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- Inserção Profissional e Progressão na Carreira dos Antigos Alunos de Mestrado da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve no Período de 1992 a 2006Publication . Cândido, Carlos; Pinto, PatríciaPassados mais de dez anos desde que os primeiros alunos de mestrado da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve conclufram os seus cursos, tornou-se necessario conhecer urn pouco melhor a trajectoria da sua insen;ao profissional e progressao na carreira. Adoptou-se uma metodologia semelhante a ja empregue anteriormente em estudos realizados junto de recem-licenciados,essencialmente descritiva e baseada numinquerito atraves do correio. Os dados obtidos permitem retirar conclusoes relevantes para os actuais e futuros mestres, bem coma para a propria Faculdade de Economia. Em geral, as conclusoes saDpositivas e sugerem que, apesar do contexto economico menos favoravel de alguns dos anos do periodo em estudo, a insen;ao profissional e a progressao na carreira são satisfatorias essencialmente descritiva e baseada numinquerito atraves do correio. Os dados obtidos permitem retirar conclusoes relevantes para os actuais e futuros mestres, bem coma para a propria Faculdade de Economia. Em geral, as conclusoes saDpositivas e sugerem que, apesar do contexto economico menos favoravel de alguns dos anos do periodo em estudo, a insen;ao profissional e a progressao na carreira saDsatisfatorias.
- Determinants of tourism return behaviourPublication . Pinto, Patrícia; Correia, Antónia; Rebelo, EfigénioRecent studies demonstrate that an increased number of Portuguese tourists choose Brazil as a tourism destination. Based on a literature review on the determinants of tourism demand, this study proposes a logit model that explains the probability of returning to this destination as a function of motivations, expectations, travel characteristics and the tourist's socio-demographic profile. After formulating the model, defining and testing of the six research hypotheses takes place. The study sample comprises 112 Portuguese tourists travelling to Brazil. The data fit the model adequately and the paper concludes with the authors discussing the theoretical and marketing implications.
- Semelhanças entre análise de variância com classificação simples e análise de regressão com variáveis dummyPublication . Pinto, Patrícia; Rebelo, EfigénioNa sua abordagem aos procedimentos de análise da variância e covariância, os manuais de estatística limitam-se a proporcionar uma descrição mais ou menos extensiva destas técnicas, sem referir que os seus objectivos podem ser alcançados mediante a especificação de modelos de regressão linear com uma ou mais variáveis dummy. Do mesmo modo, alguns manuais de econometria referem, quanto muito, que um modelo de regressão linear que apenas considere regressores dummy pode ser encarado como um modelo de análise de variância enquanto que um modelo de regressão que combine regressores dummy com regressores quantitativos pode ser entendido como um modelo de análise de covariância. Todavia, estas afirmações não são fundamentadas pela apresentação de quaisquer demonstrações matemáticas, o que dificulta a sua compreensão e, até, aceitação. Assim, em estudos anteriores, demonstrou-se a relação estreita entre os procedimentos estatísticos de análise de variância com classificação dupla e análise de covariância e a especificação de determinados modelos de regressão linear com regressores dummy(Valle e Rebelo,2002a; 2002b). O presente estudo completa estas abordagens ao desenvolver o suporte matemático necessário à compreensão da semelhança existente entre a análise de variância com classificação simples e a análise de regressão apenas com variáveis dummy.
- Previsão com regressores dummyPublication . Pinto, Patrícia; Rebelo, EfigénioO presente estudo pretende descrever uma importante mas pouco conhecida aplicação dos regressores dummy na análise econométrica: a previsão ex-ante. Em concreto, mostra-se em que medida a estimação de uma única equação de regressão com variáveis dummy possibilita que se obtenha toda a informação necessária para a construção de intervalos de confiança para previsão: o valor das próprias previsões pontuais e as variâncias estimadas dos erros de previsão. A aplicação potencial dos regressores dummy na previsão ex-ante foi proposta por Salkever em 1976. Os contributos do presente estudo residem na comparação deste método como o processo standard de previsão ex-ante, habitualmente seguido na análise de regressão, bem como na apresentação detalhada do suporte matemático que permite perceber a correspondência entre as duas abordagens.
- Modeling consumer behavior in the portuguese recycling program: the logistics and communication planning implicationsPublication . Pinto, Patrícia; Reis, Elizabeth; Rebelo, Efigênio da Luz; Menezes, JoãoBased on the data of the most recent national survey conducted in Portugal for Sociedade Ponto Verde (SPV) concerning the attitudes and motivations towards household packaging separation and selective disposal for recycling, the main objective of this thesis is to explore the use of multivariate statistical methods to provide a quantitative formative research on the determinants of recycling behavior in the Portuguese case.
- Sustainable planning for community venuesPublication . Mendes, Júlio; Manuela Guerreiro, Maria; Pinto, PatríciaThis chapter analyses various important issues concerning the implementation of a sustainable and strategic management process for community venues and proposes concrete approaches. The chapter focuses essentially on the issue of maximizing community venues for cultural purposes. The chapter also looks to find ways to optimize the satisfaction of those involved in the service and consumer process of cultural products, as well as the value placed on experience resulting from public events and organization.
- Resumos de teses de mestradoPublication . Cândido, Carlos; Pinto, PatríciaA publicação de um livro de resumos de teses de mestrado, elaboradas na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, é um propósito da Direcção da ADIFE, agora cumprido. Não foi possível obter todos os resumos de teses, cerca de 90, apesar dos pedidos formais endereçados aos autores. Não obstante, esta edição conta com 41 resumos, aos quais se juntam mais quatro de docentes da Faculdade, que concluíram os seus mestrados noutras instituições. Pretende-se, pela relevância desta iniciativa, despertar o interesse para a leitura das versões completas das dissertações, existentes nas bibliotecas da Universidade do Algarve, e contribuir para a divulgação da investigação realizada na Faculdade, ao nível dos cursos de mestrado. De igual modo, também é propósito desta edição motivar os actuais e os futuros estudantes de mestrado a enveredar pelos caminhos estimulantes da investigação científica e a realizar a sua própria dissertação. Tendo em conta este propósito, e para facilitar a identificação das teses que abordam determinados temas específicos, inclui-se no final do livro um índice remissivo de palavras chave, bem ainda como um índice remissivo de autores. Aos mestres que decidiram aliar-se a esta iniciativa, enviando os seus resumos, é devida uma palavra de profundo agradecimento. Aos restantes estende-se novo convite de publicação dos seus resumos numa futura edição.
- Tourist satisfaction and destination loyalty intention: A structural and categorical analysisPublication . Pinto, Patrícia; Silva, João Albino; Mendes, Júlio; Manuela Guerreiro, MariaThis study explores the relationship between travel satisfaction and destination loyalty intention. The research was conducted with 486 tourists visiting Arade, a Portuguese tourist destination. Taking as the basis the use of structural equation modelling (SEM), the results substantiate the importance of tourism satisfaction as a determinant of destination loyalty. Also, a categorical principal components analysis (CATPCA) provides a detailed analysis of this cause-effect relationship by establishing that greater levels of satisfaction (measured by overall satisfaction in terms of holiday experience, destination attributes and met expectations) result in increased likelihood of future repeat visits and a keen willingness to recommend the destination to others. Clusters of tourists were also identified and characterized in relation to satisfaction levels and loyalty intentions. These analyses provide a useful background in the planning of future tourist marketing strategies.