Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- A gestão familiar versus gestão profissional nas empresas familiares portuguesas: um estudo empírico sobre os aspectos financeirosPublication . Matias, Fernanda; Rebelo, Sandra; Correia, TelmaBaseado na teoria da agência, o presente estudo visa analisar se existem diferenças significativas ao nível do desempenho das empresas familiares portuguesas quando a propriedade e a gestão estão separadas.
- A estrutura de capital e o ciclo de vida das empresasPublication . Rebelo, Sandra; Matias, Maria Fernanda Ludovina InácioEste estudo pretende verificar se o ciclo de vida das empresas contribui para aumentar o poder explicativo do modelo financeiro da estrutura de capital. Além disso, analisa determinantes da estrutura de capital sugeridos pelas várias teorias que emergiram no último quarto do século passado, nomeadamente, a teoria do efeito fiscal, a teoria dos custos de falência, a teoria da agência e a teoria da informação assimétrica. O estudo incidiu sobre empresas de tecnologias de informação e baseou-se em dados recolhidos através de questionário. Utilizando a análise de clusters, para desenvolver uma taxonomia do ciclo de vida das empresas, e a análise de regressão linear múltipla, para avaliar o poder explicativo de cada determinante proposto para o estudo da estrutura de capital, verificou-se que: (i) as empresas da amostra encontram-se ou na fase de expansão ou na fase de maturidade; (ii) existe uma relação negativa entre o nível de endividamento e os determinantes crescimento e rendibilidade; (iii) as empresas mais jovens recorrem mais ao endividamento; (iv) o nível de endividamento depende directamente do valor colateral dos activos; (v) a dimensão, a poupança fiscal não associada ao endividamento, o risco e o ciclo de vida das empresas parecem não ser determinantes da estrutura de capital das empresas do sector das tecnologias de informação. A evidência reforça o poder explicativo da teoria da pecking order e refuta a possibilidade do ciclo de vida contribuir para as decisões de financiamento.
- Dissemination report on preliminary findings of the T-rELMA research project july 2023Publication . Torkington, Kate; Ribeiro, Filipa Perdigão; Rebelo, Sandra; Conceição, SusanaThis report follows the seminar on Algarve Tourism: Sustainability, Competitiveness and Entrepreneurship, jointly organised by the T-rELMA and IMPACTUR Algarve research project teams at the School of Management, Hospitality &Tourism, University of the Algarve, on 22June 2023.
- Métodos de avaliação da decisão de investimentoPublication . João, Ricardo; Viegas, Vânia; Rebelo, SandraDe acordo com diversos autores (e.g. Danielson e Scott, 2006; Sangster, 1993), a dimensão da empresa pode influenciar a escolha dos critérios de análise de investimentos. Neste sentido, procurou-se conhecer os critérios de viabilidade económica utilizados pelas empresas da região do Algarve, uma vez que nesta área só se conhecem investigações sobre as grandes empresas portuguesas e o tecido empresarial do Algarve é maioritariamente composto por PME.
- Aplicação da metodologia DEA na análise do desempenho de núcleos científicos numa instituição de ensinoPublication . Carrasqueira, Helder; Teotónio, Isabel; Carrasco, Paulo; Rebelo, SandraO presente artigo propõe uma metodologia de análise do desempenho, para um conjunto de núcleos científicos de uma instituição de ensino superior, com recurso ao DEA. Para isso, apresenta-se uma análise diferenciada em duas vertentes: a actividade de ensino e a actividade de investigação. Neste contexto são sugeridos índices adaptados à avaliação do ensino e da investigação e discutidos os resultados obtidos pela aplicação da metodologia DEA ao conjunto de núcleos científicos da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.
- Relatório de divulgação dos resultados preliminares do projeto de investigação T-rELMA julho 2023Publication . Torkington, Kate; Ribeiro, Filipa Perdigão; Rebelo, Sandra; Conceição, SusanaT-rELMA é um projeto exploratório, com a duração de 18 meses, iniciado em janeiro de 2022. É financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e conta com uma equipa de investigação internacional composta por nove investigadores. Este relatório surge na sequência do seminário Turismo no Algarve: Sustentabilidade, Competitividade e Empreendedorismo, organizado conjuntamente pelas equipas dos projetos de investigação T-rELMA e IMPACTUR Algarve, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, no dia 22 de junho de 2023.
