Browsing by Author "Silva, Carlos"
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- Comportamento informacional dos Técnicos de Radiologia: um estudo sobre as necessidades, hábitos e preferências na gestão das fontes de informaçãoPublication . Almeida, Rui; Silva, Carlos; Gama, ZenewtonIntrodução: A prática profissional do Técnico de Radiologia deve ser constantemente revista e questionada com base nas melhores evidências científicas, potenciando a melhoria da qualidade do serviço e a segurança do utente. Desta forma, o objetivo deste trabalho de investigação consistiu em analisar o comportamento informacional dos técnicos de radiologia durante a sua prática clínica. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo do tipo descritivo, tendo-se recorrido à aplicação de um inquérito por questionário auto-aplicativo a todos os técnicos de radiologia a exercerem funções nos serviços de radiologia da região do Algarve (Portugal) de médio ou grande dimensão. Resultados: Os participantes (n=62, taxa de resposta de 61.4%) pertenciam a quatro serviços de radiologia e indicaram que as fontes de informação mais utilizadas pelos técnicos de radiologia são os motores de busca na Internet (48.4%), seguidos pela consulta a colegas mais experientes (38.7%) e sites de saúde ou outras ferramentas de pesquisa médica (37.1%). 9.7% não utilizou qualquer fonte de informação no último mês. Além disso, constatou-se que as dúvidas mais frequentes no contexto clínico do técnico de radiologia são relativas ao princípio da “Otimização” (29.8%), aos “Parâmetros técnicos de aquisição” (16.1%) e ao princípio da Justificação (13.7%). Conclusão: Os técnicos de radiologia devem melhorar os seus estadios de desenvolvimento no processo de busca de informações, através de capacitação adequada, de forma a garantirem o suporte e estratégias necessárias ao aumento da eficácia na pesquisa de informações úteis para uma prática clínica de excelência.
- Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativaPublication . Almeida, Rui; Silva, Carlos; Vicente, Bianca; Abrantes, António; Miranda, DulceO objetivo principal desta revisão narrativa consiste em discutir as tendências, desafios e oportunidades na educação e formação contínua dos Técnicos de Radiologia (TRad), sobretudo numa perspetiva póspandémica que poderá potenciar a remodelação das oportunidades de formação. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados, complementado com a utilização de recursos disponíveis online em associações e sociedades científicas e profissionais desta área do conhecimento. Os critérios de exclusão incluíram artigos não publicados em inglês, anteriores a 2013 e sem contribuições no campo da educação à distância ou da aprendizagem ativa. A educação e formação contínua no campo da radiologia tem sofrido um processo de readaptação, e as habituais oportunidades de aprendizagem no formato presencial (em sala de aula, laboratórios de simulação e ambientes clínicos) foram rapidamente transformadas em oportunidades de ensino à distância, levando ao surgimento de modelos de ensino e formação inovadores. Assim, as evidências mais recentes revelaram que as estratégias centradas no formando, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em jogos, quando aplicadas na educação de profissionais da saúde, permitiram a obtenção de resultados positivos e muito promissores. A adequada preparação dos TRad depende da aplicação de metodologias eficazes de ensino que permitam um excelente desempenho clínico e a manutenção de elevados padrões de qualidade e segurança. A aprendizagem baseada em jogos parece ser eficaz para aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes e deve ser considerada como uma potencial ferramenta sistemática neste campo.
- Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativaPublication . Almeida, Rui; Silva, Carlos; Vicente, Bianca; Abrantes, António; Miranda, DulceO objetivo principal desta revisão narrativa consiste em discutir as tendências, desafios e oportunidades na educação e formação contínua dos Técnicos de Radiologia (TRad), sobretudo numa perspetiva póspandémica que poderá potenciar a remodelação das oportunidades de formação. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados, complementado com a utilização de recursos disponíveis online em associações e sociedades científicas e profissionais desta área do conhecimento. Os critérios de exclusão incluíram artigos não publicados em inglês, anteriores a 2013 e sem contribuições no campo da educação à distância ou da aprendizagem ativa. A educação e formação contínua no campo da radiologia tem sofrido um processo de readaptação, e as habituais oportunidades de aprendizagem no formato presencial (em sala de aula, laboratórios de simulação e ambientes clínicos) foram rapidamente transformadas em oportunidades de ensino à distância, levando ao surgimento de modelos de ensino e formação inovadores. Assim, as evidências mais recentes revelaram que as estratégias centradas no formando, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em jogos, quando aplicadas na educação de profissionais da saúde, permitiram a obtenção de resultados positivos e muito promissores. A adequada preparação dos TRad depende da aplicação de metodologias eficazes de ensino que permitam um excelente desempenho clínico e a manutenção de elevados padrões de qualidade e segurança. A aprendizagem baseada em jogos parece ser eficaz para aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes e deve ser considerada como uma potencial ferramenta sistemática neste campo.
