Loading...
13 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 13
- Media literacy and media appropriations by youthPublication . Reia-Baptista, VítorNowadays everyone would agree to the growing, urgent need to enhance the understanding and the capacity of process analysis within Media Literacy and Media Education, given the increasing influence of the new media upon life styles and behaviours of all citizens, but especially the younger ones. Indeed, the twin issues of awareness-raising and developing processes to improve media literacy present all Member-States of the European Union, as well as the rest of Europe and the world, with a major challenge. Somehow, it is less important to recognize the problem of media literacy than to discuss how to foster the development and use of educational tools that would help the young generations, today and in the near future, to better develop a critical and informed attitude regarding the media.
- Conceitos e processos formativos de pedagogia e literacia dos MediaPublication . Reia-Baptista, VítorOs níveis de Literacia dos Media, assim como a sua natureza ou tão só a sua falta, assumem diferenças ou semelhanças consoante os contextos locais e globais em que se desenvolvem e se exercem. Assim sendo, são aqui apontados alguns exemplos, ainda que fragmentários, como eventuais contributos para um melhor conhecimento da realidade existente neste domínio em Portugal, assim como nalguns outros contextos de comunicação local e global.
- Pedagogia da comuniçao, cinema e ensino: dimensoes pedagógicas do cinemaPublication . Reia-Baptista, VítorA inclusão de estudos mediáticos nos di- ferentes níveis de ensino é uma medida ne- cessária para uma formação integral e ade- quada às características culturais do cidadão das sociedades modernas onde o fenómeno comunicativo global assume grande impor- tância social, cultural e pedagógica. Neste contexto, em que o cinema se inte- gra perfeitamente, o estudo da dimensão pe- dagógica dos fenómenos fílmicos e cinemá- ticos torna-se um acto de aquisição de conhe- cimentos e de reflexão crítica sobre uma fa- ceta preponderante da nossa história cultural recente, ou seja, destes últimos cem anos em que a humanidade tem deixado as suas mar- cas narrativas e multiculturais em imagens e sons interligados de formas várias.
- Hacia una alfabetización en medios: ejemplos en contextos de habla portuguesaPublication . Reia-Baptista, VítorLos niveles de alfabetización en relación a los medios de comunicación vienen condi- cionados por las características de los contextos locales y globales en los que se desa- rrollan e integran los mismos. En este artículo se presentan algunos ejemplos concretos que permitirán obtener un conocimiento más cercano a la realidad que se produce en Portugal, así como en otros contextos de habla portuguesa.
- A pedagogia dos media - a dimensão pedagógica dos media na pedagogia da comunicação: o caso do cinema e das linguagens fílmicasPublication . Reia-Baptista, Vítor; Gonçalves, Fernando Ribeiro; Pereira, Duarte CostaOs meios de comunicação de massas, ou seja, os media, correspondem cada vez mais a um conjunto de entidades multi-complexas de informação, de intermediação e de apropriação de conteúdos, reproduzindo e difundindo quantidades enormes de dados que assumem formas e texturas diferentes (textos, fotos, gráficos, vídeos…) geralmente de forma algo organizada, codificada e estruturada de acordo com a natureza de cada meio, mas também, tantas vezes, de forma não estruturada, fragmentada e descontextualizada, cabendo aos receptores saber utilizar os seus próprios mecanismos de descodificação e apropriação das diferentes mensagens nas suas múltiplas formas intertextuais de reprodução de conteúdos. O principal objectivo desta tese consiste em tentar identificar e compreender, sobretudo de forma teórica e reflexiva, os mecanismos predominantes de apropriação das mensagens mediáticas, assim como algumas das suas mais importantes dimensões pedagógicas no que respeita à aquisição de diferentes literacias, nomeadamente uma literacia dos media.
- Who sees what? Contributions for an open debate about television in the context of media literacyPublication . Reia-Baptista, VítorNos últimos anos, em Portugal, tem-se desenvolvido algum debate público em torno dos diferentes papéis da televisão junto de alguns dos sectores mais jovens da população, seja enquanto meio prioritário de entretenimento, seja enquanto meio privilegiado de informação, seja enquanto possível meio de aprendizagens, ou mesmo enquanto sim- ples (ou bastante complexa) «baby sitter». Este debate, que a seu tempo foi de certo modo promissor pelo facto de se ir estabelecer no panorama televisivo português uma nova entidade reguladora (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) acabou por se esvair e não contribuir grandemente para qualquer conhecimento mais aprofun- dado do problema. Vejamos porquê.
- New environments of media exposure. Internet and narrative structures: From media education to media pedagogy and media literacyPublication . Reia-Baptista, VítorBy observing some of the new environments of media exposure, such as the internet, the mobile communication devices and situa- tions, or the console games’ interaction pat- terns, we discern that there is a great need for research into, and development of, the field. In order to gather better knowledge about our individual and social situation in the private and public spheres of daily life, the emergent new media usage, or their ap- propriations, and the levels of credibility sur- rounding the information sources connected to those environments available everywhere, on-line and off-line, need to be studied in a multi-disciplinary approach.
- The heretical pedagogy of Luis BuñuelPublication . Reia-Baptista, VítorThe scope of this study is not to present the rich biographical aspects that could support the former statements, since this task has already been done by many authors including Buñuel himself, but rather to analyze the pedagogical value of his work, which, I believe, is the most important characteristic of the Buñuelian cinema, giving him a unique place in the history of cinematographic creation
- Internet research and its pedagogical dimensionPublication . Cordeiro, Paula; Reia-Baptista, VítorThere is a great need for research and development of multidisci- plinary studies about the Internet and the credibility of the information available online. For example, in the field of Cultural Studies, in partic- ular, and in Communication courses, in general, it is possible to develop a corps of analysis which main goal should be to develop different approaches to the research and the organization of information in the Internet. At the University of Algarve we have been trying to develop some projects about themes of cultural identities different and distant to those of the students’ own cultural identities in order to discover and study some of the main characteristics of the information available in the Internet and trying to compare them with other characteristics already known from other media and communication contexts. These students also study the risks of the Internet, namely in what respects the information credibility and the adequate contextualization of that information, as well as the correct identification of information sources and channels.
- Problemas de comunicação global e estratégias de formação em contextos lusófonosPublication . Reia-Baptista, VítorEsta comunicação procura dar conta de alguns aspectos estratégicos que têm caracterizado o contexto lusófono de formação em Ciências da Comunicação na Universidade do Algarve. Em qualquer área das Ciências da Comunicação, mesmo quando se desenvolvem estudos e estratégias de estudo em zonas periféricas e sobejamente marcadas por aspectos predominantemente regionais e específicos, não é possível ignorar que quase todos os problemas passíveis de estudo requerem abordagens globais e plurais, capazes de propiciar estratégias de enquadramento teórico e investigacional adequadas às complexidades em presença.