Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Permanent URI for this community
News
a definir... (FCHS)
http://www.fchs.ualg.pt/
Browse
Browsing Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
Now showing 1 - 10 of 35
Results Per Page
Sort Options
- Academia HUBEL – Atração de talentos e formaçãoPublication . Bota, José Eduardo da Piedade; Monteiro, Ileana PardalA atração de talentos e formação têm vindo a adquirir nos últimos anos cada vez mais, uma maior relevância no contexto empresarial. Com isto em mente, surgiu no Grupo Hubel, a ideia da criação de uma Academia, com o intento de tornar o Grupo mais atrativo e competitivo. Sendo a atração de jovens talentos um dos objetivos da Academia, pretende-se através da aproximação ao meio académico promover parcerias e protocolos com universidades, divulgando a imagem corporativa do Grupo e levando assim, potenciais candidatos a integrarem a Academia HUBEL. Outro dos objetivos da Academia é a formação, nomeadamente de pessoas não pertencentes ao grupo HUBEL, na perspetiva de partilhar o conhecimento existente, permitindo a formação teórica e prática. Esta iniciativa pretende promover e apoiar o empreendedorismo, formando, aconselhando e divulgando sistemas de incentivo a empreendedores. As ações de formação da Academia visam igualmente dar resposta à necessidade de formação dos seus colaboradores. O presente projeto teve como objetivo apoiar a criação e o desenvolvimento da Academia HUBEL. As tarefas desenvolvidas focaram-se nas atividades de formação e captação de talentos, no sentido de apoiar a criação da Academia e o desenvolvimento de ferramentas que permitirão uma futura certificação como entidade formadora reconhecida pela DGERT. A aplicação de um questionário a alunos da Universidade do Algarve, de diferentes áreas curriculares permitiu ter uma ideia do conhecimento destes relativamente ao Grupo HUBEL. A maioria dos alunos desconhece o grupo HUBEL, nomeadamente os que frequentam os cursos de Marketing e Engenharia Informática. O curso de Agronomia foi o que apresentou maior frequência de alunos com conhecimento acerca do grupo. Relativamente à imagem global do grupo HUBEL no mercado, a opinião que prevalece é a de uma boa e muito boa imagem. Os principais atributos do grupo HUBEL reconhecidos pelos alunos são a sua atualidade, competência, expansão, qualidade, credibilidade, experiência e inovação.
- A actividade cultural em Tavira durante o Estado Novo: “política do espírito”, programa museológico e associativismoPublication . Santos, Miguel Alexandre Peres dos; Oliveira, António PauloO presente estudo é resultado de uma investigação centrada na análise da perspectiva do Estado Novo português sobre a vida cultural no concelho de Tavira, pretende-se determinar, também, de que forma a “Política do Espírito” foi concretizada neste espaço geográfico e político, por outro lado, pretende-se esclarecer como as organizações corporativas do Estado e o associativismo local complementaram o ambiente sociocultural local e o seu alcance a nível regional e nacional. A investigação divide-se em duas fases distintas, numa primeira fase, inquire-se sobre a viabilidade e o alcance da política cultural oficial dirigida ao povo, denominada por António Ferro como “Política do Espírito”. Na segunda fase do estudo, procurou-se verificar os contornos culturais do aparelho corporativo do Estado, nomeadamente as Casas do Povo e também dos projectos associativos e culturais da sociedade civil, ou seja, até que ponto a estratégia oficial do regime para a hegemonia cultural não implicaram a existência de projectos alternativos nos vários campos da cultura.
- Avaliação das estratégias de Coping dos Bombeiros do Algarve e sua influência na resiliênciaPublication . Dias, Isa Dora do Carmo Alves; Monteiro, Ileana Pardal; Ângelo, Rui PedroO presente estudo pretende avaliar as estratégias de coping utilizadas pelos bombeiros algarvios após vivência de um incidente crítico no seu contexto profissional. Ao mesmo tempo equaciona a possível relação existente entre a utilização de determinadas estratégias de coping com um maior nível de resiliência. A investigação tem por base os modelos de estratégias de coping (Lazarus & Folkman, 1984; Carver et al, 1989; Riolli et al., 2010) relacionando-os com as teorias de resiliência (Mancini & Bonnano, 2006; Jardim & Pereira, 2006). Desta forma, para avaliar as estratégias de coping e a resiliência, foram utilizadas respetivamente, a Escala Brief COPE (Pais Ribeiro & Rodrigues, 2004) e a Escala de Avaliação Global da Resiliência (Jardim & Pereira, 2006). Os resultados obtidos demonstraram que as estratégias de coping ativas/positivas estão correlacionadas com níveis de resiliência mais elevados nos bombeiros, bem como estratégias de coping passivas/negativas se correlacionam com níveis mais baixos de resiliência. Ao nível das variáveis sócio-demográficas, verificou-se apenas influência da escolaridade, sendo que habilitações mais elevadas estavam correlacionadas com níveis mais altos de resiliência nestes indivíduos. Desta forma, a presente investigação pretende ser um importante contributo no domínio da resiliência nos bombeiros, na medida em que os resultados apoiam a relevância da utilização de determinadas estratégias de coping em detrimento de outras. Neste sentido, o estudo suporta empiricamente a possível criação de um programa de treino/intervenção de estratégias de coping específicas junto dos bombeiros, no sentido de promover a sua resiliência em situações de crise futura.