- Effect of informed consent for administration of intravenous contrast material in the anxiety level of patients submitted to computed tomography examsPublication . Azevedo, Kevin; Abrantes, António; Ribeiro, Luís; Almeida, Rui; Silva, CarlosPurpose: Evaluation and relation of the state and trait anxiety level in patients before the delivery of informed consent with patients after that, and the evaluation of eventual relations between psychometric tests and sociodemographic characteristics. Methods and Materials: The present study is quasi-experimental. The total sample of 161 patients was divided in a control group and an experimental group, and then state-trait anxiety inventory was applied to both, after the sociodemographic interview and always after the consent of participation of the patient. Results: At a 95 % confidence interval, the intergroup difference between means of state anxiety ranged from -0.929 and -0.810. The value of t student test was -28.701 (df = 159 and 2-tail sig = 0.000). On the other hand, the intergroup difference between means of trait anxiety ranged from -0.141 and -0.022. The value of t student test was -2.722 (df = 159 e 2-tail sig = 0.007). Application of Spearman’s Ro revealed the correlation between values of state and trait anxiety based in a non-normal approximation: for control group 0.409 (sig = 0.000) and for experimental group 0.321 (sig = 0.004), whereas it did not reveal any statistically significant correlation between sociodemographic characteristics and psychometric tests. Conclusion: There exists a significant intergroup difference between the anxiety state and the anxiety trait. A significant correlation is verified between state and trait anxiety within each group, what is not verified between psychometric tests and sociodemographic characteristics.
- Influência das redes sociais na formação escolarPublication . Abrantes, António; Ribeiro, Luís; Silva, Carlos; Rodrigues, Sónia; Almeida, Rui; Azevedo, Kevin; Reis, Mónica; Madeira, MélanieA formação académica, enquanto processo histórico e social de formação humana, permite a aquisição dos conhecimentos essenciais para o desempenho profissional, assim como as ferramentas que permitem a construção da identidade profissional dos indivíduos. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. De acordo com Bourdieu, as instituições na sua tarefa de formar os sujeitos sociais, não é neutra, mas exerce um papel político nesta formação, no sentido de seu comprometimento – do ponto de vista da reprodução ideológica – na formação dos sujeitos.
- Manual da qualidade e abordagem por processos: o caso de uma sala de mamografiaPublication . Almeida, Rui; Silva, Carlos; Fernandes, Ana; Abrantes, António; Ribeiro, Luís; Azevedo, KevinA aplicação de ferramentas de Gestão ao Serviço de Radiologia pode representar um papel significativo na melhoria dos procedimentos realizados, nomeadamente os de uma sala de Mamografia Digital, uma vez que através de um controlo eficiente dos processos, é possível alcançar os objectivos a que o serviço se propôs. Neste âmbito, as auditorias, bem como a sua abordagem por processos, assumem um papel cada vez mais fundamental para a melhoria dos cuidados prestados, através da normalização e aperfeiçoamento dos processos auditados. Para tal, é essencial que todas as normas e processos sejam parte constituinte de um Manual da Qualidade, já que este deve representar um elemento de referência e uniformização dos métodos a aplicar na Gestão da Qualidade, designadamente no que se refere à satisfação do utente e à optimização dos processos.
- Melhoria da qualidade como ferramenta potenciadora de implementação de boas práticas e de otimização da imagem radiológicaPublication . Almeida, Rui; Gama, Zenewton; Saturno-Hernandez, Pedro; Silva, CarlosO acesso aos serviços de saúde aumentou em todo o mundo, mas a qualidade da assistência prestada ainda é um desafio de saúde global (Scott, Phil & Jha, 2014). Neste campo, é de salientar o trabalho desenvolvido na década de 60 por Avedis Donabedian, na transposição dos modelos da qualidade do sector industrial para um modelo unificado no sector da saúde, o qual teve um contributo considerável para a construção conceptual dos diversos modelos de sistemas da qualidade atualmente existentes (Cabral, Colaço & Guerreiro, 2001; Macedo & Rodrigues, 2009). Entre estes, salientam-se alguns comumente adotados pelas organizações de saúde, que são os modelos da EFQM (European Foundation for Quality Management), ISO (International Organization for Standardization), JCAHO (Joint Commission on Accreditation of Health Care Organisations) e King’s Fund Organisational Audit (Cabral, Colaço & Guerreiro, 2001).
