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  • Discursos sobre a educação das crianças em idade pré-escolar nas revistas de educação familiar (1945-1958)
    Publication . Vilhena, Carla
    Os anos 50 correspondem, em Portugal, ao período em que a escolarização das crianças entre os 7 e os 10 anos se tornou uma realidade (Candeias, 2004). É também nesta década que se assiste a um aumento no número de crianças que frequentam instituições de educação de infância que sobe para mais do triplo (Gomes, 1977). Contudo, apesar deste acréscimo, no ano lectivo 1960/61 a taxa real de escolarização das crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, é de 0,9% (Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, 2009), o que significa que a maioria das crianças era educada em casa, pelas suas mães ou por quem as substituísse. Este período é marcado, no mundo ocidental, por uma valorização da esfera doméstica e do papel das mulheres enquanto mães, pela democratização do modelo familiar assente na divisão sexual dos papéis, facilitado, como afirma Esping-Andersen (2009), pelo pleno emprego masculino e pelo aumento do valor dos salários. Em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países, os papéis de esposa e mãe, consideradas funções naturais da mulher, são valorizados no discurso oficial (Pimentel, 2011). Como afirma Oliveira Salazar, a mulher “deve ser acarinhada, amada e respeitada porque a sua função de mãe, de educadora de seus filhos, não é inferior à do homem” (Obra das Mães pela Educação Nacional, 1938, p. 5). Embora as mães sejam consideradas as pessoas mais adequadas para educar as crianças, são também, paradoxalmente, consideradas incapazes de desempenhar eficazmente esta tarefa. A desvalorização da capacidade natural das mulheres para educarem os seus filhos ocorre num contexto em que se assiste a uma preocupação crescente com a falta de educação das crianças, fruto do reconhecimento do seu valor social e da sua vulnerabilidade (Rocha & Ferreira, 2006), assim como da emergência e desenvolvimento de especialidades – como a pediatria ou a psicologia da criança – que elegem a criança como objeto de estudo e de intervenção (A. G. Ferreira, 2000). Com campos de ação e estratégias diferenciadas, mas um objetivo comum, a governação da infância, os diferentes profissionais da infância, vão atuar junto da mãe, ponto de acesso às crianças mais novas, àquelas que ainda não são abrangidas pela escola. Salientado os efeitos nefastos para o desenvolvimento dos métodos tradicionais de educação das crianças, transmitidos através das redes informais de aconselhamento (familiares, vizinhas e amigas), os peritos vão persuadir as mães a substitui-los por um método moderno, baseado no conhecimento científico, designadamente nos saberes médico e psicológico (Apple, 2006; Arnup, 1994; Beatty, Cahan & Grant, 2006; Ferreira, 2000; Grant, 1998; Hardyment, 2008; Hays, 1996; Litt, 2000; Rose, 1999). No que diz respeito à educação das crianças, ou seja, aos aspetos relacionados com o seu desenvolvimento psicológico, é de salientar, a partir da segunda metade do século XX, a crescente intervenção dos peritos psi neste domínio (Apple, 2006; Groenendijk & Bakker, 2002; Hollway, 2006; Hulbert, 2004; Neyrand, 2011; Rose, 1999). Transformada na ciência central de governação das populações (Rose, 1999) os conhecimentos oriundos da psicologia e da psicanálise vão ser difundidos não só pelos peritos psi, mas também por outros profissionais da infância, designadamente pediatras, de que Benjamim Spock, pelo impacto que teve no quotidiano de milhares de crianças, é o mais paradigmático exemplo. Um dos veículos utilizados para a difusão das normas científicas que as mães devem seguir na educação dos seus filhos são as revistas de educação familiar (Apple, 2006; Nóvoa, 1993), fonte utilizada para a realização do trabalho que aqui se apresenta, e cujo principal objetivo é a caracterização e análise dos discursos acerca da educação das crianças em idade pré-escolar, veiculados através deste tipo de periódicos, no período compreendido entre 1945 e 1958.
  • Education matters: cumulative advantages and disadvantages amongst Portuguese older men
    Publication . Vilhena, Carla; Valadas, Sandra T.; Almeida, António Fragoso de
    Our paper sought to analyse the influence of the educational background over various dimensions of the lives of Portuguese older men (age 60+) across the life course. Drawing on the theory of cumulative advantages and disadvantages we used biographical research, namely narrative interviews with men from different educational background: men with a very low educational background and men with a medium/high educational background. Our results show the influence of educational background in the life course, and how it can contribute to accumulation of advantages/disadvantages that explain their biographies and the very different situations in which they live today.
