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Browsing ULSALG by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
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- Apendicectomia por via aberta versus via laparoscópica no CHA Algarve: uma análise custo-efetividadePublication . Vicente, Gonçalo Filipe Maia; Nunes, Rui^bCristinaO objetivo geral deste trabalho é efetuar um estudo comparativo da relação custo/efetividade entre a apendicectomia por via aberta e por via laparoscópica, com base em dados fornecidos pelo Centro Hospitalar do Algarve (CHA), Unidade de Faro, no sentido de identificar qual dos dois procedimentos cirúrgicos tem uma melhor relação custo/efetividade e, consequentemente melhorar a rentabilização dos custos hospitalares inerentes a estes dois procedimentos. Assim, foram utilizados dados recolhidos entre 2010 e 2014, que envolvem todos os utentes que se submeteram apenas a apendicectomia. Foram tidos em conta os vários fatores que contribuem para os custos hospitalares. Ao longo do estudo verificou-se que a apendicectomia laparoscópica é usada com maior frequência nas mulheres e que os custos são mais elevados. Verificou-se, também que o tempo de internamento é sensivelmente o mesmo nos dois procedimentos analisados e que a apendicectomia por via aberta predomina em relação à laparoscópica. De uma forma geral, neste Centro Hospitalar, a apendicectomia por via aberta tem uma melhor relação custo/efetividade do que a por via laparoscópica. No entanto, os custos não devem ser um fator decisivo no que respeita à decisão clínica, mas o que melhor se adequa em cada caso, ao bem-estar do utente, tendo em atenção o custo do procedimento cirúrgico.
- O Burnout nos profissionais de saúde do Centro Hospitalar do Algarve – Unidade de FaroPublication . Pereira, Joana Rita; Nave, Filipe GamboaO presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de determinar quais são os fatores indutores do burnout nos profissionais de saúde do Centro Hospitalar do Algarve – Unidade de Faro (CHA – UF). É um estudo de cariz quantitativo realizado a 225 indivíduos. O instrumento de colheita de dados foi constituído pela caracterização sociodemográfica dos sujeitos em estudo e por cinco escalas que permitiram avaliar o apoio de gestão, a motivação, os estilos de vida, o burnout e o desempenho profissional. Os sujeitos em estudo apresentam elevados níveis de exaustão emocional (44,9%), uma percentagem significativa (29,3%) apresenta elevados níveis de despersonalização assim como baixos níveis de realização pessoal (33,3%). Concluiu-se, ao contrário do que seria expectável que não existe relação estatisticamente significativa entre o apoio de gestão e o desempenho profissional, contudo constatou-se que existem diferenças estatisticamente significativas entre a motivação e o desempenho profissional, os estilos de vida e o desempenho profissional e entre o desempenho profissional e o burnout. O burnout apresenta diversos fatores de risco organizacionais nos mais distintos contextos profissionais estando o seu aparecimento relacionado com a natureza do trabalho e não com as características de cada trabalhador. Torna-se desta forma essencial estudar quais os seus principais indutores por forma a prevenir a existência desta síndrome, aumentando desta forma a produtividades dos profissionais e reduzindo os custos e o absentismo das organizações.
- Contributos para a gestão dos exames de TCPublication . Batista, Tiago Miguel Dionisio; Nunes, Rui; Guerreiro, JoelBaseado no contexto económico-financeiro do País, existe a procura pela melhoria da eficiência das organizações de saúde, e, assim, a necessidade de se obter informações e avaliar processos existentes para se conhecer melhor a realidade atual. Em Portugal, pelo que foi pesquisado não se realizou nenhum trabalho desta natureza, sendo este, um trabalho de recolha de dados através do método de observação dos exames que estão a ser realizados numa sala de Tomografia Computorizada para posteriormente calcular os tempos médios para cada tipo de exame e para as conjugações de exames mais frequentes. A amostra deste estudo é constituída por 412 exames realizados a 290 doentes, representando 7,4% do total da população alvo (5514 exames). Com este estudo podemos concluir que os doentes ao realizarem mais que um exame contiguo o tempo de realização do exame não pode ser o somatório dos tempos dos exames realizados, pois existem tarefas que são comuns aos exames e diminuem substancialmente o tempo de exame. Outra conclusão, é entre o grau de colaboração dos doentes é um fator determinante no tempo de realização dos exames e deve ser tido em conta.