- Patient´s knowledge about radiation and radiological protectionPublication . Pinheiro, João; Ribeiro, Luís; Rodrigues, Sónia Isabel do Espírito Santo; Abrantes, António; Silva, Carlos; Almeida, RuiPurpose: To obtain and analyse patient´s knowledge and perceptions regarding radiation exposure, from both natural and man-made radiation of medical procedures and interventions. Verify if patients worry about their exposure when undergoing medical exams, are aware of associated risks and means of radiological protection and if their knowledge on medical radiation exposure affects their own decisions. Methods and Materials: On a medical environment a self-applied questionnaire was used as instrument and assigned to patients who would undergo medical imaging exams involving ionising radiation. A total of 300 valid questionnaires were interpreted and statistically analysed through descriptive statistics and Phi & Cramer´s V correlation tests. Results: 44.3% of patients believe most of their exposure derives from electronic appliances and 25% from medical imaging exams, while patient´s with higher education levels tend to consider is comes from the environment. The great majority of patients (95%) consider that only certified personnel should operate medical imaging equipment, but 74% never ask for their qualifications. 66.3% of patients claim that Technologists have more education on radiological protection and about 60% of patients rarely or never worry about radiation exposure when undergoing medical imaging exams. Conclusion: Patients overestimate the risks of industrial radiation exposure while they underestimate the associated risks of medical radiation exposure and the Technologist´s ability to reduce the inherent radiation exposure of medical imaging exams. Patient´s knowledge on radiation and radiological protection is based more on perceptions and beliefs, rather than factual knowledge.
- Qualidade em radiologia: análise da percepção da qualidade e satisfação em dois serviços de radiologia distintos, segundo os utentes da consulta externaPublication . Almeida, Rui; Silva, Carlos; Ribeiro, Luís; Abrantes, António; José, Helena; Ribeiro, AnabelaA elaboração deste trabalho deveu-se à necessidade de avaliar a qualidade percebida e a satisfação dos utentes/doentes de dois serviços de Radiologia distintos, sendo um deles certificados pelas normas ISO 9001:2000 e outro não certificado. O principal objectivo consistiu em avaliar o desempenho desses serviços de Radiologia e verificar se, na prática, um serviço com o sistema de gestão da qualidade (SGQ) implementado, se traduzia numa maior qualidade e satisfação dos serviços prestados, na perspectiva dos utentes/doentes. É um estudo quantitativo de natureza comparativa e descritivo-correlacional e a metodologia utilizada teve por base um questionário dirigido aos utentes da Consulta Externa baseado numa escala SERVPERF modificada - um instrumento usado para medir a qualidade dos serviços na perspectiva dos utilizadores, baseado nas dimensões dos atributos da qualidade. Os resultados obtidos não confirmaram as dimensões originais da escala SERVPERF, sendo que a qualidade dos serviços de Radiologia foi explicada com base em 5 de 6 novas dimensões. De relevar que os níveis de percepção da Qualidade e da Satisfação, em termos gerais, dos serviços estudados, apresentam-se mais influenciadas pelos atributos relacionados com a “Atenção personalizada em termos gerais” e com as situações de ausência de “Rigor do Serviço de Radiologia”, nos aspectos formais e informais. Não foram encontradas diferenças significativas nos níveis de percepção entre os dois hospitais pelo que se pode concluir que a implementação de um SGQ, não se traduziu num aumento da qualidade e satisfação dos utentes.
- Radiographers perceptions of magnetic resonance imaging: a study of the causes that lead to the exams repetitionPublication . Filipe, Tiago; Ribeiro, Luís; Almeida, Rui; Rodrigues, Sónia Isabel do Espírito Santo; Azevedo, Kevin; Silva, Carlos; Abrantes, AntónioPurpose: To know how often occur the repetitions of MRI exams and sequences in radiology departments. Methods and Materials: A self applied-questionnaire was used as instrument and assigned to 57 radiographers who performed MRI exams to determine which were the causes that lead to the repetition. The questionnaires were interpreted and statistically analyzed through descriptive statistics and Spearman’s rho correlations. Results: At a 95% confidence interval, the major results suggest that the patient’s movement during de MRI exams is the main cause to repeat this exams (mean of 3.88 on a 5 points likert scale). However, there are causes related to the radiographer’s and the results showed that the introduction of wrong imaging parameters by the performer are a major cause too (N=26). Spearman rho correlations between radiographer’s time of experience and frequency of MRI exams repetitions were poor and not significant (r=0.141; p=0.297). The correlations between radiographer’s tiredness and frequency of MRI exams repetitions were negative, weak and not significant (r= -0.151; p=0.263). Conclusion: The patients’ movement may disrupt the examination or degrade the images with artifacts. The level of experience doesn’t influence the repetitions of MRI exams, it seems that seniors radiographers don’t have improvements in performance as it should be expected. It’s recommendable to do training courses regularly to improve the performance and systematically evaluate. Several features will need to be identified which would decrease the MRI exams repetitions.