ESS3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
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Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
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Browsing ESS3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica) by Author "Abrantes, António"
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- Autonomia profissional das novas profissões da saúde em Portugal - Os técnicos superiores de radiologiaPublication . Abrantes, António; Almeida, Rui; Ribeiro, Luís Pedro; Vicente, Bianca; Azevedo, Kevin; Silva, Carlos Alberto da; Miranda, DulceO presente documento aborda os principais resultados e conclusões de um estudo sobre a autonomia dos técnicos superiores de radiologia, em Portugal. O estudo teve como objetivo principal, compreender e verificar o nível de autonomia dos técnicos superiores de radiologia, em Portugal, considerando o clima organizacional no qual, habitualmente, desempenham as suas funções. Para a concretização deste objetivo, foi realizado um estudo descritivo, através da aplicação de um inquérito por questionário aos técnicos superiores de radiologia de cinco unidades hospitalares públicas portuguesas. Para a análise e a interpretação dos resultados foram enquadrados reconhecidos contributos da sociologia das profissões, nomeadamente dos trabalhos de Larson, Maurice, Parson, Hughes, entre outros. Os principais resultados deste estudo verbalizam a ideia de um certo esvaziamento da autonomia funcional dos técnicos superiores de radiologia, verificando-se a inexistência de uma relação entre a sua autonomia e a satisfação profissional. Ressaltam igualmente nas conclusões que a autonomia dos técnicos superiores de radiologia pode ser conquistada no consagrado espaço profissional, maximizando as disputas entre as responsabilidades clínicas e as técnicas. Contudo, se a autonomia deste grupo profissional for entendida como a capacidade de realizar perfeitamente as funções a si já pertencentes, sem qualquer tipo de supervisão, aplicando o melhor do conhecimento teórico à prática mais correta, então os técnicos superiores de radiologia podem conquistar autonomia, e por sua vez mais poder profissional, explorando mais as suas tarefas que não se restringem às delegações médicas.
- Bone density and fall risk screening in Algarve: A preliminary studyPublication . Ribeiro, Luís Pedro; Pinheiro, João; Abrantes, António; Ribeiro, A.M.; Vicente, Bianca I. C.; Almeida, Rui; Gonçalves, Tânia; Ferreira, M. A. G. A.; Farinha, Maria Conceição; Azevedo, KevinOsteoporosis is a major cause of morbidity and mortality around the world and is a silent disease characterized by low bone strength that results in an increased risk of fracture. The benefits of being physically active in advanced ages to reduce the loss of bone mineral density (BMD) and improve functional capacities are well known. Quantitative ultrasound (QUS) is a peripheral bone densitometry technique that is rapidly gaining in popularity for the assessment of skeletal status, along with fall risk assessment. This chapter consists of a brief review of the literature on osteoporosis and describes ongoing activities on bone density and fall risk prevention in Algarve, Portugal as part of EIP AHA´s action group on fall prevention with the presentation of a preliminary study. This study aimed to demonstrate that the postmenopausal female seniors who adhere to the recommendations for the regular program of physical activity after osteoporosis screening one year later show a slower decrease in BMD.
- Exposição à radiação secundária na realização de estudos radiológicos a pacientes intransportáveisPublication . Abrantes, António; Sousa, Patrick; Ribeiro, Luís; Rodrigues, Sónia Isabel do Espírito Santo; Rebelo, Carina; Azevedo, Kevin; Almeida, Rui; Pinheiro, JoãoObjetivo: Considerando que numa unidade hospitalar existem serviços onde estão internados pacientes que não se podem deslocar, sendo-lhes frequentemente prescritos estudos radiológicos, o objetivo deste trabalho consistiu em quantificar a exposição à radiação secundária na realização de radiogramas a doentes intransportáveis. Desta forma, pretendeu-se compreender, de acordo com a legislação em vigor e o state-of-art, que medidas devem ser adotadas/corrigidas no sentido de proteger adequadamente os profissionais, os pacientes que se submetem ao exame e também aqueles que inevitavelmente têm de permanecer na sala onde é realizado o exame. Metodologia: Foi efetuado o levantamento das condições técnicas utilizadas no exame em doentes intransportáveis numa amostra de 199 exames, o que possibilitou a determinação dos parâmetros de referência. Estes parâmetros foram também utilizados no controlo de qualidade do equipamento móvel de Radiologia Convencional, efetuado com um detetor semicondutor. Posteriormente, e uma vez que a radiologia utiliza radiação ionizante, o que condiciona todo e qualquer estudo experimental no ser humano, procedemos à simulação, e medição da radiação dispersa, reproduzindo as condições registadas no levantamento prévio, para a incidência ântero-posterior do tórax e para a incidência tangencial do abdómen (por serem as mais realizadas), com um fantôma antropomórfico de corpo inteiro em decúbito dorsal e semi-sentado. Mediu-se a radiação dispersa em função da voltagem e do produto corrente-tempo com um dosímetro de radiação X e gama. Fixando esses parâmetros, mediu-se a radiação dispersa em função do ângulo, altura e distância do dosímetro, para as incidências do tórax. A variação da radiação dispersa em função do ângulo foi também medida para a incidência do abdómen. Resultados: Para distâncias inferiores a 1 m, o Limite de dose estabelecido pela legislação para os trabalhadores expostos não é ultrapassado (12 mSv/ano) mas para os membros do público já será (2 mSv/ano). Os trabalhadores expostos devem utilizar dosímetro individual e no alcance do feixe primário devem usar medidas de proteção e posicionar-se atrás da ampola do equipamento móvel. De acordo com as três configurações utilizadas, resultantes do levantamento das características do feixe conjugadas com a tipologia de exames mais solicitados, obtivemos curvas de isodose que nos permitem determinar as distância e localização mais seguras, bem como, determinar o tipo de proteção radiológica que devemos utilizar nos indivíduos expostos. Conclusão: É fundamental utilizar medidas de proteção radiológicas para não ultrapassar os limites de dose e cumprir com o princípio ALARA, para melhor proteger os profissionais, os pacientes e o público em geral, entenda-se, outros pacientes que inevitavelmente têm de permanecer no mesmo espaço.
