Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
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Browsing Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo by advisor "Almeida, Claudia"
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- Análise do perfil dos estudantes enquanto turistas que frequentam os hostels em PortugalPublication . Vieira, Patrícia Soares; Almeida, ClaudiaNos últimos anos, Portugal tem conhecido aumentos significativos na procura turística, que originou desenvolvimento de novos alojamentos turísticos, em concreto os Hostels. Os Hostels1 estão inseridos na hospitalidade e meios de hospedagem, sendo normalmente classificados como uma acomodação ímpar, com características e serviços diferenciados de uma unidade hoteleira. Estas características permitem criar um ambiente mais acolhedor, de modo que turista se sinta em casa. De acordo com o Turismo de Portugal (2019), o número de hostels em Portugal tem vindo a crescer, existindo em 16 de agosto de 2019, cerca de 635 em território nacional. Este aumento foi motivado não só pela procura turística jovem ou pelo turismo low-cost, mas também por pessoas que querem viver a experiência de ficar hospedado neste tipo de alojamento. O presente estudo tem como objetivo analisar os estudantes que frequentam os Hostels em Portugal. Para alcançar o objetivo, foi utilizado a amostra não probabilística por conveniência através de 98 questionários com o recorte temporal definido entre 08 de março a 08 de junho de 2019.
- Destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis: uma oportunidade pós-covid-19Publication . Conceição, Susana Cristina Viegas da; Torkington, Kathryn Mary; Almeida, ClaudiaNos estudos do turismo, a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) incitou a um conjunto de reflexões acerca da competitividade e sustentabilidade desta indústria. Socialmente gerou-se um aumento da consciência global em torno da valorização da saúde, causando alterações nos padrões de consumo e acentuando a preferência por estilos de vida mais saudáveis. Esta dissertação sugere uma fusão entre o turismo, o marketing e a saúde pública, procurando aprofundar e desenvolver uma compreensão acerca do conceito - destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis (DT-EVS) - abordado anteriormente por Novelli, Schmitz, & Spencer (2006) e pouco explorado na literatura. Nesta investigação o conceito DT-EVS é relacionado com os destinos turísticos, o marketing turístico e o impacto da pandemia COVID-19 no turismo. Especificamente culmina com a criação de um modelo representativo dos seus elementos caracterizadores e com uma compreensão da sua aplicabilidade no contexto real de um destino. Para tal foi realizado um estudo de caso no destino S. Brás de Alportel (Algarve, Portugal) cujo objetivo consistiu em identificar se o destino tinha condições, no âmbito da oferta turística, para se afirmar um DT-EVS e se essa poderia ser uma mais valia na sua estratégia de marketing turístico. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa - entrevistas semi-estruturadas realizadas a intervenientes do setor público e privado. Os dados foram posteriormente analisados com recurso ao software MAXQDA 2020®. Concluiu-se que DT-EVS é uma forma de reinventar o turismo de bem-estar, ao oferecer uma abordagem mais complementar. Trata-se de um cluster e de uma experiência turística que conjuga várias ofertas entre a natureza, a gastronomia, o exercício físico, o relaxamento e a cultura, num ambiente propício ao desenvolvimento de estilos de vida saudáveis; e que procura ser ajustada ao novo consumidor e proporcionar-lhe um bem-estar a longo prazo fruto de um crescimento pessoal aquando da experiência. O destino em estudo apresentou condições para se afirmar um DT-EVS, embora necessitasse de atender a alguns elementos em falta, a sua implementação na estratégia de marketing turístico poderá ser uma forma de melhorar a gestão e marketing do destino, de potenciar os seus atuais recursos e atrativos, e de garantir os maiores benefícios para todos.
