II. Componente Politécnica
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Browsing II. Componente Politécnica by advisor "Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto Coelho"
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- Algarve – relação enogastronómicaPublication . Serra, Manuel António Dionísio; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto Coelho; António, NunoA atual produção de vinhos algarvios, em franca expansão e com perfis mais aproximados do gosto dos apreciadores, alavancados na já afamada gastronomia algarvia de origens mediterrânicas, carece de promoção e estudo de forma a potenciar a experiência enogastronómica e a afirmação do produto turístico complementar “gastronomia e Vinhos”. Neste sentido, pretende-se identificar iguarias regionais do Algarve e a sua maridagem com os vinhos da região, criando um modelo de maridagens que reflita a identidade enogastronómica da região algarvia. A metodologia prevê a utilização de uma revisão de literatura sobre a identidade histórica e caraterização das comidas e dos vinhos do Algarve. Prevê igualmente uma recolha de dados secundários em sites e bibliografia específica e de dados primários por meio de questionários, com utilização do método Delphi em Tempo Real, com participação e a interação de especialistas com suporte numa plataforma online. No que respeita a resultados obtidos, desenvolveu-se um portfólio de iguarias autênticas do Algarve e respetivas fichas técnicas; identificaram-se os vinhos da região comercializados no ano 2014 e respetivas fichas técnicas, apresentados pelas suas categorias, produtores aderentes à Rota dos Vinhos do Algarve e respetiva área geográfica, suas castas que evidenciam caraterísticas organoléticas que permitem caraterizar ao pormenor cada um deles. Na sequência da investigação, desenvolveu-se como resultado final um modelo de relação enogastronómica ou de maridagem, suscetível de utilização por parte dos agentes económicos, consumidor comum, enófilos, gastrónomos, investigadores na área da gastronomia e vinhos e demais interessados na temática.
- Crieff Hydro Hotel: the experience economy and the guest perspectivePublication . Portal, Sílvia Daniela Gonçalves; Henriques, Cláudia; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto CoelhoThe purpose of this report is to do a presentation of the hotel where I will be working, characterising the reception department and all the activities that I developed during this placement. On this placement at the CHH (Crieff Hydro Hotel) – family 4 stars resort, my goal is to have an experience in hospitality, in special in reception. This placement is carried out from my Master degree in Direcção e Gestão Hoteleira (Commercial branch) at the University of the Algarve – Campus Penha. For this report it was also intended to do an analysis of the guest experience in hospitality and for that it was necessary to do a literature review adequate for my area of work in the hotel giving importance to the guest experience in the hospitality. For my analysis regarding the guest experience in hospitality, I used data collected from the surveys answered by the guests that stayed with us in the hotel. To analyse the data it was necessary to do a categorial analysis technique. After this year of placement in the hotel and after this analysis, as results I have the opportunity to continue my work in the hotel and also the possibility of a better position in a near future. Last but not least, this report demonstrates my work path and also helps to have a better understanding of the satisfaction perceived by the guest in order to give us tools to improve it. From what we can see, the guests’ satisfaction is highly rated on both surveys.
- Gastronomia regional algarvia: análise da performance no menu do restaurante OssónobaPublication . Martins, José Manuel Sousa da Silva; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto CoelhoO presente relatório tem como principal objetivo apresentar uma descrição e uma análise reflexiva sobre o estágio realizado no Hotel Eva em Faro. A elaboração deste trabalho enquadra-se no âmbito do mestrado em direção e gestão hoteleira, ramo optativo II “hotelaria, empreendedorismo e projetos de investimento”, nos termos do regulamento do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de mestre pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. No relatório é apresentada uma revisão de literatura relacionada com os processos hoteleiros inerentes às secções do hotel onde foi realizado o estágio e com a importância da gastronomia regional na valorização da oferta de alimentação e bebidas num hotel. Foi igualmente testado um modelo de planeamento e análise de ementa no menu do restaurante Ossónoba, um dos restaurantes do hotel. Da realização do estágio resultaram o desenvolvimento de novas competências ao nível operacional e da gestão, relacionadas com as secções do hotel onde decorreu o estágio. Estes resultados permitem que findo o estágio, o estagiário tenha assumido a responsabilidade de uma das secções onde estagiou e continue quando necessário a efetuar trabalhos de alimentação e bebidas. Da análise da ementa observou-se que a gastronomia regional verificou melhores resultados do que outro tipo de gastronomia existente no menu. O trabalho de análise da ementa realizado permitiu destacar a relevância que os pratos de gastronomia regional têm no menu do restaurante e implicou igualmente a elaboração de fichas técnicas das iguarias da ementa deste restaurante. Em termos de originalidade, o relatório apresenta e aplica um modelo de análise de menus que tem integrado os princípios de omnes. Em suma, o trabalho contribui para a evolução da investigação na área de alimentação e bebidas
- Hotel W Barcelona: style department (housekeeping)Publication . Major, Teresa Alexandrina Martins Ferreira; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto CoelhoEste relatório pretende descrever a experiência proporcionada pelo estágio efetuado no departamento de Style do hotel W Barcelona, enquanto supervisor de housekeeping. Para melhor conseguir definir esta experiência, é feita uma caraterização da entidade de acolhimento, referindo os elementos diferenciadores associados à brand do hotel, assim como aspetos gerais da cadeia hoteleira a que esta está liga. Segue-se uma revisão de literatura onde é explorada a descrição do departamento de alojamento e do subdepartamento de housekeeping. Nesta revisão focam-se as funções dos vários colaboradores pertencentes ao subdepartamento, assim como os variados documentos inerentes ao decorrer da operação. Posteriormente é feita uma descrição da realidade do hotel, ao nível da área de housekeeping: relata-se as funções dos vários elementos do departamento, dando-se especial destaque à função de supervisor de andares. Refere-se quais os procedimentos e relatórios exigidos, durante a operativa do hotel. Comenta-se, também, a implementação de um sistema (REX), que visa melhorar o desempenho deste departamento. Comparando os conceitos obtidos através da revisão da literatura com a realidade do hotel verifica-se que não é fácil implementar grandes inovações, dentro da área do housekeeping, e que a forma de operar não conheceu profundas alterações nos últimos dez anos e conclui-se que este hotel estabeleceu para a operativa, procedimentos estandardizados.
