FEC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
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Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
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Browsing FEC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica) by Author "Almeida, H."
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- Determinants of entrepreneurship in SMEs in the defense sectorPublication . Almeida, H.; Briones-Peñalver, Antonio-Juan; Fernandes, Silvia BritoAll over the world, the small and medium enterprises are more and more organized in consortia, cooperation networks, joint-ventures and strategical alliances allowing not only the reduction of uncertainty and turbulence of the markets but also the gathering of advantages which may make them more competitive. It is worth considering that the results of these relationships are affected by determinant factors which may inhibit or facilitate the entrepreneurship. Our aim is to evaluate the relationship between some of those determinants, association, inter-company cooperation, innovation in the methods of work and creativity—about the entrepreneurship in 236 small and medium enterprises of the national defence. One of the questions initially posed is if there is a significant relation between corporation, innovative methods of work, creativity and entrepreneurship; The second question is being creativity an attribute of the entrepreneur, can it have a mediator effect between innovative methods of work and entrepreneurship. A factorial exploratory analysis was made in main components (varimax rotation) and multiple linear regression. The results show the direct relationship of the evaluated determinants and entrepreneurship and, the partial mediator effect of the creativity between the innovation in the methods of work and entrepreneurship. These enterprises may expect to develop new methods of work as a high differential component concerning the competition and the more efficient use of knowledge and of the skills of the people who make part of the work team in order to increase their competitiveness.
- Dimensões da personalidade e fatores de motivação preditivos do desempenho: um estudo realizado com alunos de enfermagem e de psicologia da Universidade do AlgarvePublication . Almeida, H.; Jesus, SaúlAvaliar as dimensões da personalidade e facetas de motivação preditoras do desempenho de 148 estudantes de Psicologia (N=64) e de Enfermagem (N=84), num contexto académico e de trabalho recorrendo ao NEO-PI-R (Costa e McCrae, 1992); itens adaptados do Teacher Efficacy Scale (Sherri Gibson, 1983) e do Intrinsic Motivation Questionnaire (Lawler & Hall, 1970) e médias ponderadas das disciplinas e do estágio. Os resultados mostram diferenças significativas ao nível do Neuroticimo e da Abertura à Experiência; a Conscienciosidade prediz o desempenho académico global e de Enfermagem e a Motivação para relações de ajuda prediz o desempenho em contexto de trabalho global e na Psicologia.
- Manual de comportamento organizacional: guia de apoio ao estudante universitárioPublication . Almeida, H.; Orgambidez-Ramos, A.; Monteiro, Ileana Pardal; Sousa, FernandoNo contexto atual de negócio, de desenvolvimento tecnológico e de mudanças sistemáticas a par da procura incessante de busca de produtividade, de qualidade e de melhoria contínua, a vantagem competitiva das empresas deriva cada vez mais das próprias pessoas que lá trabalham. As pessoas produzem, vendem, atendem clientes, quer sejam internos ou externos, mas também participam em equipas de trabalho, tomam decisões, motivam, comunicam, lideram, fazem poder e política e introduzem mudanças vultuosas nas organizações tornando emergente o conhecimento de todos estes comportamentos e os que deles derivam num contexto organizacional. As pessoas que trabalham nas organizações, para além de as representar conferem-lhes uma personalidade própria. A forma como as pessoas se comportam, decidem, atuam, trabalham, executam as atividades e as alteram, cuidam dos seus clientes, assumem os negócios, têm iniciativas, são criativas e inovadoras varia amplamente nas organizações e depende, em grande medida, da visão, da estratégia, das políticas e práticas das organizações. O objetivo central deste manual é, primeiro para o aluno, apresentar de forma simples e estruturada os diversos modelos, teorias, abordagens e linhas de ação que lhes irão permitir tomar consciência da complexidade que é gerir e liderar pessoas e organizações e, depois para o Gestor, dar as ferramentas para fundamentar a sua prática profissional com conceitos sólidos, com vista a alcançar a excelência das organizações de sucesso e do capital intelectual simbolizando, mais do que tudo, a decisiva importância do capital humano em plena era da informação como fator crítico de sucesso. Este manual de estudo foi produzido com vista a criar o melhor texto disponível sobre o comportamento organizacional através de uma abordagem sistemática de conceitos, aplicações e investigações sobre o tema. Para que este manual se possa utilizar como uma ferramenta didática, apresenta-se estruturado de modo a apresentar uma parte textual e outra parte gráfica que ajuda a uma melhor contextualização. Os capítulos são finalizados com questões para revisão bem como da apresentação de referências bibliográficas com o propósito do estudante universitário poder complementar as suas leituras a partir das referências disponibilizadas.
