Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Permanent URI for this community
News
a definir... (FCHS)
http://www.fchs.ualg.pt/
Browse
Browsing Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
Now showing 1 - 20 of 35
Results Per Page
Sort Options
- Academia HUBEL – Atração de talentos e formaçãoPublication . Bota, José Eduardo da Piedade; Monteiro, Ileana PardalA atração de talentos e formação têm vindo a adquirir nos últimos anos cada vez mais, uma maior relevância no contexto empresarial. Com isto em mente, surgiu no Grupo Hubel, a ideia da criação de uma Academia, com o intento de tornar o Grupo mais atrativo e competitivo. Sendo a atração de jovens talentos um dos objetivos da Academia, pretende-se através da aproximação ao meio académico promover parcerias e protocolos com universidades, divulgando a imagem corporativa do Grupo e levando assim, potenciais candidatos a integrarem a Academia HUBEL. Outro dos objetivos da Academia é a formação, nomeadamente de pessoas não pertencentes ao grupo HUBEL, na perspetiva de partilhar o conhecimento existente, permitindo a formação teórica e prática. Esta iniciativa pretende promover e apoiar o empreendedorismo, formando, aconselhando e divulgando sistemas de incentivo a empreendedores. As ações de formação da Academia visam igualmente dar resposta à necessidade de formação dos seus colaboradores. O presente projeto teve como objetivo apoiar a criação e o desenvolvimento da Academia HUBEL. As tarefas desenvolvidas focaram-se nas atividades de formação e captação de talentos, no sentido de apoiar a criação da Academia e o desenvolvimento de ferramentas que permitirão uma futura certificação como entidade formadora reconhecida pela DGERT. A aplicação de um questionário a alunos da Universidade do Algarve, de diferentes áreas curriculares permitiu ter uma ideia do conhecimento destes relativamente ao Grupo HUBEL. A maioria dos alunos desconhece o grupo HUBEL, nomeadamente os que frequentam os cursos de Marketing e Engenharia Informática. O curso de Agronomia foi o que apresentou maior frequência de alunos com conhecimento acerca do grupo. Relativamente à imagem global do grupo HUBEL no mercado, a opinião que prevalece é a de uma boa e muito boa imagem. Os principais atributos do grupo HUBEL reconhecidos pelos alunos são a sua atualidade, competência, expansão, qualidade, credibilidade, experiência e inovação.
- A actividade cultural em Tavira durante o Estado Novo: “política do espírito”, programa museológico e associativismoPublication . Santos, Miguel Alexandre Peres dos; Oliveira, António PauloO presente estudo é resultado de uma investigação centrada na análise da perspectiva do Estado Novo português sobre a vida cultural no concelho de Tavira, pretende-se determinar, também, de que forma a “Política do Espírito” foi concretizada neste espaço geográfico e político, por outro lado, pretende-se esclarecer como as organizações corporativas do Estado e o associativismo local complementaram o ambiente sociocultural local e o seu alcance a nível regional e nacional. A investigação divide-se em duas fases distintas, numa primeira fase, inquire-se sobre a viabilidade e o alcance da política cultural oficial dirigida ao povo, denominada por António Ferro como “Política do Espírito”. Na segunda fase do estudo, procurou-se verificar os contornos culturais do aparelho corporativo do Estado, nomeadamente as Casas do Povo e também dos projectos associativos e culturais da sociedade civil, ou seja, até que ponto a estratégia oficial do regime para a hegemonia cultural não implicaram a existência de projectos alternativos nos vários campos da cultura.