- Relatório de estágio - Hotel Quinta do LagoPublication . Salgado, Kelly; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto Coelho; Pinto, Francisco José Simões; Adro, Teresa Caldeano e Engenheiro Daniel doO relatório apresentado tem como objetivo descrever e analisar reflexivamente o estágio que se realizou no Hotel Quinta do Lago (HQdL) entre Setembro de 2014 e Setembro de 2015. A elaboração deste trabalho enquadra-se no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, ramo optativo I, “hotelaria e função comercial”, nos termos do regulamento do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de mestre pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. No relatório é apresentada uma revisão de literatura, sobre os departamentos onde decorreu o estágio e, em destaque, sobre o Customer Relationship Management (CRM). É apresentada também a caraterização do HQdL e descritas as funções desempenhadas e projetos desenvolvidos. De forma a experienciar as necessidades operacionais e de gestão de uma unidade hoteleira, o estágio decorreu em diversos departamentos tais como: na receção, no housekeeping, na contabilidade, no restaurante e, principalmente, no comercial e na direção. Do estágio resultou o desenvolvimento de novas competências profissionais a nível operacional e a nível da gestão. Da realização do estágio resultou também o desenvolvimento de uma ferramenta de CRM com vertente de Sales Force Automation (SFA) para apoio ao departamento comercial. Em resumo, o estágio contribuiu para a ampliação de conhecimentos tanto a nível operacional como a nível de gestão de uma unidade hoteleira e irá possibilitar futuros projetos, tais como: a criação de valor para os clientes com as técnicas de Recency, Frequency, Monetary (RFM) e de Customer Lifetime Value (CLV).
- Relatório de estágio. Starwood Hotels & Resorts, BrusselsPublication . Valente, Miguel Vicente Pequito; Henriques, Cláudia; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto CoelhoO presente relatório diz respeito ao estágio curricular que integra o Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. O objetivo principal deste relatório é apresentar uma descrição e uma análise das atividades desempenhadas durante o estágio realizado na empresa Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc., mais especificamente na sede da mesma para a região EAME (Europa, África e Médio Oriente), localizada em Bruxelas, Bélgica. O estágio realizouse no período compreendido entre 12 de Janeiro e 10 de Julho de 2015. O objetivo principal do estágio centra-se na aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o primeiro ano do Mestrado, possibilitando igualmente o contacto direto com a área de estudo, neste caso, a indústria hoteleira. O estágio foi realizado no departamento de Operações, tendo sido incluído na equipa de Supply Chain (Cadeia Logística/de abastecimento) como estagiário trainee, participando ativamente nas decisões/ações da equipa. O relatório encontra-se dividido em seis partes: 1. Introdução, onde são explicadas as escolhas pelo estágio e pela empresa de acolhimento; 2. Caracterização da empresa, onde é feito um enquadramento histórico da empresa de acolhimento, assim como uma apresentação da sua estrutura, missão, visão e valores; 3. A equipa de Supply Chain, capítulo onde é apresentada a equipa em que estive inserido e os objetivos da mesma; 4. A cadeia de abastecimento, onde é feito um enquadramento teórico sobre a cadeia de abastecimento; 5. O estágio, onde é feita uma descrição das funções, tarefas e responsabilidades desempenhadas ao longo do estágio; e 6. Considerações finais, onde é apresentada uma conclusão, como reflexão sobre toda a experiência.
