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Kevin Azevedo

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  • Study of scattered radiation during fluoroscopy in hip surgery
    Publication . Lesyuk, Oksana; Sousa, Patrick; Rodrigues, Sónia Isabel do Espírito Santo; Abrantes, António; Almeida, Rui; Pinheiro, João; Azevedo, Kevin; Ribeiro, Luís
    Objetivo: Medir a intensidade da dose de radiação espalhada em diferentes posições simulando uma intervenção cirúrgica no quadril. Materiais e Métodos: Simulou-se uma intervenção cirúrgica no quadril com apoio da fluoroscopia para estudar a distribuição da radiação espalhada no bloco operatório. Para simular o paciente foi utilizado um simulador antropomórfico de corpo inteiro e para medir a radiação utilizou-se um detector específico para medir raios X. Realizaram-se incidências com um equipamento de raios X tipo arco em C móvel, em modo de escopia contínua, com a ampola a 0° (configuração 1) e a 90° (configuração 2). Os parâmetros operacionais utilizados (voltagem, corrente, tempo de exposição) foram determinados por meio de um estudo estatístico resultante da observação de cirurgias ortopédicas de quadril. Resultados: Em todas as medições observaram-se exposições mais elevadas na configuração 2. Nas medições em função da altura, observaram-se os valores máximos da taxa de dose de 1,167 (± 0,023) µSv/s e 2,278 (± 0,023) µSv/s nas configurações 1 e 2, respectivamente, correspondendo à altura do tórax dos profissionais. No estudo em torno do paciente os valores máximos registraramse na posição ocupada pelo médico cirurgião. Conclusão: Concluiu-se que a exposição à radiação dos profissionais é baixa, podendo ainda ser reduzida mediante o uso de equipamentos de proteção individual
  • Scatter radiation exposure during mobile X-Ray examinations
    Publication . Abrantes, António; Rebelo, Carina; Sousa, Patrick; Rodrigues, Sónia; Almeida, Rui; Pinheiro, João; Azevedo, Kevin; Ribeiro, Luís Pedro
    The main goal of this research was to quantify scatter radiation exposure from mobile x-ray examinations. The simulation consisted of reproducing the technical conditions for the chest anteroposterior (AP) examination in supine and semi-supine positions as well as for the abdomen tangential projection, using a full body anthropomorphic phantom and an x-ray detector. For distances above 1m, the national dose limits for exposed workers is not exceeded (12 mSv/year), but for members of the public it is exceeded (2 mSv/year). Therefore, exposed workers should use a personal dosimeter, employ protective measures and stand behind the mobile equipment. The use of ionising radiation for diagnostic and treatment purposes has increased due to the development of new equipment and easier access to radiologic examinations.
  • Exposição à radiação secundária na realização de estudos radiológicos a pacientes intransportáveis
    Publication . Abrantes, António; Sousa, Patrick; Ribeiro, Luís; Rodrigues, Sónia Isabel do Espírito Santo; Rebelo, Carina; Azevedo, Kevin; Almeida, Rui; Pinheiro, João
    Objetivo: Considerando que numa unidade hospitalar existem serviços onde estão internados pacientes que não se podem deslocar, sendo-lhes frequentemente prescritos estudos radiológicos, o objetivo deste trabalho consistiu em quantificar a exposição à radiação secundária na realização de radiogramas a doentes intransportáveis. Desta forma, pretendeu-se compreender, de acordo com a legislação em vigor e o state-of-art, que medidas devem ser adotadas/corrigidas no sentido de proteger adequadamente os profissionais, os pacientes que se submetem ao exame e também aqueles que inevitavelmente têm de permanecer na sala onde é realizado o exame. Metodologia: Foi efetuado o levantamento das condições técnicas utilizadas no exame em doentes intransportáveis numa amostra de 199 exames, o que possibilitou a determinação dos parâmetros de referência. Estes parâmetros foram também utilizados no controlo de qualidade do equipamento móvel de Radiologia Convencional, efetuado com um detetor semicondutor. Posteriormente, e uma vez que a radiologia utiliza radiação ionizante, o que condiciona todo e qualquer estudo experimental no ser humano, procedemos à simulação, e medição da radiação dispersa, reproduzindo as condições registadas no levantamento prévio, para a incidência ântero-posterior do tórax e para a incidência tangencial do abdómen (por serem as mais realizadas), com um fantôma antropomórfico de corpo inteiro em decúbito dorsal e semi-sentado. Mediu-se a radiação dispersa em função da voltagem e do produto corrente-tempo com um dosímetro de radiação X e gama. Fixando esses parâmetros, mediu-se a radiação dispersa em função do ângulo, altura e distância do dosímetro, para as incidências do tórax. A variação da radiação dispersa em função do ângulo foi também medida para a incidência do abdómen. Resultados: Para distâncias inferiores a 1 m, o Limite de dose estabelecido pela legislação para os trabalhadores expostos não é ultrapassado (12 mSv/ano) mas para os membros do público já será (2 mSv/ano). Os trabalhadores expostos devem utilizar dosímetro individual e no alcance do feixe primário devem usar medidas de proteção e posicionar-se atrás da ampola do equipamento móvel. De acordo com as três configurações utilizadas, resultantes do levantamento das características do feixe conjugadas com a tipologia de exames mais solicitados, obtivemos curvas de isodose que nos permitem determinar as distância e localização mais seguras, bem como, determinar o tipo de proteção radiológica que devemos utilizar nos indivíduos expostos. Conclusão: É fundamental utilizar medidas de proteção radiológicas para não ultrapassar os limites de dose e cumprir com o princípio ALARA, para melhor proteger os profissionais, os pacientes e o público em geral, entenda-se, outros pacientes que inevitavelmente têm de permanecer no mesmo espaço.
