Browsing by Author "da Silva, Carlos"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Effects of an internal and participatory intervention: improving the radiological imagePublication . Almeida, Rui; Gama, Zenewton; Saturno-Hernandez, Pedro; da Silva, CarlosThe main goal of this research was to assess the effect of an internal and participative intervention aimed through the implementation of best practices and quality improvement applied to general radiology exams. Therefore, a quality improvement cycle was conducted in a radiology department considering a total of 5 criteria and 13 sub-criteria of quality assessment. At baseline, 11 of the criteria/sub-criteria presented quality failures but during the revaluation the improvements were significant in 8 of the criteria/subcriteria. So, the internal quality assessment cycle has been useful and effective as a routine tool for continuous quality improvement of the healthcare process.
- Formação e desenvolvimento profissional dos técnicos de diagnóstico e terapêutica em PortugalPublication . da Silva, Carlos; Abrantes, António; Soares, Paula; Silva, Tânia; Almeida, Rui; Ribeiro, Luís PedroNa atualidade, o ensino e a formação assumem uma significativa centralidade nas estratégias de desenvolvimento dos países europeus. No caso concreto da área da Saúde em Portugal, a necessidade de melhorar e otimizar as características da prestação de cuidados de saúde e a própria evolução do trabalho nos hospitais e centros de saúde têm apelado a uma renovação de conteúdos e das modalidades de educação e formação inicial e continua dos diferentes grupos profissionais (médicos, enfermeiros, dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, outros técnicos superiores da área da saúde). Isso supõe, por exemplo, que a educação e formação dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (TSDT) promova, entre outros aspetos, a adequação das qualificações profissionais às constantes mudanças dos estados de saúde e de doença dos cidadãos, para além de realizar a sua função fundamental de contribuir para o desenvolvimento e satisfação pessoal, bem como para fomentar o exercício da cidadania e as competências e habilidades nucleares em avaliação das tecnologias da saúde das diferentes categorias profissionais da saúde.
- Horizontes da Avaliação em Tecnologias da SaúdePublication . da Silva, Carlos; Almeida, Rui; Abrantes, António; Miranda, Dulce; Silva, Tânia; Ribeiro, Luís; Azevedo, KevinTomando como pano de fundo as recomendações da International Network of Agencies for Health Technology Assessment (INAHTA) e as propostas de trabalho do Danish Centre of Health Technology Assessment - National Board of Health, os autores colocam em ênfase que a avaliação em tecnologias da saúde (ATS) é um campo de estudos multidisciplinares, cujos resultados comportam diversas implicações clínicas, sociais, culturais, políticas, éticas e económicas no domínio do desenvolvimento, difusão e utilização das tecnologias na prestação dos cuidados de saúde. Refutando a mera ideia de que a ATS seja um veículo instrumentalizado para fornecer aos decisores políticos informações sobre os possíveis impactos e as consequências de uma nova tecnologia nos cuidados de saúde, os autores argumentam que é necessário refletir e debater sobre os critérios de ATS, sugerindo para o efeito a adoção dum modelo plural e multidisciplinar do tipo do modelo dinamarquês, tendo o cidadãoutente no centro do sistema de avaliação em tecnologias da saúde.
- Implementing dose management systems in Radiology Departments: pros and consPublication . Vicente, Bianca; Almeida, Rui; Abrantes, António; da Silva, CarlosThe increasing use of radiodiagnostic modalities has led to an increased focus and awareness on patient safety and consequent search for optimization of radiographer’s practices 1. The Basic Safety and Standards Directive (BSSD), 2013/59/Euratom lays down standards for protection against the dangers arising from exposure to ionizing radiation2. This Directive was adopted by the Council of the European Union in 2013 and there was a requirement for transposition and implementation into national legislation in EU member state by February 2018. One of the key points...
- O papel das redes sociais na orientação clínica em estudantes de licenciaturaPublication . Abrantes, António; Ribeiro, Luís; da Silva, Carlos; Rodrigues, Sónia; Reis, Mónica; Azevedo, Kevin; Almeida, Rui; Madeira, M.A formação académica, enquanto processo histórico e social de formação humana, permite a aquisição dos conhecimentos essenciais para o desempenho profissional, assim como as ferramentas que permitem a construção da identidade profissional dos indivíduos. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. De acordo com Bourdieu, as instituições na sua tarefa de formar os sujeitos sociais, não é neutra, mas exerce um papel político nesta formação, no sentido de seu comprometimento – do ponto de vista da reprodução ideológica – na formação dos sujeitos. O presente estudo pretendeu avaliar se as competências e características que os estudantes percecionam como adquiridas no final do curso superior vão ao encontro das exigências sociais e científicas ditadas pelos padrões da sua atividade profissional. A profissão estudada engloba dois momentos de formação, sendo um percurso escolar e um outro mais curto denominado de ensino clínico. É, portanto, neste último momento de tirocínio que se constrói uma “Rede de trabalho ou consulta”, que sendo uma rede informal é detentora de informações técnicas que facilitam o cumprimento dos objetivos organizacionais. Com recurso a um inquérito por questionário, aplicamos o instrumento a profissionais atualmente em exercício, assim como aos alunos do 4º ano do Curso de Licenciatura em Estágio Clínico. A estes últimos, concomitantemente, foi ainda aplicado um instrumento psicométrico denominado “Escala de Perceção Pessoal de Competências Profissionais”. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que, na perspetiva de Dubar, o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. A imagem que o individuo detém de si mesmo e a forma como este se considera relativamente ao seu grupo de pertença, bem como o mesmo se define relativamente ao meio profissional circundante, demonstra a sua identidade profissional. Através da atividade exercida diariamente, do conjunto de interações profissionais em que a competência, a formação e a validação dos conhecimentos é posta à prova, criando assim diferentes formas de atuar e estar. Conclui-se que existe uma descontinuidade entre os processos de socialização escolar e os processos de socialização profissional, podendo-se considerar que o culminar de ruturas entre os pressupostos profissionais e as competências efetivas adquiridas pelos estudantes no final do Curso advém das poucas oportunidades de exercício prático oferecidas durante o processo de formação superior.