- Avaliação das estratégias de Coping dos Bombeiros do Algarve e sua influência na resiliênciaPublication . Dias, Isa Dora do Carmo Alves; Monteiro, Ileana Pardal; Ângelo, Rui PedroO presente estudo pretende avaliar as estratégias de coping utilizadas pelos bombeiros algarvios após vivência de um incidente crítico no seu contexto profissional. Ao mesmo tempo equaciona a possível relação existente entre a utilização de determinadas estratégias de coping com um maior nível de resiliência. A investigação tem por base os modelos de estratégias de coping (Lazarus & Folkman, 1984; Carver et al, 1989; Riolli et al., 2010) relacionando-os com as teorias de resiliência (Mancini & Bonnano, 2006; Jardim & Pereira, 2006). Desta forma, para avaliar as estratégias de coping e a resiliência, foram utilizadas respetivamente, a Escala Brief COPE (Pais Ribeiro & Rodrigues, 2004) e a Escala de Avaliação Global da Resiliência (Jardim & Pereira, 2006). Os resultados obtidos demonstraram que as estratégias de coping ativas/positivas estão correlacionadas com níveis de resiliência mais elevados nos bombeiros, bem como estratégias de coping passivas/negativas se correlacionam com níveis mais baixos de resiliência. Ao nível das variáveis sócio-demográficas, verificou-se apenas influência da escolaridade, sendo que habilitações mais elevadas estavam correlacionadas com níveis mais altos de resiliência nestes indivíduos. Desta forma, a presente investigação pretende ser um importante contributo no domínio da resiliência nos bombeiros, na medida em que os resultados apoiam a relevância da utilização de determinadas estratégias de coping em detrimento de outras. Neste sentido, o estudo suporta empiricamente a possível criação de um programa de treino/intervenção de estratégias de coping específicas junto dos bombeiros, no sentido de promover a sua resiliência em situações de crise futura.
- Conduta e clima de segurança: construção e aplicação de um código de ética e conduta na MetalofarensePublication . Santos, Vera Lúcia Gonçalves dos; Sousa, CátiaA evolução das empresas depende cada vez mais da adoção de condutas pautadas pela sinceridade, humildade e preservação dos direitos das pessoas. Para além disso, a existência de um clima de segurança física e psicossocial que conduza a comportamentos de segurança e que suprima o incumprimento de normas é, um dos principais fatores que contribuem para um ambiente de trabalho saudável e para uma maior satisfação profissional. Este projeto, realizado na empresa Metalofarense, tem como objetivos: 1) realizar um diagnóstico sobre as condutas de segurança, e seus efeitos na satisfação profissional; e 2) a construção de um Código de Ética e Conduta. Com uma amostra de 38 colaboradores da Metalofarense (33 homens e 5 mulheres), com idades compreendidas entre os 30 e os 64 anos (M = 46.97; DP = 8.5), os resultados mostram que o clima de segurança é um forte preditor dos comportamentos de segurança, e que o clima e os comportamentos de segurança influenciam a satisfação profissional. Deste modo, o Código de Ética e Conduta permitirá orientar os comportamentos considerados adequados e em conformidade com a cultura da organização, reforçando a preocupação da empresa por um ambiente de trabalho ético, seguro, justo e saudável, contribuindo para uma maior satisfação no trabalho.
- Determinantes do comportamento de segurança e burnout dos enfermeiros em contexto de hemodiálisePublication . Mateus, Mário Luis Alves; Sousa, CátiaO desenvolvimento de ambientes de trabalho seguros e saudáveis é um fator primordial para o sucesso organizacional, em particular nas atividades profissionais sujeitas a riscos elevados, como é o caso da Enfermagem. Este estudo tem como objetivos analisar os efeitos do clima de segurança física e psicossocial e da perceção de risco, mediados pela autoeficácia, sobre o burnout, assim como os efeitos do burnout sobre os comportamentos de segurança no contexto da Enfermagem em Hemodiálise. Foi ainda objetivo identificar práticas de redução do Burnout. Com recurso a uma amostra de 320 Enfermeiros (211 mulheres e 109 homens) com idades compreendidas entre os 22 e os 66 anos, os resultados mostram que o clima de segurança e a perceção de risco influenciam a síndrome de Burnout, o que se reflete, tanto no comportamento de segurança física como psicossocial. A criação de programas de saúde e bem-estar, bem como aspetos relacionados com a gestão de horários, foram as principais práticas mencionadas, tendo em vista a redução do Burnout. Este estudo reforça assim a importância da promoção do clima de segurança nas organizações, para uma melhoria do desempenho dos recursos humanos.
