ESE3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
Permanent URI for this collection
Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
Browse
Browsing ESE3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica) by Author "Anica, Aurízia"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Aplicación de la música en actividades sociales de ocio en asociaciones para mayores de la región del AlgarvePublication . González, Estefanía Cestino; Sousa, Carolina de; Correia, Raquel; Anica, AuríziaThis study analyses the presence of music in social activities of leisure and entertainment programs organized by associations for the elderly in the Algarve region that have participated in this study in a disinterested way, during the months of June and July 2019. A qualitative methodology is used andit is based in an interview that we carry out with directors, with workers who use music in their classes and / or sessions, and, also, with the elderly people who use these recreational activities. All of them have participated voluntarily showing great interest in the initiative of this study. Among the results it can be seen that the activities with music have a very good acceptance in the programming of activities in all the associations and are highly valued by the entire community.
- Children at risk: A historical perspective of the conceptPublication . Anica, AuríziaThe recognition of the need for special protection for children took centuries to build in European societies. This process took place unevenly and at different rates in place and time and among social groups. A vast body of scientific literature has now been developed since Ariès (1960) launched the debate on this issue (King, 2007). The evolved perceptions of the child at risk and the responses that these made possible also changed over time (Lopes, 2002). The present chapter aims to contribute a historical perspective of this process in Portugal, focusing on the evolution of the concept of children at risk and the conceptualized objectives of the institutional responses which offered protection to these children in the period between 1867 and 1978, that is, during the evolution period of the current children and youth protection system.
- Contributos do teatro para o envelhecimento (cri)ativoPublication . Gonçalves, Nídia Marta Mendes; Anica, AuríziaDiante do novo paradigma do envelhecimento urgem projetos e práticas promotoras do envelhecimento ativo. O presente artigo interrelaciona duas grandes áreas do conhecimento – o Teatro e o Envelhecimento Ativo/Criativo. Analisa as mesmas, no intuito de compreender os benefícios da prática teatral, principalmente, em aspetos associados à saúde e ao bem-estar dos idosos. E visa partilhar o estudo de caso realizado com o Grupo de Teatro Sénior de Silves, no Algarve, Portugal. Os resultados indicam contributos do teatro no processo de envelhecimento, em sete âmbitos: Participação; Saúde Mental; Socialização; Cooperação; Envolvimento Pessoal e Compromisso com a Vida; Valorização e Reconhecimento; Superação.
- Envelhecer no AlgarvePublication . Anica, AuríziaO processo de envelhecimento da população no Algarve tem suscitado a atenção dos investigadores vai para uma década. O oblívio a que esta região era votada pelos investigadores dedicados à temática do envelhecimento, os quais raramente desciam a sul do Tejo para recolha de dados, começou a ser ultrapassado quando a Universidade do Algarve decidiu criar o curso de mestrado em Gerontologia Social. O crescente interesse pela investigação sobre aquela temática que, entretanto, concitava o investimento de organizações e poderes internacionais e nacionais, ficou assinalado pela realização, em 2013, na Escola Superior de Educação e Comunicação, da Conferência Internacional dedicada ao tema Envelhecimento Ativo e Educação e, no ano seguinte, pela publicação do e-book com o mesmo título. Aí já estava visível a preocupação de refletir sobre os desafios colocados pelo envelhecimento demográfico no extremo sul do país, sem descurar as questões teóricas e o conhecimento empírico de outros contextos. A presente obra coletiva em que participam mais de uma dezena de especialistas portugueses, espanhóis e brasileiros leva mais longe o olhar sobre a problemática do envelhecimento no contexto regional algarvio, não descurando, contudo, os contributos teóricos e práticos provenientes de outros lugares que, pela profundidade, dimensão ou originalidade do trabalho realizado, se constituem como desafios e fontes de reflexão para o futuro, em qualquer lugar. O objetivo deste livro é contribuir para o diagnóstico fundamentado da realidade regional relativa ao fenómeno do envelhecimento e para a reflexão sobre novos caminhos e boas-práticas promotores