  • A educação para a maternidade nas revistas de educação familiar no último meio século
    Publication . Vilhena, Carla; Candeias, António
    Uma das consequências da emergência de técnicas de governação da população, inerentes ao projecto de modernidade, é a criação de dispositivos de educação para a maternidade, cuja principal finalidade é a normalização das condutas maternais. Concebidas como um dispositivo de educação maternal, as revistas de educação familiar são utilizadas pelas elites sociais e políticas como veículos de disseminação dos preceitos científicos de geração, criação e educação das crianças, e pelas mães, que procuram encontrar, através da sua leitura, solução para as questões que surgem quotidianamente no exercício da função maternal. A caracterização e análise dos discursos publicados em revistas de educação familiar, em dois períodos de tempo distintos, 1º Período: 1945 a 1958 e 2º Período: 1994 a 2007, constitui o grande objectivo desta tese. Optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, a análise crítica do discurso, uma vez que se parte do princípio de que a maternidade é uma realidade socialmente construída através dos discursos produzidos por diferentes actores sociais. Este estudo permitiu-nos verificar que os discursos sobre as concepções e as práticas da maternidade são profundamente influenciados pelo contexto histórico em que ocorrem, designadamente pelas condições sociais em que vivem mulheres e crianças, assim como pelos desenvolvimentos nas ciências da infância, designadamente na pediatria e na psicologia do desenvolvimento. Permitiu-nos ainda perceber que a mãe é considerada, em ambos os períodos de tempo, a principal responsável pela criação e educação das crianças, embora se verifique, no 2º Período: 1994 a 2007, um movimento no sentido da co-responsabilização da mãe e do pai pela prestação quotidiana dos cuidados aos filhos, ou seja, da coparentalidade.
  • Para bem formar uma personalidade normal. Discursos sobre como educar as crianças em revistas de Educação Familiar (1945-1958)
    Publication . Vilhena, Carla; Ferreira, António Gomes
    Este artigo tem como objeto de análise os discursos acerca do desenvolvimento socioemocional, veiculados por meio das revistas de ‘educação familiar’ publicadas em Portugal, entre 1945 e 1958, período em que se assiste a uma maior preocupação, por parte de médicos e educadores, com a preservação da saúde mental da criança. A análise realizada permitiu compreender que o desenvolvimento socioemocional é construído, pelos colaboradores das revistas, como algo problemático, cuja normalidade é constantemente ameaçada pelas ações incorretas dos pais. Tal constitui um poderoso argumento para uma crescente intervenção dos peritos psi na vida familiar, que se vão constituir, durante a segunda metade do século XX, em elementos centrais do processo de governação da parentalidade e da infância.
  • Educate mothers to rear and educate good children: portuguese parenting magazines and the diffusion of scientific motherhood (1945-1958)
    Publication . Vilhena, Carla; Ferreira, A. G.
    Este artigo tem como principal objetivo contribuir para a compreensão do processo de construção da maternidade científica em Portugal. Neste sentido, foi analisado um conjunto de artigos (n=628), publicados em revistas de educação familiar, entre 1945 e 1958. A análise realizada permitiu compreender que as revistas analisadas contribuem para a difusão da maternidade científica, ou seja, da ideia de que a aquisição de conhecimento científico sobre a criação e educação das crianças é elemento indispensável ao adequado exercício da função maternal. Observou-se, ainda, a existência de diferentes estratégias de educação para a maternidade, às quais está subjacente um elemento de classe, assim como diferentes níveis de adesão, por parte das mulheres, à concepção de maternidade científica.
