Publication
O desenvolvimento da formação pessoal e social em contexto de jardim de infância
| dc.contributor.advisor | Ludovico, Olga | |
| dc.contributor.advisor | Horta, Maria Helena | |
| dc.contributor.author | Spencer, Bernardete Jesus da Graça | |
| dc.date.accessioned | 2014-03-19T10:08:34Z | |
| dc.date.available | 2014-03-19T10:08:34Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.description | Dissertação de mest., Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2013 | por |
| dc.description.abstract | Este relatório de investigação denomina-se “O desenvolvimento da formação pessoal e social na criança em contexto de jardim de infância”. Este estudo realizou-se num jardim de infância privado, localizado na cidade de Faro, no ano letivo de 2011/2012. O presente estudo desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e teve como principal objetivo conhecer a importância atribuída à formação pessoal e social na sua vertente de educação para a cidadania, numa sala de crianças de 3 anos. Trata-se de uma investigação composta por uma vertente qualitativa e uma vertente quantitativa, que teve como participantes a educadora cooperante e os pais/encarregados de educação de dezasseis crianças da sala dos 3 anos. Para a realização desta investigação, procedemos à análise documental do Projeto Educativo da Instituição e do Projeto Curricular de Grupo, a fim de conhecer o relevo que é dado a esta temática. Realizámos, ainda, uma entrevista semiestruturada à educadora, tendo como objetivos conhecer a importância que a mesma dá à formação pessoal e social, na sua vertente de educação para a cidadania e, ainda, identificar as estratégias que utiliza para transmitir determinados valores cívicos. Por último, aplicámos um questionário aos pais/encarregados de educação, tendo como finalidade saber se estes observam nos seus filhos os valores cívicos transmitidos pela educadora. Em conclusão, verificamos que, tanto a instituição, como a educadora, atribuem grande importância à formação pessoal e social. O estudo reforça a ideia de que, nos tempos que correm, não devemos descurar a formação de cidadão livres, conscientes, solidários e participativos na vida social. Na verdade, esta é uma área que permite à criança vivenciar valores cívicos e morais, desenvolvendo, assim, a sua autonomia e o seu espírito crítico, como os pais/encarregados de educação bem esclarecem. | por |
| dc.identifier.tid | 202201651 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3659 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.title | O desenvolvimento da formação pessoal e social em contexto de jardim de infância | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | por |
Files
Original bundle
1 - 5 of 11
Loading...
- Name:
- Capa e Declaração de autoria do trabalho.pdf
- Size:
- 68.43 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.61 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
