Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Permanent URI for this community
News
a definir... (ESGHT)
http://www.esght.ualg.pt/
Browse
Browsing Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Outras Humanidades"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Academia HUBEL – Atração de talentos e formaçãoPublication . Bota, José Eduardo da Piedade; Monteiro, Ileana PardalA atração de talentos e formação têm vindo a adquirir nos últimos anos cada vez mais, uma maior relevância no contexto empresarial. Com isto em mente, surgiu no Grupo Hubel, a ideia da criação de uma Academia, com o intento de tornar o Grupo mais atrativo e competitivo. Sendo a atração de jovens talentos um dos objetivos da Academia, pretende-se através da aproximação ao meio académico promover parcerias e protocolos com universidades, divulgando a imagem corporativa do Grupo e levando assim, potenciais candidatos a integrarem a Academia HUBEL. Outro dos objetivos da Academia é a formação, nomeadamente de pessoas não pertencentes ao grupo HUBEL, na perspetiva de partilhar o conhecimento existente, permitindo a formação teórica e prática. Esta iniciativa pretende promover e apoiar o empreendedorismo, formando, aconselhando e divulgando sistemas de incentivo a empreendedores. As ações de formação da Academia visam igualmente dar resposta à necessidade de formação dos seus colaboradores. O presente projeto teve como objetivo apoiar a criação e o desenvolvimento da Academia HUBEL. As tarefas desenvolvidas focaram-se nas atividades de formação e captação de talentos, no sentido de apoiar a criação da Academia e o desenvolvimento de ferramentas que permitirão uma futura certificação como entidade formadora reconhecida pela DGERT. A aplicação de um questionário a alunos da Universidade do Algarve, de diferentes áreas curriculares permitiu ter uma ideia do conhecimento destes relativamente ao Grupo HUBEL. A maioria dos alunos desconhece o grupo HUBEL, nomeadamente os que frequentam os cursos de Marketing e Engenharia Informática. O curso de Agronomia foi o que apresentou maior frequência de alunos com conhecimento acerca do grupo. Relativamente à imagem global do grupo HUBEL no mercado, a opinião que prevalece é a de uma boa e muito boa imagem. Os principais atributos do grupo HUBEL reconhecidos pelos alunos são a sua atualidade, competência, expansão, qualidade, credibilidade, experiência e inovação.
- Acolhimento, integração e socialização. Manual de acolhimento para o pessoal não docentePublication . Martinho, Dália Maria Matias; Monteiro, Ileana PardalEste projeto resulta, em parte, de um interesse pessoal e tem como principal objetivo contribuir para melhorar o Acolhimento e Integração do Pessoal Não Docente das Escolas. A realização de um bom processo de Acolhimento e Integração, independentemente da função que o colaborador desempenhe, é preponderante para o seu sucesso no novo local de trabalho que o acolhe. A gestão do Pessoal Não docente das Escolas é atualmente uma temática controversa, cuja legislação aplicável, nem sempre é a mais explícita e elucidativa. A transferência de novas competências em matéria educativa para as Autarquias, por parte da Administração Central veio, em certa medida, acrescer aos Municípios uma série de responsabilidades, que têm que ser geridas em parceria com os Órgãos de Gestão dos Agrupamentos de Escolas. Às divisões de Recursos Humanos dos Municípios, por entre outras funções de cariz administrativo, compete o recrutamento e seleção, da maioria, destes trabalhadores que, posteriormente, são encaminhados para os diversos Agrupamentos de Escolas onde lhe são atribuídos os cargos a desempenhar. A socialização destes trabalhadores, nem sempre, ocorre da melhor forma. Facto, esse, que se deve, em larga medida, à ausência de Programas de Acolhimento adequados às necessidades apresentadas pelos mesmos. Com base no testemunho destes trabalhadores, e após se aferir, a opinião dos responsáveis pela gestão dos Recursos Humanos da Autarquia e dos elementos pertencentes aos Órgãos de Gestão dos Agrupamentos de Escolas, surgiu a necessidade da elaboração de um Manual de Acolhimento. Esta ferramenta servirá como apoio e facilitação do processo de socialização dos novos colaboradores a serem integrados nas Escolas, por parte da Autarquia.
- Ajustamento ao trabalho: construção e validação de uma escala para a população portuguesaPublication . Silva, Sandra Lenice Gomes da; Sousa, CátiaAs vantagens das férias são inegáveis, contribuindo para um aumento do bem-estar e da motivação, mas e as dificuldades de ajustamento ao trabalho após as mesmas? A temática do ajustamento ao trabalho após as férias apresenta-se como uma área relativamente nova do conhecimento, pelo que se impôs como desafio desta investigação, a construção de uma escala que possibilite aferir, para a população Portuguesa, o ajustamento ao trabalho depois das férias. A escala proposta é constituída por 19 itens e 2 dimensões, que contemplam o ajustamento organizacional e o ajustamento equilíbrio vida-trabalho. Através de uma amostra de 232 participantes, 65.9% do género feminino e 34.1% do género masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 73 anos (M= 41.35; DP= 10.45), foram realizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória, que atestaram a estrutura bifatorial, com bons índices de ajustamento e de consistência interna. As validades convergente, divergente e preditiva da escala foram testadas com sucesso. A escala de ajustamento ao trabalho apresenta-se assim como uma importante ferramenta para as organizações, que devem promover práticas de ajustamento no momento do regresso ao trabalho, contribuindo assim para a melhoria das práticas de gestão de recursos humanos.
