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- 3D printed gluten-free cereal snack with incorporation of Spirulina (Arthrospira platensis) and/or Chlorella vulgarisPublication . Letras, Pedro Miguel Viriato; Varela, J.; Raymundo, Anabela3D food printing is a recent promising technology to break cultural barriers by introducing new food sources as microalgae, through innovative food shapes and textures, in a resource scarce world, unfeasible with the current intensive meat and agriculture industries. The present work intended to create an innovative gluten-free cereal snack nutritionally improved by incorporation of microalgae Chlorella vulgaris and Arthrospira platensis (Spirulina) using three-dimensional (3D) printing technology. Furthermore, design settings alterations were performed, registered, and presented in a poster, to explore the creative reach of this technology. From control and different percentage microalgae doughs (5-30%), the ones with most adequate rheology and texture properties for a correct printing process were selected and baked. Nutritional characterisation of the control and 5% microalgae-containing snacks was thus performed, including their total protein and fatty acid content, ashes, humidity, water activity, energy, and carbohydrates, as well as total phenolics, pigments and antioxidant activity. Physical traits of snacks including their colour and dimensions were also analysed. Control snacks presented a lighter and yellow colour compared to snacks containing Chlorella and Spirulina, which had higher green chromaticity, resulting from the natural colour of the biomass. Nutritional characterization revealed Chlorella- and Spirulina-containing snacks had both higher contents of protein and essential minerals than control snack. Overall, 5% Spirulina-containing snacks presented the most promising nutritional and sensory performance with higher antioxidant activity, mineral and protein content. 3D food printing is still limited to the built-in computer assisted design (CAD) software that printers provide. Incorporation of 5% Spirulina improved the nutritional characterization and consumer’s perception of gluten-free products incorporating microalgae. Even so, microalgae incorporation in gluten-free foods using 3D printing requires further studying to allow its commercialization in the food market, while helping to provide consumers a more sustainable diet and respond to the current scarcity of food resources.
- À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológicaPublication . Ribeiro, Andreia Osório; Horta, Maria Helena Martins da CruzO Relatório de investigação de Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo de 2016/2017. O estudo foi praticado numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida. A capacidade acima referida revela-se de extrema importância para o desenvolvimento das linguagens oral e escrita da criança, e que deverá ser cuidada ainda antes das posteriores competências ao nível da consciência fonológica. Assim, colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?». A partir desta questão, definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo optámos por um design de investigação-ação, uma vez que procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito. O estudo permitiu-nos, ainda, refletir sobre a importância da nossa intervenção, já que proporcionamos a aquisição de uma capacidade essencial no desenvolvimento das crianças, que influenciará a posterior aquisição da leitura e da escrita.
- À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anosPublication . Rodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Rodrigues, Susana Filipa ViegasO presente estudo, que foi realizado no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2018/2019, decorreu numa instituição pública em contexto de jardim de infância em Almancil, no concelho de Loulé, subordinado ao tema “À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos”. No grupo observou-se que a maioria das crianças demonstrava não saber identificar uma frase e as palavras que a constituíam, o que despertou a atenção e justificou a pertinência de promover jogos lúdicos sobre a consciência da palavra, com a finalidade de ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças. A investigação decorreu com um grupo de onze crianças, que se iniciou com uma avaliação inicial e, posteriormente, realizaram-se situações de aprendizagem que envolviam todo o grupo de crianças e que promoviam a consciência da palavra e estimulavam a tarefa de segmentação de palavras. Por fim, efetuou-se a avaliação final com as onze crianças participantes. A metodologia do estudo é de cariz quantitativo bem como o seu tratamento de dados, contudo, recorreu-se a instrumentos de recolha de informação de cariz qualitativo, como foi o caso da observação participante e das notas de campo, para um melhor complemento da informação recolhida. A análise dos dados recolhidos revelou que houve uma evolução nas crianças da avaliação inicial para a final, revelando que os jogos realizados na intervenção pedagógica promoveram e estimularam o interesse e o gosto pela consciência da palavra.