- Dotações de enfermagem: impacte nos resultados em saúdePublication . Gonçalves, Tânia Sofia Martins; Pinto, Patrícia; Henriques, FernandaDados estatísticos nacionais vêm corroborar uma falta de enfermeiros face às reais necessidades de cuidados de enfermagem apresentadas pelos utentes. Contudo, num período de recessão económica não é suficiente referir que há escassez de recursos humanos nas organizações de saúde; é sim primordial fundamentar essa falta com resultados que demonstrem em que medida é que esses recursos estão relacionados com os resultados da organização. Este estudo tem por objetivo compreender de que modo os resultados em saúde estão relacionados com as dotações de enfermagem, ou seja, com o número e qualidade dos enfermeiros num determinado contexto de prática clínica. Neste sentido, esta investigação analisou um conjunto de variáveis indicativas das dotações de enfermagem e dos resultados em saúde referentes aos dez serviços de internamento que compreendem o Departamento de Medicina da Unidade de Faro do Centro Hospitalar do Algarve, no período compreendido entre Julho de 2012 e Março de 2015. Os resultados obtidos permitem depreender que, na grande maioria dos serviços analisados, se verifica uma relação estatisticamente significativa entre as dotações de enfermagem e as variáveis indicativas dos resultados em saúde, que se verificou negativa na grande maioria das correlações, com exceção dos custos, tendo-se verificado positiva numa minoria de serviços. As conclusões apuradas vão de encontro ao que evidencia a revisão da literatura efetuada. De um modo geral, um incremento nas variáveis relacionadas com as dotações de enfermagem está associada a melhores resultados em saúde.
- Gestão da manutenção de equipamentos médicos no Centro Hospitalar do Algarve, E.P.E., Unidade Hospitalar de Faro: projeto de melhoriaPublication . Lopes, Sónia Raquel Rodrigues; Guerreiro, Joel; São José, José deAtualmente é indiscutível o papel preponderante da tecnologia da saúde nas instituições de saúde, sendo esta fundamental na prestação de cuidados à população. Considerando-se os equipamentos médicos imprescindíveis, é desejável a sua máxima rentabilidade e recomendados altos níveis de operacionalidade, disponibilidade e fiabilidade, tornando-se assim compreensível que as instituições de saúde necessitem de programas de gestão da manutenção dos equipamentos médicos rigorosos, que assistam a gestão eficiente dos parcos recursos existentes. A Unidade Hospitalar de Faro do Centro Hospitalar do Algarve, E.P.E. depara-se, tal como outros hospitais, com problemas na gestão da manutenção dos seus equipamentos médicos. Assim sendo, este projeto foi realizado com objetivo principal de obter informação em profundidade (qualitativa), e não em extensão (quantitativa) sobre o programa de gestão da manutenção dos equipamentos médicos da Unidade Hospitalar de Faro para que fosse possível detetar os problemas e dificuldades existentes, bem como sobre outra unidade hospitalar com o intuito de se obterem aprendizagens úteis, que possam ser integradas em recomendações para a melhoria da gestão da manutenção de equipamentos médicos da Unidade Hospitalar de Faro. Este projeto foi desenvolvido recorrendo às metodologias de benchmarking e estudo de caso. Foram identificadas limitações importantes na Unidade Hospitalar de Faro, especialmente em relação à estrutura e organização do programa de gestão da manutenção e, por outro lado, foram reconhecidos no Hospital Beatriz Ângelo importantes ensinamentos na área. Com base nos dados colhidos, na literatura existente e na experiência da mestranda, elaboraram-se recomendações de melhoria para tornar o programa de gestão da manutenção dos equipamentos médicos da Unidade Hospitalar de Faro mais eficaz e eficiente, focando os pontos: inventário de equipamentos médicos, metodologia e estratégias operacionais, recursos humanos e recursos físicos.
