Escola Superior de Educação e Comunicação
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Browsing Escola Superior de Educação e Comunicação by advisor "Almeida, António Fragoso de"
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- A(s) realidade(s) do educador social no AlgarvePublication . Ricardo, Rute; Almeida, António Fragoso deTendo em conta o modelo atual de trabalho, não se pode falar de um trabalho para toda a vida, de trajetórias profissionais lineares ou do conceito de carreira profissional. A desestruturação do modelo de trabalho trouxe problemas sociais associados, como o aumento do desemprego, a diminuição da proteção institucional e dos direitos sociais. A Educação Social surge enquanto formação profissional que procura responder às problemáticas sociais existentes. A educação social tem como principal objetivo a integração total do indivíduo. A identidade do educador social é marcada pela sua polivalência. Com esta investigação pretendeu-se estudar quais as principais caraterísticas da profissão do educador social nos vários contextos existentes, na região do Algarve. Esta é uma investigação de caráter qualitativo. Com a metodologia utilizada pretendeu-se recolher e analisar informações sobre vários temas inerentes à profissão, como o percurso académico e a situação profissional dos educadores, e numa fase posterior, desenvolver os temas considerados pertinentes para a nossa investigação. Os resultados obtidos mostram que a educação social é uma profissão que se revela importante. É possível concluir que os educadores são jovens, que possuem características pessoais e profissionais próprias e que se encontram satisfeitos com a sua licenciatura e a sua profissão. Na nossa investigação também se revelam essenciais questões como a relação formação/mundo do trabalho, a formação contínua dos educadores e a importância do terceiro setor e das suas organizações. Por último, a entidade formadora apresenta um papel fulcral na preparação destes profissionais; é a principal responsável pela criação de uma ligação entre os indivíduos e o mundo de trabalho. A partir das conclusões da investigação foi possível traçar algumas recomendações que consideramos importantes para a melhoria desta profissão.
- Acompanhamento de proximidade social às pessoas e famílias em situação de emergência, vulnerabilidade e exclusão social do concelho de PortimãoPublication . Luz, Suzana Isabel Pacheco Rocha da; Almeida, António Fragoso deO presente trabalho de investigação insere-se no mestrado em Educação Social, da Universidade do Algarve e tem como objetivo compreender a realidade de emergência social do Concelho de Portimão, tendo por base o Serviço de Atendimento e o Acompanhamento Social - SAAS, a celebração e o acompanhamento dos Contratos de Inserção dos Beneficiários da Medida Rendimento Social de Inserção e o Serviço de Emergência Social. Estes problemas sociais respeitam a situações de vulnerabilidade e exclusão social, sendo que o Serviço de Emergência Social exige uma capacidade de perceber todas as realidades circundantes, ou seja, todos os sistemas para melhor os colocar em interação, principalmente no que respeita ao sistema familiar, de modo a intervir com estas famílias para as inserir socialmente, procurando aprofundar os conhecimentos sobre o fenómeno em causa, dando resposta aos problemas e necessidades identificados deste grupo populacional, numa intervenção enquadrada no contexto da autarquia. O método de investigação utilizado neste estudo foi de natureza qualitativa e descritiva. O estudo decorreu no concelho de Portimão, no Algarve, tendo como foco principal o SAAS de Portimão. A análise dos resultados mostra que existem muitos fatores que afetam a dificuldade de inserção social destes beneficiários. Alguns destes fatores estão intrinsecamente ligados à falta de habitação, à falta de formação profissional e à baixa qualificação, que constituem obstáculos à obtenção de determinados postos de trabalho que exigem qualificações. Algumas das estratégias para a inserção laboral incluem o reforço de recursos humanos, para um acompanhamento de maior proximidade com os beneficiários da medida, de modo que se verifique uma integração plena nas valências económica, social e cultural.