- Diagnóstico da gestão cultural nos Municípios do Algarve central entre 2000-2010: Silves, Albufeira, Loulé e FaroPublication . Sequeira, João Filipe Guerreiro; Mendes, António Rosa; Queiroz, JoséO presente estudo tem como objetivo a realização de um diagnóstico sobre a prática da gestão cultural em quatro municípios algarvios, durante um período de dez anos, em concreto de 2000 a 2010. Pretende-se caracterizar e avaliar a existência, ou não, de estratégias, que estratégias foram implementadas, que resultados foram obtidos e que aspetos deverão ser tomados em consideração relativamente ao futuro da promoção e da difusão da cultura. Na atualidade, a Gestão Cultural assume um papel preponderante no desenvolvimento económico e social das comunidades locais. Contudo, apesar do reconhecimento da sua importância, é com grande inexperiência que se gere a cultura nacional, não só numa perspetiva imediata, mas também de modo continuado. Uma Gestão Cultural efetiva necessita de um foco específico, com vista a garantir o seu futuro sucesso e a organizar para conhecer e conhecer para atuar, de forma adequada e indispensável. A história da evolução da gestão cultural, através da aplicação de um método de conhecimento ao nível da Gestão Cultural, em quatro municípios do Algarve central serve de mote para a reflexão sobre a necessidade da existência de instrumentos de apoio à persecução dos objetivos definidos no âmbito da gestão cultural a curto, médio e longo prazo, no que diz respeito às políticas, às estruturas culturais municipais e às manifestações culturais. Recorreu-se a uma metodologia adequada ao objetivo do presente trabalho, baseada em fontes bibliográficas e em inquéritos e entrevistas aplicados ao objeto de estudo. Concluiu-se que Loulé e Faro dispõem de estratégias de Gestão Cultural, em Silves, a esta é limitada pelos recursos financeiros e, em Albufeira, não se pratica Gestão Cultural, já que as manifestações programadas neste âmbito são pontuais. Neste sentido, acredita-se que a Gestão Cultural num município deve assentar em projetos de dinamização cultural de longa duração e com uma base sólida, que proporcionem um desenvolvimento cultural sustentável.
- Dificuldades, afetos e estratégias na gestão da interação trabalho-famíliaPublication . Brito, Ana Rita Henrique; Gonçalves, GabrielaOs Conflitos trabalho-família e família-trabalho são conflitos entre papéis cujos constrangimentos originados pelo trabalho e pela família são mutuamente incompatíveis. Este trabalho teve como objetivo analisar a culpa, perdas, aspirações e dificuldades face aos conflitos pessoais inerentes à dicotomia trabalho-família, assim como as estratégias para evitar e lidar com tais conflitos. Este é um estudo com recurso a metodologia mista, baseado em medidas quantitativas e qualitativas aplicadas em contexto de entrevistas semiestruturadas, no qual participaram 63 indivíduos (31 Homens e 32 Mulheres), com idades compreendidas entre os 28 e os 52 anos, empregado/as e com filho/a(s). Conclui-se que apesar de não haver um elevado grau de culpabilização face às escolhas e perdas efetuadas em função dos conflitos em estudo, as mulheres sentem maior perda e culpa e maior dificuldade em conciliar trabalho e família. A problemática da falta do tempo necessário para dedicar às famílias e/ou às aspirações profissionais é a mais referenciada pela amostra em estudo.
- Empresas Pet-Friendly: efeitos na perceção de responsabilidade social e comprometimento organizacionalPublication . Esperança , Juliana Teresa Belo do Carmo; Sousa, CátiaA presença de animais nas organizações é um tema que tem vindo a ganhar importância nos últimos anos. Sendo as empresas um “mundo” em constante evolução e inovação, e de modo a acompanharem as tendências dos seus stakeholders, esta investigação tem como objetivo analisar o impacto que a implementação de práticas associadas à presença de animais de estimação no local de trabalho tem em variáveis como a perceção de responsabilidade social e comprometimento organizacional, tendo como variável mediadora as atitudes face aos animais. Com uma amostra de 177 participantes, dos quais 78% (n = 138) são do género feminino e 22% (n = 39) são do género masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos (M = 38.56; DP = 12.11), os resultados mostram que a presença de animais no local de trabalho tem um impacto positivo na perceção de responsabilidade social e no comprometimento organizacional dos colaboradores. Os locais de trabalho são hoje caracterizados por um clima de tensão e stresse, pelo que a promoção de ambientes de trabalho saudáveis se reveste de extrema importância, nomeadamente para a gestão de recursos humanos.