  • O gamebook como modelo pedagógico: Investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad
    Publication . Bidarra, José; Figueiredo, Mauro; Valadas, Sandra T.; Vilhena, Carla
    Perante a disseminação global de poderosas plataformas móveis como o iPad, importa refletir sobre as potencialidades educativas que esses novos instrumentos digitais podem trazer ao ensino e à aprendizagem. A nossa investigação exploratória procurou descobrir até que ponto é possível utilizar formatos comuns de ebooks para criar gamebooks (livros lúdicos)que sejam eficazes em várias situações de ensino e de aprendizagem. Numa primeira fase, após análise dos recursos disponíveis atualmente nas ferramentas gratuitas ou abertas,construímos um modelo de livro dinâmico capaz de funcionar como um jogo educativo para a disciplina “Estudo do Meio”, destinado a crianças do 4º ano de escolaridade, intitulado “Aventuras no Guadiana”. O desenvolvimento do protótipo respeitou a filosofia de base subjacente a um jogo, para constituir um livro eletrónico interativo no formato iBook 2, adequado a ser utilizado num iPad por crianças de 9-10 anos de idade. Os testes preliminares com o nosso protótipo sugerem haver usabilidade na tecnologia iBook e potencialidades pedagógicas no modelo proposto.
  • Education matters: cumulative advantages and disadvantages amongst Portuguese older men
    Publication . Vilhena, Carla; Valadas, Sandra T.; Almeida, António Fragoso de
    Our paper sought to analyse the influence of the educational background over various dimensions of the lives of Portuguese older men (age 60+) across the life course. Drawing on the theory of cumulative advantages and disadvantages we used biographical research, namely narrative interviews with men from different educational background: men with a very low educational background and men with a medium/high educational background. Our results show the influence of educational background in the life course, and how it can contribute to accumulation of advantages/disadvantages that explain their biographies and the very different situations in which they live today.
  • Students’ voices at a Portuguese University: academic motivation and its relationship with academic success
    Publication . Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís; Vilhena, Carla
    In this paper the authors will try to point out some evidences that emerged from the data collected in the year of 2000 by the Permanent Observatory for Teaching and Learning Quality of the University of Algarve. Data presented here will report exclusively to students’ representations concerning the institution, themselves, their teachers and the curriculum, since we consider that students are the privileged informants about their own academic experience. The main topic explored refers to students’ evaluation of the influence of academic motivation on the abandonment of studies in higher education. Theoretical framework will also be presented. We will present some behavioral symptoms that students evaluated as relevant indicators of lack of academic motivation. Also, the analysis will concern the meanings students attribute to academic failure as well as students’ points of view about their own failure, according to their academic experience.
  • Transitions to retirement: perceptions of Portuguese older men
    Publication . Valadas, Sandra T.; Vilhena, Carla; Almeida, António Fragoso de
    In this paper we present results based on the project Old Guys Say Yes to Community. We interviewed 90 men in southern Portugal between 60 and 93 years of age. Our main aim was to understand how older men experienced their transitions from work to retirement. We clarify the concept of transition and the models that explain transitions in the life course perspective. There are a number of factors to consider during the processes of retirement. Also, not much is known about the role of education and learning during the transition process. We try to contribute to the field, reflecting on the learning processes that result from this transition. Our findings show that work is one of the most crucial dimensions to consider in transitions to retirement (despite the fact that we identify many others). But education and learning do have an immense impact on the lives of older adults, either negative or positive.
  • Por que não criamos jardins infantis? Análise de discursos sobre a institucionalização da educação de infância em Portugal (1880-1950)
    Publication . Vilhena, Carla
    Pretende-se, através deste trabalho, contribuir para a compreensão do processo de institucionalização da educação de infância em Portugal. A análise de discursos acerca desta temática, a partir de um conjunto de artigos (n=108) publicados na imprensa pedagógica portuguesa, entre 1880 e 1950, permitiu compreender que a importância atribuída aos primeiros anos, enquanto idade fundadora da vida, tem como consequência uma maior preocupação com a forma como as crianças são educadas. Salientando quer os benefícios individuais, quer enquanto idade fundadora da vida, tem como consequência uma maior preocupação com a forma como as crianças são educadas. Salientando quer os benefícios individuais, quer coletivos, da frequência das instituições de infância, os autores que escrevem nas revistas analisadas atribuem-lhes um conjunto diversificado de funções, que podem ser agrupadas em dois grandes grupos: (1) as funções sociais, que se traduzem na preocupação com a disciplinarização e moralização, quer das crianças que as frequentam, quer da sua família; e (2) as funções educativas, visíveis na preocupação com o desenvolvimento físico e intelectual da criança, assim como na utilização de modelos pedagógicos concebidos especialmente para as crianças em idade pré-escolar. Verificou-se, ainda, que a atribuição de funções predominantemente educativas às instituições de educação de infância contribui para a sua aceitação por um público mais vasto, designadamente pelas famílias pertencentes a classes mais favorecidas.