ESE2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)
Permanent URI for this collection
Conteúdo: Artigos em revistas ou actas de conferências indexadas
a) incluídas na
a) incluídas na
- » Web of Science
- (v. www.webofknowledge.com)
- » ERIH
- (European Research Index for Humanities: erihplus)
- » Latindex
- (Sistema Regional de Información para Revistas Científicas de América Latina, Caribe, España y Portugal: latindex.org/latindex/)
- » Scielo
- (Scientific Electronic Library Online: www.scielo.org)
- » Scopus SJR
- (SCImago Journal & Country Rank: www.scimagojr.com)
Browse
Browsing ESE2-Artigos (em revistas ou actas indexadas) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 146
Results Per Page
Sort Options
- Qual é o problema?Publication . Veia, LucianoEste artigo refere um episódio de sala de aula de uma turma do 4º ano de escolaridade, onde a resolução de problemas ocupa um papel central, permitindo um grande envolvimento dos alunos com o objectivo de desenvolver as capacidades de raciocínio e de resolução de problemas.
- Estratégias de utilização das tecnologias de informação e comunicação em contexto educativo: Um estudo com professores do ensino secundárioPublication . Gil, Francisco BaptistaTemos assistido nos últimos anos a um intenso programa de apetrechamento informático das escolas, acompanhado por um não menos importante investimento na formação contínua dos professores a nível das tecnologias da informação e comunicação (TIC). A introdução das TIC na escola permite-lhe acompanhar a modernização tecnológica que ocorre à sua volta e ao mesmo tempo criar novos desafios na função educativa. As TIC poderão dar contributos interessantes para a construção de ambientes não convencionais de ensino–aprendizagem. Contributos para a mudança e para a implementação de outras práticas pedagógicas. É nessa perspectiva que pretendemos desenvolver um estudo de utilização das TIC em contexto educativo, procurando compreender de que forma os professores gerem os novos desafios colocados pela necessidade de integrar as TIC na sua prática lectiva, nunca perdendo de vista as especificidades de cada elemento envolvido: meioescola-professor-aluno.
- O plano museológico do concelho de Loulé. O exemplo do Polo Museológico dos Frutos Secos.Publication . Raimundo, Helder FaustinoEm 1991 é estabelecido o Plano Museológico do concelho de Loulé, a partir de uma proposta discutida em reunião aberta com associações locais, investigadores e outros interessados. Desde aí, o Museu Municipal de Loulé tem desenvolvido esforços concertados com muitos actores locais, públicos ou privados no sentido de concretizar a instalação de uma rede de pólos museológicos diversificados – mas complementares – que permitam uma interpretação cultural do rico património do concelho.
- Casimiro de Brito e o "Movimento Prisma", em LouléPublication . Raimundo, Helder FaustinoO artigo analisa o percurso inicial do poeta Casimiro de Brito como mentor e organizador do chamado Movimento Prisma e do suplemento cultural "Prisma de Cristal", publicado no semanário «A Voz de Loulé», entre 1956 e 1959.
- O Gabinete de Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Loulé: uma experiência lida à luz do conceito de desenvolvimento localPublication . Raimundo, Helder FaustinoO presente texto é uma tentativa de sistematização da experiência do Gabinete de Desenvolvimento Rural, da Câmara Municipal de Loulé, que funcionou entre os anos de 1990 e 1995. Em Portugal ainda são raras as sistematizações de experiências práticas enquadradas no âmbito do desenvolvimento rural. Por um lado, devido ao facto de as práticas de desenvolvimento rural serem recentes no nosso país; por outro lado, porque decorrendo do factor anterior, se acentua a tentação do voluntarismo que promove a acção em detrimento da reflexão.
- Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino.Publication . Monteiro, Rute; Carrillo, José; Aguaded, S.A prática dos professores pode ser analisada numa perspectiva de melhorar a sua compreensão, através da caracterização dos seus elementos (Krainer, 1999). É neste sentido, da compreensão da prática do professor, que esta investigação se desenvolve, porque o principal objectivo é compreender o pensamento e acção do professor, quando este está comprometido com o acto de ensino. Deste modo, na presente investigação descreve-se como se pode modelar o ensino de dois professores do Ensino Básico, relativo ao tema Diversidade das Plantas. Esta modelação do ensino corresponde basicamente à análise detalhada das crenças, objectivos e conhecimentos em acção, em sala de aula, através da compreensão de entidades teóricas como o guião de acção, rotina e improvisação.
- Between looking and gesturing: Pierre Hébert's concept 'animation d'observation'Publication . Graça, Marina EstelaThe French Canadian filmmaker Pierre Hébert expression ‘animation d’observation’ (literally, observation animation) first appears within the context of the production of his film Etienne et Sara (1984) and is only employed there and during the implementation of the following film project: The Subway, Songs and Dances of the Inanimate world / Le Metro, Chants et Danses du Monde Inanimé (1985). At that time, Hébert's poetics go through what is perhaps their most important transformation. Etienne et Sara, started out being the last in a series of films whose project should have been resolved in a collation of multiple graphic and moving expressions, i.e. within the scope of what we commonly call the techniques of the animated film. However, following Pierre Hébert's meeting with the Belgian poet Serge Meurant, it became evident that it was more than just a film. In Confitures de Gagaku (1986), the following production to The Subway, Songs and Dances of the Inanimate world / Le Metro, Chants et Danses du Monde Inanimé, where for the first time he is animating in the presence of the spectators, in dialogue with the saxophonist Jean Derome, the film already appears clearly as a manifestation – albeit an autonomous one – of a project which is formed in a situation of open frontiers in the collision of languages, in a precise time and space. In it the author exhibits and lays claim to the origin of the film for the body, alive and feeling, of its maker, thereby questioning the ideological workings of the whole film making machinery and protocols. In this essay I will try to explain the author’s intention when he invented and then used such verbal device within the context of his work and, broadly, that of contemporary animation.
- A comunicação nas práticas de jovens professores de MatemáticaPublication . Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; Menino, Hugo; Pinto, Hélia; Santos, Leonor; Varandas, José Manuel; Veia, Luciano; Viseu, FlorianoEste artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio.
- Conceitos e processos formativos de pedagogia e literacia dos MediaPublication . Reia-Baptista, VítorOs níveis de Literacia dos Media, assim como a sua natureza ou tão só a sua falta, assumem diferenças ou semelhanças consoante os contextos locais e globais em que se desenvolvem e se exercem. Assim sendo, são aqui apontados alguns exemplos, ainda que fragmentários, como eventuais contributos para um melhor conhecimento da realidade existente neste domínio em Portugal, assim como nalguns outros contextos de comunicação local e global.
- In vitro and in vivo quantification of elicitin expression in Phytophthora cinnamomiPublication . Horta, Marília; Sousa, Nelson; Coelho, A. C.; Neves, D.; Cravador, A.The differential expression of four Phytophthora cinnamomi elicitin genes was analysed by Real Time RT-PCR. In in vitro cultures, the a-cinnamomin gene showed the highest level of expression, the b-cinnamomin gene (b-cin) was the most inducible, and the HAE transcripts were in low abundance. Transcription of all the elicitins was active during the active growth of the pathogen when infecting cork oak (Quercus suber) roots, and as host colonization progressed, the level of b-cin expression fell, while that of a-cin rose. In an antisense transgenic strain, the silencing of b-cin also negatively affected the expression of other elicitin genes in the cluster. The reduced in planta growth of the b-cin knock-out is related to the altered pattern of elicitin gene expression, supporting the idea that one of the functions of elicitins is related, directly or indirectly, with pathogenesis.