-me, pensei em Sebastião da Gama. Não é tão distante o tiro: a ideia de saber, em Gama, é a ideia daquilo que procura o mestre desconhecedor. Mas talvez o que mais tivesse aproximado aquelas duas figuras, na minha leitura, fosse um certo posicionamento, de ambos, perante o que pretendem conhecer. As explorações da sala, de cada um dos rostos dos seus alunos, fazem de Gama o “incapaz como tal” que constitui o explicador no relato sobre a “aventura intelectual” de Joseph Jacotot, tal como Rancière a narrou no começo de O Mestre Ignorante.)
- Sobre os pobres no cinema de Manoel de OliveiraPublication . Soares, Ana IsabelNas últimas décadas, a fortuna académica da obra de Manoel de Oliveira tem-se desenvolvido num expoente contrário ao que parecia ditar o percurso de alguma critica.