- À descoberta do Ártico no jardim de infância: o contributo dos materiais naturais e do quotidiano na aprendizagem das criançasPublication . Santos, Joana Filipa Silva; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioO nosso planeta Terra, assim como a mãe Natureza estão vivos, em expansão e em constante evolução pelo Universo. Se olharmos com outra perspetiva para o nosso planeta e para tudo o que ele abarca, podemos vislumbrar a Terra como uma gigante máquina biológica que viaja pelo Infinito, ou seja, é como se de um “meio de transporte” se tratasse, permitindo-nos viajar pelo cosmos, mas também evoluir como seres humanos, pela simples razão de existirmos Nela. Importa, portanto, dar a conhecer e sensibilizar as crianças sobre as diversas formas de vida existentes na Terra, assim como, enfatizar a relevância de a preservar, estimando os seus recursos naturais. O estudo pretendeu compreender de que forma as aprendizagens das crianças de três a seis anos de idade poderão ser enriquecidas com a introdução de materiais naturais e do quotidiano na descoberta do Ártico. Ambicionou-se, também, averiguar de que modo as Artes Visuais, como técnicas e estratégias de exploração, poderão contribuir para ampliar os seus conhecimentos. Neste sentido, foi escolhido pelas crianças o gelado Ártico como zona a explorar, por ser uma região que lhes suscitou interesse em conhecer e descobrir. Foram investigadas as suas caraterísticas geográficas, alguns aspetos populacionais e culturais e abordados alguns animais polares. Para este efeito, utilizou-se uma metodologia de caráter qualitativo centrada no estudo de caso e, para tal, recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como: a observação participante, as notas de campo, o inquérito por entrevista e os registos multimédia. No que respeita aos resultados, não foi possível chegar a uma conclusão concreta, mas a possíveis deduções com base no desenvolvimento do tema do projeto investigativo, devido ao encerramento das instituições, consequente da atual situação de pandemia. Estas deduções foram fruto da análise e reflexão de diversos elementos, tais como os comportamentos, as reações, as atitudes, os comentários, as brincadeiras, as produções, mas, sobretudo os diálogos e os debates entre as crianças.
- A matemática e a resolução de problemas por crianças de 4 anosPublication . Gomes, Carina; Horta, Helena; Veia, Luciano; Simões, Helena RalhaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em educação pré-escolar, no ano lectivo de 2010/2011, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, foi elaborado em contexto de jardim de infância. Inclui um estudo com incidência na área da Matemática, particularmente na resolução de problemas com crianças de quatro anos de idade. A investigação teve como objectivo compreender os processos utilizados pelas crianças na resolução de problemas e as dificultadas por eles sentidas. Foi adoptada uma metodologia de natureza qualitativa na modalidade de observação participante. Desenvolveram-se várias experiências de resolução de problemas, tendo revelado que, para as situações propostas, as crianças recorreram com frequência a processos de contagem, usando os objectos ou os dedos. As dificuldades reveladas relacionam-se com o cálculo mental, pois somente são capazes de resolver os problemas quando visualizam os objectos. Outra dificuldade relaciona-se com problemas de subtracção, nomeadamente com o sentido de tornar igual (completar)
- À procura da terceira coisa: experimentação de uma não atriz no processo de criação do espectáculo Tem Dói-Dói?Publication . Afonso, Anabela Custódio; Branco, AntónioO presente relatório teve como objetivo documentar o processo de criação enquanto atriz de uma pessoa sem qualquer experiência prévia da representação, através do seu envolvimento na criação de um espetáculo de teatro, construído com base nos pressupostos de uma conceção que encontra a sua origem na experiência da atriz Manuela de Freitas e nos conhecimentos que ela adquiriu ao longo da sua vida artística e do contato com os seus mestres Fernando Amado e Adolfo Gutkin. Este relatório pretendeu, ainda, contribuir para o projeto “Teatro e Linhagem: um caso austríaco-argentino-português”, coordenado pelo Prof. Doutor António Branco, através da construção de quatro entradas lexicais relativas a conceitos considerados nucleares na “linhagem teatral” que é objeto do referido projeto de investigação (a saber: Ética, Confiança, Resistência e Racional), e às quais se chegou a partir da aplicação desses mesmos conceitos ao contexto prático que envolveu a participação da autora no processo de criação do espetáculo Tem Dói-Dói?. Daqui resultou o relato da experiência de uma não atriz, testemunhando de que forma a criação teatral construída a partir de uma determinada escola teatral (que se define por defender uma ideia de teatro enquanto uma técnica que é uma ética que é uma estética) pôde, de facto, fornecer instrumentos e técnicas de trabalho que lhe permitiram chegar à construção de uma personagem, descobrindo nesse processo uma das dimensões mais relevantes do que significa “fazer teatro”. Efetivamente, neste percurso de experimentação a autora foi confrontada com a questão de saber como é que, partindo apenas de si e do objeto escolhido para trabalhar, neste caso o conto «O Cesto», de Mia Couto, poderia, com os restantes elementos do grupo, construir um espetáculo de teatro e chegar a essa «terceira coisa» que é a personagem.