- Animação comunitária em meio rural: o caso do centro de convívio de ParisesPublication . Martins, Cláudia de Jesus; Almeida, António Fragoso deAs regiões rurais e serranas do nosso país, têm vindo a apresentar diferentes problemas dignos de reflexão e de intervenção. A maioria dessas problemáticas estão associadas ao envelhecimento da população e ao abandono do território, sendo por isso necessário criar respostas e estratégias adequadas para inverter ou travar esta situação. Parises é um dos sítios da serra do concelho de São Brás de Alportel, que em 2012 sofreu um grande incêndio que queimou metade do seu território e quase toda a zona serrana. A partir dessa altura foi criado um plano de intervenção para auxiliar esta população, no sentido de minimizar o impacto dessa calamidade. Terminado esse plano e devido aos seus bons resultados, a autarquia deu continuidade ao trabalho de animação comunitária, seguindo os mesmos moldes da intervenção anterior. Perante esta realidade, procurou-se com o presente trabalho-projeto apoiado na intervenção realizada, refletir criticamente sobre as atividades realizadas num período de 6 meses e perceber se estas se enquandram, ou não, no âmbito da animação comunitária como estratégia da educação de adultos, averiguando se existe efetivamente desenvolvimento comunitário na população em estudo. Esta investigação seguiu uma metodologia qualitativa de investigação-ação, com recurso às técnicas de observação participante, conversas e entrevistas informais, com uma população de 30 participantes regulares e 8 dinamizadores das atividades. Os dados obtidos foram objeto de uma análise crítica articulada com o enquadramento teórico. Os resultados mostram por um lado, respostas bastante favoráveis quanto à socialização, convivialidade e valorização de uma aprendizagem permanente associadas à ocupação dos seus tempos livres com as atividades realizadas no centro de convívio de Parises. Por outro lado, uma análise mais profunda resultante da observação e da triangulação de dados de outras fontes, mostra que embora se tenha conseguido uma dinâmica interessante nesta comunidade, não existem sinais de uma dinâmica típica de desenvolvimento comunitário e que será necessário reformular alguns pontos da ação comunitária neste território. Ou, alternativamente, apostar num modelo de ação-participação bastante diferente do atual. Deixam-se por isso, várias pistas para um novo ciclo de ação.
- Avós e netos - duas gerações unidas: um projecto de actividades intergeracionais na Aldeia de São José de AlcalarPublication . Duarte, Sara Maria de Jesus; Almeida, António Fragoso deO envelhecimento da população é, como todos sabemos, uma realidade cada vez mais evidente nos dias que correm. Devido às mudanças que foram ocorrendo na nossa sociedade, nem todas as famílias têm possibilidades de cuidar dos seus idosos em casa. Por isso, muitos são os idosos que recorrem a instituições devido a fracos suportes familiares, a dificuldades a nível económico ou a problemas de saúde. Embora o ingresso numa instituição não signifique necessariamente a quebra de laços com a família, a realidade é que infelizmente, nos dias de hoje, é muito frequente o afastamento dos familiares após a institucionalização do idoso. Este afastamento vem, de certo modo, contribuir para que os idosos institucionalizados tenham poucas oportunidades de conviver com as gerações mais novas e, consequentemente, com as crianças dos nossos dias. Quanto às crianças, nem todas têm a oportunidade de conviver com os seus avós e assim ter um contacto mais próximo com os mais velhos. Daí a necessidade crescente de desenvolver iniciativas ou projectos que promovam o relacionamento dos mais velhos com os mais novos, os quais tendem a distanciar-se, cada vez mais, na sociedade actual. Na presente dissertação é apresentado um projecto de actividades intergeracionais, o qual está a ser posto em prática na Aldeia de São José de Alcalar com os idosos institucionalizados em lar e as crianças das salas dos 4 e 5 anos de idades que frequentam a valência de jardim de infância desta Instituição Particular de Solidariedade Social. Deste modo, nas próximas páginas são apresentadas as actividades desenvolvidas durante uma primeira fase do projecto, bem como a avaliação das mesmas. Para além disto, a leitura da presente dissertação permitirá ao leitor perceber a forma como decorreu todo o processo de investigação e implementação desta primeira fase do projecto “Avós e Netos – Duas Gerações Unidas”.
