Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3053
Título: O gamebook como modelo pedagógico: Investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad
Autor: Bidarra, José
Figueiredo, Mauro
Valadas, Sandra Teodósio
Vilhena, Carla Cardoso
Data: 2012
Editora: DeFacto Editores
Resumo: Perante a disseminação global de poderosas plataformas móveis como o iPad, importa refletir sobre as potencialidades educativas que esses novos instrumentos digitais podem trazer ao ensino e à aprendizagem. A nossa investigação exploratória procurou descobrir até que ponto é possível utilizar formatos comuns de ebooks para criar gamebooks (livros lúdicos)que sejam eficazes em várias situações de ensino e de aprendizagem. Numa primeira fase, após análise dos recursos disponíveis atualmente nas ferramentas gratuitas ou abertas,construímos um modelo de livro dinâmico capaz de funcionar como um jogo educativo para a disciplina “Estudo do Meio”, destinado a crianças do 4º ano de escolaridade, intitulado “Aventuras no Guadiana”. O desenvolvimento do protótipo respeitou a filosofia de base subjacente a um jogo, para constituir um livro eletrónico interativo no formato iBook 2, adequado a ser utilizado num iPad por crianças de 9-10 anos de idade. Os testes preliminares com o nosso protótipo sugerem haver usabilidade na tecnologia iBook e potencialidades pedagógicas no modelo proposto.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3053
ISSN: 978-989-8557-08-7
Aparece nas colecções:FCH3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)

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