- Fatores potenciadores de lesões músculo-esqueléticas e seus efeitos no burnout, satisfação profissional e bem-estar psicológico: o caso dos enfermeirosPublication . Melo, Emanuel Jorge de Mendonça e; Sousa, CátiaA ausência de comportamentos associados à concretização e promoção do clima e das normas de segurança, nomeadamente em profissões de enfermagem, pode potenciar determinadas consequências, não só a nível físico, como por exemplo, lesões músculoesqueléticas, mas também a nível psicológico, conduzindo ao burnout e a uma redução da satisfação profissional e do bem-estar psicológico. Dada a pertinência deste tema, este trabalho de investigação tem como objetivos analisar: 1) a influência do clima de segurança física, dos comportamentos de segurança, da perceção de risco e do incumprimento de normas, nas lesões músculo-esqueléticas; e 2) a influência das lesões músculo-esqueléticas no burnout, satisfação profissional e no bem-estar psicológico, de enfermeiros. Através de uma amostra de 358 enfermeiros Portugueses, os resultados mostram que as variáveis relacionadas ao clima e comportamentos de segurança, bem como a perceção de risco e incumprimento de normas, influenciam a ocorrência de lesões músculo-esqueléticas, e que estas são um forte preditor do burnout, da satisfação profissional e do bem-estar psicológico. Considerando a influência que estas variáveis têm no desempenho dos seus recursos humanos, é crucial que as organizações desenvolvam e promovam ambientes de trabalho saudáveis, que visem aumentar o bem-estar físico e psicológico dos seus colaboradores, nomeadamente, em profissionais de alto risco, como é o caso dos enfermeiros.
- Formaçao de público para o cinemaPublication . Lobo, Maria da Graça da Silva; Gamito, Teresa Júdice; Reia-Baptista, VictorNo âmbito do Mestrado Europeu em Gestão Cultural, motivada para encontrar um campo de intervenção na área da cultura, e tendo em conta a minha própria experiência e os meus interesses, surgiu-me a ideia da criação de um projecto de formação de público para o cinema.
- Gestão de recursos humanos no Grupo HubelPublication . Rocha, Hugo Filipe Dias; Monteiro, Ileana Pardal; Orgambidez-Ramos, AlejandroAs competências assumem, ao longo dos últimos anos, um papel de grande importãncia na vida de qualquer indivíduo.
- Gestão de recursos humanos no Hotel Faro: satisfação profissional dos colaboradoresPublication . Pereira, Ana Filipa Madeira; Gonçalves, GabrielaA principal atividade económica do Algarve é o setor turístico, no qual a indústria hoteleira tem grande expressão e absorve bastante da mão-de-obra. Este mercado tem vindo a crescer cada vez mais e, por isso, o panorama regional é marcado por uma competição bem acentuada. Face à forte concorrência as organizações turísticas enfrentam um grande desafio para alcançar o sucesso e a sobrevivência das mesmas. A solução para este problema não passa somente por oferecer produtos únicos e modernos que acompanhem as tendências internacionais. É fundamental apostar no bem mais preciso das empresas: o capital humano. Os recursos humanos são um investimento fonte de vantagem competitiva e um fator diferenciador. Atualmente, as práticas de Gestão de Recursos Humanos visam o enquadramento dos indivíduos na estratégia empresarial, assim como alinhar os objetivos pessoais aos organizacionais. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular no Hotel Faro. Visa também estudar as variáveis de satisfação laboral, burnout e os conflitos trabalho-família e família-trabalho dos colaboradores desta unidade hoteleira. De um modo geral, os trabalhadores encontram-se satisfeitos e apresentam baixos níveis de burnout e de conflito no trabalho e na família. Os resultados mostraram diferenças significativas entre géneros, estado civil e nas pessoas que trabalham na linha da frente em contacto com o público. O estudo destas componentes deve ser analisado periodicamente pelos gestores de recursos humanos, de modo a promover o bem-estar e qualidade de vida laboral dos trabalhadores. Saliente-se que colaboradores felizes e satisfeitos são meio caminho para a satisfação do cliente.