- Dinâmicas do associativismo local: o caso do Grupo Popular das PortelasPublication . Silva, Luciana Rodrigues Furtado da; Almeida, António Fragoso deIntitulada Dinâmicas do Associativismo Local: o caso do Grupo Popular das Portelas, esta dissertação pretende aprofundar o tema do associativismo em contexto local, dando a conhecer a associação Grupo Popular das Portelas e tentando perceber o papel que esta tem vindo a representar na dinamização social, cultural e desportiva da comunidade local onde se insere. Assim, os principais objectivos foram a caracterização do Grupo Popular das Portelas e o conhecimento aprofundado da sua actividade e influência na comunidade onde está sedia-do, os quais se puderam concretizar através da aplicação da metodologia adoptada. No sentido de contextualizar o tema em questão, procurou-se compreender o fenóme-no associativo, começando por reflectir sobre a relação entre Estado e sociedade, de onde se destacou o papel da sociedade civil na actualidade. Foi ainda essencial reflectir sobre a acção colectiva da sociedade civil e sobre o associativismo como expressão organizada dessa mes-ma sociedade civil, tendo-se destacado alguns resultados de estudos já efectuado sobre a rea-lidade portuguesa. Complementou-se ainda essa reflexão explorando conceitos como educa-ção popular, animação comunitária, comunidade, identidade e mudança social. Da análise de dados realizada, pode então afirmar-se que o Grupo Popular das Portelas é fruto de um processo endógeno, que ainda hoje tem um forte cunho local, para o qual é essencial o trabalho voluntário realizado em prol da comunidade, e que, fruto do trabalho rea-lizado, é detentor de um enorme conhecimento sobre a comunidade onde está sediado, poden-do ser um forte aliado na procura de respostas sociais adequadas aos problemas sociais emer-gentes. Por outro lado, contribui para a vivência activa da cidadania e age no sentido da mudança social, dinamizando a população ao nível social, cultural e desportivo.
- Educação Social, entre a intervenção e a mediação. Um Estudo de Caso na Escola Secundária de Vila Real de Santo AntónioPublication . Viegas, Leonor Haydée Vieira Correia; Almeida, António Fragoso deEsta dissertação resulta de uma investigação realizada na Escola Secundária de Vila Real de Santo António, no Algarve. O estudo de caso pretendeu apurar quais as questões que podem motivar uma intervenção ao nível da Educação Social na escola e definir as principais competências do/a Educador/a Social neste contexto. Dos resultados obtidos, destacam-se dois pontos essenciais. Assim, tendo em conta os conflitos que surgem na comunidade escolar, parece ser fundamental que o/a Educador/a Social adquira competências em técnicas de Mediação. Por outro lado, os jovens, e até os adultos que frequentam os Centros de Reconhecimento e Validação de Competências, têm necessidade de definir o seu projecto de vida, o que torna evidente que o Educador Social domine metodologias de Aconselhamento Filosófico, a par dos conhecimentos que adquire ao longo da licenciatura e das competências que vai demonstrando ao longo das suas práticas.
- Uma história de vida, um olhar diferente: a resiliência como um caminho aberto para a reabilitação e integração na sociedadePublication . Nascimento, Rui Lourenço Viegas do; Ramos, Emílio Lucio-Villegas; Almeida, António Fragoso deO trabalho de investigação que ora se apresenta consiste numa dissertação de Mestra-do no domínio da Educação Social e inscreve-se no título Uma História de Vida, um Olhar Diferente - A Resiliência como um Caminho Aberto para a Reabilitação e Integração na Sociedade tendo como objetivos contribuir para a valorização e aprofundamento da temática da deficiência, através de uma História de Vida. Uma História de Vida é sempre um registo único que nos pertence enquanto seres individuais. É a passagem do tempo verbalizada e escrita nos acontecimentos que ficaram para sempre perpetuados em nós. Numa primeira abordagem, este estudo visa fornecer um quadro teórico e conceptual compreensivo que englobe a complexidade de fenómenos que interagem com a temática da Deficiência, percorrendo a revisão bibliográfica existente no âmbito do tema em estudo. Na segunda parte desta investigação, apresenta-se o estudo empírico realizado no âmbito do tema. Esta parte do estudo integra a análise de uma História de Vida em particular e todas as considerações metodológicas inerentes ao processo de abordagem empírica, expli-citando os métodos e as técnicas utilizados pelo investigador na recolha de informação, os procedimentos no tratamento e análise das informações, a apresentação dos resultados e as respetivas conclusões. Nas conclusões lançam-se, ainda, algumas sugestões para trabalhos futuros. Conclui-se este estudo com a evidência de que a Deficiência é um fator determinante na socialização e integração destes indivíduos na sociedade, numa relação dinâmica e dialéti-ca. Todavia, esta é uma área na qual ainda há muito por fazer, havendo ainda um longo cami-nho a percorrer, a começar pela mudança dos pilares em que assentam as mentalidades em Portugal.
