Instituto Superior de Engenharia
Permanent URI for this community
News
A definir... (EST)
http://est.ualg.pt/
Browse
Browsing Instituto Superior de Engenharia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação e validação do carga mental questionnaire (CarMen-Q) para uma amostra de trabalhadores portuguesesPublication . Mestre, Cláudia Patrícia Martins; Viseu, JoãoA carga mental, pode ser considerada um risco psicossocial, que afeta negativamente a saúde física e mental dos trabalhadores. De forma a colmatar este risco, é necessária a implementação de medidas em que o empregador é a chave, permitindo melhorias na saúde e no bem-estar laboral dos trabalhadores. A recolha de dados feita respeitou todos os pressupostos éticos de uma investigação e procurou dar resposta ao objetivo geral: contribuir para a adaptação e validação do instrumento Carga Mental Questionaire (CarMen-Q) numa amostra de trabalhadores portugueses. Especificamente, pretendeu-se avaliar as propriedades psicométricas do CarMen-Q, testando a validade convergente através das dimensões exigências quantitativas, exigências cognitivas, exigências emocionais e ritmo de trabalho do Copenhagen Psychosocial Questionnaire (COPSOQ- II). A validade de critério foi examinada através da relação que as dimensões do CarMen-Q estabeleceram com os conceitos de satisfação no trabalho, engagement no trabalho, exaustão emocional, performance no trabalho, stresse, clima de segurança psicossocial e caraterísticas individuais (i.e., traços de personalidade). Por último, a fidelidade foi calculada através de dois coeficientes, alfa de Cronbach e Composite Reliability. Verificou-se a existência de validade fatorial, quanto à validade convergente apenas para as dimensões exigências emocionais e temporais atingiram valores de Average Variance Extracted (AVE) iguais ou superiores a .50. No que diz respeito à validade de critério, a carga mental estabeleceu uma correlação negativa e estatisticamente significativa com o clima de segurança psicossocial, conformidade com a segurança e satisfação no trabalho; e uma correlação positiva e estatisticamente significativa com a exaustão emocional, o stresse, a ansiedade, a depressão, o neuroticismo e a abertura à experiência. Por último, os valores de fiabilidade para as dimensões e constructo de carga mental foram superiores a .70, demonstrando que esta é uma ferramenta fiável.
- Análise e sistematização dos métodos construtivos e dos sistemas de coberturas para piscinasPublication . Muniz, Elbes Marcos Gonçalves Borba Muniz; Farinha, Fátima; Oliveira, Miguel JoséA seleção do processo construtivo de uma piscina, mesmo que de pequenas dimensões, ou seja, com volume aproximado de 150 metros cúbicos, depende de uma série de fatores determinantes, nomeadamente, espaço disponível para sua construção, tipo de solo, envolvente, funcionalidades, estética e durabilidade. Atualmente, além dos aspetos técnicos e das funcionalidades da piscina, os técnicos têm concebido soluções arquitetónicas inovadoras e tem havido a procura da melhoria do desempenho térmico destes equipamentos como por exemplo a colocação de coberturas do espelho de água. Desta forma, o processo de executar piscinas tornou-se um procedimento que vai muito além da construção civil, sendo necessário cada vez mais envolver outras áreas de trabalho, como a engenharia mecânica e a domótica procurando soluções inovadoras. No âmbito desta dissertação foi desenvolvido um trabalho de investigação, análise, sistematização dos métodos construtivos e sistemas de cobertura, isto é, as diversas formas de se construírem piscinas bem como de sistemas de coberturas que podem ser aplicados nelas. Dentre os métodos construtivos existentes no mercado, pode-se inclusive já destacar como principais as piscinas de betão moldado, as de betão projetado, as de alvenaria estrutural e as pré-moldadas em fibra. Para além destas serão apresentados métodos construtivos com soluções inovadoras com funcionalidades diferenciadas como a cobertura em deck retrátil e com a capacidade de apresentar também características sustentáveis, nomeadamente piscinas com elementos em vidro, piscinas em madeira e piscinas em blocos de EPS. Além de tudo, será feita uma análise crítica relativa abordando aspetos relacionados com o custo, a sustentabilidade, eficiência energética e as vantagens e desvantagens dos métodos de construção e das soluções para cobertura de piscinas. Por fim, será apresentado o guia de consulta, com os métodos construtivos e sistemas de cobertura estudados, apresentando as suas principais etapas de construção e instalação, além de cuidados no uso e procedimentos de manutenção.