- Conduta e clima de segurança: construção e aplicação de um código de ética e conduta na MetalofarensePublication . Santos, Vera Lúcia Gonçalves dos; Sousa, CátiaA evolução das empresas depende cada vez mais da adoção de condutas pautadas pela sinceridade, humildade e preservação dos direitos das pessoas. Para além disso, a existência de um clima de segurança física e psicossocial que conduza a comportamentos de segurança e que suprima o incumprimento de normas é, um dos principais fatores que contribuem para um ambiente de trabalho saudável e para uma maior satisfação profissional. Este projeto, realizado na empresa Metalofarense, tem como objetivos: 1) realizar um diagnóstico sobre as condutas de segurança, e seus efeitos na satisfação profissional; e 2) a construção de um Código de Ética e Conduta. Com uma amostra de 38 colaboradores da Metalofarense (33 homens e 5 mulheres), com idades compreendidas entre os 30 e os 64 anos (M = 46.97; DP = 8.5), os resultados mostram que o clima de segurança é um forte preditor dos comportamentos de segurança, e que o clima e os comportamentos de segurança influenciam a satisfação profissional. Deste modo, o Código de Ética e Conduta permitirá orientar os comportamentos considerados adequados e em conformidade com a cultura da organização, reforçando a preocupação da empresa por um ambiente de trabalho ético, seguro, justo e saudável, contribuindo para uma maior satisfação no trabalho.
- Determinantes do comportamento de segurança e burnout dos enfermeiros em contexto de hemodiálisePublication . Mateus, Mário Luis Alves; Sousa, CátiaO desenvolvimento de ambientes de trabalho seguros e saudáveis é um fator primordial para o sucesso organizacional, em particular nas atividades profissionais sujeitas a riscos elevados, como é o caso da Enfermagem. Este estudo tem como objetivos analisar os efeitos do clima de segurança física e psicossocial e da perceção de risco, mediados pela autoeficácia, sobre o burnout, assim como os efeitos do burnout sobre os comportamentos de segurança no contexto da Enfermagem em Hemodiálise. Foi ainda objetivo identificar práticas de redução do Burnout. Com recurso a uma amostra de 320 Enfermeiros (211 mulheres e 109 homens) com idades compreendidas entre os 22 e os 66 anos, os resultados mostram que o clima de segurança e a perceção de risco influenciam a síndrome de Burnout, o que se reflete, tanto no comportamento de segurança física como psicossocial. A criação de programas de saúde e bem-estar, bem como aspetos relacionados com a gestão de horários, foram as principais práticas mencionadas, tendo em vista a redução do Burnout. Este estudo reforça assim a importância da promoção do clima de segurança nas organizações, para uma melhoria do desempenho dos recursos humanos.
- Diagnóstico da gestão cultural nos Municípios do Algarve central entre 2000-2010: Silves, Albufeira, Loulé e FaroPublication . Sequeira, João Filipe Guerreiro; Mendes, António Rosa; Queiroz, JoséO presente estudo tem como objetivo a realização de um diagnóstico sobre a prática da gestão cultural em quatro municípios algarvios, durante um período de dez anos, em concreto de 2000 a 2010. Pretende-se caracterizar e avaliar a existência, ou não, de estratégias, que estratégias foram implementadas, que resultados foram obtidos e que aspetos deverão ser tomados em consideração relativamente ao futuro da promoção e da difusão da cultura. Na atualidade, a Gestão Cultural assume um papel preponderante no desenvolvimento económico e social das comunidades locais. Contudo, apesar do reconhecimento da sua importância, é com grande inexperiência que se gere a cultura nacional, não só numa perspetiva imediata, mas também de modo continuado. Uma Gestão Cultural efetiva necessita de um foco específico, com vista a garantir o seu futuro sucesso e a organizar para conhecer e conhecer para atuar, de forma adequada e indispensável. A história da evolução da gestão cultural, através da aplicação de um método de conhecimento ao nível da Gestão Cultural, em quatro municípios do Algarve central serve de mote para a reflexão sobre a necessidade da existência de instrumentos de apoio à persecução dos objetivos definidos no âmbito da gestão cultural a curto, médio e longo prazo, no que diz respeito às políticas, às estruturas culturais municipais e às manifestações culturais. Recorreu-se a uma metodologia adequada ao objetivo do presente trabalho, baseada em fontes bibliográficas e em inquéritos e entrevistas aplicados ao objeto de estudo. Concluiu-se que Loulé e Faro dispõem de estratégias de Gestão Cultural, em Silves, a esta é limitada pelos recursos financeiros e, em Albufeira, não se pratica Gestão Cultural, já que as manifestações programadas neste âmbito são pontuais. Neste sentido, acredita-se que a Gestão Cultural num município deve assentar em projetos de dinamização cultural de longa duração e com uma base sólida, que proporcionem um desenvolvimento cultural sustentável.