- Influência das redes sociais na formação escolarPublication . Abrantes, António; Ribeiro, Luís; Silva, Carlos; Rodrigues, Sónia; Almeida, Rui; Azevedo, Kevin; Reis, Mónica; Madeira, MélanieA formação académica, enquanto processo histórico e social de formação humana, permite a aquisição dos conhecimentos essenciais para o desempenho profissional, assim como as ferramentas que permitem a construção da identidade profissional dos indivíduos. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. De acordo com Bourdieu, as instituições na sua tarefa de formar os sujeitos sociais, não é neutra, mas exerce um papel político nesta formação, no sentido de seu comprometimento – do ponto de vista da reprodução ideológica – na formação dos sujeitos.
- O papel das redes sociais na orientação clínica em estudantes de licenciaturaPublication . Abrantes, António; Ribeiro, Luís; da Silva, Carlos; Rodrigues, Sónia; Reis, Mónica; Azevedo, Kevin; Almeida, Rui; Madeira, M.A formação académica, enquanto processo histórico e social de formação humana, permite a aquisição dos conhecimentos essenciais para o desempenho profissional, assim como as ferramentas que permitem a construção da identidade profissional dos indivíduos. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. De acordo com Bourdieu, as instituições na sua tarefa de formar os sujeitos sociais, não é neutra, mas exerce um papel político nesta formação, no sentido de seu comprometimento – do ponto de vista da reprodução ideológica – na formação dos sujeitos. O presente estudo pretendeu avaliar se as competências e características que os estudantes percecionam como adquiridas no final do curso superior vão ao encontro das exigências sociais e científicas ditadas pelos padrões da sua atividade profissional. A profissão estudada engloba dois momentos de formação, sendo um percurso escolar e um outro mais curto denominado de ensino clínico. É, portanto, neste último momento de tirocínio que se constrói uma “Rede de trabalho ou consulta”, que sendo uma rede informal é detentora de informações técnicas que facilitam o cumprimento dos objetivos organizacionais. Com recurso a um inquérito por questionário, aplicamos o instrumento a profissionais atualmente em exercício, assim como aos alunos do 4º ano do Curso de Licenciatura em Estágio Clínico. A estes últimos, concomitantemente, foi ainda aplicado um instrumento psicométrico denominado “Escala de Perceção Pessoal de Competências Profissionais”. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que, na perspetiva de Dubar, o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. A imagem que o individuo detém de si mesmo e a forma como este se considera relativamente ao seu grupo de pertença, bem como o mesmo se define relativamente ao meio profissional circundante, demonstra a sua identidade profissional. Através da atividade exercida diariamente, do conjunto de interações profissionais em que a competência, a formação e a validação dos conhecimentos é posta à prova, criando assim diferentes formas de atuar e estar. Conclui-se que existe uma descontinuidade entre os processos de socialização escolar e os processos de socialização profissional, podendo-se considerar que o culminar de ruturas entre os pressupostos profissionais e as competências efetivas adquiridas pelos estudantes no final do Curso advém das poucas oportunidades de exercício prático oferecidas durante o processo de formação superior.