- A gestão das experiências turísticas memoráveis no coração da Lapónia: o caso do Hotel Arctic BathPublication . Rodrigues, Frederico Alexandre Mestre; Matos, Nélson; Almeida, ClaudiaO presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular no hotel Arctic Bath, como parte da especialização em Marketing Turístico do Mestrado em Turismo da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. O trabalho encontra-se dividido em quatro capítulos: no primeiro capítulo, estão descritos os objetivos do estágio, a metodologia adotada e a importância da gestão das experiências turísticas memoráveis. O objetivo principal deste estágio consistiu em adquirir experiência na área de estudos, permitindo, durante a sua execução, identificar, avaliar e analisar o impacto da experiência turística na unidade hoteleira na memória dos hóspedes. A abordagem metodológica consistiu na observação participante, uma vez que esta técnica oferece a oportunidade de observar e documentar as tarefas executadas enquanto existe uma integração do estagiário na vida social da comunidade local. No capítulo dois, é apresentada a revisão da literatura, uma revisão teórica com base na experiência turística no hotel e região em causa, bem como no contexto das atividades desempenhadas durante o período de estágio. No terceiro capítulo, procedeu-se à caraterização da entidade, com a posterior apresentação das diversas atividades desenvolvidas e a sua importância, tanto no contexto empresarial como para próprio desenvolvimento pessoal e profissional do aluno. O estágio teve uma duração de aproximadamente oito meses e foi realizado sob a supervisão da Dra. Klara Ranggård, Diretora Geral do Arctic Bath. Por último, são descritos alguns dos desafios associados ao estágio, que no final se transformaram em grandes desafios pessoais e profissionais, tendo em conta o facto da integração numa organização prestigiada e com uma equipa multicultural, acabando o processo de aprendizagem com os colegas de trabalho ser muito gratificante. Durante a realização do estágio existiram algumas limitações, a principal relacionada com o facto de não ter existido contacto com o Departamento de Marketing e Vendas. A adaptação às condições climáticas e a carga horária exercida em certas alturas do estágio foi bastante exigente.
- A gestão integrada das operações aeroportuárias: da teoria à práticaPublication . Pontes, Paula Suzana Dias; Almeida, ClaudiaNo âmbito do Mestrado em Turismo, o presente trabalho procura expressar a experiência profissional adquirida ao longo de 26 anos, no setor do transporte aéreo, através da caracterização das funções desempenhadas e procedimentos adotados nas diversas empresas na qual prestou serviço. Com a finalidade de comprovar a aquisição e consolidação de conhecimentos alicerçados na academia, através da realização de diferentes tarefas efetivadas desde o ano de 1994 nas empresas TAP Air Portugal, Groundforce, Jet2.com e Groundlink. Numa primeira fase, enquadra-se a importância dos setores do turismo e Transporte Aéreo para o desenvolvimento da economia e o desafio sem precedentes que enfrentam face à pandemia Covid-19. Em seguida, procede-se à caracterização e reflexão crítica das empresas e das respetivas tarefas desempenhadas na área de passageiros, nomeadamente nos departamentos, HOC (Handling Operation Center), Supervisão e Formação na TAP Air Portugal e Groundforce, devido à aprofundada ligação contratual. A metodologia aplicada consiste numa investigação bibliográfica aprofundada, aliada a diversas fontes, por forma a uma melhor contextualização do setor e clarificação sobre o desenvolvimento operacional das funções descritas em cada empresa. Este trabalho procura entender o contexto atual do turismo, em particular o transporte aéreo, na clarificação do funcionamento das organizações mencionadas, por forma a dar o seu contributo à academia.
- Medieval tourism events: case study of the AlgarvePublication . Procopiak, Rafael Kopp Alvarez; Almeida, Claudia; Renda, Ana Isabel AçoThis thesis paper deals with Medieval Tourism events, with the case study of the Algarve (the events of Castro Marim’s “Dias Medievais”, Salir’s “Salir do Tempo”, and Silve’s “Feira Medieval”). The main objective of this study is to analyze the medieval tourism events that happen in Portugal and Spain, with a case study on the Algarve region. The side objective is: (i) To characterize the medieval tourism events in the Iberian Peninsula; (ii) To understand the evolution of these type of events in terms of supply and demand (iii) To know the opinion of those responsible for the organization of the medieval events in the Algarve, about the impacts of the same in the last two decades. We shall analyze the field of tourism generally speaking, cultural tourism, medieval tourism, and events and tourism section by section in our literature review. We shall in our methodology collect secondary data via a database on medieval events in the Iberian Peninsula, and primary data on our case study via interviews on the three events organizers. The analysis of the contents of the three interviews will shed light on our main research question which is "To what extent did the medieval events held in the Algarve, in the municipalities of Silves, Loulé and Castro Marim, contribute, in the perspective of their organizers, to the development of the localities and communities involved and to the increase of their awareness?" Finally, to conclude our study, we shall comment on future recommendations for research and directions for inquiry on Medieval tourism events.