- Manual de gestão de recursos humanos: da estratégia à práticaPublication . Almeida, H.A Gestão de pessoas constitui um dos principais desafios das empresas da atualidade. O domínio de estratégias, técnicas e ferramentas permite ao Gestor de Recursos Humanos enfrentar as incertezas da empresa, quer interna quer externamente, no curto, médio e longo prazo. Por isso um Manual pode ser um incentivo no esclarecimento concetual, na clarificação de diversos pontos e questões e na definição de estratégias e de práticas em que o gestor pode ser colocado a atuar. O objetivo deste Manual centra-se na revisão e na consolidação de conceitos que integram a Gestão de Recursos Humanos. A subdivisão em duas áreas permite ao leitor posicionar-se, mais facilmente, numa vertente mais estratégica ou, em contrapartida, numa vertente mais prática, no âmbito da temática abordada. O Manual não pretende substituir as aulas presenciais do estudante. Ouvir e compreender o professor é tão importante quanto ler e interpretar o que está escrito num livro. Os Conceitos estão claramente explicados, as definições estão realçadas e os exemplos estão resolvidos em pormenor.
- Manual de gestão: da estratégia à práticaPublication . Almeida, H.A Gestão de pessoas constitui um dos principais desafios das empresas da atualidade. O domínio de estratégias, técnicas e ferramentas permite ao Gestor de Recursos Humanos enfrentar as incertezas da empresa, quer interna quer externamente, no curto, médio e longo prazo. Por isso um Manual pode ser um incentivo no esclarecimento concetual, na clarificação de diversos pontos e questões e na definição de estratégias e de práticas em que o gestor pode ser colocado a atuar. O objetivo deste Manual centra-se na revisão e na consolidação de conceitos que integram a Gestão de Recursos Humanos. A subdivisão em duas áreas permite ao leitor posicionar-se, mais facilmente, numa vertente mais estratégica ou, em contrapartida, numa vertente mais prática, no âmbito da temática abordada. O Manual não pretende substituir as aulas presenciais do estudante. Ouvir e compreender o professor é tão importante quanto ler e interpretar o que está escrito num livro. Os Conceitos estão claramente explicados, as definições estão realçadas e os exemplos estão resolvidos em pormenor. NOTA
- Modelo integrativo de teorias cognitivas da motivação. Uma investigação realizada com professoresPublication . Jesus, Saúl; Sérgio Vieira, Luís; Almeida, H.; Santos, J.; Gomes, Alexandra; Martins, C.Neste estudo começamos por fundamentar a pertinência de um modelo integrativo que integre diversas teorias cognitivistas da motivação, no sentido de explicar como é que diversas variáveis motivacionais se relacionam e influenciam mutuamente, para melhor compreender o empenhamento e também o bem-estar profissional. O modelo que apresentamos parte do Modelo do Desânimo Aprendido e dos Modelos Expectativa-Valor da Motivação Humana, em particular do Modelo da Discrepância Motivacional, mas procura superar algumas das limitações destes modelos, integrando também os contributos da Teoria da Motivação Intrínseca e da Teoria da Auto-Eficácia. Posteriormente procurou-se validar empiricamente o modelo proposto, formulando instrumentos para avaliação das variáveis em estudo e realizando uma investigação em que participaram algumas centenas de professores, a qual permitiu demonstrar o sentido empírico do modelo. Desta forma, o modelo proposto e validado pode servir de suporte teórico para fundamentar algumas estratégias de formação que podem ser usadas para promover a motivação e o bem-estar profissional, em particular dos professores. Terminamos apontando para futuras linhas de investigação em que, noutros domínios de realização, nomeadamente alunos em contexto escolar, a motivação pode ser prevista e incentivada.