- A(s) chaminé(s) do AlgarvePublication . Santos, Lydia Leonor Koorengevel Soeiro dos; Costa, Miguel ReimãoCom a presente investigação pretende-se caracterizar a chaminé algarvia nas suas diversas formas, procurando deste modo enriquecer o conhecimento atual da arquitetura tradicional do Algarve e simultaneamente desmistificar algumas ideias sobre este elemento arquitetónico. A primeira parte deste trabalho centra-se na descrição da chaminé, partindo da bibliografia disponível sobre o tema, focando os elementos que a compõem, os seus processos de execução, o modo como é caracterizada por diferentes autores e investigadores, bem como o papel de representatividade que detém na arquitetura tradicional do Algarve. A segunda parte desta dissertação centra-se nas diferentes tipologias de casa tradicional algarvia, caracterizando-as dentro das diferentes subunidades geográficas e registando presença ou ausência da chaminé em cada uma delas. Juntamente com a sua relação com casas de forno ou fornos de pão que frequentemente surgiam associadas às habitações rurais da região. A terceira e última parte desta dissertação compreende a descrição das diferentes tipologias de chaminé incluídas na arquitetura tradicional da região. Este capítulo parte dos dados recolhidos no trabalho de campo feito, que nos permitem traçar algumas conclusões (ainda que preliminares) quanto à distribuição, caracterização e evolução da chaminé no Algarve.
- A(s) realidade(s) do educador social no AlgarvePublication . Ricardo, Rute; Almeida, António Fragoso deTendo em conta o modelo atual de trabalho, não se pode falar de um trabalho para toda a vida, de trajetórias profissionais lineares ou do conceito de carreira profissional. A desestruturação do modelo de trabalho trouxe problemas sociais associados, como o aumento do desemprego, a diminuição da proteção institucional e dos direitos sociais. A Educação Social surge enquanto formação profissional que procura responder às problemáticas sociais existentes. A educação social tem como principal objetivo a integração total do indivíduo. A identidade do educador social é marcada pela sua polivalência. Com esta investigação pretendeu-se estudar quais as principais caraterísticas da profissão do educador social nos vários contextos existentes, na região do Algarve. Esta é uma investigação de caráter qualitativo. Com a metodologia utilizada pretendeu-se recolher e analisar informações sobre vários temas inerentes à profissão, como o percurso académico e a situação profissional dos educadores, e numa fase posterior, desenvolver os temas considerados pertinentes para a nossa investigação. Os resultados obtidos mostram que a educação social é uma profissão que se revela importante. É possível concluir que os educadores são jovens, que possuem características pessoais e profissionais próprias e que se encontram satisfeitos com a sua licenciatura e a sua profissão. Na nossa investigação também se revelam essenciais questões como a relação formação/mundo do trabalho, a formação contínua dos educadores e a importância do terceiro setor e das suas organizações. Por último, a entidade formadora apresenta um papel fulcral na preparação destes profissionais; é a principal responsável pela criação de uma ligação entre os indivíduos e o mundo de trabalho. A partir das conclusões da investigação foi possível traçar algumas recomendações que consideramos importantes para a melhoria desta profissão.