- Satisfação e motivação organizacional: estudo de caso dos funcionários não docentes da Universidade do AlgarvePublication . Santos, Ana Paula Viegas Brázia; Jesus, SaulO processo de mudanças que está a acontecer no mundo contemporâneo atinge, inevitavelmente, o setor público. A procura de uma nova gestão pública, que pretenda prestar serviços ao cidadão com qualidade e eficiência tem sido uma das metas a atingir pelo Estado contemporâneo (Tavares, 2010). Neste âmbito a análise das pessoas dentro das organizações públicas apresenta-se como estratégico. O conhecimento é criado, processado e participado a grande velocidade, o que leva a sociedade a assumir novas posturas (Tavares, 2010). Com o presente trabalho pretende-se investigar o grau de satisfação, motivação e comprometimento organizacional dos funcionários não docentes da Universidade do Algarve (UAlg). Para alcançar o objetivo deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as diversas teorias relacionadas com a satisfação, com a identidade e o comprometimento para com o trabalho nas organizações. Utilizou-se o método inquisitivo baseado num questionário que foi aplicado a todos os funcionários não docentes. Sendo a população de 400, a amostra foi de 200 pessoas. Dos resultados obtidos verifica-se que os funcionários não docentes se sentem satisfeitos com a chefia e que a antiguidade influência o comprometimento organizacional. Em particular, verificámos que 68.1% dos funcionários não docentes da UAlg estão satisfeitos na relação de trabalho com as chefias.
- The impact of internal marketing and service quality on customers’ satisfaction in Moldovan Higher Education Institution: the case of study of Cahul State University “Bogdan Petriceicu Hasdeu”Publication . Raru, Liudmila; Schutz, Ronaldo; Pereira, RosáriaAtualmente, muitas organizações, empresas ou instituições, especialmente aquelas que são fornecedoras de serviços tais como as instituições de ensino superior (IES) enfrentam vários desafios competitivos, independentemente sua imagem de marca e processo organizacional, como seja fornecer serviços de alta qualidade. Como resultado da forte competitividade nesta área de mercado, os requisitos para atingir padrões de qualidade são cada vez mais exigentes. Um dos pressupostos para um melhor desempenho e qualidade das Universidades, bem como da qualidade do serviço educacional são a gestão e a liderança por forma a repensar as suas estratégias. Uma das estratégias mais importantes e bem- sucedidas é estar focado no cliente ou seja, continuamente atender ou exceder as suas expectativas em termos de serviço e de satisfação. Portanto, no campo das IES, uma abordagem de marketing interno implica uma orientação para as necessidades, expectativas e satisfação não só dos clientes internos mas também dos clientes externos. Consequentemente, proporcionar uma qualidade de serviço elevada nas Universidades vai afetar positivamente os professores e a satisfação dos alunos. O principal objetivo deste estudo é analisar, explorar e avaliar o nível da satisfação dos clientes através da qualidade do serviço na Cahul State University "B.P.Hasdeu" quando adotando uma abordagem de marketing interno. O estudo foca-se na perceção da qualidade do serviço por parte da Administração da Universidade e do pessoal docente (professores) e considera igualmente a perspetiva dos alunos. Esta tese começa com uma revisão da literatura em marketing interno e nas abordagens de qualidade do serviço. O estudo revê ainda como esses conceitos podem ser refletidos e utilizados no contexto do ensino superior. O estudo foi realizado na Universidade Pública de Cahul "B.P.Hasdeu", abrangendo todas as suas faculdades (Faculdade de Filologia e História- estudo 1 e Faculdade de Direito e Administração Pública e Faculdade de Economia – estudo 2), tendo o inquérito decorrido em dois momentos diferentes. A amostra deste estudo consistiu num número considerável de professores (N = 90) e de estudantes (N = 110) inquiridos durante os anos letivos de 2013-2014 e 2014-2015. O estudo tem como objetivo descobrir se professores e estudantes estão satisfeitos com a qualidade do serviço fornecida pela Administração da Universidade, se os professores estão satisfeitos com a qualidade do desempenho dos alunos e se os alunos estão satisfeitos com a qualidade do serviço prestado pelos professores. O estudo também pretende identificar se na Universidade em estudo as estratégias de marketing interno e as abordagens de qualidade do serviço aplicadas têm impacto na satisfação dos clientes. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de um questionário incluindo 33 itens. Os itens foram adaptados dos estudos de Barmby (2006), Day, Stobart, Sammon & Kington (2006), Moran, Kilpatrick, Abbott, Dallat & McClune, (2001) e outros. Os inquiridos foram convidados a completar os respetivos questionários (professor ou aluno), avaliando os vários itens com base numa escala de Likert de 4 pontos (1= muito insatisfeito, 4= muito satisfeito, sendo que o 2 e o 3 correspondem ao nível de médio, tais como um tanto insatisfeito e um tanto satisfeito). A análise dos dados foi realizada através do programa estatístico para ciências sociais (SPSS), versão 17,0. Frequências e estatística descritiva foram utilizada para responder às questões de investigação. A partir da análise realizada verificou-se que professores e alunos demonstraram um nível moderado de satisfação. Eles não estão altamente satisfeitos como era de se esperar, mas também não estão insatisfeitos. Os fatores extrínsecos que foram avaliados positivamente por um maior percentual de professores foram: status dentro da Universidade (27,78% vs. % 12,22%), cuidados de saúde e benefícios na reforma (33,33% vs. 16,67%), currículo da Universidade (28,89% vs. 22,22%), atitude dos estudantes em relação aos professores e às suas unidades curriculares (37,78% vs. 16,67%), pontualidade dos estudantes (37,78% vs. 16,67%) e capacidades e aptidões dos alunos (30% vs. 22,22%). Em termos de insatisfação, os professores revelam-se um pouco insatisfeitos com o seu salário, bónus financeiros e recompensas (38,89% vs. 15,56%), apoio do governo para formação ao nível de mestrado e doutoramento, promoção e progressão na carreira (26,67% vs. 11,11%) e ainda em relação à liberdade dos professores para assumir novos desafios e serem criativos no trabalho (26,67% vs. 10%). Tal como a dos professores, a satisfação dos alunos é também moderada. Os estudantes revelam-se satisfeitos com: página de web da Universidade como fonte de informação (22,73% para estudantes de Direito e de Economia vs. 18,18% para alunos da Faculdade de Filologia e História e), participação em conferências (29,09% para estudantes de Direito e de Economia vs. 27,27% para os estudantes de Filologia e História) possibilidade de fazer parte da Associação de Estudantes (25,25% para os estudantes de Filologia e História vs. 23,64% para estudantes das Faculdades de Direito e de Economia), pontualidade dos professores (26,18% vs. 21,82%), competências profissionais e aptidões dos professores (30,91% vs. 22,73%), métodos e técnicas de ensino utilizadas em aula pelos professores (22,73% vs. 16,36%) e feedback dos professores (40% vs. 15,45%). A qualidade do serviço afetou a satisfação dos alunos em pequeno grau nomeadamente no que diz respeito a: horários (convenientes para estudantes) (20,91% vs.18,18%), bolsas de estudo para os alunos (12,73% vs. 10,91%) currículo dos professores (11,82% vs. 9,09%). Em quase todas as situações, os professores e alunos da Faculdade de Filologia e História estão mais satisfeitos do que os da Faculdade de Direito e Administração Pública e da Faculdade de Economia. Este estudo pode ser uma ferramenta eficiente para outras universidades em todo o mundo, onde professores e alunos enfrentam questões semelhantes. O estudo é limitado em termos de metodologia e possibilidade de generalização dos resultados. Mais pesquisas são necessárias a fim de descobrir se outros fatores da qualidade dos serviços e do marketing interno podem afetar a satisfação dos alunos e professores.
- Turismo de Saúde e Bem-Estar: Potencialidades da Região do AlgarvePublication . Belo, Maria Raquel Rodrigues Paradinha Martins; Henriques, Cláudia; Fernandes, João ViegasO presente documento consiste no relatório de estágio curricular integrado no segundo ano do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira da Universidade do Algarve. O estágio teve com entidades acolhedoras a Região de Turismo do Algarve (RTA) e a Associação de Turismo do Algarve (ATA) e assentou no reconhecimento de que o Turismo de Saúde e Bem-Estar (TSBE) constitui um nicho de mercado em crescimento em todo Mundo, e que pode ter um papel relevante numa região turística de Sol e Mar como o Algarve. Tendo por base a análise das grandes tendências do Plano Estratégico Nacional de Turismo nomeadamente ao nível do produto Turismo de Saúde e Bem-Estar e seus subprodutos - Turismo Médico, Turismo Estético, Talassoterapia, Termalismo, SPA, Residências Assistidas, Health and Wellness Resorts - pretendeu-se com este relatório, e na sequência dos objetivos de estágio delineados pelas entidades acolhedoras, aferir as potencialidades do desenvolvimento deste mesmo produto na região do Algarve. Esta aposta torna-se mais pertinente à medida que se perceciona o crescimento e o potencial de negócio do Turismo de Saúde e Bem-Estar (TSBE) noutros destinos, com ofertas equivalentes. De acordo com as tendências mundiais para o Turismo, a aposta no TSBE poderá perspetivar importantes impactos económicos e sócio culturais para a região. A região do Algarve já oferece um conjunto de produtos complementares que integrados num destino considerado tranquilo e seguro, aliado à beleza natural e ao clima ameno, reúne as condições ideais para a afirmação deste produto. No decorrer da elaboração do presente relatório, foi possível verificar que existe uma consciência crescente por parte das entidades regionais públicas e privadas das potencialidades da aposta neste produto na região do Algarve.