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- Scientific fiction movies: is there any place for God?!Publication . Castro, Paulo Alexandre e; Valente, António Costa; Freire, Carla; Capucho, RitaIn scientific fiction movies, we see most of the times, deeply reflections about human nature or condition, and inevitably the post-humam (among similar themes).
- The Frankenstein Paradigm: More than Human, Less than NothingPublication . Castro, Paulo Alexandre eThis paper begins with the examination of some premises of Mary Shelley's novel, Frankenstein or the Modern Prometheus, and briefly revisits some of the concepts or ideas that she had adapted and that will allow to determine the premises that characterize what we named as Frankenstein Paradigm. Such a paradigm, as we suggested, allows us to perceive, on the one hand, the avant-garde vision of Mary Shelley about human condition (regardless of literary immersion in gothic subjects), and on the other hand, the complexity of themes that would mark what is termed by post-human, that we will give some examples whether in contemporary art or in the framework of figures and representations of daily life (some illustrations on movies will be given). In this regard, we will notice the prosthetic transformations that have already occurred and, therefore, to verify the practical application of the premises contained in the Frankenstein paradigm. Next, it is necessary to carry out a reflection on the ethical and social implications posed by post-humanism as the well-known paradox of the ship of Theseus (which, as we all know, illustrates the problem of identity).
- Fenomenologia e estética comparativa: antropometrias e (in)visibilidades nos Corpus. Para um diálogo entre Yves Klein e Merleau-PontyPublication . Castro, Paulo Alexandre eEste ensaio estabelece uma comparação estética e fenomenológica entre os pensamentos de YvesKlein e Merleau-Ponty. Se o pintor materializou as suas reflexões e concepções em obra pictórica, o fenomenólogo francês dissertou na escrita filosófica o resultado da sua reflexão. Da análise conjunta entre um e outro resulta esta fenomenologia e estética comparativa que apresenta alguns conceitos fundamentais que alimentaram essas reflexões, tais como a visibilidade, o corpo, o mundo. Assim, para além dessa comparação, este ensaio viabiliza o diálogo entre ambos.
- Sobre a Terra como acontecimento: Geofilosofia e estética na arte de Romy CastroPublication . Castro, Paulo Alexandre ePretende-se com este artigo fazer uma análise às obras de arte de Romy Castro iniciadas em 2012 e intituladas «A Terra como acontecimento». Se no momento da criação da série, «Memórias da terra negra» se adivinhavam já alguns traços sobre o potencial uso das matérias pictóricas que viriam a gerar as futuras obras, é no final de 2019 que vemos consagrar, senão mesmo sacralizar essa relação primordial entre o homem e a terra, que é afinal o acontecimento, fenómeno que redescobre o visível e o indizível que se dá na Terra. Uma análise que reflecte critica e teoricamente, por um lado, sobre as matérias que a artista usa para a produção das obras de arte e por outro lado, sobre o pensamento da artista, enquanto criadora e ensaísta. Neste sentido, pode ser afirmado que se está na presença de uma geofilosofia que pensa a Terra e que dá a pensar uma outra prática estética que passa pelo olhar e pelo escutar as matérias.
- Contributions to an aesthetic of intimacy in Paula Rego: Eroticism and CarnalityPublication . Castro, Paulo Alexandre e; Correia, Carlos João; Ferreira, Emília; Centro de Filosofia da Universidade de LisboaThis essay seeks to analyze the pictorial work of Paula Rego on the basis of two central concepts, namely eroticism and carnality, and thereby establish what one calls an aesthetic of intimacy. With this hermeneutical and critical task in mind the essay does not fail to define the concept of intimacy, contrary to the frequent analyzes of essayists who use it without defining it and giving it its meaning as acquired, and performing the same task for the central concepts, amplifying their meaning and framing them in the general architecture of this essay
- Ética prática: tecnologização e pobreza globalPublication . Castro, Paulo Alexandre eA relação entre períodos de crise e o aumento de pobreza não é nova e sabemos que se repete ciclicamente. No entanto, o paradigma da globalização, com as suas estratégias de exploração do mercado, criou novas realidades, a nível familiar, social e profissional e por consequência, a nível humanitário. As taxas de suicídio são provavelmente o mais forte indicador. O incremento da robotização na vida empresarial e industrial gerou a facilidade de acesso a milhares de produtos, contudo, o seu reverso colocou e coloca no desemprego milhares de trabalhadores. A globalização da pobreza surgiu como nova faceta desse movimento económico e fez surgir novas questões que pareciam improváveis como a sustentabilidade dos empregos, a desvalorização do valor do trabalho, a recessão e volatilidade dos mercados financeiros, as migrações, entre outras, mas também das campanhas e movimentos solidários. Perante um tal cenário e de acordo com alguns estudos recentes, o valor do trabalho irá cair ainda mais e poderá acontecer uma rutura humanitária de dimensões imprevistas. Por outro lado, nos cenários mais otimistas, a humanidade caminharia para a sua libertação e poderia graças ao desenvolvimento da inteligência artificial, viver de forma mais adequada. No entanto, uma tal libertação implica um preço a pagar e não se sabe se não poderão advir novas formas de trabalho escravo. É sobre estas questões que se procurará refletir.
- Entre Heidegger e Perniola ou sobre o cuidado, o amor e a coisificação do mundoPublication . Castro, Paulo Alexandre e; Durte, Irene Borges; Sylla, BernhardPartindo da noção de cuidado (Sorge) como ser do ser-aí (Dasien) , desenvolvida por Heidegger em Ser e Tempo.
- Is there an Aesthetics Brain? A brief essay on the neuroaesthetics quantification of beautyPublication . Castro, Paulo Alexandre eIt is possible today to determine, with some precision (according to the most recent studies in neuroscience and evolutionary psychology), the areas of the brain and the neural networks involved when an individual contemplates art, when feeling pleasure, or when judging about aesthetic experience. However, many questions remain open. First, the philosophical question about the subjective nature of this kind of judgments. Then, what happens in the mind (or should it be said, in the brain?) of the beholder when contemplating art or judging in favor (or not) of the beauty of an object. And the ultimate question, if we have an aesthetic brain. Another issue that must be addressed is if bioart and especially neuroart can contribute to this analysis and if they can be effectively quantified as art. Thus, this brief essay seeks to provide some understanding about this questions but most importantly about the existence of an aesthetic brain, which may ultimately contribute to open doors to other problems of philosophy such as the hard brain-mind problem.
- Amélie Nothomb: os tubos da consciência ou a metafísica migratória dos neuróniosPublication . Castro, Paulo Alexandre e; Macedo, Ana Gabriela; Sousa, Carlos Mendes de; Moura, VítorNo princípio, era o nada. E o nada não era vazio nem indefinido: não admitia nada a não ser ele próprio. E Deus viu que isso era bom. Por nada deste mundo teria criado fosse o que fosse.