- Abandono no processo de RVCC: o caso do CNO de CubaPublication . Rocha, Anabela de Sousa Pratas; Nico, José Bravo; Quintas, HelenaA presente investigação, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Área de especialização em Formação de Adultos, assumiu, como principal objetivo, conhecer as causas e as consequências do abandono do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) ocorrido no CNO de Cuba, no período 2006-2010. Para a realização deste projeto de intervenção, foi adotada uma metodologia de caráter qualitativo baseada nas informações obtidas através da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Por conseguinte, realizaram-se entrevistas a nove adultos que desistiram do processo de RVCC, no período 2006-2010, do Centro Novas Oportunidades de Cuba. O trabalho de projeto está dividido em duas partes: uma parte que sustenta os principais contributos teóricos, centradas na Educação Permanente/Educação de Adultos/Aprendizagem ao Longo da Vida/Abandono/Processo de RVCC em Portugal – perspetiva histórica e na contextualização da pesquisa; uma parte prática, que comporta o desenho da investigação, análise e interpretação da informação recolhida. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que foram várias as razões para a não conclusão do processo. No entanto, as que mais se destacaram foram: o horário em que decorriam as sessões, que não era compatível com os horários profissionais, o desagrado com a forma como o processo se desenvolvia e, também, as questões pessoais e profissionais.
- A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantesPublication . Horta, Maria Helena; Gonçalves, José Alberto MendonçaEstudos desenvolvidos por diferentes especialistas revelam que a confrontação tardia da criança com a linguagem escrita (com intencionalidade educativa subjacente) é tida como a principal responsável pelo insucesso na aprendizagem e no desenvolvimento das competências linguísticas. No entanto, vários factores têm contribuído para dificultar o processo de combate a este insucesso, especialmente as questões que se prendem com a definição clara do papel do educador neste domínio, as representações dos agentes educativos envolvidos e o modo como os contextos se têm organizado. No presente estudo, de natureza essencialmente qualitativa, procurámos identificar e compreender as representações das vinte e oito educadoras de infância cooperantes da Prática Pedagógica I, do 3.º ano da Licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, no ano lectivo de 2004/2005, face à abordagem à escrita na educação pré-escolar. Era igualmente nosso objectivo identificar algumas das actividades desenvolvidas pelas educadoras cooperantes que possam favorecer o desenvolvimento das concepções sobre a escrita em crianças em idade pré-escolar, bem como identificar os benefícios que estas educadoras perspectivam sobre a abordagem à escrita na educação pré-escolar e, ainda, compreender se a sua posição, relativamente à importância que atribuem à apropriação da escrita pelas crianças se modificou após a publicação das Orientações Curriculares. Em síntese, o estudo indica-nos que nas práticas das educadoras se encontra, ainda, muito enraizada, a necessidade do desenvolvimento de “pré-requisitos” na abordagem à escrita e que consideram o desenvolvimento deste domínio competência a ser desenvolvida (essencialmente) no 1.º ciclo.
- Abordagem com técnicas de imagem animada: uma estratégia de motivação e desenvolvimento de competências no 2º cicloPublication . Neves, Sónia Raquel de Carvalho Silva Rendeiro; Graça, Marina EstelaO cinema de animação provoca uma curiosidade e um fascínio natural sobre os jovens. Foi de forma intencional, aproveitar estes estímulos, para a utilização e praticabilidade desta temática em contexto escolar. A abordagem com técnicas de imagem animada em contexto sala de aula recorrendo a equipamentos tecnológicos diversificados, tem uma influência positiva para experiência-aprendizagem dos alunos. A utilização das ferramentas informáticas na realização deste estudo foi um contributo valioso, auferindo aos alunos interesse e motivação, durante a apreensão dos conteúdos programáticos. Deste modo, pretende-se a utilização de técnicas de imagem animada com o recurso aos equipamentos tecnológicos em contexto de sala de aula, para a lecionação de conceitos base subjacentes ao conteúdo programático “Movimento e Energia” no âmbito da área de exploração, “Animação”, da disciplina de Educação Visual e Tecnológica do segundo ciclo do ensino básico.