  • Potenciar as oportunidades de aprendizagem e de empregabilidade em contexto de ensino clínico
    Publication . Almeida, Rui; Abrantes, António; Ribeiro, Luís; Azevedo, Kevin
    O atual modelo de ensino da licenciatura em imagem médica e radioterapia (IMR) surgiu sob o pretexto da convergência europeia e do modelo europeu, sobretudo no que diz respeito à mobilidade internacional, à empregabilidade na união europeia e à confluência dos países que integram a EFRS (European Federation of Radiographers Societies), sendo que, em Portugal, resultou num modelo de fusão de três formações prévias (Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia) (Abrantes, 2019). Considerando que se está perante um modelo de formação com uma marcada componente prática, sobretudo através da realização de ensinos/estágios clínicos de duração variável em ambiente essencialmente hospitalar, é necessária a adoção de estratégias específicas focadas no processo de ensino-aprendizagem deste grupo singular de estudantes, com o objetivo de estimular a sua abordagem durante o período de tirocínio, promovendo a formação de profissionais de saúde de excelência e a sua respetiva empregabilidade.
  • Evidence-based radiography: A new methodology or the systematisation of an old practice?
    Publication . Abrantes, António; Ribeiro, L. V. P.; da Silva, C. A.; England, A.; Azevedo, Kevin; Almeida, Rui; Reis, M. V. Canha
    Introduction: Evidence based radiography (EBR) is the logical development of evidence based practice applied to radiography. The aim of this study was to investigate the opinion of a cohort of Portuguese radiographers in Southern Portugal working in public hospitals regarding evidence based practice (EBP), namely about the levels of knowledge about EBR, how they access information and how they use it within daily practice. Methods: A self-administered questionnaire was applied to a sample of 40 radiographers in the Portuguese region of Algarve. This questionnaire was validated for Portuguese speakers using the translationretranslation method. Results: The final response rate was 69% (40/58). Results suggest that most radiographers trained EBR during their undergraduate training. Although, no statistically significant correlations were found in the practice of EBR against participant gender, age, training, career level, reading papers and workplace. The most frequent reason to read papers is the "interest" to do so, and national professional journals are read more often. It was found that radiographers that read scientific papers more frequently know more about research (p = 0.005), understand the importance of research for the professional activity (p = 0.023), and know more on how to conduct research papers (p = 0.034). Conclusion: EBR within radiography is not yet well established, and radiographers' have varying viewpoints. Radiographers that read scientific papers more frequently understand better the philosophy behind this concept but it is very important to deepen the knowledge on this area. Implications for practice: When practicing radiography based on the best available scientific knowledge, professionals are ensuring the best for patients and for profession. To achieve this, and before taking any action, it is important to evaluate the current situation, and this research presents a way to do so. (c) 2019 The College of Radiographers. Published by Elsevier Ltd. All rights reserved.
  • O papel das redes sociais na orientação clínica em estudantes de licenciatura
    Publication . Abrantes, António; Ribeiro, Luís; da Silva, Carlos; Rodrigues, Sónia; Reis, Mónica; Azevedo, Kevin; Almeida, Rui; Madeira, M.