- O potencial motivador do trabalho: a satisfação e implicação dos empregados em unidades hoteleirasPublication . Almeida, H.O estudo do desenho do trabalho e a satisfação e implicação dos empregados tem, desde há vários anos, suscitado acrescido interesse entre os investigadores das organizações. O interesse manifestado por estes construtos baseia-se no pressuposto de que um desenho adaptado do trabalho e atitudes positivas nos empregados favorecem a eficácia e produtividade das organizações. Este enfoque ganha um interesse renovado nas unidades de hotelaria, setor privilegiado na região do Algarve, que lamentam a falta de um modelo com fundamentos científicos para o gestor de recursos humanos poder aprofundar as relações entre variáveis capitais e proceder aos reajustamentos necessários. Assim, apresenta-se um estudo experimental cujo objetivo é explorar as relações de influência que o potencial motivador do trabalho e outros determinantes exercem na Satisfação Orientada para o Cliente e Implicação Afetiva ─ e intenções de comportamento ─ de Intenção de Sair da Empresa (de forma negativa) e Recomendação da Empresa, de forma a privilegiar a empresa e os clientes internos e, consequentemente, os clientes externos. O estudo experimental que serviu de base a este livro e que se pode encontrar em anexo, utilizou uma amostra heterogénea de 303 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais de unidades hoteleiras e recorreu-se à análise fatorial confirmatória efetuada pelo programa Amos, versão 6.0. O modelo validado identifica nove variáveis consideradas operacionalizações psicometricamente aptas para avaliar atitudes positivas e resultados no trabalho. Se as organizações forem capazes de utilizar de forma efetiva este modelo, os ganhos são irreversíveis. A sua forma de trabalhar irá contribuir, positivamente, para a qualidade de vida das pessoas que nelas trabalham e poderem vir a ser mais competitivas nos mercados internacionais.
- Strategy for the modernization of the armed forced: a study made with small and medium companies of the sector of the spanish defencePublication . Almeida, H.; Briones-Peñalver, Antonio-JuanConcerning the model Attitudes-Intentions of behaviour (Bagozzi, 1992) and the comprehensive model of Turnover (Griffeth & Hom, 2001), the present study intends to analyze the mediating role of three attitudes (affective commitment, general satisfaction and satisfaction oriented towards the client) in the relationship that variables characterizing the work (Job Motivating Potential, Perception of Employment Alternatives and Sacrifice Perception) establish with output variables (Intention of Turnover and Organization Recommendation). We used a heterogeneous sample of 303 workers belonging to different actors of hotel business. The results of the mediating tests clarify the importance of the considered attitudes in the way job characteristics affect the intentions of behavior of the hotel employees. In general, we think our results can contributed to develop a relevant model for explaining the behavioral intentions of the professionals working with clients (front-office), which conciliates the practices of human resources with the logic of the market.
- Validação da implicacação afectiva, instrumental e normativa: um estudo confirmatório da medidaPublication . Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, SaúlO objectivo deste trabalho é analisar a estrutura factorial e as propriedades psicométricas da escala “Affective, Normative and Continuance Commitment” (Meyer & Allen, 1991), construída para avaliar três componentes da Implicação Organizacional. Utilizou-se uma amostra heterogénea de 252 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais. Avaliaram-se oito modelos alternativos sobre a estrutura do instrumento, recorrendo à análise factorial confirmatória efectuada pelo programa Amos, versão 6.0. Nenhum modelo mostrou um ajustamento satisfatório aos dados, pelo que se procedeu ao seu refinamento. O modelo depurado final identifica uma estrutura em três dimensões (afectiva, normativa e instrumental). Os itens associados a estas dimensões definem sub-escalas com níveis de fiabilidade elevados, o que permite considerá-las operacionalizações psicometricamente aptas para avaliar as três dimensões da Implicação Organizacional definidas por Meyer e Allen.