- A abordagem da escrita na aula de inglês: um estudo de casoPublication . Gorjão, Vitória Eugénia Baptista Ligeiro; Cabral, Maria de LurdesO presente estudo teve como objectivo analisar a forma como os professores estagiários conduzem O processo de ensino-aprendizagem da escrita, nas aulas de Inglês língua estrangeira. Os sujeitos do estudo foram duas professoras estagiárias, da Universidade do Algarve, no quinto ano da licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, as quais se encontravam a efectuar o seu estágio integrado numa Escola Secundária do distrito de Faro, tendo cada uma a seu cargo uma turma de Inglês de décimo ano. A nossa metodologia inscreve-se no quadro da investigação qualitativa em educação e o método de investigação foi o estudo de caso. A colheita de dados foi efectuada através de observação participante, da qual resultaram notas de campo; de inquérito, consubstanciado em questionários e entrevistas; de análise documental dos documentos expressamente produzidos para a investigação, assim como de outros documentos, nomeadamente as planificações de unidades didácticas e O programa de inglês do ensino secundário. A análise de dados incluiu a análise de conteúdo e a quantificação da frequência de ocorrências de unidades de registo. Os resultados sugerem que a prática das jovens estagiárias é muito mais condicionada pelas suas próprias experiências de aprendizagem, principalmente a nível do ensino secundário, do que pelo input mais teórico fornecido nas disciplinas de Didáctica, da licenciatura. Podemos mesmo verificar que, por um lado, as estagiárias põem em prática exercicios e estratégias, aos quais atribuíram uma conotação negativa, enquanto alunas. Por outro lado, negligenciam, na sua prática, estratégias que conhecem da sua formação académica e que valorizam no seu discurso.
- Uma abordagem de matabolómica no estudo comparativo do metabolismo de glucose e galactose no patogénico humano Streptococcus pneumoniaePublication . Maio, Maria Teresa; Neves, Ana Rute; Ribeiro, VeraO Streptococcus pneumoniae (ou pneumococos) é um organismo Gram-positivo e patogénico causador de doenças graves, tais como pneumonia, bacteremia e meningite e outras menos graves mas mais prevalentes tais como otites. O seu habitat natural são as mucosas da nasofarínge, onde co-existe com outra microbiota humana sem causar doença. A transição de organismo comensal a patogénico apenas ocorre quando os pneumococos invadem componentes normalmente estéreis das vias respiratórias. Durante esta progressão entre nichos ecológicos as bactérias são forçadas a adaptar-se às diferentes condições nutricionais encontrados em cada nicho. Entre os vários nutrientes, os açúcares têm um papel preponderante na fisiologia de pneumococos. Este microrganismo é estritamente fermentativo, gerando energia para crescer e se multiplicar durante a conversão de açúcares a piruvato através da via glicolítica. Posto isto, é mais do que razoável imaginar um papel importante dos açúcares na capacidade de S. pneumoniae causar doença invasiva. Este trabalho tem por objectivo estudar o metabolismo de dois açúcares, a glucose e a galactose, que se sabem estar presentes em dois dos nichos frequentados por S. pneumoniae, o sangue e a nasofarínge, respectivamente. A primeira tarefa consistia em obter o perfil de crescimento de pneumococos estirpe R6 em ambos os açúcares (1% m/v) num meio quimicamente definido. Contudo, e embora várias tentativas, não se conseguia obter perfis de crescimento reprodutíveis. Todas as culturas eram inoculadas com uma pré-cultura crescida durante a noite nas mesmas condições da cultura principal, e iniciadas pela adição de cultura stock da estirpe R6 guardada em glicerol a -80ºC. Uma caracterização detalhada da cinética do crescimento das pré-culturas permitiu concluir que a irreprodutibilidade observada nos crescimentos das culturas principais se devia principalmente ao facto de se utilizar como inóculo pré-culturas em fases distintas do crescimento. Uma vez identificado o problema, fixaram-se condições de preparação e recolha da pré-cultura (fase exponencial tardia) que permitiram então uma caracterização detalhada dos parâmetros de crescimento nos dois açúcares. Sumariamente, S. pneumoniae tem a capacidade de crescer quer em glucose quer em galactose como fontes únicas de energia, mas a glucose permite taxas de crescimento mais elevadas. Enquanto que o metabolismo da glucose é tipicamente do tipo homoláctico, a galactose induz um desvio metabólico a uma fermentação de ácidos iii mistos, com produção de formato, acetato e etanol além de lactato. Este padrão pode em parte explicar-se pela diminuição da actividade (cerca de 8 vezes) de desidrogenase do lactato, em células crescidas em galactose. Já a actividade de cinase do piruvato é idêntica nos dois açúcares. Uma análise completa do metabolismo não é possível sem determinar os conteúdos intracelulares em cada condição. A análise de metabolitos in vitro requer que a amostra utilizada para o efeito reflicta o estado metabólico de interesse. Para tal, a inactivação instantânea (quenching celular) do metabolismo é essencial. Quando a separação de metabolitos intracelulares e extracelulares é um requisito, é necessário garantir que o procedimento de quenching celular não afecte a integridade celular. Por outro lado, sabe-se que métodos de extracção apresentam desvantagens, tais como a degradação e a insolubilidade de metabolitos específicos. Para cada organismo, têm que se optimizar e validar métodos de quenching celular e extracção de metabolitos. Que nos estejamos conscientes, este procedimentos experimentais nunca foram aplicados a S. pneumoniae. Assim sendo, grande parte deste trabalho de tese consistiu em testar diferentes procedimentos de quenching celular (metanol a -20ºC, solução aquosa a 60% de metanol a -40ºC, 60% de metanol em solução de 0,85% de carbonato de amónio (pH 5,5) a -40ºC), bem como diferentes métodos de extracção (perclórica, etanólica a quente, e metanólica). Concluímos que as três soluções de quenching celular testadas afectaram a integridade celular resultando em perdas significativas de metabolitos; no que respeita aos tipos de extracção, a extracção perclórica revelou ser a mais promissora para estudos futuros. Tendo em conta estes resultados, testámos também um método em que os procedimentos de quenching celular e de extracção ocorrem num só passo, pela mistura rápida de uma solução fria de ácido perclórico com cultura celular. São apresentados resultados preliminares relativos a alguns metabolitos glicolíticos. Discute-se a necessidade de testar novos métodos e/ou optimizar os aqui já utilizados para quenching celular e/ou extracção de metabolitos em S. pneumoniae.
- Abordagem farmacológica da lesão pulmonar induzida por isquémia - reperfusãoPublication . Maia, Andreia Simões; Rocha, JoãoA lesão pulmonar induzida por isquémia – reperfusão (I/R) é uma das complicações mais frequentes e mais graves que ocorre após o transplante pulmonar, podendo culminar na falência do órgão e até na morte do doente. Os mecanismos inflamatórios envolvidos na fisiopatologia da lesão pulmonar de I/R são bastante complexos, e envolvem a formação de espécies reactivas de oxigénio e a libertação de mediadores inflamatórios (citocinas, endotelinas, lípidos, moléculas de adesão, entre outras), responsáveis pela activação, migração e agregação leucocitária, e também pela adesão leucocitária à parede endotelial. Estes processos estão encadeados e resultam no aumento da permeabilidade e edema vascular, que caracterizam este tipo de lesão. Ao longo dos últimos anos, o progresso no conhecimento dos processos fisiopatológicos da lesão pulmonar de I/R permitiu que, em teoria, fossem consideradas novas abordagens farmacológicas para a sua prevenção e/ou tratamento. Contudo, poucas são utilizadas na prática clínica pois, a maioria delas, encontra – se ainda sob investigação. Visto que o transplante pulmonar assume, cada vez mais, um papel de destaque na terapêutica de diversas doenças pulmonares terminais, torna-se indispensável que sejam implementados mais estudos que contribuam para a optimização das estratégias terapêuticas existentes e/ou para a exploração de novas abordagens farmacológicas.