- Avaliação da eficácia do plano de segurança e saúde como ferramenta de controle de risco na construção civil: estudo de casoPublication . Muhosse, Lisíria Aiva Agostinho; Sousa, António; Magaia, Silva JacintoOs acidentes de trabalho podem ter consequências fatais e afetam não só ao sinistrado, mas também a sua família, a organização, e até a economia em geral. A prevenção e redução dos acidentes de trabalho é preocupação global, sendo que instituições como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), têm desenvolvido normas e leis para promover a segurança no trabalho e, assim, reduzir os índices de sinistralidade. Este estudo, pretendeu avaliar o Plano de Segurança e Saúde (PSS) como ferramenta de controle de riscos no setor da construção civil, recorrendo a um estudo de caso que reflete a realidade diária neste setor. A investigação começou com uma contextualização histórica e legal da segurança no trabalho, analisando a evolução das normas laborais, tanto a nível nacional como internacional, e identificando as principais legislações em vigor. De seguida, foi realizada uma análise de campo para recolha e tratamento de dados, utilizando uma amostra de N=13 obras, que foram agrupadas conforme as categorias dos alvarás de construção das empresas executantes. A análise revelou variações significativas no cumprimento das normas de segurança, evidenciando discrepâncias a nível de implementação das medidas previstas no PSS entre as diferentes obras. As grandes empresas demostraram maior aderência ao PSS, enquanto as pequenas e médias empresas enfrentam dificuldades. Os resultados mostram a necessidade de reforçar a fiscalização e a sensibilização sobre a importância do cumprimento das normas, sobretudo em empresas de menor dimensão, contribuindo para maior segurança no setor da construção e a consequente redução de índices de sinistralidade.
- Avaliação da exatidão posicional de ortofotos - caso estudo: Beja - AlquevaPublication . Silva, Sandra; Fernandez, Helena Maria; Martins, Fernando Miguel GranjaO projeto apresentado foi desenvolvido no Centro de Cartografia da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva. Tem como objetivo avaliar a exatidão posicional das ortofotografias, utilizando técnicas fotogramétricas para a obtenção das imagens retificadas. Além disso, também foram aplicadas técnicas estatísticas para o controlo de qualidade das ortofotografias. A qualidade das ortofotografias é uma temática fundamental para o Centro de Cartografia da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, uma entidade especializada detentora de alvará próprio na produção de cartografia vetorial e de fotografia. As ortofotografias são de grande utilidade pois oferecem uma representação precisa e exata do terreno, sendo utilizadas por toda a estrutura da empresa, entidades públicas, privadas e por um vasto número de utilizadores em diversas áreas. A área de estudo está localizada no município de Beja, abrangendo uma extensão de 15.000 ha (equivalente a seis ortofotografias) à escala de 1:5.000. A produção das ortofotografias para o ano de 2022 compreendeu diversas etapas, desde a triangulação aérea até à extração do Modelo Digital de Superfície, passando pela retificação, e por fim, na criação do mosaico final. Para avaliar a exatidão posicional planimétrica, será utilizado o indicador estatístico denominado Erro Médio Quadrático, em conformidade com as normas e especificações técnicas estabelecidas para a Cartografia Topográfica Vetorial e de Imagem, específicas para o nível de detalhe NdD2 da Direção-Geral do Território. As ortofotografias produzidas cumpriram o critério de exatidão posicional exigida. A análise estatística revelou um Erro Médio Quadrático de 0,334 m, e todos os pontos de controlo analisados situaram-se dentro dos limites estabelecidos pelas especificações técnicas.