- Romantik Hotel Vivenda Miranda: estágioPublication . Lourenço, Catarina; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto CoelhoO presente relatório de estágio tem como objetivo relatar as tarefas exercidas durante a realização do estágio do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira no Romantik Hotel Vivenda Miranda. O relatório é de cariz obrigatório segundo o Regulamento de Mestrados e as metodologias utilizadas durante o estágio e respetivo relatório interligam-se com a revisão da literatura acerca da temática relativa à análise e gestão estratégica, gestão da receita e engenharia da ementa. Após a realização do estágio constata-se a aquisição de vários conhecimentos referentes à gestão e operação hoteleira, nomeadamente, no que concerne a várias fases importantes de planeamento, execução, optimização, controlo e monitorização da estratégia, numa tentativa de melhorar processos futuros. É colocado grande destaque à filosofia do hotel no que se refere à relação de proximidade com o cliente, muito por influência da dimensão do hotel e elevado número de repeaters. A gestão da receita implicou um resultado positivo no que se refere ao planeamento futuro e ao budgeting da empresa, bem como na afirmação dos canais de distribuição e mercado-alvo a apostar e/ou continuar a apostar. Por fim, mas não menos importante, a aquisição de conhecimentos analíticos relacionados com a avaliação da ementa e sua produtividade, não só em termos financeiros, como também no que toca à avaliação qualitativa e intangível da mesma foi igualmente notória. Os resultados daqui adquiridos envolvem-se num carácter mais organizacional, em que se denotou a necessidade de uma maior estruturação de processos já existentes, mas ainda não informatizados, facilitando a gestão da receita nas secções restaurante e cozinha.
- The Rathbone HotelPublication . Santos, João Miguel Pereira dos; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto Coelho; Rodrigues, HenriquePara concluir o curso de Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira da Universidade do Algarve, foi solicitado aos estudantes que realizassem tese, projeto final ou estágio e respetivo relatório. Sendo o estágio a minha preferência, concorri para diversos hotéis no estrangeiro e fui selecionado para o The Rathbone Hotel em Londres. O objectivo primordial do estágio é ganhar experiência prática na indústria hoteleira e aplicar em simultâneo competências ganhas durante o curso, estando em contato direto com uma cultura diferente. No primeiro dia, foi elaborado um plano de estágio com informação referente aos departamentos e funções a desempenhar, a duração de permanência em cada um deles e o supervisor atribuído para formação. As primeiras funções atribuídas foram de night porter, seguido dos departamentos de limpeza, comidas e bebidas, contabilidade, reservas, receção, terminando em cargo de direção. Durante o período de estágio tive a oportunidade de conhecer pessoas de negócios para futuros contatos profissionais, desempenhei diversas funções em vários departamentos do hotel, elaborei relatórios solicitados pela direção, estive presente em importantes reuniões usando os meus conhecimentos e competências técnicas e fui sempre flexível para ajudar onde era necessário. Desta forma o estágio permitiu-me adquirir elementos chave de aprendizagem, essenciais para o meu futuro profissional na área hoteleira. Em suma, todas as tarefas atribuídas foram desempenhadas com sucesso, nos períodos propostos e de acordo com os standards do hotel. O relatório de estágio tem início com uma breve descrição da empresa e da marca, uma análise interna e externa, focando ainda os aspectos gerais diferenciadores do hotel e dos seus competidores. Através da revisão de literatura foram explorados todos os departamentos e tarefas do hotel e realçados os problemas encontrados e as soluções propostas. Enquanto a minha permanência no departamento de vendas, foi traçada uma nova estratégia de social media que virei a desenvolver como consultor apos final do estágio.
- The Rathbone Hotel: internshipPublication . Costa, Andreia Candeias; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto Coelho; Rodrigues, HenriqueThe main objective of the internship is to complete the requirement of the Master program as prescribed by the University of the Algarve. An intern has to prepare an internship report at the end of the internship period but the main objective of the internship is to get experience of the real world organisation. The internship was concluded with the objective of getting practical knowledge in all departments at The Rathbone Hotel. The first responsibility I was assigned during these 12 months of internship period was to assist the Housekeeping Department. Secondly, I was allotted the work of F&B, Accounts, Reservations, Front Office, Back Office and assisting the Assistant Manager was the last task I was assigned during my Internship program. As an intern, I realised that I was successful to gather a lot of significant learning experiences which would be helpful in my future career. Work in all departments of The Rathbone Hotel offered me ample space and opportunities, not only to learn but also to exhibit my skills as a Rathbone team member. I could use my theoretical knowledge in real practice while participating in many discussions. I was actively involved in the revenue meetings where I shared my knowledge and views regarding the performance in Reservations of The Rathbone Hotel. I successfully completed all the assigned duties and passed them over to the supervisor at the end of the internship. I thoroughly enjoyed the challenges that came along every single day. These lessons that I have learned will be a valuable one for my future activities as well.