- Gestão de recursos humanos num resort turístico na região do AlgarvePublication . Mäder, Marei Xana; Santos, JoanaRelatório de Estágio ii RESUMO Para a Gestão de Recursos Humanos (RH) os colaboradores da organização são o investimento chave que garantem o sucesso da mesma. Responsável pela gestão das pessoas os departamentos de RH, a um nível micro, garantem a motivação, satisfação e formação de cada colaborador; a nível meso promovem a cultura organizacional e garantem condições de segurança e higiene no trabalho; a nível macro fazem o planeamento estratégico dos recursos humanos conforme as tendências globais do mercado de trabalho e promovem políticas éticas e de responsabilidade social. O presente relatório descreve a experiência profissional obtida durante um estágio curricular realizado num departamento de RH de um Resort Turístico na região do Algarve, com a duração de mais de 1260 horas. Durante o estágio foi possível acompanhar e participar em diferentes áreas de atuação do departamento de RH, sendo as mais predominantes: elaboração de análises e descrições de funções; acompanhamento de processos de recrutamento e seleção; desenvolvimento de estratégias de socialização organizacional; gestão da formação; gestão do relógio de ponto. Apresenta ainda os resultados de um estudo empírico realizado no Resort que teve como objetivo analisar o nível de satisfação profissional dos colaboradores. Através da aplicação de um questionário a 221 colaboradores concluiu-se que os mesmos, maioritariamente, sentem satisfação profissional. Verificou-se que, em média, os colaboradores que estão há mais anos na organização sentem menos satisfação profissional geral e apresentam médias mais baixos de satisfação global com a organização; colaboradores que completaram o ensino superior e colaboradores que são supervisores apresentam níveis de motivação mais altos; colaboradores que estão há menos de um ano na organização estão mais satisfeitos com o seu ambiente de trabalho do que os colaboradores que estão há mais de dez anos na organização; colaboradores com um curso profissional estão mais satisfeitos profissionalmente do os com um ensino secundário.
- Gestão de recursos humanos numa unidade hoteleiraPublication . Firmino, Maria Beatriz Metelo; Santos, JoanaNa atualidade, num mercado que é cada vez mais competitivo e em constante transformação, é necessário que as organizações se adaptem à realidade, que adotem e definam estratégias de forma a levarem a empresa ao sucesso.
- Gestão de recursos humanos: na Santa Casa da Misericórdia de LouléPublication . Viegas, Verónica Sofia Luz; Monteiro, Ileana PardalProcura-se apresentar as atividades realizadas durante o estágio curricular na SCM de Loulé, identificando algumas práticas de Recursos Humanos, descrevendo os setores de atração, manutenção, desenvolvimento de pessoal e funções administrativas, bem como sugestões relacionadas com possíveis áreas de melhoria identificadas.