    A formação académica, enquanto processo histórico e social de formação humana, permite a aquisição dos conhecimentos essenciais para o desempenho profissional, assim como as ferramentas que permitem a construção da identidade profissional dos indivíduos. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. De acordo com Bourdieu, as instituições na sua tarefa de formar os sujeitos sociais, não é neutra, mas exerce um papel político nesta formação, no sentido de seu comprometimento – do ponto de vista da reprodução ideológica – na formação dos sujeitos. O presente estudo pretendeu avaliar se as competências e características que os estudantes percecionam como adquiridas no final do curso superior vão ao encontro das exigências sociais e científicas ditadas pelos padrões da sua atividade profissional. A profissão estudada engloba dois momentos de formação, sendo um percurso escolar e um outro mais curto denominado de ensino clínico. É, portanto, neste último momento de tirocínio que se constrói uma “Rede de trabalho ou consulta”, que sendo uma rede informal é detentora de informações técnicas que facilitam o cumprimento dos objetivos organizacionais. Com recurso a um inquérito por questionário, aplicamos o instrumento a profissionais atualmente em exercício, assim como aos alunos do 4º ano do Curso de Licenciatura em Estágio Clínico. A estes últimos, concomitantemente, foi ainda aplicado um instrumento psicométrico denominado “Escala de Perceção Pessoal de Competências Profissionais”. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que, na perspetiva de Dubar, o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. A imagem que o individuo detém de si mesmo e a forma como este se considera relativamente ao seu grupo de pertença, bem como o mesmo se define relativamente ao meio profissional circundante, demonstra a sua identidade profissional. Através da atividade exercida diariamente, do conjunto de interações profissionais em que a competência, a formação e a validação dos conhecimentos é posta à prova, criando assim diferentes formas de atuar e estar. Conclui-se que existe uma descontinuidade entre os processos de socialização escolar e os processos de socialização profissional, podendo-se considerar que o culminar de ruturas entre os pressupostos profissionais e as competências efetivas adquiridas pelos estudantes no final do Curso advém das poucas oportunidades de exercício prático oferecidas durante o processo de formação superior.
  • Potenciar as oportunidades de aprendizagem e de empregabilidade em contexto de ensino clínico
    Publication . Almeida, Rui; Abrantes, António; Ribeiro, Luís Pedro; Azevedo, Kevin
    O atual modelo de ensino da licenciatura em imagem médica e radioterapia (IMR) surgiu sob o pretexto da convergência europeia e do modelo europeu, sobretudo no que diz respeito à mobilidade internacional, à empregabilidade na união europeia e à confluência dos países que integram a EFRS (European Federation of Radiographers Societies), sendo que, em Portugal, resultou num modelo de fusão de três formações prévias (Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia) (Abrantes, 2019).
  • Image quality control in digital radiology
    Publication . Cândido, Susana; Ribeiro, Luís Pedro; Ribeiro, Anabela; Abrantes, António; Pinheiro, João; Almeida, Rui; Azevedo, Kevin
    Image Quality Control is an important factor that contributes to the improvement of patient care and overall diagnostic accuracy. Our purpose was to elaborate Quality Control Charts and demonstrate the importance of image quality control in a radiology department. A total of 37 random samples, composed of 30 x-ray exams each, were selected and analyzed. Primarily, data about image non-conformities were compiled to make three distinct Quality Control Charts. Secondly, improvement and corrective actions were suggested. Our results allowed us to identify and account for different types of non-conformities found on x-ray images. This illustrates the importance and necessity for the implementation of an adequate Image Quality Control in Digital Radiology.
  • Manual da qualidade e abordagem por processos: o caso de uma sala de mamografia
    Publication . Almeida, Rui; Silva, Carlos; Fernandes, Ana; Abrantes, António; Ribeiro, Luís; Azevedo, Kevin
    A aplicação de ferramentas de Gestão ao Serviço de Radiologia pode representar um papel significativo na melhoria dos procedimentos realizados, nomeadamente os de uma sala de Mamografia Digital, uma vez que através de um controlo eficiente dos processos, é possível alcançar os objectivos a que o serviço se propôs. Neste âmbito, as auditorias, bem como a sua abordagem por processos, assumem um papel cada vez mais fundamental para a melhoria dos cuidados prestados, através da normalização e aperfeiçoamento dos processos auditados. Para tal, é essencial que todas as normas e processos sejam parte constituinte de um Manual da Qualidade, já que este deve representar um elemento de referência e uniformização dos métodos a aplicar na Gestão da Qualidade, designadamente no que se refere à satisfação do utente e à optimização dos processos.
  • Horizontes da Avaliação em Tecnologias da Saúde
    Publication . da Silva, Carlos; Almeida, Rui; Abrantes, António; Miranda, Dulce; Silva, Tânia; Ribeiro, Luís; Azevedo, Kevin
    Tomando como pano de fundo as recomendações da International Network of Agencies for Health Technology Assessment (INAHTA) e as propostas de trabalho do Danish Centre of Health Technology Assessment - National Board of Health, os autores colocam em ênfase que a avaliação em tecnologias da saúde (ATS) é um campo de estudos multidisciplinares, cujos resultados comportam diversas implicações clínicas, sociais, culturais, políticas, éticas e económicas no domínio do desenvolvimento, difusão e utilização das tecnologias na prestação dos cuidados de saúde. Refutando a mera ideia de que a ATS seja um veículo instrumentalizado para fornecer aos decisores políticos informações sobre os possíveis impactos e as consequências de uma nova tecnologia nos cuidados de saúde, os autores argumentam que é necessário refletir e debater sobre os critérios de ATS, sugerindo para o efeito a adoção dum modelo plural e multidisciplinar do tipo do modelo dinamarquês, tendo o cidadãoutente no centro do sistema de avaliação em tecnologias da saúde.