do envelhecimento ativo. Procura-se neste e-book dar um contributo para a resposta a questões relativas aos modos de envelhecer na região algarvia, a partir da perspetiva oferecida por estudos realizados na área de confluência das ciências sociais, da saúde e da educação: Como se entende atualmente o envelhecimento humano? O que pensam as pessoas em idade avançada, residentes no Algarve, sobre o seu próprio processo de envelhecimento? O que pensam sobre a sua felicidade, sobre a sua qualidade de vida? Que perfis de funcionamento psicológico e funcional se encontram na região e como se caracterizam? Quais as condições do envelhecimento positivo? Quais os fatores da qualidade de vida no processo de envelhecimento? Qual a proporção dos que envelhecem bem, muito bem ou mal na população algarvia? Como se caracterizam os ambientes favoráveis e os desfavoráveis à qualidade de vida no envelhecimento? O que pensam as pessoas de idade avançada sobre as suas vivências no âmbito da participação em projetos promotores do envelhecimento ativo? Como avaliam essas experiências? Como se pode desenvolver o potencial das pessoas idosas de modo a contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sua felicidade? Sem ter esgotado os múltiplos contextos socioculturais da região, identificaram-se diferentes modos de envelhecer. As mulheres com esperança de vida maior, mas pior qualidade de vida no envelhecimento. Os que têm mais recursos económicos, mais recursos educativos e culturais, melhores redes familiares e de sociabilidade, os que gozam de boa saúde física e mental, melhor sentido de realização pessoal, também têm melhor qualidade de vida no envelhecimento. Contudo, mesmo aqueles que não beneficiaram de uma trajetória de vida propiciadora do desenvolvimento integral das suas potencialidades e se encontram em idade avançada e em situações de grande vulnerabilidade podem melhorar a sua qualidade de vida se usufruírem de oportunidades apropriadas. Não podemos ficar «à espera que o tempo passe».
- Envelhecer no Algarve. Perceções, perfis e qualidade de vida no envelhecimentoPublication . Anica, AuríziaSerá o Algarve esse lugar de excelência para envelhecer que o estereótipo tem difundido? Como se envelhece de facto no Algarve? Objetivos: No intuito de delinear uma resposta a esta dupla questão, faz-se uma revisão sistemática da literatura sobre o tema, procurando saber como percecionam os residentes no Algarve o seu próprio processo de envelhecimento e que fatores se relacionam com a qualidade de vida percebida no mesmo. Método: A pesquisa bibliográfica restringiu-se a artigos científicos, dissertações e livros relativos a resultados de investigações empíricas realizadas sobre o contexto algarvio, identificados por meio dos recursos on-line SAPIENTIA, RCAAP e b-on. Para este efeito, foram utilizadas as palavras chave gerontologia social, envelhecimento, qualidade de vida, conjugadas com as palavras Algarve e Universidade do Algarve. Resultados: O Algarve é território de profundos contrastes nos modos de envelhecer e na qualidade de vida no processo de envelhecimento. Ressalta dos estudos revistos a necessidade de melhorar a adequação das respostas sociais, especialmente as ERPI, às carências e escolhas da população sénior. Paralelamente, é aconselhável investir em projetos que promovam o envelhecimento ativo ou positivo no contexto habitual de vida (ageing in place), por forma a preservar a boa qualidade de vida e a prevenir ou minimizar os fatores de institucionalização.
- IntroduçãoPublication . Anica, AuríziaA II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação (IICIEAE) realizada no âmbito das comemorações do 40º Aniversário da Universidade do Algarve, em setembro de 2019, constituiu um marco no percurso de mais de uma década de ensino e investigação da Gerontologia Social nesta instituição. Pretendeu-se destacar o contributo da Educação na promoção de modos mais positivos de envelhecer, desiderato concebível no contexto da construção de uma sociedade mais democrática, em que as políticas e as práticas de inclusão são chamadas a dar resposta a aspetos específicos relacionados com a transformação demográfica e social contemporânea. A proposta consistiu, em primeiro lugar, na discussão do conceito de envelhecimento ativo e de outros conceitos correlacionados, num esforço de síntese e reflexão teórica e crítica atualizada. Em segundo lugar, propôs-se a análise de importantes dimensões - sociais, individuais, institucionais e culturais - implicadas no processo de envelhecimento humano, a partir de estudos empíricos inéditos. Em terceiro lugar, colocou-se o foco no papel da educação na construção de uma sociedade mais equilibrada e amiga das pessoas em processo de envelhecimento.