- O impacto do aumento das taxas moderadoras no serviço de gastroenterologia do Centro Hospital do Algarve, E.P.E. - Hospital de FaroPublication . Fontinha, Sónia Isabel Ramos; Valle, Patrícia Oom doDada a conjetura económica atual, as taxas moderadoras são um dos temas de maior visibilidade para a população. Apesar de bem documentada observa-se uma carência de estudos nacionais e internacionais que analisam a utilização dos serviços de saúde e questões relacionadas com o acesso e a partilha de custos em saúde. Assim, esta dissertação tem como objetivo analisar o impacto do aumento das taxas moderadoras, evidenciado em Janeiro de 2012, no serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar do Algarve. Empiricamente recorre-se a uma análise documental para encontrar alterações na utilização de consultas, unidade de técnicas e hospital de dia do serviço. Seguidamente realiza-se uma investigação por questionário, inquirindo-se 231 utentes, de forma a detetar a concordância com a existência e aumento das taxas moderadoras, a não ocorrência de utilização devido às taxas moderadoras e opinião dos utentes acerca da finalidade destas taxas e sua influência nas condições de saúde, no acesso e na qualidade dos cuidados prestados. Os principais resultados obtidos descrevem alterações na utilização dos cuidados de saúde prestados no serviço, embora estas não pareçam motivadas pelo aumento das taxas moderadoras. De uma forma geral, os utentes inquiridos perspetivam as taxas moderadoras de forma negativa, sendo que 17% viu o acesso aos cuidados de saúde condicionado pelo seu aumento. Há uma tendência para concordarem com a existência de taxas moderadoras, utentes com um melhor estado de saúde, que não necessitam regularmente de cuidados, que são mais letrados e auferem de rendimentos mais elevados.
- Manual acolhimento e integração dos colaboradores do Centro Hospitalar do Algarve, E.P.EPublication . Fernandes, Mafalda da Costa; Gonçalves, GabrielaO presente projeto tem como tema a Socialização Organizacional, o Acolhimento e a Integração dentro de uma instituição, em particular o Manual de Acolhimento Numa organização o Manual de Acolhimento é uma ferramenta indispensável para a Gestão dos Recursos Humanos, como tal deve estar bem construído para promover uma boa adaptação dos novos colaboradores. Desde a união das três Unidades Hospitalares do Algarve era necessário um novo Manual de Acolhimento. Assim sendo este projeto tem como principal objetivo a criação do mesmo e uma adaptação para os novos profissionais. As melhorias das condições do trabalhador, um facilitador de integração e socialização bem como uma boa adaptação no processo de acolhimento face a uma nova instituição são dos principais objetivos do Manual.
- Modelo de contratualização interna para o Centro Hospitalar do Algarve, EPEPublication . Rego, Patrícia Maria Nunes; Coelho, Luís; Queimado, José CarlosEnquadramento: A Contratualização Interna é não só o garante do cumprimento do Contrato-Programa firmado entre os Hospitais e a Administração Central do Sistema de Saúde, como uma oportunidade de implementar uma Gestão por Objetivos. A inexistência desta prática no Centro Hospitalar do Algarve revela uma oportunidade para o desenvolvimento de um Modelo de Contratualização Interna, a implementar naquela Instituição; Metodologia: A realização do presente Trabalho de Projeto envolveu a análise da literatura existente acerca da temática, contemplando artigos, trabalhos académicos e documentação emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde e pelo Centro Hospitalar do Algarve, e requereu ainda pesquisa bibliográfica. Complementarmente a autora reuniu com o Presidente do Conselho de Administração do CHAlgarve, com a Diretora de Produção e colocou algumas questões aos Diretores de Departamento, por via eletrónica; Resultados: Propõe-se a realização de um Acordo de Gestão entre o Conselho de Administração e as equipas de gestão dos Departamentos como reflexo dos compromissos assistenciais assumidos, e, na sequência deste, a implementação da metodologia Balanced Scorecard nos Serviços a jusante, como meio para operacionalizar uma efetiva Gestão por Objetivos; Conclusão: Preconizam-se consideráveis vantagens advindas da prática da Contratualização Interna no Centro Hospitalar do Algarve. Contudo, a complexidade do processo, bem como as limitações e constrangimentos envolvidos requerem que o Modelo criado comece por ser implementado com caráter experimental de forma a permitir a calibração do mesmo.