- Avaliação ergonómica dos postos de trabalho dos funcionários administrativos da Universidade do Algarve: perceção de riscoPublication . Lopes, Ailine Ariana Gomes Ferreira; Cavaco, AdrianaContexto: As lesões musculosqueléticas (LME) consistem num conjunto de doenças comuns relacionadas com o trabalho. Afetam milhões de trabalhadores europeus, com um custo de milhares de milhões de euros para as entidades patronais. Combater as LME contribui para melhorar a vida dos trabalhadores, e justifica-se plenamente do ponto de vista económico. Objetivo: O presente trabalho empírico tem como objetivo geral a análise e caraterização das condições de trabalho existentes nos postos de trabalho com computadores dos funcionários administrativos da UAlg e na identificação das Lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT) e ainda na avaliação da perceção de risco. Metodologia: O estudo consistiu numa avaliação única á 31 trabalhadores pertencentes a 6 departamentos administrativos da UAlg, com cerca de 30 a 35 minutos de duração total, presencial e no posto de trabalho respetivo dos funcionários. Foram aplicados 4 questionários: o CHECK LIST “Lima e Coelho (2011)” (para a avaliação ergonómica dos postos de trabalho), Quick DASH (para avaliação da incapacidade do ombro, do braço e da mão); o Questionário Nórdico Músculo-esquelético (mensuração de sintomas de lesões músculo-esqueléticas) e o Questionário de Perceção de Riscos (desenvolvido pelo investigador no âmbito de Segurança e Saúde no Trabalho). Resultados: a grande maioria dos participantes queixaram-se de problemas como dor, desconforto e dormências no pescoço (71%) e na região lombar (64,5%). Pode estar na causa, o fato de que mais de metade dos participantes (61,3%) não utiliza o apoio lombar mantendo a cabeça alinhada com o corpo.
- Caracterização hidrogeológica e uso da água de um sector das areias, arenitos e cascalheiras do litoral do Baixo AlentejoPublication . Lima, Thyago Anthony Soares; Monteiro, José Paulo; Costa, Luis Ricardo Dias daNa presente dissertação discutem-se as tarefas necessárias para realizar a caracterização hidrogeológica das areias, arenitos e cascalheiras do litoral do Baixo Alentejo. Até à actualidade esta caracterização foi efectuada em detalhe apenas nas áreas em que estas formações constituem unidades hidroestratigráficas dos sistemas aquíferos de Sines e da Bacia de Alvalade. Além de caracterizar o sistema hidrogeologicamente, estimou-se o volume de água utilizado para rega na área em estudo, com o objectivo de caracterizar a sua evolução inter-anual entre 2000 e 2018 e intra-anual para o ano de 2018. Para tal recorreram-se a métodos de deteção remota e tratamento de imagens de satélite (LANDSAT 5 e 8 e MODIS). Apresenta-se assim uma síntese da caracterização hidrogeológica desta formação numa área de 195,8 km2, dividida em dois sectores aquíferos, um situado a norte do Rio Mira com 94,12 km2 e outro a sul com 101,75 km2. A primeira etapa do trabalho consistiu na análise da recarga dos aquíferos em estudo com base na precipitação e na análise de dados de piezometria de forma a definir o modelo conceptual de funcionamento hidráulico do sistema. Os dados disponíveis foram obtidos a partir de trabalhos de campo, e do Projecto LIFE-Charcos (LIFE12NAT/PT/997). Paralelamente, realizou-se uma análise de uso e ocupação do solo, com particular destaque para a identificação das áreas de rega. Finalmente, procedeu-se à determinação do volume de água usado na rega agrícola recorrendo ao método de estimativa de uso consuntivo de água na rega à escala local, a partir da determinação dos valores de evapotranspiração, através do algoritmo SEBAL, precipitação, e eficiência de rega. Os resultados obtidos foram validados, com alta precisão, através da comparação com os volumes de rega conhecidos durante o ano de 2018, e da calibração do modelo do balanço hídrico sequencial mensal ao nível do solo.
