ESE3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
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Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
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Browsing ESE3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica) by contributor "Borges, Maria Leonor"
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- I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas PráticasPublication . Borges, Maria Leonor; Martins, Maria; Luísa, CláudiaCongresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas realizado na Escola Superior de Educação e Comunicação Universidade do Algarve em Faro, 1 e 2 de Dezembro de 2014
- II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: múltiplos olhares. Escola Superior de Educação e Comunicação Universidade do Algarve Faro, 23-25 de fevereiro de 2017Publication . Borges, Maria LeonorO presente documento congrega grande parte dos trabalhos que foram apresentados no II Congresso Internacional de Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares, realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2017, organizado pela Direção do Mestrado de Educação Especial, domínios cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), da Universidade do Algarve. Este evento dá continuidade ao trabalho iniciado em 2014 com o I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas. Teve como objetivos promover um amplo debate científico em torno das problemáticas da Educação Inclusiva, suas implicações na sociedade e na escola, assim como fomentar a divulgação e a discussão pública de trabalhos produzidos por investigadores, professores, educadores e profissionais que desempenham funções de apoio, de acompanhamento e de integração sócio - educativa de crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais. O Congresso organizou-se em conferências, painéis e apresentação de trabalhos nos formatos de comunicações individuais ou poster. A Conferência de abertura foi proferida pelo investigador Fernando Fontes, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e versou sobre Deficiência e Justiça Social em Portugal. Que papel para a Educação. Nas Conferências plenárias sobre Formar e Ser Professor para a Inclusão, Manuela Esteves (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa) refletiu sobre A diferenciação pedagógica e a formação de professores, Paula Campos Pinto (ISCSP, Observatório da Deficiência e Direitos Humanos – ODDH) debruçou-se sobre a presença de Professores com deficiência em Portugal: caracterização, representações e práticas e Inmaculada Gómes Hurtado (Universidade de Huelva) na sua apresentação Liderar escuelas inclusivas desde la resiliência pronunciou-se sobre a importância do desempenho de lideranças inclusivas para a promoção de contextos inclusivos nas escolas.
- III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: construir a equidade em tempos de mudançaPublication . Guerreiro, António; Luísa, Cláudia; Martins, Maria Helena; Borges, Maria LeonorDando seguimento à sua missão de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva, a Universidade do Algarve realizou o III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança, um espaço interdisciplinar em que os intervenientes da comunidade educativa e investigadores partilharam e refletiram sobre as suas práticas em resposta às políticas educativas atuais que visam a equidade educativa e a igualdade de oportunidades para TODOS(AS) os(as) estudantes. Este e-book apresenta cinquenta textos das comunicações livres, de diversos oradores nacionais e internacionais, esperando-se que os mesmos possam contribuir para o debate, reflexão e divulgação de diferentes práticas e processos de inclusão no desafio para uma construção de uma sociedade para TODOS e com TODOS!
- IV Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Conquistas e Desafios na ContemporaniedadePublication . Guerreiro,, António; Luísa, Cláudia; Borges, Maria LeonorGarantir o acesso e a retenção nos sistemas de ensino superior é um imperativo legal e moral que as instituições e as administrações devem assegurar. No entanto, apesar do aumento do número de estudantes com deficiência inscritos no ensino superior (ES) ter aumentado, as taxas de graduação deste grupo de estudantes são inferiores às dos seus pares sem deficiência (Francis et al., 2019). No domínio da educação, as últimas três décadas em Portugal registaram importantes avanços na construção de escolas inclusivas (Alves, Pinto & Pinto, 2020) e na inclusão de crianças e jovens com deficiência nas escolas regulares. As alterações legislativas ocorridas entre 1991 e 2018 contribuíram para o desenvolvimento da educação inclusiva e para a construção de escolas inclusivas (Alves, 2019) com impacto na educação pré-escolar, no ensino básico e no ensino secundário, uma realidade reconhecida internacionalmente (OCDE, 2022; All Means All, 2018).
- Proceedings of Education International Congress/Multiplier Event RESUPERES "Resilience in Higher Education"Publication . Sousa, Carolina; Cepero González , María Del Mar; Borges, Maria Leonor; Gonçalves, Carla Dionísio; Mártires, HugoThis publication is a part of the Overcoming adversities. Resilience in the Higher Education, Project (RESUPERES), an Erasmus+Cooperation partnership in higher education KA220-HED, project funded by the European Commission for the period 2022-2025. Coordination of the University of Granada. Erasmus Key Action 2: 2021-1- ES01-KA220-HED-000031173
- RESUPERES Manual intervention proposal for the resilience development in higher education. Overcoming adversitiesPublication . Sousa, Carolina; Cepero González, María Del Mar; Gonçalves, Carla Dionísio; Borges, Maria LeonorIn the 21st century, universities are perceived as spaces that are exposed to social reality and its conflicts. They assume social responsibility which empowers them to respond, with almost certain success, to the demands placed on society, seeking equity and the promotion of justice and solidarity. Students who gain access to university in present society are highly diverse, which increases the urgency with which pedagogy must be made inclusive for all. This will demand that teachers respond to individual differences in order to avoid the exclusion of certain students and will lay the foundation of a sustainable and inclusive university context in which all can learn as long as they are provided with the most suitable conditions for learning (Moriña, 2020). Indeed, many students have reported serious difficulties in terms of access to the Internet due to complex economic situations, either because they cannot afford computer equipment or because poor connectivity is inherent to their place of residence. The impact and presence of technological tools in university classrooms, student-centred teaching approaches, and the increasing presence of students traditionally unrepresented in university spaces, leads to the need to reconsider the role of teachers, underlining comprehensive lifelong training as a way of responding to this new educational reality.