Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Criatividade e inovaçãoPublication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana Pardal; Gonçalves, Sónia P.A criatividade e a inovação são temas essenciais nas organizações e de maior complexidade do que pode parecer à primeira vista. Começaremos o capítulo com a discussão dos conceitos ao nível do individuo, onde é ainda possível estabelecer uma distinção suficientemente clara. Mesmo assim, ao nível individual, verifica-se que os conceitos de criatividade e de inovação são, muitas vezes, utilizados de forma indistinta, aparentemente porque os estudiosos de criatividade e os de inovação têm especializações diferentes e falham ao fazer a convergência. Aproveitaremos ainda esta secção para introduzir o conceito de mudança, pois possui uma ligação intensa com os restantes. O nível de grupo materializa a secção seguinte e sublinha que a distinção entre os dois conceitos não é mais clara do que no nível individual, sendo os termos usados com significados semelhantes ou com significados diferentes consoante as fontes citadas, que, por vezes, se contradizem. Por último, no nível organizacional, desenvolveremos um pouco mais o conceito de inovação, avançando com uma discussão sobre o que deve ser entendido por inovação organizacional (que apresentaremos como sinónimo de criatividade organizacional).
- Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de casoPublication . Cardoso de Sousa, Fernando; Mendes, Ana Bela; Monteiro, Ileana PardalO presente artigo destina-se a apresentar um estudo de caso em educação artística, em que se utilizou uma metodologia específica de resolução de problemas em grupo. Assumindo que a criatividade não pode ser ensinada mas apenas “facilitada” e que é possível colocar artistas a construir um projecto único, os autores facilitaram um processo que conduziu ao desenvolvimento de um projecto pelos 23 alunos do mestrado em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa, utilizando uma metodologia de resolução criativa de problemas. O resultado veio comprovar o desafio lançado, tendo sido elaborado um único projecto que obteve a classificação máxima na disciplina considerada. A visão do professor como facilitador de processos, acompanhada pela aplicação de metodologias adequadas, parece poder aplicar-se a um maior leque de disciplinas ligadas à arte, usando linguagens musicais, coreográficas ou poéticas.
- Criatividade e inovação empresarial nas indústrias criativasPublication . Cardoso de Sousa, Fernando; Nunes, Florbela; Monteiro, Ileana PardalO presente artigo visa demonstrar que a relação de influência entre a atitude dos empresários face à criatividade e as práticas de inovação empresarial é mais forte no setor que envolve as indústrias criativas. Para o efeito foi inquirida uma amostra constituída por 454 empresários, em que 94 pertenciam às indústrias criativas, responsáveis por microempresas e PME portuguesas, através de um inventário de práticas empresariais inovadoras, elaborado a partir do formulário de candidatura à rede PME inovação da COTEC Portugal; e uma escala de atitudes criativas, construída a partir da teoria do investimento, de Sternberg & Lubart (1996). A análise dos resultados permitiu confirmar a proposição e apresentar o empresário inovador como um indivíduo disciplinado e orientado para a partilha com os colaboradores. Se bem que a presente investigação necessite de prova adicional, os resultados obtidos sugerem caracterizações interessantes dos empresários que optam por desenvolver a sua atividade no cluster das indústrias criativas.
- Methods to improve creativity and innovation: the effectiveness of creative problem solvingPublication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana Pardal; Pellissier, RenéThis chapter focuses on the development of organizational creativity, using the CPS methodology, aiming at demonstrating its effectiveness in using the individual and team divergent thinking improvement in identifying organizational problems. A study was undertaken using problem solving teams in seven companies, in which each individual was submitted to a pre-post test in attitudes towards divergent thinking and asked to express the evaluation of the method. All the information reported in the sessions was recorded. The results indicate a change in attitude favourable to divergent thinking, the provision of a professional, efficient method of organizing knowledge in such a way that can help individuals to find original solutions to problems, and an important way to lead teams to creativity and innovation, according with companies different orientations.
- Liderança de equipas na resolução de problemas complexos. Um guia para a inovação organizacionalPublication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana PardalEm épocas turbulentas poucas coisas podem ter maior importância do que potenciar o funcionamento de uma organização sob a forma de equipas multidisciplinares, orientadas para levar a cabo projectos de inovação no âmbito dos objectivos definidos pela gestão, pois é nessa acção, e não apenas nos financiamentos de I&D, que pode estar uma das soluções para o desenvolvimento sustentado. Esta obra, dirigida às organizações em geral e às PME em particular, expõe e discute a natureza da criatividade e da inovação, a liderança de grupos na perspectiva da facilitação e a utilização do método «Resolução Criativa de Problemas (RCP)» como forma de trabalho em equipa. Apresentando pontes entre a teoria e a prática, e na perspectiva da sua aplicação à realidade nacional, não são expostos exemplos de grandes multinacionais, mas antes exemplos que os autores têm ajudado a construir em organizações portuguesas. Numa perspectiva de facilitação de leitura e estudo, os capítulos podem ser lidos de modo independente, permitindo uma focalização nas partes que melhor se adequam aos interesses dos leitores. É apresentado, como anexo, um exemplo prático da aplicação do método RCP numa empresa do sector da distribuição, que poderá ajudar o leitor a conduzir um processo desta natureza, sendo também incluídas listas de verificação destinadas à avaliação da prática do exercício da facilitação e do próprio método. O livro tem como público-alvo empresários, gestores e consultores, que pretendam compreender os processos subjacentes à arte de conseguir canalizar o talento das pessoas em direcções rentáveis para o colectivo, sendo também uma leitura indispensável para facilitadores de grupos, independentemente do método de resolução de problemas que utilizem. Transformar crises em oportunidades e sucessos: criatividade e liderança de equipas. O criador, o processo criativo e a criação.
- Managers' attitudes to creativity and innovation practices in the creative industriesPublication . Sousa, Fernando; Nunes, Florbela; Monteiro, IleanaThis article aims to demonstrate that the relationship between entrepreneurs' attitudes to creativity and business innovation practices is stronger in the case of creative industries. A sample of 454 managers of micro and medium-sized companies (94 belonging to creative industries) was surveyed using an inventory of innovative business practices and the scale of attitudes towards creativity. The results, derived from a linear regression model (two factors for the scale of attitudes - Leadership and Autonomy - and for the inventory of business practices - Performance and Strategy), confirmed the proposition by revealing the influence of the creative attitudes of managers regarding the company's innovative practices, fundamentally on Strategy, especially in the creative industries segment. The innovative manager appeared as a disciplined individual driven to collaborating with the employees. Although this research requires further evidence, the results suggest interesting characterisations of the managers who develop their activity in the cluster of creative industries.