- Abordagem farmacológica da perturbação de hiperatividade e défice de atençãoPublication . Almeida, Catarina Cerqueira de; Fidalgo, João Pedro; Pinto, Rui Manuel AmaroCom uma prevalência global estimada em 5,29% e com um rácio rapaz/rapariga de 3:1, a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), surge no panorama nacional e internacional como uma das mais comuns desordens neuro-comportamentais diagnosticadas na infância. Tendo sido referida pela primeira vez há mais de um século, esta é uma desordem muito particular devido às três características que apresenta – hiperatividade, impulsividade e inatenção – que se revelam nos padrões comportamentais do dia a dia e que levam em muitos casos a uma redução tanto do desempenho educacional como da componente social, traduzindo-se em insucesso escolar, dificuldades de relacionamento com os colegas e nas relações com os adultos mais próximos (pais e professores).- Esta monografia aprofunda os mecanismos neurofisiológicos por detrás da patologia e conhecidos até ao momento, evidenciando a necessidade de diagnóstico precoce desta perturbação do foro neuro-comportamental. Estando normalmente associada a comorbilidades, o diagnóstico diferencial das mesmas é essencial, sendo atualmente possível na maioria dos casos através da terapêutica não-farmacológica e farmacológica controlar os sintomas major, apesar de se tratar de uma perturbação atualmente sem cura. Sendo utilizados fármacos desde uma idade jovem, é necessário compreender os benefícios que resultam da terapêutica e quais os efeitos adversos que desta podem surgir. Além disso, colocar-se-á em evidência todas as medidas que o farmacêutico pode tomar, enquanto principal agente do medicamento, no aconselhamento e posterior melhoria da qualidade de vida destes doentes e respetivas famílias.
- Abordagem farmacológica na fibrose quísticaPublication . Mendes, Inês Miguel; Rocha, JoãoA Fibrose Quística, também conhecida por Mucoviscidose, é uma doença hereditária, autossómica recessiva. Caracteriza-se por mutações num único gene – CFTR (cystic fibrosis transmenbrane condutance). Este defeito genético é o responsável pela produção excessiva de muco anormalmente viscoso. A incidência da Fibrose Quística é de 2500 a 3000 nados vivos em indivíduos de origem caucasiana, sendo que esta frequência varia consideravelmente com a localização geográfica e a população considerada. Embora, seja pouco frequente na raça negra e rara em orientais, esta ocorre em todas as raças. Clinicamente, e apesar de grande heterogeneidade que se verifica na manifestação e na evolução da doença, esta caracteriza-se pela tríade de doença pulmonar obstrutiva crónica, insuficiência pancreática exógena e elevações das concentrações de sódio e cloreto no suor. É de salientar que o envolvimento pulmonar é responsável pela maior parte da morbilidade e mortalidade da doença, devido aos efeitos combinados de infecção bacteriana, inflamação mediada por neutrófilos e obstrução das vias aéreas pelo muco hiperviscoso. Geralmente, os doentes com Fibrose Quística contraem infecções respiratórias que conduzem a uma resposta inflamatória ao nível do pulmão que dificilmente regride. Contudo, está relação ainda não está completamente esclarecida. No que diz respeito, a terapêutica actualmente adoptada, esta é dirigida à doença pulmonar, com a administração de mucolíticos, broncodilatadores, antibióticos e de anti-inflamatórios. Doentes em fase terminal da doença podem ser candidatos a um transplante pulmonar bilateral ou cardíaco-pulmonar, quando as restantes opções falham.
- A abordagem farmacoterapêutica da depressão na adolescênciaPublication . Seixas, Francisco Guilherme Rodrigues; Pinto, Rui; Rocha, JoãoA adolescência é não só um ponto de viragem para a consciência social, mas também o ponto onde ocorrem mais mudanças nos circuitos cerebrais envolvidas na resposta à recompensa e ao perigo, aumentando os níveis reportados de stress, especialmente nas adolescentes. A discrepância entre sexos nem é o mais notório. Isto porque, havendo diferentes graus de desenvolvimento e maturação, também a resposta a estímulos o será nas diferentes etapas da vida. Logo, o efeito da terapêutica utilizada no combate a patologias do foro emocional, normalmente utilizada em adultos, terá as suas divergências no que toca aos efeitos em adolescentes. Este trabalho de revisão bibliográfica pretende elucidar os fundamentos de uma patologia particular, num segmento também ele particular: a depressão no adolescente. O objetivo passa pelo descortinar das vias de tratamento possíveis e mais indicadas, para evitar os problemas associados a esta patologia em tenra idade, duma perspetiva prospetiva. Essas vias de tratamento passam tanto por psicoterapia como por farmacoterapia, na qual o foco será maior e onde se estudarão as vias com maior benefício. Tão ou mais importante é a menção à necessidade e forma de intervenção por parte do farmacêutico nestes casos, tanto de forma preventiva como em tratamento, de forma a não só gerir melhor o medicamento como também o efeito que o mesmo provoca.
- Abordagem farmacoterapêutica na asmaPublication . Sousa, Ana Luísa Vargas de; Pinto, Rui
- Abordagem multifuncional no planeamento e gestão do território no âmbito da concepção do cadastro dos loteamentos urbanos do Município de LagoaPublication . Nabiça, José Joaquim Raposo; Prates, Gonçalo Nuno DelgadoO cadastro é uma das funções mais antigas da gestão pública. A administração pública do cadastro de loteamentos visa fornecer as regras e características dos lotes no território do município, assim como conhecer o historial de alterações inerentes aos mesmos e respetivas peças constituintes. Neste projeto, o cadastro não foi tido em conta na vertente tradicional (cadastro rústico ou urbano), mas sim como uma listagem de elementos, que neste caso incidiu nos loteamentos. Foi realizada uma abordagem concisa aos instrumentos territoriais por forma a contextualizar o tema, sendo um complemento aos elementos da gestão do território. O projeto desenvolvido incidiu na recolha e análise dos elementos mais significativos de uma operação de loteamento, nomeadamente memória descritiva/regulamento, planta síntese, planta de cedências e realização do traçado dos polígonos e respetiva georreferenciação dos quase 300 loteamentos que fazem parte integrante do município de Lagoa. No âmbito da SmartCity Lagoa, realizou-se a publicação dos elementos georreferenciados numa plataforma web, através do uso das ferramentas open source disponíveis, por forma que os dados fiquem de livre acesso, através dum mapa interativo, fácil de consulta. No final, toda a informação relativa a um lote, ficou facilmente acessível para consulta e obtenção das peças necessárias para a realização de projetos de arquitetura, engenharia e outros, poupando tempo e aliviando os serviços camarários.
- Abordagem tecnológica da administração colónica: aplicação à doença de CrohnPublication . Gouveia, João Carlos Nóbrega; Grenha, AnaO presente trabalho pretende identificar quais as abordagens existentes do ponto de vista tecnológico para a veiculação específica de fármacos para o cólon, as quais poderão ser úteis em doenças como a doença de Crohn. A doença de Crohn é caracterizada por um processo inflamatório generalizado, que pode atingir qualquer parte do tracto gastrointestinal, embora seja mais comum afectar o cólon, íleo e a região perianal. Uma das abordagens mais típicas consiste na utilização de polissacarídeos como constituintes de sistemas de administração, pelo facto de não apresentarem toxicidade e serem facilmente acessíveis. A utilização destes compostos está em ampla expansão, devido a serem facilmente degradados pela microflora presente no cólon. Além disso, verifica-se que o conteúdo da microflora é um dos que apresenta menor variabilidade intra-individual e intra-espécies. Neste momento as estratégias de tratamento passam pela tentativa de atingir e manter a remissão da doença, uma vez que não existe ainda terapêutica capaz de curar os doentes.