- Preditores do workaholism e seus efeitos em profissionais da saúde do Hospital Distrital de FaroPublication . Brito, Francisco Colaço Alegre; Gonçalves, GabrielaA presente investigação tem como principal objetivo o estudo focado no conceito de Workaholism, que consiste de uma forma geral na adição ao trabalho, de acordo com a literatura existente. Os principais preditores analisados foram a Paixão pelo Trabalho, Engagement pela Vida e Satisfação Profissional. No que diz respeito aos efeitos de Workaholism foram estudados o Bem-Estar Psicológico e o Burnout. Deste modo, o objetivo central desta investigação passa por estudar a relação do Workaholism com os seus principais preditores, bem como os seus efeitos. A amostra foi obtida foi recolhida no Hospital Distrital de Faro em funcionários no ativo, com recurso a um questionário construído por 6 escalas e variáveis demográficas. As escalas utilizadas são: a escala de paixão pelo trabalho de Vallerand e colegas (2003); Engagement pela Vida foi avaliado pela escala LET de Scheir et al. (2006); a escala Satisfação Profissional de Warr, Cook & Wall, (1979); Workaholism foi avaliado através da escala WorkBat de Spence e Robbins, (1992); bem-estar psicológico foi avaliado através da escala GHQ12, desenvolvida por Goldberg e Williams (1988); o burnout foi avaliado com recurso à escala de 14 itens adaptada de Shirom-Melamed Burnout Measure (SMBM) de Shirom e Melamed (2006). Os resultados alcançados mais significativos incidem sobretudo na relação entre as variáveis preditoras; a presença e contribuição de Workaholism e Burnout nas suas dimensões e no bem-estar psicológico e físico de indivíduos.
- A rede nacional de cuidados continuados integrados e os internamentos hospitalares no algarve: Um contributo da metodologia COSTATIS para a gestão das altas em Portimão (2014-2016)Publication . Cardoso, Cátia Alexandra Mesquita; Castela, Guilherme; Silva, Nelson Tavares daA criação, em 2006, da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) foi fundamental para a evolução dos cuidados de saúde em Portugal. A importância da sua articulação com as Equipas de Gestão de Altas (EGA’s) e os Serviços de Internamento de um Hospital de Agudos, tornou pertinente este trabalho que tem por principal finalidade promover melhorias na gestão das altas hospitalares. Na persecução deste objetivo e, para o período entre 2014 e 2016, foi utilizada a metodologia COSTATIS (Thioulouse et al., 2011), numa análise simultânea de dados relativos à Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve (CHA-PTM) e a quatro unidades da RNCCI. A informação recolhida viabilizou a construção de duas séries de dados com os internamentos no CHA-PTM e na RNCCI, relativos às cinco principais patologias (GDH’s) sinalizadas pelo Serviço de Internamento de Medicina 4C. A análise decorreu com os mesmos indivíduos, em ambas séries, para a referenciação e ingresso nas unidades de internamentos em convalescença, média duração e longa duração, assim como para o domicílio. Para os três anos em análise, a investigação das relações entre a EGA do CHA-PTM e as quatro unidades da RNCCI, relativamente à referenciação para as unidades das cinco patologias sinalizadas, permitiu: 1) avaliar a estabilidade da relação do CHA-PTM com as quatro unidades da RNCCI, em matéria de internamentos e, 2) medir as discrepâncias entre os processos. Os resultados assinalam discrepâncias nos processos de sinalização, de referenciação e de ingresso dos clientes internados nas unidades da RNCCI. As conclusões apuradas levaram à apresentação de sugestões de melhoria, nomeadamente no processo de sinalização. Julgamos, desta forma, poder contribuir com um diagnóstico mais detalhado que promova futuramente a eficácia na gestão das altas hospitalares.