- Segmento de procura dos casamentos no Algarve. Que desafios? Que estratégias?Publication . Gonçalves, Maria Inês Babo de Araújo; Almeida, ClaudiaO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do 2º ano de Mestrado em Turismo, com especialização em Marketing Turístico, promovida pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve. Nesta esfera, a estagiária colaborou na elaboração do Plano de Marketing Estratégico de Turismo do Algarve (PMETA 2020-2023), no qual consta o novo produto estratégico “Casamentos”. Sendo o Algarve o destino mais procurado para este segmento a nível nacional, verificou-se a inexistência de estudos que abordassem sobre esta temática. Tendo em conta a crescente importância que este produto desempenha na economia regional e uma vez que havia interesse da Região de Turismo do Algarve em realizar um estudo mais minucioso sobre este produto, serviu de motivação para prosseguir com o mesmo, focando particularmente no segmento de procura dos casamentos na região algarvia. O objetivo é definir a análise SWOT da região, bem como compreender a cadeia de valor dos casamentos no Algarve. A metodologia utilizada neste trabalho é a amostragem em bola de neve. É um método amplamente utilizado em pesquisas qualitativas, que produz uma amostra de estudo através de referências feitas entre pessoas que compartilham ou conhecem outras pessoas que possuem as mesmas características que são de interesse da pesquisa. Após auscultação dos vários intervenientes do setor dos casamentos, verifica-se que o mercado dos casamentos assume um papel de grande importância para o Algarve, dado que tem vindo a crescer significativamente nos últimos anos. A região reúne todas as características de um destino de casamentos. O clima, a gastronomia, a simpatia dos algarvios, os serviços de apoio de excelência, a qualidade das praias, a boa relação qualidade-preço, o domínio da língua inglesa e a simplificação dos processos legais são alguns dos elementos que distinguem o Algarve dos restantes concorrentes.
- Turismo acessível: boas práticas, desenvolvimento e desafios na região do AlgarvePublication . Costa, Fernanda Dueire; Almeida, ClaudiaAtualmente o turismo representa uma das principais atividades econômicas mundiais. Estima-se que 15% da população mundial possui algum tipo de incapacidade física. Com isso cresce a preocupação em desenvolver destinos turísticos mais acessíveis para que todos os públicos possam usufruir. Considerando a Região do Algarve como a responsável por cerca de metade do turismo internacional de Portugal, foi desenvolvido um estudo, com o objetivo de avaliar as boas práticas de turismo acessível a nível internacional e nacional e analisar de que forma poderá contribuir para o desenvolvimento do turismo acessível no Algarve. Para assim perceber se o destino turístico tem ou não condições para aumentar e/ou adaptar a sua oferta turística para as pessoas com deficiência (PcDs). Para chegar a esse objetivo, a estratégia de investigação adotada foi o estudo de caso, onde procurou descrever a Região do Algarve e suas características com enfoque na oferta turística acessível. Para tanto foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, onde os dados recolhidos foram efetuados através de entrevistas com questionários semiestruturados. A amostra foi composta de cinco instituições ligadas ao turismo no Algarve e um turista com deficiência. A pesquisa bibliográfica foi também fundamental para enquadrar os conceitos que são abordados no trabalho. Os principais resultados demonstram que a região do Algarve ainda está dando os primeiros passos para se desenvolver como um destino acessível.
- Turismo culinário e enológico: potencialidades, desafios e estratégias para o AlgarvePublication . Domingos, Maribel Lopes Dos Santos; Almeida, ClaudiaO objetivo desta dissertação é desenvolver um estudo sobre Turismo Culinário e Enológico, que identifique as suas caraterísticas, implicações e contributo para o desenvolvimento turístico dos destinos, de modo a identificar as potencialidades, desafios e estratégias, deste tipo de turismo para o Algarve. Os objetivos complementares são a realização de um estudo de benchmarking do lado da oferta, de modo a compreender e analisar a estrutura utilizada no design dos pacotes turísticos comercializados, bem como a identificação da cadeia de valor e dos diversos agentes e Stakeholders envolvidos neste nicho de mercado. Este estudo pretende dar resposta a uma lacuna na oferta turística desta região, ou seja, um produto turístico Culinário e Enológico estruturado e sustentável, que envolva os diversos stakeholders e promova a diferenciação e um maior desenvolvimento cultural, social e económico do Algarve. Tal como referem Custódio Santos, Veiga e Águas (2016) os investigadores acadêmicos precisam contribuir com estudos que desenvolvam uma melhor compreensão das diferenças desses segmentos, como forma de ajudar as organizações turísticas a minimizar a diferença entre os produtos oferecidos e as exigências e expectativas dos consumidores. Em suma, este estudo pretende, não só dar a conhecer este tipo de turismo, como também propor o desenvolvimento de produtos que vão ao encontro das expetativas do turista culinário e enológico que visite a região.