- Impact of performance appraisal on employees’ motivationPublication . Lashchonau, Artsem; Monteiro, Ileana PardalEsta pesquisa tem como objetivo compreender as causas da motivação dos trabalhadores no processo de avaliação de desempenho. Colocou-se a hipótese de que uma maior perceção dos elementos constitutivos da avaliação de desempenho (exatidão percebida, satisfação com a avaliação, justiça processual, interacional, e distributiva) levaria a um maior nível de motivação dos empregados. Examinou-se a presença de inter-relações entre os elementos estabelecidos da avaliação de desempenho procurando saber se esta afetaria indiretamente a motivação dos funcionários. Os dados recolhidos por questionário on-line, foram analisados recorrendo aos programas IBM SPSS 21.0 e AMOS 22.0. Os resultados mostram que a satisfação com a avaliação e a equidade processual estão significativamente positivamente relacionados (direta e indiretamente) com a motivação dos colaboradores; a exatidão percebida está apenas indiretamente relacionada com a motivação (através da satisfação com a avaliação, a equidade processual e interacional); a justiça interpessoal tem um impacto negativo direto significativo na motivação dos trabalhadores e um impacto positivo indireto mediado pela satisfação com a avaliação. Finalmente, a justiça distributiva está negativamente, direta e indiretamente relacionada com a motivação dos colaboradores.
- O impacto da transferência da formação e da empregabilidade no engagement e na satisfação profissionalPublication . Andrez, Cristina Filipa Duarte; Orgambidez Ramos, AlejandroDentro do leque das Práticas de Gestão de Recursos Humanos, a formação profissional é uma ferramenta que permite aumentar os níveis de motivação e de satisfação profissional, bem como a perceção da empregabilidade por parte dos indivíduos, e apresenta-se como uma mais-valia no processo de aquisição de competências necessárias ao bom desempenho. A formação possibilita também às organizações, quando é efetivada a transferência das aprendizagens para o posto de trabalho, a obtenção de maiores índices de produtividade e de competitividade, tão necessários no atual panorama económico. Face a esta premissa, os objetivos deste estudo são analisar o impacto da formação como promotora da empregabilidade, a transferência da formação e o engagement como preditores da satisfação profissional e, verificar o papel mediador do engagement entre a formação (transferência, empregabilidade) e a satisfação dos colaboradores. Realizou-se um inquérito por questionário, através da amostragem por conveniência, onde participaram 382 indivíduos, com idades compreendidas entre os 21 e os 67 anos, cujo requisito era estarem numa situação laboral ativa. Os resultados mostraram que o engagement e a formação como promotora da empregabilidade são preditores diretos e significativos da satisfação profissional. É possível verificar ainda que o engagement medeia a relação entre a transferência da formação e a satisfação profissional. Desta forma conclui-se que a formação profissional adequada aos formandos, fomenta, em última instância, atitudes positivas que irão melhorar o desempenho de toda a organização, e aumentar o bem-estar físico e psíquico dos trabalhadores.
- Implementação de um processo integrado de recrutamento, seleção e acolhimento na HubelPublication . Gonçalves, Cidália Baptista Rodrigues; Monteiro, Ileana Pardal; Correia, MarisolEste relatório de projeto discorre sobre a importância de avaliar os métodos de recrutamento e seleção, incluindo a análise de funções e de perfis, a fim de traçar linhas de orientação para a implementação de um projeto que visa facilitar e otimizar o recrutamento e a seleção, bem como a integração e a socialização de pessoas na organização, com particular foco na aplicabilidade das redes sociais online e do E-recrutamento numa empresa do setor privado. Por outro lado, pretende-se demonstrar a importância destes meios digitais na captação de candidatos com os perfis ideais para as funções propostas e como fatores facilitadores da integração e socialização de novos colaboradores. A primeira parte do trabalho incide sobre a descrição de conceitos de recrutamento e seleção, redes sociais online, E-recrutamento e o processo de integração, que foram o objeto do estudo. De seguida é apresentado um projeto empresarial, segundo uma abordagem técnico-científica, baseado na análise de funções e na definição de perfis, cujas informações são obtidas através de entrevistas semiestruturadas a especialistas da área dos recursos humanos e a responsáveis pelo recrutamento e seleção, bem como através de entrevistas a trabalhadores recém contratados na empresa, através das quais se pretende demonstrar a eficácia destes meios na ótica dos candidatos à procura de emprego. Concomitantemente é realizado um estudo de projeto para a implementação de novas ferramentas digitais na empresa. Este trabalho permite concluir que as descrições de funções e a definição de perfis são bases essenciais para os processos de recrutamento e seleção e para a integração de pessoas nas organizações. Por outro lado, o desenvolvimento de um novo Website articulado com Redes Sociais Online, para as quais foram criadas páginas empresariais, e o recurso aos portais de E-recrutamento, são uma mais-valia real para a organização, pois facilitam e aumentam a performance do processo de recrutamento e seleção, no que respeita à divulgação de ofertas de emprego e ao mesmo tempo promovem a imagem da empresa. A implementação destas ferramentas é fundamental para agilização do processo de recrutamento.