- Histórias de vida de educadores de adultos: “O Arquiteto” e “Educação entre o mar e a bola”Publication . Coelho, Aurora Brites Pereira David; Almeida, António Fragoso deEste é o resultado de uma investigação biográfica que teve como base duas biografias de pessoas que construíram o seu caminho profissional dentro da área da “educação de adultos” em Portugal, mesmo que a sua formação de base não tivesse sido essa. Os entrevistados foram escolhidos pelos seus perfis, pois enquanto um esteve ligado à educação de adultos a nível das suas políticas, o outro esteve a nível de terreno, do contato direto com os adultos. Através do cruzamento entre a teoria estudada e a análise das biografias pude não só aprender sobre a evolução da educação de adultos em Portugal, mas sobre as várias dimensões que a constituem. As dimensões foram percepcionadas através do projeto RADIAL ou ainda a alfabetização através de um grupo de trabalhadores de uma fábrica de rolhas de cortiça. São ainda exploradas as características do educador de adultos de um ponto de vista freiriano, tendo como finalidades a mudança e a transformação social.
- Horta Amiga – amizade e solidariedade: um projeto de caráter social, ambiental e educativo na Escola Básica e Secundária de Albufeira (EBSA)Publication . Santos, Cleide Alves dos; Almeida, António Fragoso deO Projeto da Horta Amiga teve como função, incentivar a produção e o consumo de uma alimentação saudável entre os participantes menores, através das atividades desenvolvidas no âmbito da mesma e visou a interação e o convívio entre os grupos, na promoção do respeito pelas diferenças. No campo educativo, o grande desafio da sociedade atual é manter as crianças na escola em segurança e felizes. Muitos alunos se mostram insatisfeitos na escola. É preciso criar meios para que estes estejam motivados se sintam motivados neste espaço, facilitando assim o processo ensino-aprendizagem. Neste relatório foi apresentada uma proposta de intervenção socioeducativa. Esse foi um trabalho desenvolvido entre grupos, no qual contamos com o precioso apoio de três professores dessa instituição educativa de alguns alunos da turma de EE e dos 6ºs anos especificamente. Todos eles tinham idades compreendidas entre 09 e 18 anos no início desse Estágio e frequentaram essa instituição educativa no ano letivo 2014/ 2015. Nas páginas a seguir, serão apresentadas as atividades desenvolvidas.
- Imigrantes luxemburgueses no Algarve: histórias de vidaPublication . Oliveira, Elsa Maria Carvalho de; Monteagudo, José González; Almeida, António Fragoso deUma das particularidades do mundo atual traduz-se numa maior mobilidade de fluxos migratórios internacionais e na emergência de novos países de destino destas movimentações populacionais. Hoje, Portugal é um dos países de destino dessas movimentações migratórias, que nele procuram melhores condições de vida e a realização das suas aspirações. É, pois, neste novo cenário a que temos vindo a assistir ao longo da última década, caracterizada pela entrada e fixação de um número significativo de indivíduos no nosso país, que, atualmente, encontramos uma fração restrita de indivíduos oriundos do Luxemburgo, que representa uma das menores comunidades imigrantes a residir em Portugal, sobretudo no Algarve. Os resultados que se apresentam decorrem de um projeto de investigação sobre a comunidade referida. A problemática sobre a qual se delineou a pesquisa centra-se na compreensão do processo motivacional que levou estes luxemburgueses a trocarem o seu país de origem por Portugal, em particular o Algarve, tendo em conta que o Luxemburgo é um país rico e com uma elevada conjuntura económica, comparativamente a Portugal, país pobre e com um nível conjuntural baixo. A exploração da temática foi realizada mediante a análise dos fatores que condicionaram o envolvimento dos imigrantes luxemburgueses na sociedade portuguesa e a sua ação individual e coletiva na região do algarve. Neste trabalho, pretendeu-se também compreender o papel que a Embaixada do Luxemburgo desempenha na vida destes imigrantes. A estratégia metodológica adotada nesta investigação caracterizou-se pela abordagem qualitativa e pela primazia do paradigma interpretativo. A matéria-prima empírica foi recolhida com base em histórias de vida, a partir de duas entrevistas focalizadas nas trajetórias de imigrantes oriundos do Luxemburgo. A análise das trajetórias de vida desta comunidade de imigrantes (pouco representativa em Portugal) conduziu à elaboração de um sistema de reconstrução das suas memórias e identidades, das dificuldades sentidas na usualmente denominada sociedade de acolhimento, bem como dos seus projetos de vida.