- Dificuldades, afetos e estratégias na gestão da interação trabalho-famíliaPublication . Brito, Ana Rita Henrique; Gonçalves, GabrielaOs Conflitos trabalho-família e família-trabalho são conflitos entre papéis cujos constrangimentos originados pelo trabalho e pela família são mutuamente incompatíveis. Este trabalho teve como objetivo analisar a culpa, perdas, aspirações e dificuldades face aos conflitos pessoais inerentes à dicotomia trabalho-família, assim como as estratégias para evitar e lidar com tais conflitos. Este é um estudo com recurso a metodologia mista, baseado em medidas quantitativas e qualitativas aplicadas em contexto de entrevistas semiestruturadas, no qual participaram 63 indivíduos (31 Homens e 32 Mulheres), com idades compreendidas entre os 28 e os 52 anos, empregado/as e com filho/a(s). Conclui-se que apesar de não haver um elevado grau de culpabilização face às escolhas e perdas efetuadas em função dos conflitos em estudo, as mulheres sentem maior perda e culpa e maior dificuldade em conciliar trabalho e família. A problemática da falta do tempo necessário para dedicar às famílias e/ou às aspirações profissionais é a mais referenciada pela amostra em estudo.
- Empresas Pet-Friendly: efeitos na perceção de responsabilidade social e comprometimento organizacionalPublication . Esperança , Juliana Teresa Belo do Carmo; Sousa, CátiaA presença de animais nas organizações é um tema que tem vindo a ganhar importância nos últimos anos. Sendo as empresas um “mundo” em constante evolução e inovação, e de modo a acompanharem as tendências dos seus stakeholders, esta investigação tem como objetivo analisar o impacto que a implementação de práticas associadas à presença de animais de estimação no local de trabalho tem em variáveis como a perceção de responsabilidade social e comprometimento organizacional, tendo como variável mediadora as atitudes face aos animais. Com uma amostra de 177 participantes, dos quais 78% (n = 138) são do género feminino e 22% (n = 39) são do género masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos (M = 38.56; DP = 12.11), os resultados mostram que a presença de animais no local de trabalho tem um impacto positivo na perceção de responsabilidade social e no comprometimento organizacional dos colaboradores. Os locais de trabalho são hoje caracterizados por um clima de tensão e stresse, pelo que a promoção de ambientes de trabalho saudáveis se reveste de extrema importância, nomeadamente para a gestão de recursos humanos.
- Fatores potenciadores de lesões músculo-esqueléticas e seus efeitos no burnout, satisfação profissional e bem-estar psicológico: o caso dos enfermeirosPublication . Melo, Emanuel Jorge de Mendonça e; Sousa, CátiaA ausência de comportamentos associados à concretização e promoção do clima e das normas de segurança, nomeadamente em profissões de enfermagem, pode potenciar determinadas consequências, não só a nível físico, como por exemplo, lesões músculoesqueléticas, mas também a nível psicológico, conduzindo ao burnout e a uma redução da satisfação profissional e do bem-estar psicológico. Dada a pertinência deste tema, este trabalho de investigação tem como objetivos analisar: 1) a influência do clima de segurança física, dos comportamentos de segurança, da perceção de risco e do incumprimento de normas, nas lesões músculo-esqueléticas; e 2) a influência das lesões músculo-esqueléticas no burnout, satisfação profissional e no bem-estar psicológico, de enfermeiros. Através de uma amostra de 358 enfermeiros Portugueses, os resultados mostram que as variáveis relacionadas ao clima e comportamentos de segurança, bem como a perceção de risco e incumprimento de normas, influenciam a ocorrência de lesões músculo-esqueléticas, e que estas são um forte preditor do burnout, da satisfação profissional e do bem-estar psicológico. Considerando a influência que estas variáveis têm no desempenho dos seus recursos humanos, é crucial que as organizações desenvolvam e promovam ambientes de trabalho saudáveis, que visem aumentar o bem-estar físico e psicológico dos seus colaboradores, nomeadamente, em profissionais de alto risco, como é o caso dos enfermeiros.
- Formaçao de público para o cinemaPublication . Lobo, Maria da Graça da Silva; Gamito, Teresa Júdice; Reia-Baptista, VictorNo âmbito do Mestrado Europeu em Gestão Cultural, motivada para encontrar um campo de intervenção na área da cultura, e tendo em conta a minha própria experiência e os meus interesses, surgiu-me a ideia da criação de um projecto de formação de público para o cinema.