- O clima de segurança psicossocial enquanto facilitador da saúde docente e do bem-estar ocupacionalPublication . Domingues, Tiago José Afonso; Viseu, João Nuno RibeiroA carreira de docente do ensino básico e secundário, em Portugal, apresenta algumas imposições que podem influenciar a sua condição psicológica e de saúde. Com as exigências impostas aos docentes, temas como o clima de segurança psicossocial (CSP), a saúde docente e o stresse, têm despertado o interesse da comunidade científica. A presente investigação, de natureza quantitativa, teve como objetivo compreender os mecanismos que intervêm na relação entre o CSP e os resultados do trabalho, através do modelo JD-R, numa amostra de docentes do ensino básico e secundário portugueses. A amostra recolhida totalizou 1481 docentes, sendo a maioria do sexo feminino (78.9%), e o escalão etário mais representado foi o escalão entre os 56 e os 70 anos (35.2%). Os participantes preencheram um protocolo de investigação constituído por seis questionários de autorresposta e um questionário sociodemográfico e profissional. Os resultados indicaram que o CSP estabelece uma relação positiva com a saúde docente, o engagement no trabalho e o PsyCap; a saúde docente medeia a relação entre o CSP e o engagement no trabalho e o PsyCap, promovendo ambos; o PsyCap tem uma relação positiva com a satisfação no trabalho e negativa com o stresse; e, o engagement no trabalho e o PsyCap medeiam, de forma parcial, a relação entre o CSP e a satisfação profissional, promovendo esta, e o stresse, diminuindo os níveis deste. Seria importante que estes resultados tivessem um efeito impulsionador quanto a intervenções junto de docentes para a prevenção e melhoria da saúde e do bem-estar dos mesmos. Foram discutidas as implicações teórico-práticas dos resultados obtidos, bem como foram apresentadas as limitações do estudo e sugestões para estudos futuros.
- Competências percebidas para enfrentar situações de emergência: um estudo com trabalhadores do setor hoteleiro da Região AlgarviaPublication . Jesus, Alexandre José Silva de; Sousa, António Manuel Coelho Oliveira e; Gonçalves, GabrielaO Turismo é um setor de atividade económica essencial para a região do Algarve, como tal, é crucial que o setor hoteleiro esteja devidamente apto para agir em qualquer circunstância de emergência, de forma adequada. Tem sido uma preocupação crescente o aparecimento de diversas situações de emergência na região, associadas a catástrofes naturais. Neste sentido, torna-se fundamental preparar os trabalhadores para darem resposta a estes riscos, através de um bom planeamento de segurança e saúde no trabalho, incluindo formação. Para o efeito deve ser considerado um largo conjunto de fatores, nomeadamente de personalidade, competências e organizacionais. Foi realizado um estudo de carácter quantitativo e transversal com 242 participantes de ambos os géneros, trabalhadores no setor hoteleiro. Os dados foram recolhidos com base num questionário self-reported que incluiu medida de robustez mental, perceção relativa à ocorrência de catástrofes naturais e experiência formativa na intervenção. Os eventos, de acordo com os resultados, com maior probabilidade de suceder são os incêndios, a nível da confiança na gestão sentem-se menos confiantes com os furacões e mais ameaçados pelas questões pandémicas. Assim sendo, os resultados mostraram que falta investir, consideravelmente, na formação de SST dos trabalhadores, como também, na prevenção das situações de emergência estudadas.
