Browsing by resource type "master thesis"
Now showing 1 - 10 of 5530
Results Per Page
Sort Options
- 3D printed gluten-free cereal snack with incorporation of Spirulina (Arthrospira platensis) and/or Chlorella vulgarisPublication . Letras, Pedro Miguel Viriato; Varela, J.; Raymundo, Anabela3D food printing is a recent promising technology to break cultural barriers by introducing new food sources as microalgae, through innovative food shapes and textures, in a resource scarce world, unfeasible with the current intensive meat and agriculture industries. The present work intended to create an innovative gluten-free cereal snack nutritionally improved by incorporation of microalgae Chlorella vulgaris and Arthrospira platensis (Spirulina) using three-dimensional (3D) printing technology. Furthermore, design settings alterations were performed, registered, and presented in a poster, to explore the creative reach of this technology. From control and different percentage microalgae doughs (5-30%), the ones with most adequate rheology and texture properties for a correct printing process were selected and baked. Nutritional characterisation of the control and 5% microalgae-containing snacks was thus performed, including their total protein and fatty acid content, ashes, humidity, water activity, energy, and carbohydrates, as well as total phenolics, pigments and antioxidant activity. Physical traits of snacks including their colour and dimensions were also analysed. Control snacks presented a lighter and yellow colour compared to snacks containing Chlorella and Spirulina, which had higher green chromaticity, resulting from the natural colour of the biomass. Nutritional characterization revealed Chlorella- and Spirulina-containing snacks had both higher contents of protein and essential minerals than control snack. Overall, 5% Spirulina-containing snacks presented the most promising nutritional and sensory performance with higher antioxidant activity, mineral and protein content. 3D food printing is still limited to the built-in computer assisted design (CAD) software that printers provide. Incorporation of 5% Spirulina improved the nutritional characterization and consumer’s perception of gluten-free products incorporating microalgae. Even so, microalgae incorporation in gluten-free foods using 3D printing requires further studying to allow its commercialization in the food market, while helping to provide consumers a more sustainable diet and respond to the current scarcity of food resources.
- À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológicaPublication . Ribeiro, Andreia Osório; Horta, Maria Helena Martins da CruzO Relatório de investigação de Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo de 2016/2017. O estudo foi praticado numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida. A capacidade acima referida revela-se de extrema importância para o desenvolvimento das linguagens oral e escrita da criança, e que deverá ser cuidada ainda antes das posteriores competências ao nível da consciência fonológica. Assim, colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?». A partir desta questão, definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo optámos por um design de investigação-ação, uma vez que procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito. O estudo permitiu-nos, ainda, refletir sobre a importância da nossa intervenção, já que proporcionamos a aquisição de uma capacidade essencial no desenvolvimento das crianças, que influenciará a posterior aquisição da leitura e da escrita.
- "À conversa com a Ansiedade Social": Resultados de um estudo piloto sobre uma Intervenção inovadora para o aumento da LiteraciaPublication . Antunes, André Bastos; Rós, AntóniaA Perturbação de Ansiedade Social (PAS) é um dos quadros psicopatológicos mais prevalentes (4% - 12%) contudo, menos de 5% desta população procura ajuda profissional e aqueles que procuram, demoram cerca de 16 anos. Na base da reduzida procura de ajuda parecem encontrar-se baixos níveis de literacia. Torna-se assim necessário dispormos de intervenções viáveis e aceitáveis com demonstrada capacidade para aumentar os níveis de literacia das populações acerca desta perturbação. Uma vez testadas, estas intervenções poderão ser aplicadas com segurança evitando o desperdício de recursos, a desmotivação e saturação com eventual efeito contrário ao desejado nas comunidades alvo destes programas. Propusemo-nos, neste estudo, conceber e comparar a viabilidade e eficácia, num estudo piloto, de duas intervenções online inovadoras destinadas ao aumento da literacia na PAS. Participaram no estudo 104 indivíduos portugueses com idades compreendidas entre os 18 e 81 anos. Foi pedido aos participantes que escutassem um podcast de 5 episódios, em função da condição experimental: (a) Programa literacia PAS com episódio sobre barreiras à procura de ajuda na fase inicial; (b) Programa literacia PAS com episódio sobre barreiras à procura de ajuda na fase final; e (c) Controlo. Os resultados da comparação entre os programas revelaram que a apresentação progressiva e sequencial da informação, em que a reestruturação das barreiras se produz no fim foi mais eficaz para o aumento de conhecimento e intenção de procura de ajuda. A diminuição a curto e médio prazo do estigma pareceu beneficiar, no entanto, do programa em que a reestruturação das barreiras à procura de ajuda foi abordada na fase inicial da intervenção. Apesar da elevada mortalidade da amostra em especial dos participantes com menos intenções de procura de ajuda no pré-teste, a aceitabilidade e compreensão de ambos os programas foram excelentes. Concluímos que, num programa de aumento de literacia em PAS, a seleção e progressão de conteúdos, poderá ser realizada em função das variáveis, que integram o construto da literacia (conhecimento, estigma, atitudes, intenção e comportamento de procura de ajuda) e se propõe alterar. Os resultados do nosso estudo poderão ser replicados em ensaios clínicos controlados.
- À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anosPublication . Rodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Rodrigues, Susana Filipa ViegasO presente estudo, que foi realizado no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2018/2019, decorreu numa instituição pública em contexto de jardim de infância em Almancil, no concelho de Loulé, subordinado ao tema “À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos”. No grupo observou-se que a maioria das crianças demonstrava não saber identificar uma frase e as palavras que a constituíam, o que despertou a atenção e justificou a pertinência de promover jogos lúdicos sobre a consciência da palavra, com a finalidade de ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças. A investigação decorreu com um grupo de onze crianças, que se iniciou com uma avaliação inicial e, posteriormente, realizaram-se situações de aprendizagem que envolviam todo o grupo de crianças e que promoviam a consciência da palavra e estimulavam a tarefa de segmentação de palavras. Por fim, efetuou-se a avaliação final com as onze crianças participantes. A metodologia do estudo é de cariz quantitativo bem como o seu tratamento de dados, contudo, recorreu-se a instrumentos de recolha de informação de cariz qualitativo, como foi o caso da observação participante e das notas de campo, para um melhor complemento da informação recolhida. A análise dos dados recolhidos revelou que houve uma evolução nas crianças da avaliação inicial para a final, revelando que os jogos realizados na intervenção pedagógica promoveram e estimularam o interesse e o gosto pela consciência da palavra.
- À descoberta do Ártico no jardim de infância: o contributo dos materiais naturais e do quotidiano na aprendizagem das criançasPublication . Santos, Joana Filipa Silva; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioO nosso planeta Terra, assim como a mãe Natureza estão vivos, em expansão e em constante evolução pelo Universo. Se olharmos com outra perspetiva para o nosso planeta e para tudo o que ele abarca, podemos vislumbrar a Terra como uma gigante máquina biológica que viaja pelo Infinito, ou seja, é como se de um “meio de transporte” se tratasse, permitindo-nos viajar pelo cosmos, mas também evoluir como seres humanos, pela simples razão de existirmos Nela. Importa, portanto, dar a conhecer e sensibilizar as crianças sobre as diversas formas de vida existentes na Terra, assim como, enfatizar a relevância de a preservar, estimando os seus recursos naturais. O estudo pretendeu compreender de que forma as aprendizagens das crianças de três a seis anos de idade poderão ser enriquecidas com a introdução de materiais naturais e do quotidiano na descoberta do Ártico. Ambicionou-se, também, averiguar de que modo as Artes Visuais, como técnicas e estratégias de exploração, poderão contribuir para ampliar os seus conhecimentos. Neste sentido, foi escolhido pelas crianças o gelado Ártico como zona a explorar, por ser uma região que lhes suscitou interesse em conhecer e descobrir. Foram investigadas as suas caraterísticas geográficas, alguns aspetos populacionais e culturais e abordados alguns animais polares. Para este efeito, utilizou-se uma metodologia de caráter qualitativo centrada no estudo de caso e, para tal, recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como: a observação participante, as notas de campo, o inquérito por entrevista e os registos multimédia. No que respeita aos resultados, não foi possível chegar a uma conclusão concreta, mas a possíveis deduções com base no desenvolvimento do tema do projeto investigativo, devido ao encerramento das instituições, consequente da atual situação de pandemia. Estas deduções foram fruto da análise e reflexão de diversos elementos, tais como os comportamentos, as reações, as atitudes, os comentários, as brincadeiras, as produções, mas, sobretudo os diálogos e os debates entre as crianças.
- A disponibilidade emocional parental e o stress e o burnout académicos: o papel mediador da regulação emocional e da autoeficácia em estudantes universitáriosPublication . Sousa, Bárbara Helena Rodrigues; Almeida, Ana SusanaTendo em consideração o crescente número de alunos que sofrem de stress e burnout académico e atendendo à necessidade de combater os efeitos que estes problemas causam, considerou-se relevante explorar possíveis ligações entre estes problemas e variáveis que possam ser manipuladas, por forma a evitar ou diminuir as consequências negativas. Neste sentido, a presente investigação tem como principal objetivo a exploração da relação entre a disponibilidade emocional parental percecionada e o stress e o burnout académico, sendo esta relação mediada pelas crenças de autoeficácia e pela regulação emocional. Participaram neste estudo 357 alunos do ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 59 anos. A recolha de dados foi feita a partir de um formulário online composto por: (a) um questionário para recolha de dados sociodemográficos; (b) a Lum Emotional Availability of Parents, para a avaliação da disponibilidade emocional parental percecionada; (c) a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional, para avaliar a regulação emocional; (d) a Perceived Stress Scale para avaliar os níveis de stress; (e) o Inventário de Burnout de Maslach para estudantes, para avaliar os níveis de burnout; (f) a Escala de Avaliação da Autoeficácia Geral, para avaliar as crenças de autoeficácia; e a (g) Escala de Desejabilidade Social de 20 itens, para avaliar a desejabilidade social, que serviu como variável de controlo. Os resultados sugerem que: (1) a disponibilidade emocional parental encontra-se negativamente associada às dificuldades de regulação emocional; (2) as dificuldades de regulação emocional encontram-se positivamente associadas ao stress e ao burnout académicos; (3) o stress encontra-se positivamente associado ao burnout académico; (4) a autoeficácia encontra-se negativamente associada ao burnout académico; (5) a disponibilidade emocional parental relaciona-se com o stress académico, através da mediação das dificuldades de regulação emocional; (6) a disponibilidade emocional parental associa-se ao burnout através do efeito mediador da autoeficácia e das dificuldades de regulação emocional. São apresentadas as limitações e as mais-valias, teóricas e práticas, deste estudo para a comunidade científica.
- A DNA barcoding approach to assess coral species richness and biogeographic affinities of Hexa- and Octocorallia in Cabo VerdePublication . Bourhis, Aude Le; Serrão, Ester; Neiva, João; Cabezas, Pilar; Hillebrand, Aschwin Engelen; Coelho, MarcioCoral reefs are the most biodiverse marine ecosystems on earth. Often described as biodiversity hotspots, they cover less than 1% of the ocean floor but host more than 25% of all marine species. However, coral reefs are undergoing massive degradation around the world, prompting a need for further studies on global coral populations to support their protection. Tropical reefs in particular, are essential for biodiversity but are understudied in many parts of the world and therefore insufficiently understood. This is the case in Cabo Verde, currently listed as 8th among endangered biodiversity hotspots. With less than 1% of national waters protected, the archipelago lacks data and knowledge on its species diversity, a regional tendency for West Africa. Thus, this study aimed to assess shallow coral species richness (< 50m depth) and consolidate current species diversity knowledge within Cabo Verde, to reveal cryptic species before they might become threatened or disappear. While 21 species were morphologically identified, molecular methods were used to build the first DNA barcode library for Cabo Verde’s hexacorals and octocorals. The use of complementary mitochondrial (COX1 and MutS) and nuclear (28S) DNA markers, field identification, and litterature-based species lists helped to successfully identify 27 samples to the species level and three others to the genus level, which previously had only been morphologically identified. Balanopsammia wirtzi constituted a new barcode for the region and the alien species Carijoa riisei was confirmed through barcoding of mitochondrial COI and nuclear 28S genes. Phylogenies confirmed biogeographic affinities of three out of the four dominating hermatypic species (S. radians, P. porites, P. astreoides) to be closely related to the Caribbean. The study also revealed noteworthy differences in species richness between Cabo Verde and the other Macaronesian archipelagos, sharing a few common species throughout the Scleractinia and Antipatharia order and only the species Eunicella verrucosa in the order Alcyonacea. None of the dominating four hermatypic species in Cabo Verde could be found in any other of the Macaronesia islands. This research represents one of the first attempts, and the most exhaustive one to date, to characterize the coral species composition of Cabo Verde using DNA barcoding, and produced a geographically referenced coral DNA catalog baseline that will inform further research, education and conservation initiatives.
- A dor oncológica. Intervenção farmacológica e não farmacológica. Ocorrência de efeitos adversos no uso de opioidesPublication . Martins, Carolina Ferreira; Silva, Isabel Maria JúlioA dor é um dos sintomas mais comuns entre os doentes oncológicos, fazendo com que a avaliação e o tratamento desta sejam fundamentais para melhorar a sua qualidade de vida e os resultados em saúde. Estima-se que cerca de 35% a 40% dos doentes sentem dor à data do diagnóstico de cancro ou na fase inicial da doença, mais de metade sentem dor em fase avançada e que a maioria sente dor na fase terminal. A dor oncológica pode estar associada à progressão da neoplasia, ao respetivo tratamento ou não ter relação com a doença. Em geral, a dor associada a este tipo de patologia afeta negativamente a qualidade de vida do doente, tanto a nível físico como psicológico, visto que a presença de dor representa evolução da doença e consequentemente o aproximar da morte. Deste modo, é importante que, antes do início do tratamento, seja realizada uma avaliação do doente e do tipo e intensidade da sua dor, permitindo perceber a interferência da mesma na sua qualidade de vida. As opções para o tratamento da dor oncológica, segundo a Organização Mundial da Saúde, variam desde o tratamento farmacológico com opioides fracos, fortes e analgésicos até às terapêuticas não farmacológicas. Neste âmbito, desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de caracterizar a dor oncológica e a respetiva intervenção farmacológica e não farmacológica. Verificou-se que, na sua maioria, os doentes que se encontram num estado avançado da doença oncológica, apresentam dor moderada a grave, sendo os fármacos opioides, o tratamento de base. No entanto, dada a complexidade dos pacientes com dor e destes fármacos, a escolha do opioide deve ser uma decisão ponderada e analisada de modo que se consiga atingir um equilíbrio entre a analgesia pretendida e os efeitos adversos indesejados.
- A iconografia de África na cartografia portuguesa no início da Idade Moderna (sécs. XV e XVI)Publication . Firmino, Henrique Borges Rosa e Costa; Araújo, Renata Klautau Malcher deA Cartografia tem sido alvo de inúmeros estudos, investigações e debates ao longo dos séculos, seja pela sua história ou pela influência que teve em momentos marcantes da Humanidade. Durante os Descobrimentos, a cartografia foi uma das ferramentas de orientação das navegações, e consequentemente, um meio de expressão das novas descobertas. No impulsionar da Era dos Descobrimentos, a imagem passou a ter um peso intrínseco às cartas, uma vez que estas representavam, geralmente, interesses político-religiosos, interesses nacionais, ou interesses de cariz social. A iconografia, por sua vez, na forma de iluminuras e miniaturas pintadas nos pergaminhos com as partes do mundo se queria representar já desenhada, foi recorrente na cartografia medieval e manteve-se até à Modernidade, muitas vezes evidenciando as novas descobertas, mas quase sempre interpretativa num dado contexto ou espaço geopolítico, evidenciando uma linha unilateral e uma leitura enviesada dos mapas. Simultaneamente, a empresa dos descobrimentos portugueses auxiliou-se da cartografia para mapear, representar e ilustrar as terras e povos recém-descobertos, exaltando cada vez mais a conquista de territórios antes desconhecidos. A presente tese pretende demonstrar como a cartografia quinhentista serviu para legitimar as conquistas e empresas ao longo da costa africana, mas também para dar a conhecer ao Ocidente uma parte até então pouco conhecida. O objetivo será estudar o caso africano recorrendo às imagens, mitos e iluminuras presentes na cartografia portuguesa, enquanto elementos de expressão artística, mas também de representação socio-político-religiosa da África subsaariana, na ótica europeia.
- A importância da gestão da cultura de segurança na prestação dos cuidados: estudo de caso de uma Unidade de Cuidados Continuados IntegradosPublication . Serrario, Marta Filipa Costa; Pescada, SusanaO ano de 2020 trouxe consigo a pandemia de COVID-19 e inúmeros desafios a nível da gestão dos cuidados de saúde a nível mundial, nomeadamente a nível do Serviço Nacional de Saúde e especificamente da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, cuja cultura de segurança permanece largamente por investigar no nosso país. Para responder a estas questões, este trabalho teve como pretensão compreender a importância da gestão da cultura de segurança numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados e identificar as boas práticas e os fatores relacionados com a aprendizagem e eventos adversos, contribuindo para o desenvolvimento de ferramentas para a melhoria da gestão de segurança desta instituição. Este estudo de caso único, exploratório e descritivo, baseou-se na análise documental de normas e relatórios existentes na instituição estudada, na realização de entrevistas a responsáveis por vários níveis de gestão da instituição e na aplicação de questionários aos profissionais. Os resultados obtidos através destes métodos revelaram coerência entre os dados documentais, a perceção dos profissionais sobre a cultura de segurança e o que é descrito pelos responsáveis pela gestão da mesma. No geral, quer os profissionais quer os seus responsáveis consideram que a instituição se encontra num estádio de maturidade da cultura de segurança proactivo/sustentável. Ainda assim, foram identificados pontos de melhoria nomeadamente ao nível da comunicação e da formação em segurança e saúde no trabalho, que foram largamente influenciadas pela pandemia e pelas consequências desta na organização da instituição e nas suas preocupações e prioridades. Com base nos resultados obtidos, sugere-se a realização de investigações noutras instituições e eventualmente com modelos de avaliação da maturidade da cultura de segurança mais adaptados a instituições de saúde.