- IntroduçãoPublication . Anica, AuríziaApresenta-se a obra Envelhecer no Algarve, a qual pretende dar um contributo para a resposta a questões relativas aos modos de envelhecer na região algarvia, como as seguintes: como se entende atualmente o envelhecimento humano? O que pensam as pessoas em idade avançada, residentes no Algarve, sobre o seu próprio processo de envelhecimento, sobre a sua felicidade, sobre a sua qualidade de vida? Que perfis de funcionamento psicológico e funcional se encontram na região e como se caracterizam? Quais as condições do envelhecimento positivo? Quais os fatores da qualidade de vida no envelhecimento? Quais os preditores do envelhecimento empobrecido ou com má qualidade de vida? Qual a proporção dos que envelhecem bem, muito bem ou mal na população algarvia? Quais as características destes grupos? Como se caracterizam os ambientes favoráveis e os desfavoráveis à qualidade de vida no envelhecimento? O que pensam as pessoas de idade avançada sobre as suas vivências no âmbito da participação em projetos promotores do envelhecimento ativo? Como avaliam essas experiências? Como se pode desenvolver o potencial das pessoas idosas de modo a contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sua felicidade? Como se pode apoiar os profissionais e os cuidadores de pessoas idosas, contribuindo para a eficácia da sua ação na área da prevenção da doença, na área da prevenção ou deteção do abuso e na área da prevenção do stress negativo emergente naquelas funções?
- Memórias da formação nos primórdios da Escola do Magistério Primário de FaroPublication . Anica, AuríziaA formação de professores nas escolas do magistério primário procurou compatibilizar o inquestionável ideal educativo «humano» e «nacional» do Estado Novo com os princípios da «Escola Nova», criando uma margem de autonomia que os atores sociais usaram dando origem à construção de culturas organizacionais específicas. Pretende-se neste texto identificar as características específicas da cultura da Escola do Magistério Primário de Faro na primeira década do seu funcionamento e a relação desta escola com a transformação sociocultural da região no mesmo período, para isso recorrendo, entre outras fontes, a memórias escritas e orais de estudantes e de docentes desta instituição.
- Memórias musicais em pessoas idosas. Estudo de casoPublication . Caro, Cátia; Anica, AuríziaMusic is strongly intertwined with memory and these are related to the cognitive and perceptual operations of brain mechanisms. These musical memories, filled with emotional and affective aspects, influence the way of life. The research challenge is to study this questions in the senior person: "Witch are the musical memories in the life course of the elderly and what meanings do they assume?" This study focuses on the musical memories of people over 64 years’ old who attend the University of Algarve for the Elderly (UATI). The research paradigm of this study is predominantly qualitative. We applied the ethnographic method and a methodological strategy, that assumed an exploratory, descriptive and interpretative character. The techniques and instruments used for the data collection were: questionnaires, semi structured interview in video-recording and documentary analysis. For the statistical analysis we used the Excel® program. The phenomenological method of Max Van Manen was used in the interpretation of the interviews. The study included twenty-six participants, of whom twenty participated in the questionnaires and six in the interviews. The data collection took place during six months in the physical space of the UATI. The musical memories present different meanings according to the life course of the participants. Factors such as education, culture, traditions and personal experiences are decisive in this matter. Memories are marked positively or negatively, according to the life events to which the musical memories are associated. The data collection process acted as a cognitive-emotional stimulus for the participants, allowing them to recover memories and relive the past, which suggests the use of strategies based on the concrete knowledge of the musical memories of the participants in the cognitive and emotional activation programs and in music therapy for the elderly.
- A modernização do Hospital do Espírito Santo de Tavira, no século XIXPublication . Anica, AuríziaNo século XIX, assiste-se à emergência de uma função hospitalar intimamente relacionada com a revolução do saber médico e científico, com a adoção de novas práticas profissionais e com a instituição de novos mecanismos de controlo, tendo-se restruturado neste processo as relações entre os médicos, os doentes e os hospitais. O hospital procura deixar de ser o lugar para acolhimento de famintos, moribundos e incuráveis, para se transformar num espaço de produção da saúde e, até, em alguns casos, num espaço privilegiado de construção do conhecimento científico.