- Comunicação de risco de segurança e saúde ocupacional em trabalhadores de escritório: uma revisão sistemáticaPublication . Machado, Simone de Jesus; Luís, SílviaContexto: Os distúrbios músculos-esqueléticos (MSDs) relacionados com o uso de computador, movimentos repetitivos e posturas estáticas do trabalho de escritório são frequentemente associados a acidentes de trabalho e as doenças profissionais. Objetivo: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura para identificar a existência de estudos primários publicados que demonstrem a influência da comunicação de riscos de segurança e saúde ocupacional em trabalhadores de escritório nos acidentes e doenças profissionais. Métodos: Para avaliar a influencia da comunicação de risco de segurança e saúde ocupacional em trabalhadores de escritório, elaborou-se uma revisão sistemática utilizando seis bases de dados eletrónicas em inglês, entre o dia 24 de janeiro de 2021 a 26 de março de 2021. A qualidade metodológica foi avaliada por dois revisores independentes usando o instrumento de análise crítica do JBI Meta-Analysis of Statistics Assessment and Review Instrument (JBI-MAStARI). Os resultados foram relatados utilizando os itens Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e as diretrizes de Meta-Analysis (PRISMA-P). O protocolo desta revisão sistemática foi registado no International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) no dia 27 de abril de 2021 com o número de registo CRD42021227520. Resultados: No total, apenas quatro estudos preencheram os critérios de inclusão. Os resultados dos estudos ilustram que as intervenções corresponderam sobretudo formação e modificações ergonómicas, e foram eficazes na diminuição dos acidentes e das doenças profissionais. Contudo, a comunicação de riscos está subdesenvolvida em trabalho de escritório, existindo lacunas nesta temática, e não existem dados a longo prazo, nem dados da correlação entre fatores de riscos específicos e determinadas medidas de intervenção. Conclusões: A comunicação de riscos é eficaz na promoção da saúde e segurança ocupacional. São necessários mais estudos, com qualidade e métodos mistos, que combinem múltiplas medidas de intervenção de riscos, uma vez que os trabalhadores de escritório estão frequentemente expostos a vários fatores de risco para MSDs.
- Desenvolvimento e implementação de um projeto luminotécnico de um sistema de iluminação públicaPublication . Farinha, David Bruno Caldeira; Gomes, JoãoA Iluminação Pública (IP) está diretamente ligada ao conforto das pessoas e à segurança nas vias públicas. Os principais objetivos são a visibilidade do trajeto a percorrer, a prevenção de criminalidade e a iluminação de monumentos, permitindo o seu embelezamento e destaque noturno. A finalidade deste projeto é o estudo, desenvolvimento e análise da viabilidade técnico económica de três sistemas de iluminação pública. O primeiro passa pelo recurso à iluminação LED, solução implementada hoje em praticamente todas as ruas do país. A segunda passa por uma solução mais virada para um sistema autónomo, híbrido, capaz de funcionar durante muito tempo desligado da rede, permitindo a poupança do consumo de energia elétrica. O terceiro e último é um sistema completamente independente, capaz de funcionar sem nenhuma energia recebida da rede elétrica, apostando no solar fotovoltaico como fonte de energia primária. Em Portugal, a IP é responsável por 3% do consumo energético. No entanto, tem-se verificado nos últimos anos uma tendência de aumento da rede de IP (cerca de 4 a 5% por ano), o que implica um conjunto de medidas direcionadas ao aumento da eficiência energética no parque de IP. Este elevado consumo de energia, na iluminação pública, faz com que esta seja uma parte bastante significativa das despesas dos produtores. Por outro lado, também tem havido uma preocupação em reduzir as emissões de dióxido de carbono. Deste modo, nos últimos anos tem-se procurado implementar medidas que levem a uma maior eficiência energética, sendo isto possível com a utilização de novas tecnologias de iluminação, como luminárias LED e/ou sistemas de controlo, gestão de IP e geração de energia através de fontes solares fotovoltaicas. Os resultados obtidos no estudo das soluções propostas mostram que o melhor cenário é o convencional recurso à iluminação LED. Este sistema apresenta um custo de implementação e manutenção mais reduzido que os restantes. Os dois sistemas de armazenamento de energia apresentam custos de implementação mais elevados. A vida útil da bateria é um dos custos mais consideráveis do sistema. Tratando-se de sistemas para servir o bem-estar da população, não apresentam retorno de investimento. O estudo comparativo dos investimentos a 14 anos demonstram que a diferença da solução convencional LED para as restantes ascende os 30000€.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »