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- A letra da tabuleta do cronista José SaramagoPublication . Carmo, CarinaDefende Saulo Gomes Thimóteo que a obra cronística de José Saramago, "não deve ser vista como prenúncio do romancista a haver, mas sim como uma espécie de umbra futurorum que reverberaria por toda a produção saramaguiana, uma vez que é o autor empreendendo sua busca questionadora".
- Le travail de l’ironie dans les chroniques de Maria Judite de Carvalho et de José Gomes FerreiraPublication . Carmo, Carina Infante doA leitura paralela de Maria Judite de Carvalho e José Gomes Ferreira permite-nos pensar a crónica como forma privilegiada de dizer a cidade contemporânea mediante uma lucidez irónica e uma aguda consciência histórica. José Gomes Ferreira nunca esconde o grotesco e a desolação do mundo dos outros mas dá a ver o que existe de irreal, de sonho no quotidiano e ironiza a sua posição (melancólica) de poeta militante. Maria Judite de Carvalho, por seu turno, vive uma dolorosa contiguidade com as ruas e rostos que se entregam à indiferença, ao consumo e à alienação. E, no entanto, esta verdade como um punho revela-se através de uma ironia fina e ácida que denuncia as injustiças e os lugares comuns dos discursos e dos gestos. Em ambos os casos, de modos diversos, a crónica trabalha as nuances próprias da ironia, contra a evidência do banal, do esquecimento e da morte.
- Diálogo em Setembro e a projecção da figura de escritor em Fernando NamoraPublication . Carmo, Carina Infante do; Morão, PaulaDiálogo em Setembro (1966) é uma charneira na obra de Fernando Namora. Não apenas põe em causa a forma romanesca como mescla na prosa narrativa os traços ensaístico, autobiográfico e ficcional.
- Algumas razões por que não se pode deixar de ler os neo-realistasPublication . Carmo, Carina Infante doAo olhar em prespectiva a nossa contemporaneidade literária, está lá a marca indelétavel dos autores neo-realistas.
- Para memória futura do neo-realismo [Fernando Namora]Publication . Carmo, Carina Infante doFernando Namora foi pioneiro na narração da história do neo-realismo, de que foi protagonista desde a primeira hora. Desde 1956, o escritor empenhou-se em valorizar a evolução e o lugar daquele movimento literário na literatura portuguesa de novecentos. Por meio da escrita ensaística, Namora responde ao ocaso neo-realista mas também à hostilidade crescente do campo literário português àquele movimento, pondo em causa muitos lugares comuns da crítica e um conceito linear e monológico de tempo histórico em literatura.
- Mário Dionísio, 'o homem que inventou' José Gomes FerreiraPublication . Carmo, Carina Infante do; Basílio, Kelly Benoudis; Seixo, Maria AlziraO ensaísmo de referência sobre o Neo-Realismo tem insistido na heterogeneidade congénita do movimento, respeitando aliás o pensamento de Mário Dionísio. Quando protagonizou a reconstituição do campo intelectual e artístico português, desde meados dos anos 1930, aquela frente cultural antifascista incorporou entendimentos conflituantes do marxismo e do papel social da arte que culminaram na chamada Polémica Interna, particularmente aguda entre 1952 e 1954. E, todavia, foram a amizade e a camaradagem (nos sentidos estrito e amplo do termo) um elo agregador do Neo-Realismo em sucessivos projectos artísticos e editoriais, bem como o respaldo necessário para a criação e a resistência contra a repressão salazarista e o isolamento de intelectuais e artistas, numa sociedade com altos índices de analfabetismo e estruturas culturais fragilíssimas.
- Formas de autorrepresentação e mutações contemporâneas da literaciaPublication . Carmo, Carina Infante doDesde 2008/ 2009 tenho lecionado a disciplina de licenciatura Autobiografia e Histórias de Vida no âmbito da qual pedi aos alunos que elaborassem um bilhete de identidade personalizado. Com este material pude desenvolver uma reflexão a partir do diálogo entre a forma por excelência de identificação pública em Portugal e o discurso identitário de jovens estudantes universitários. O processamento textual dos seus bilhetes de identidade revelou a estreita ligação com os suportes mediáticos que os enformam (na esmagadora maioria digitais) e com as práticas de literacia a eles associadas. Afinal de contas, estes estudantes vivem imersos num contexto de revolução digital em que as noções estabelecidas de literacia e os modos tradicionais de leitura e autorrepresentação estão a ser desafiados e até postos em causa.
- Memorial do Convento e a conquista da notoriedade pelo escritor José SaramagoPublication . Carmo, Carina Infante doNuma resposta dada em entrevista a Carlos Payás, em 2006, José Saramago invoca o impacto que teve na sua trajetória a exoneração do cargo de director- adjunto do Jornal de Notícias, em novembro de 1975, levando-o a um decisivo salto no escuro que foi procurar ser escritor.
- O neo-realismo e a história do PCP: três notas de definiçãoPublication . Carmo, Carina Infante do
- Camões, patrono-emblema de escritores no pós-Abril contra-revolucionárioPublication . Carmo, Carina; Godinho, Paula; Louçã, João CarlosEm 1980, o quarto centenário da morte de Camões dá azo a que se mobilize a figura do escritor-cidadão como porta-voz da comunidade nacional. Três anos antes, voltara a haver comemorações oficiais do 10 de Junho e coube a Jorge de Sena e Vergílio Ferreira tomarem a palavra; em 1980, será a vez de David Mourão-Ferreira e Eduardo Lourenço. Mas nessa data redonda das celebrações, o ícone camoniano, de consabida origem romântica, leva escritores à esquerda a tomarem a dianteira: a fazerem de Camões sua personagem ― caso de José Saramago, em Que Farei com Este Livro? ― ou a promoverem publicações que são muito mais do que um gesto evocativo. É o caso do nº. 6 (Outono de 1980) da revista Loreto 13, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), que celebra em conjunto o centenário de Camões e os 80 anos de José Gomes Ferreira. Camões faz-se patrono e emblema de escritores que, por essa via, actuam no sentido de fazer ganhar, no terreno político-cultural, o Portugal democrático conquistado com a Revolução dos Cravos.