Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Reia-Baptista, Vítor

Search Results

Now showing 1 - 10 of 11
  • Media literacy and media appropriations by youth
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    Nowadays everyone would agree to the growing, urgent need to enhance the understanding and the capacity of process analysis within Media Literacy and Media Education, given the increasing influence of the new media upon life styles and behaviours of all citizens, but especially the younger ones. Indeed, the twin issues of awareness-raising and developing processes to improve media literacy present all Member-States of the European Union, as well as the rest of Europe and the world, with a major challenge. Somehow, it is less important to recognize the problem of media literacy than to discuss how to foster the development and use of educational tools that would help the young generations, today and in the near future, to better develop a critical and informed attitude regarding the media.
  • Conceitos e processos formativos de pedagogia e literacia dos Media
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    Os níveis de Literacia dos Media, assim como a sua natureza ou tão só a sua falta, assumem diferenças ou semelhanças consoante os contextos locais e globais em que se desenvolvem e se exercem. Assim sendo, são aqui apontados alguns exemplos, ainda que fragmentários, como eventuais contributos para um melhor conhecimento da realidade existente neste domínio em Portugal, assim como nalguns outros contextos de comunicação local e global.
  • Hacia una alfabetización en medios: ejemplos en contextos de habla portuguesa
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    Los niveles de alfabetización en relación a los medios de comunicación vienen condi- cionados por las características de los contextos locales y globales en los que se desa- rrollan e integran los mismos. En este artículo se presentan algunos ejemplos concretos que permitirán obtener un conocimiento más cercano a la realidad que se produce en Portugal, así como en otros contextos de habla portuguesa.
  • A pedagogia dos media - a dimensão pedagógica dos media na pedagogia da comunicação: o caso do cinema e das linguagens fílmicas
    Publication . Reia-Baptista, Vítor; Gonçalves, Fernando Ribeiro; Pereira, Duarte Costa
    Os meios de comunicação de massas, ou seja, os media, correspondem cada vez mais a um conjunto de entidades multi-complexas de informação, de intermediação e de apropriação de conteúdos, reproduzindo e difundindo quantidades enormes de dados que assumem formas e texturas diferentes (textos, fotos, gráficos, vídeos…) geralmente de forma algo organizada, codificada e estruturada de acordo com a natureza de cada meio, mas também, tantas vezes, de forma não estruturada, fragmentada e descontextualizada, cabendo aos receptores saber utilizar os seus próprios mecanismos de descodificação e apropriação das diferentes mensagens nas suas múltiplas formas intertextuais de reprodução de conteúdos. O principal objectivo desta tese consiste em tentar identificar e compreender, sobretudo de forma teórica e reflexiva, os mecanismos predominantes de apropriação das mensagens mediáticas, assim como algumas das suas mais importantes dimensões pedagógicas no que respeita à aquisição de diferentes literacias, nomeadamente uma literacia dos media.
  • Who sees what? Contributions for an open debate about television in the context of media literacy
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    Nos últimos anos, em Portugal, tem-se desenvolvido algum debate público em torno dos diferentes papéis da televisão junto de alguns dos sectores mais jovens da população, seja enquanto meio prioritário de entretenimento, seja enquanto meio privilegiado de informação, seja enquanto possível meio de aprendizagens, ou mesmo enquanto sim- ples (ou bastante complexa) «baby sitter». Este debate, que a seu tempo foi de certo modo promissor pelo facto de se ir estabelecer no panorama televisivo português uma nova entidade reguladora (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) acabou por se esvair e não contribuir grandemente para qualquer conhecimento mais aprofun- dado do problema. Vejamos porquê.
  • New environments of media exposure. Internet and narrative structures: From media education to media pedagogy and media literacy
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    By observing some of the new environments of media exposure, such as the internet, the mobile communication devices and situa- tions, or the console games’ interaction pat- terns, we discern that there is a great need for research into, and development of, the field. In order to gather better knowledge about our individual and social situation in the private and public spheres of daily life, the emergent new media usage, or their ap- propriations, and the levels of credibility sur- rounding the information sources connected to those environments available everywhere, on-line and off-line, need to be studied in a multi-disciplinary approach.
  • Internet research and its pedagogical dimension
    Publication . Cordeiro, Paula; Reia-Baptista, Vítor
    There is a great need for research and development of multidisci- plinary studies about the Internet and the credibility of the information available online. For example, in the field of Cultural Studies, in partic- ular, and in Communication courses, in general, it is possible to develop a corps of analysis which main goal should be to develop different approaches to the research and the organization of information in the Internet. At the University of Algarve we have been trying to develop some projects about themes of cultural identities different and distant to those of the students’ own cultural identities in order to discover and study some of the main characteristics of the information available in the Internet and trying to compare them with other characteristics already known from other media and communication contexts. These students also study the risks of the Internet, namely in what respects the information credibility and the adequate contextualization of that information, as well as the correct identification of information sources and channels.
  • Problemas de comunicação global e estratégias de formação em contextos lusófonos
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    Esta comunicação procura dar conta de alguns aspectos estratégicos que têm caracterizado o contexto lusófono de formação em Ciências da Comunicação na Universidade do Algarve. Em qualquer área das Ciências da Comunicação, mesmo quando se desenvolvem estudos e estratégias de estudo em zonas periféricas e sobejamente marcadas por aspectos predominantemente regionais e específicos, não é possível ignorar que quase todos os problemas passíveis de estudo requerem abordagens globais e plurais, capazes de propiciar estratégias de enquadramento teórico e investigacional adequadas às complexidades em presença.
  • Evolução das imagens, das tecnologias e dos mecanismos pedagógicos de ilusão fílmica
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    Já muito se escreveu sobre as razões de ser estéticas, éticas e teleológicas das diferentes formas de arte pictóricas e sobre as suas componentes ilusórias de percepção. No entanto, é importante observar como se comportam algumas formas de comunicação quando transpostas dos modos de produção manuais, individualizados e únicos, ou artísticos, para os modos de produção mecanizados, massivos e regenerativos, ou consumistas. Assim é de salientar desde já algumas obras absolutamente referenciais para o devido enquadramento de todas as dimensões do problema.
  • As doces heresias de La dolce vita
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    Nuestro aprendizaje cultural, mediático y fílmico, como generación educada en un contexto sociocultural latino y esencialmente católico, intelectual, social, sexual y políti- camente estigmatizado fue transfigurado por Federico Fellini en la película «La dolce vita». El autor analiza las claves proféticas, éticas, estéticas y cinéfilas de esta obra que considera la piedra angular de nuestra cultura cinematográfica. Para ello aborda cinco perspectivas en las que analiza lo que él llama las «doce herejías» del film.