- Leadership, organizational culture and performance: a cross-cultural aspect of non-profit organization managementPublication . Perva , Daria; Monteiro, Ileana PardalThis thesis is aimed to examine the relationships between leadership, organizational culture and performance in the context of non-profit organization management. The context of non-profit organizations is specifically worth attention because these organizations have to adopt different attitude to their stakeholders and different organizational strategies, compared to the corporate organizations. That makes the question of authentic guidance, and strong organizational culture even more important for non-profit organizations. The research was applied to international non-profit organization called AIESEC, and conducted in the international ambience, involving participants from Portugal and Ukraine. AIESEC is an international non-profit organization run by students and recent graduates with the main focus on international exchange, world issues, leadership and management. Portugal and Ukraine were chosen as main countries involved in this study, as the researcher worked in AIESEC in both countries and was familiar with the reality of organization in those countries. It was hypothesized that organizational performance in non-profit organizations is influenced by leadership and organizational culture, also that culture is a mediator in this relationship. Besides that, this is study was called to reveal the nature of leadership and of current and ideal organizational cultures in AIESEC in Ukraine and Portugal. The questionnaire was sent to participants via e-mail. 252 responses were received, however, 12 of these responses were ineligible due to several reasons: participants did not understand the guidelines for the questionnaires or did not speak English fluently enough. Authentic Leadership Questionnaire (ALQ) by Avolio and Walumbwa (2007) was used to assess the leadership perception. Participants were asked to think about their team leader and judge how frequently each statement fits his or her leadership style by responding to a 16 item questionnaire. For organizational culture the questionnaire developed by Cameron and Quinn (2000) with four types of organizational culture (Clan, Hierarchy, Market and Adhocracy) was selected. Cameron and Quinn’s OCAI was used to assess how participants perceive the current organizational culture compared to the preferred one. Participants were asked to assess six key dimensions of organizational culture, providing a picture of how, in participants’ point of view, the organization operates and what values characterize it. Participants were to rate their organization by responding to six questions and distributing 100 by the four alternatives proposed to assess the current and the preferred organizational culture. As for the organizational performance, the 5-factor scale, retrieved from Ogbonna and Harris (2000) was used to assess how participants estimate the organizational performance in terms of customer satisfaction, sales growth, market share, competitive advantage and sales volume. The participants were asked to estimate each of the above-mentioned factors on the 0 to 100 scale. The measurers selected for this research are considered reliable as Cronbach’s alpha coefficient for overall model was over high as well as for each variable separately. Good results received allows us to say that the study satisfies the validity criteria. Participants of this study were 240 students-members of AIESEC organization, divided into two groups according to the country of origin, 120 members of AIESEC in Ukraine and 120 of AIESEC in Portugal. The participants were students of different universities of Ukraine and Portugal and from different cities of Ukraine and Portugal, aged from 19 to 26 years old. The data was analyzed using SPSS program 21.0 version and AMOS program 22.0 version. SPSS was used for descriptive statistics, validity and reliability check, exploratory factor analysis and correlation analysis. AMOS program was used during path analysis when building a research model. The hypothesis based on Obgonnad and Harris’ (2000) study was confirmed, meaning that it was found that in non-profit organizations, leadership and organizational culture influence the performance, with organizational culture being the mediator of relationship between two phenomena. The hypotheses stating the differences between leadership style and organizational culture in AIESEC in Ukraine were confirmed as well, as findings state that transparent leadership style is more videspread in non-profit organizations in Portugal than in Ukraine. This research proved that non-profit organizations in Ukraine, namely AIESEC, tend to have Market and Hierarchy types of current organizationla cultures, while non-profit organizations in Portugal are more likely to operater within Clan and Adhocracy current organizational culture. The expectations of ideal organizational culture of Portuguese and Ukrainian respondents corresponded with the current culture in organizations, meaning that non-profit organization members in Portugal see the Clan culture as ideal, while Ukrainian participants see it a Hierarchy type. This thesis is unique is its way as it’s the first one to combine three concepts of leadership, organizational culture and performance with the research conducted in non-profit organizations and that counts in the involvement of participants from different countries. The main limitation of the current study is the concordance between number of variables and sample size. The sample of 240 respondents is quite usual for a psychological research, however, the present study contained 69 variables included in the analysis. For this large amount of variables the sample should have included circa 700 participants. This limitation was partly solved by computing the variables. Another limitation of the study is the language level. Participants received the questionnaire in English, while none of them was a native English speaker. The implication for a future research here would be using Portuguese and Ukrainian versions of the questionnaires or selecting a sample from English-speaking countries, like the UK, the USA, Canada, Australia and New Zealand. The next limitation of this study was the form how the questionnaire was presented to participants. The questionnaire was e-mailed to the respondents, and they had to send it back when it’s complete. The direct interaction and support to participants from a researcher could improve the reliability results. The future research can also include other measures of leadership, organizational culture and performance, having two different measure for each construct would be helpful as well as it would provide a more transparent understanding of the measured phenomena. The study was able to provide cultural diversity of the results, as the research was conducted on Portuguese and Ukrainian sample. The future research can include other countries in the analysis to see a broader perspective of organizational culture, performance and leadership in non-profit organizations. Keywords: leadership, organizational culture, organizational performance, non-profit organizations, Portuguese organizational culture, Ukrainian organizational culture, Clan, Adhocracy, Hierarchy and Market culture.
- Liderança e comprometimento: estudo exploratório realizado com docentes e não docentes da Universidade do AlgarvePublication . Santos, Ana Cristina Filgueiras Correia de Almeida; Monteiro, Ileana PardalEste estudo tem como objetivo compreender de que forma a perceção dos estilos de liderança por parte dos trabalhadores, docentes e não docentes, da Universidade do Algarve (UAlg), explica o nível de comprometimento organizacional, nas dimensões afetiva, normativa e instrumental, quer com o líder, quer com a instituição. O estudo tem uma amostra constituída por 241 trabalhadores, distribuídos por 113 docentes e 128 não docentes da UAlg. Analisa-se o constructo liderança, entendido como um processo, e apresentam-se alguns dos conceitos e teorias a ele associados. Estuda-se, igualmente, o constructo comprometimento organizacional como fator influenciador do comportamento de compromisso dos trabalhadores para com o líder e para com a instituição de ensino superior público. Para avaliar o estilo de liderança percecionada pelos trabalhadores da UAlg, utilizam-se as seguintes escalas: liderança e bem-estar de Cardoso et al. (2013), LMX de Graen (2006) e liderança autêntica de Avolio et al. (2007). Para aferir o grau de comprometimento organizacional dos trabalhadores, emprega-se a escala de Meyer & Allen (1997), adaptada para português por Almeida (2007), com base no modelo tridimensional. Os resultados das quatro hipóteses testadas demonstram que a perceção dos trabalhadores é a de que não existem diferentes estilos de liderança na UAlg, e de que o género, a idade e a antiguidade não produzem efeito no grau de comprometimento organizacional. Contudo, foi confirmada a influência da liderança no comprometimento organizacional dos trabalhadores da UAlg. Os dois modelos propostos, estimados através da metodologia de modelação de equações estruturais, explicam a relação indireta da liderança autêntica sobre o comprometimento organizacional afetivo, tendo como variável mediadora a dimensão LMX para os docentes e a dimensão tarefa para os não docentes. Os modelos apresentam um ajustamento muito bom aos dados. As propriedades psicométricas dos instrumentos utilizados são satisfatórios, pelo que, globalmente, este trabalho ajuda a compreender a importância do estilo de liderança exercido nas instituições de ensino superior público.