- A estrutura de capital e o ciclo de vida das empresasPublication . Rebelo, SandraEste estudo pretende verificar se o ciclo de vida das empresas contribui para aumentar o poder explicativo do modelo financeiro da estrutura de capital. Além disso, analisa determinantes da estrutura de capital sugeridos pelas várias teorias que emergiram no último quarto do século passado, nomeadamente, a teoria do efeito fiscal, a teoria dos custos de falência, a teoria da agência e a teoria da informação assimétrica. O estudo incide sobre empresas de tecnologias de informação e baseia-se em dados recolhidos através de questionário, que foram submetidos à análise de clusters, para desenvolver uma taxonomia do ciclo de vida das empresas, e à análise de regressão linear múltipla, para avaliar o poder explicativo de cada determinante proposto para o estudo da estrutura de capital. A evidência reforça o poder explicativo da teoria da pecking order e refuta a possibilidade do ciclo de vida contribuir para as decisões de financiamento.
- Determinantes da estrutura de capital das empresas de tecnologias da informaçãoPublication . Rebelo, SandraO presente estudo pretende identificar os determinantes financeiros da estrutura de capital das empresas de tecnologias de informação e, ao mesmo tempo, verificar o poder explicativo de várias teorias financeiras sobre a estrutura de capital, nomeadamente, a teoria do efeito fiscal, a teoria dos custos de falência, a teoria da agência e a teoria da pecking order. A evidência empírica reforça o poder explicativo da teoria da pecking order e sugere que o crescimento, a rendibilidade, a reputação e o valor colateral dos activos influenciam a estrutura de capital das empresas de tecnologias de informação.
- A contabilidade dos derivadosPublication . Tomé, José; Rebelo, SandraVivemos num ambiente em constante mutação em que é imprescindível a tomada rápida e tempestiva de decisões, as quais serão facilitadas se a informação necessária relevar fielmente a realidade presente. É este problema aplicado aos instrumentos derivados que trazemos à liça. Porque não existe ainda um modelo consensual de relevação dos mesmos, é imperioso reflectir sobre as teorias existentes com o objectivo de contribuir para a formulação de um critério que se mostre adequado às necessidades dos utentes da informação. Neste sentido pretende-se fazer uma abordagem da problemática da contabilização dos instrumentos derivados, com especial destaque para futuros e opções, centrando a atenção na discussão das principais questões colocadas pelo seu tratamento contabilístico – critérios valorimétricos, fecho de posições, tipo de actuação (especulação vs hedging), arbitragem, tratamento de garantias e de comissões.
- A estrutura de capital e a performance das empresas hoteleiras portuguesas e espanholasPublication . Rebelo, Sandra; Matias, FernandaEsta tese investiga a inter-relação entre a estrutura de capital e a performance, no sentido de apurar o efeito que o endividamento exerce sobre a performance das empresas e vice-versa. O estudo empírico incidiu sobre as empresas hoteleiras de Portugal e Espanha e teve por base informação extraída da base de dados Amadeus, relativa ao período 2007-2013. Utilizando modelos de regressão fracionária e um modelo bi-etápico, que conjuga a metodologia Data Envelopment Analysis com modelos de regressão fracionária, para avaliar potenciais fatores explicativos da estrutura de capital e da performance, respetivamente, concluiu-se que: 1) o nível de endividamento influencia positivamente a eficiência das empresas hoteleiras e vice-versa; 2) a dívida é afetada positivamente pelo crescimento, dimensão, tangibilidade e risco, e negativamente pela rendibilidade, free cash-flow e idade; 3) a poupança fiscal não associada ao endividamento só é determinante da estrutura de capital das empresas hoteleiras espanholas; 4) as empresas hoteleiras portuguesas possuem uma estrutura de capital mais endividada, comparativamente às empresas hoteleiras espanholas; 5) a performance das empresas hoteleiras portuguesas é afetada positivamente pela rendibilidade e dimensão e negativamente pela tangibilidade e risco, enquanto a das empresas hoteleiras espanholas é afetada positivamente pelo crescimento, rendibilidade e free cash-flow e negativamente pela dimensão, idade e tangibilidade; 6) algumas variáveis também exercem um efeito indireto quer sobre a estrutura de capital quer sobre a performance, efeito este verificado através de variáveis de interação. Os resultados alcançados revelam que o comportamento financeiro das empresas hoteleiras é mais ajustado aos fundamentos da teoria da pecking order, embora, não excluam completamente a abordagem da teoria trade-off. Em termos da relação eficiência/endividamento, os resultados embora positivos, não sustentam de forma robusta a hipótese eficiência-risco de Berger e Bonaccorsi di Patti (2006).