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O desenvolvimento da formação pessoal e social em contexto de jardim de infância

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Abstract(s)

Este relatório de investigação denomina-se “O desenvolvimento da formação pessoal e social na criança em contexto de jardim de infância”. Este estudo realizou-se num jardim de infância privado, localizado na cidade de Faro, no ano letivo de 2011/2012. O presente estudo desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e teve como principal objetivo conhecer a importância atribuída à formação pessoal e social na sua vertente de educação para a cidadania, numa sala de crianças de 3 anos. Trata-se de uma investigação composta por uma vertente qualitativa e uma vertente quantitativa, que teve como participantes a educadora cooperante e os pais/encarregados de educação de dezasseis crianças da sala dos 3 anos. Para a realização desta investigação, procedemos à análise documental do Projeto Educativo da Instituição e do Projeto Curricular de Grupo, a fim de conhecer o relevo que é dado a esta temática. Realizámos, ainda, uma entrevista semiestruturada à educadora, tendo como objetivos conhecer a importância que a mesma dá à formação pessoal e social, na sua vertente de educação para a cidadania e, ainda, identificar as estratégias que utiliza para transmitir determinados valores cívicos. Por último, aplicámos um questionário aos pais/encarregados de educação, tendo como finalidade saber se estes observam nos seus filhos os valores cívicos transmitidos pela educadora. Em conclusão, verificamos que, tanto a instituição, como a educadora, atribuem grande importância à formação pessoal e social. O estudo reforça a ideia de que, nos tempos que correm, não devemos descurar a formação de cidadão livres, conscientes, solidários e participativos na vida social. Na verdade, esta é uma área que permite à criança vivenciar valores cívicos e morais, desenvolvendo, assim, a sua autonomia e o seu espírito crítico, como os pais/encarregados de educação bem esclarecem.

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Dissertação de mest., Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2013

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