CAC2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)
Permanent URI for this collection
Conteúdo: Artigos em revistas ou actas de conferências indexadas
a) incluídas na
a) incluídas na
- » Web of Science
- (v. www.webofknowledge.com)
- » ERIH
- (European Research Index for Humanities: erihplus)
- » Latindex
- (Sistema Regional de Información para Revistas Científicas de América Latina, Caribe, España y Portugal: latindex.unam.mx)
- » Scielo
- (Scientific Electronic Library Online: www.scielo.org)
- » Scopus SJR
- (SCImago Journal & Country Rank: www.scimagojr.com)
Browse
Browsing CAC2-Artigos (em revistas ou actas indexadas) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 179
Results Per Page
Sort Options
- El romance "Él reguñir, yo regañar" en el "Auto de la sibila Casandra" de Gil VicentePublication . Ferré, PereHace veinticinco años, en Lisboa, Diego Catalán pronunció las palabras que seleccioné para el "exergue". No es exageración repetirlas ya que siguiendo la tendencia por él señalada los estudios y la investigación sobre el romancero en Portugal conservaron hasta hace muy poco estas características.
- Elementary, my dear Watson: the kleenex shroud in Barthelme's "Views of my father weeping"Publication . Mattos-Parreira, MerjaMy analysis of Barthelme's narrative "Views of My Father Weeping" applies loosely a Faircloughian (1992) multidimensional concept of discourse: (i) text-dimension (= the Hallidayan systemic-functional description of the formal properties of the present narrative); (ii) the analysis of text production and interpretation, that is, of discursive practice (which here consists of the reader and her socially constructed genre expectations) and thirdly, (iii) the more general, ideological context of social practice of the reading community are complemented by intertextual analysis.
- «O rei e a virgem romeira»: uma balada europeia "ao divino"?Publication . Ferré, PereJá foi sobejamente comentada, ainda que não tenha merecido o número de investigações correspondente ao seu interesse, a relação entre o romanceiro profano e o romanceiro religioso, bem como a questão das origens deste último assentarem na passagem ao divino dos romances pertencentes, normalmente, a temas de assunto épico peninsular e carolíngio e históricos.
- Problemas de comunicação global e estratégias de formação em contextos lusófonosPublication . Reia-Baptista, VítorEsta comunicação procura dar conta de alguns aspectos estratégicos que têm caracterizado o contexto lusófono de formação em Ciências da Comunicação na Universidade do Algarve. Em qualquer área das Ciências da Comunicação, mesmo quando se desenvolvem estudos e estratégias de estudo em zonas periféricas e sobejamente marcadas por aspectos predominantemente regionais e específicos, não é possível ignorar que quase todos os problemas passíveis de estudo requerem abordagens globais e plurais, capazes de propiciar estratégias de enquadramento teórico e investigacional adequadas às complexidades em presença.
- As doces heresias de La dolce vitaPublication . Reia-Baptista, VítorNuestro aprendizaje cultural, mediático y fílmico, como generación educada en un contexto sociocultural latino y esencialmente católico, intelectual, social, sexual y políti- camente estigmatizado fue transfigurado por Federico Fellini en la película «La dolce vita». El autor analiza las claves proféticas, éticas, estéticas y cinéfilas de esta obra que considera la piedra angular de nuestra cultura cinematográfica. Para ello aborda cinco perspectivas en las que analiza lo que él llama las «doce herejías» del film.
- Oralidad y escritura en el romancero portuguésPublication . Ferré, PereComo tantas y tantas veces fue señalado, el romancero, en Portugal, es un género de rancio abolengo, presentando, al igual que en los demás reinos peninsulares medievales, los mismos problemas, en lo que concierne a sus orígenes y fechación.
- O retorno do trágico em assim falava ZarathustraPublication . Alexandre e Castro, PauloO presente artigo pretende abordar o conceito de trágico, entendido como elemento principal ou elemento orquestrador do projecto nietzschiano em busca de uma determinação para uma nova forma de existência estética. Objectivo do autor é, pois, em primeiro lugar; explicitar o sentido da nova existência estética tal como Nietzsche, pela mão de Zaratustra, imputa à figura do Übermensch, o qual estabelece um projecto de justificação estética; em segundo lugar; trata-se de mostrar que o conceito de 'trágico' está estreitamente relacionado com o conceito metafísico de 'eterno retomo' de tal modo que isso pretende, por um lado, ultrapassar a dimensão determinada da vida humana em algo maior ou melhor; e, por outro, visa a completa realização da vida humana que pode ser repetida, salientando que este movimento de repetição afirma o retorno dionisíaco do trágico. Objectivo do autor do artigo é, assim, provar que o projecto nie/Zschiano anuncia o Übermensch como uma nova forma de existência estética, ao mesmo tempo que recupera os conceitos de 'trágico' e 'dionisíaco', conceitos estes que animam a obra Di e Geburt der Tragodie. Consequentememe, trata-se de ver até que ponto o Übermensch está afirmado como objectivo necessário e primário neste projecto, o qual permanece, contudo, uma herança enigmática em que nos deixa a filosofia de Nietzsche.
- Internet research and its pedagogical dimensionPublication . Cordeiro, Paula; Reia-Baptista, VítorThere is a great need for research and development of multidisci- plinary studies about the Internet and the credibility of the information available online. For example, in the field of Cultural Studies, in partic- ular, and in Communication courses, in general, it is possible to develop a corps of analysis which main goal should be to develop different approaches to the research and the organization of information in the Internet. At the University of Algarve we have been trying to develop some projects about themes of cultural identities different and distant to those of the students’ own cultural identities in order to discover and study some of the main characteristics of the information available in the Internet and trying to compare them with other characteristics already known from other media and communication contexts. These students also study the risks of the Internet, namely in what respects the information credibility and the adequate contextualization of that information, as well as the correct identification of information sources and channels.
- An efficient parallel collision detection algorithm for virtual prototype environmentsPublication . Figueiredo, Mauro; Terrence, FernandoThe automatic recognition of geometric constraints in virtual assembly and maintenance operations relies in the determination of intersecting surfaces between virtual prototypes. This is a key challenge in many virtual prototype applications, where it is necessary to find collisions precisely and interactively. This paper presents a novel algorithm to determine intersecting surfaces at interactive speed in a virtual prototyping environment. The proposed algorithm is based on the Overlapping AxisAligned Bounding Box (OAABB). The OAABB concept is used effectively to eliminate the number of surfaces that cannot intersect and improve performance. The algorithm also facilitates the implementation using parallel computing methods. OpenMP is used, taking advantage of shared memory multiple processors and reducing the overall time complexity of the collision detection algorithm. To achieve an efficient parallel simulation, it is necessary to provide an efficient load balancing scheme. Our experiences in parallelising the code to achieve a better work distribution are also described. Results show that the proposed collision detection achieves interactive rates in real industrial applications as desired.
- Evolução das imagens, das tecnologias e dos mecanismos pedagógicos de ilusão fílmicaPublication . Reia-Baptista, VítorJá muito se escreveu sobre as razões de ser estéticas, éticas e teleológicas das diferentes formas de arte pictóricas e sobre as suas componentes ilusórias de percepção. No entanto, é importante observar como se comportam algumas formas de comunicação quando transpostas dos modos de produção manuais, individualizados e únicos, ou artísticos, para os modos de produção mecanizados, massivos e regenerativos, ou consumistas. Assim é de salientar desde já algumas obras absolutamente referenciais para o devido enquadramento de todas as dimensões do problema.