- Patient safety culture: radiographers’ perceptionPublication . Ribeiro, Luís Pedro; Ribeiro, A.M.; Azevedo, Kevin; Abrantes, António; Lesyuk, Oksana; Almeida, Rui; Fernandes, Sara; da Silva, Carlos; Rodrigues, SóniaResearch to evaluate radiographers’ perceptions about patient safety culture in Portuguese public and private imaging facilities found that overall perception is positive but the safety culture dimensions rating should guide culture development of safety culture improvement action plans.
- Percursos de investigação em imagem médica. As evidências da praxis da área departamental de radiologia/ imagem médica e radioterapia da Escola Superior de Saúde da Universidade do AlgarvePublication . da Silva, Carlos; Abrantes, António; Almeida, Rui; Silva, T; Mestre, T; Silva, MNa última década, as atividades de investigação nas instituições do ensino superior em Portugal tem vindo a ser tema e prioridade da sua agenda, mormente nos estabelecimentos de ensino da área da saúde, quer por força da imposição das Comissões de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) que coloca como uma das prioridades para a validação e a acreditação dos cursos a existência duma articulação concertada entre a pesquisa e o ensino, nas franjas dos descritores do Processo de Bolonha, quer motivada pelos imperativos da carreira docente do ensino superior (universitário e politécnico) e os correlatos dos regimes e procedimentos da avaliação docente existentes nos diferentes estabelecimentos de ensino.
- Quality in computorized tomography: from image acquisition to dose, concepts, myths and definitionsPublication . Abrantes, António; Ribeiro, Luís; Almeida, Rui; Pinheiro, João; Azevedo, Kevin; da Silva, CarlosWith this review article, we intend to demonstrate the importance of Computerized Tomography (CT) in healthcare quality and safety. The concept of safety in CT is wider than for general healthcare. Safe healthcare provided using CT must include diagnostic image quality and reliability, as this is the only way to ensure diagnostic accuracy. The images must be acquired with the most adequate protocols available and with the lowest achievable radiation dose. In this article we will focus primarily on the concepts of dose, since this variable strongly affects the image quality and the consequent diagnostic accuracy. In methodological terms, 73 papers and 6 catalogues issued by the manufacturers of CT equipment, that included the keywords low dose, ultra-low dose and dose reduction were analysed. After review of these articles we found that about 82% are chest exams, namely the lungs. The remaining were subdivided mainly by studies of the sinuses, heart and bone segments. After this review we selected the only 10 articles that present the keywords and simultaneously quantify the dose reduction. Given the lack of precision associated with these terms, introduced mainly by commercial catalogues of different equipment brands, we intend to demonstrate that the concepts low dose and ultra-low dose are wrapped in unclear marketing strategies, without a strict and unambiguous definition of what is the effective dose. We propose that these concepts should be clearly defined and a precise indication of the effective dose reduction value should be compared to the default value (standard diagnostic dose) by exam region. Therefore, it is demonstrated that there is no concrete definition of what low dose or ultra-low dose are. These slogans cannot be used until they are not holistically defined, as well as the correspondent dose reduction value.
- The influence of school education on the professional identity of healthcare professionals: the formalization of knowledge transfer in schools and clinical environmentsPublication . Abrantes, António; Azevedo, Kevin; da Silva, Carlos; Ribeiro, Luís; Almeida, RuiThe purpose of this chapter is to discuss the influence of school education on the formation of professional identity of radiology professionals.
- A violência nas organizações dos Serviços de Saúde: Dilemas da vivência dos Técnicos de Radiologia em Portugal. In Caballero, E. (Dir.). Sociedades y Fronteras: Actas del IX Congresso Andaluz de SociologíaPublication . Abrantes, António; da Silva, Carlos; Sequeira, Bernardete; Ribeiro, Luís Pedro; Azevedo, Kevin; Almeida, RuiA problemática da violência está na ordem do dia. Rost & Kathleen constataram que a violência sobre os profissionais de saúde nas sociedades ditas desenvolvidas está a atingir limites preocupantes, constituindo na atualidade um grave problema de saúde pública.