- Patient´s knowledge about radiation and radiological protectionPublication . Pinheiro, João; Ribeiro, Luís; Rodrigues, Sónia Isabel do Espírito Santo; Abrantes, António; Silva, Carlos; Almeida, RuiPurpose: To obtain and analyse patient´s knowledge and perceptions regarding radiation exposure, from both natural and man-made radiation of medical procedures and interventions. Verify if patients worry about their exposure when undergoing medical exams, are aware of associated risks and means of radiological protection and if their knowledge on medical radiation exposure affects their own decisions. Methods and Materials: On a medical environment a self-applied questionnaire was used as instrument and assigned to patients who would undergo medical imaging exams involving ionising radiation. A total of 300 valid questionnaires were interpreted and statistically analysed through descriptive statistics and Phi & Cramer´s V correlation tests. Results: 44.3% of patients believe most of their exposure derives from electronic appliances and 25% from medical imaging exams, while patient´s with higher education levels tend to consider is comes from the environment. The great majority of patients (95%) consider that only certified personnel should operate medical imaging equipment, but 74% never ask for their qualifications. 66.3% of patients claim that Technologists have more education on radiological protection and about 60% of patients rarely or never worry about radiation exposure when undergoing medical imaging exams. Conclusion: Patients overestimate the risks of industrial radiation exposure while they underestimate the associated risks of medical radiation exposure and the Technologist´s ability to reduce the inherent radiation exposure of medical imaging exams. Patient´s knowledge on radiation and radiological protection is based more on perceptions and beliefs, rather than factual knowledge.
- Percursos de investigação em imagem médica. As evidências da praxis da área departamental de radiologia/ imagem médica e radioterapia da Escola Superior de Saúde da Universidade do AlgarvePublication . da Silva, Carlos; Abrantes, António; Almeida, Rui; Silva, T; Mestre, T; Silva, MNa última década, as atividades de investigação nas instituições do ensino superior em Portugal tem vindo a ser tema e prioridade da sua agenda, mormente nos estabelecimentos de ensino da área da saúde, quer por força da imposição das Comissões de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) que coloca como uma das prioridades para a validação e a acreditação dos cursos a existência duma articulação concertada entre a pesquisa e o ensino, nas franjas dos descritores do Processo de Bolonha, quer motivada pelos imperativos da carreira docente do ensino superior (universitário e politécnico) e os correlatos dos regimes e procedimentos da avaliação docente existentes nos diferentes estabelecimentos de ensino.
- Potenciar as oportunidades de aprendizagem e de empregabilidade em contexto de ensino clínicoPublication . Almeida, Rui; Abrantes, António; Ribeiro, Luís; Azevedo, KevinO atual modelo de ensino da licenciatura em imagem médica e radioterapia (IMR) surgiu sob o pretexto da convergência europeia e do modelo europeu, sobretudo no que diz respeito à mobilidade internacional, à empregabilidade na união europeia e à confluência dos países que integram a EFRS (European Federation of Radiographers Societies), sendo que, em Portugal, resultou num modelo de fusão de três formações prévias (Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia) (Abrantes, 2019). Considerando que se está perante um modelo de formação com uma marcada componente prática, sobretudo através da realização de ensinos/estágios clínicos de duração variável em ambiente essencialmente hospitalar, é necessária a adoção de estratégias específicas focadas no processo de ensino-aprendizagem deste grupo singular de estudantes, com o objetivo de estimular a sua abordagem durante o período de tirocínio, promovendo a formação de profissionais de saúde de excelência e a sua respetiva empregabilidade.
- Potenciar as oportunidades de aprendizagem e de empregabilidade em contexto de ensino clínicoPublication . Almeida, Rui; Abrantes, António; Ribeiro, Luís Pedro; Azevedo, KevinO atual modelo de ensino da licenciatura em imagem médica e radioterapia (IMR) surgiu sob o pretexto da convergência europeia e do modelo europeu, sobretudo no que diz respeito à mobilidade internacional, à empregabilidade na união europeia e à confluência dos países que integram a EFRS (European Federation of Radiographers Societies), sendo que, em Portugal, resultou num modelo de fusão de três formações prévias (Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia) (Abrantes, 2019).
- Qualidade em radiologia: análise da percepção da qualidade e satisfação em dois serviços de radiologia distintos, segundo os utentes da consulta externaPublication . Almeida, Rui; Silva, Carlos; Ribeiro, Luís; Abrantes, António; José, Helena; Ribeiro, AnabelaA elaboração deste trabalho deveu-se à necessidade de avaliar a qualidade percebida e a satisfação dos utentes/doentes de dois serviços de Radiologia distintos, sendo um deles certificados pelas normas ISO 9001:2000 e outro não certificado. O principal objectivo consistiu em avaliar o desempenho desses serviços de Radiologia e verificar se, na prática, um serviço com o sistema de gestão da qualidade (SGQ) implementado, se traduzia numa maior qualidade e satisfação dos serviços prestados, na perspectiva dos utentes/doentes. É um estudo quantitativo de natureza comparativa e descritivo-correlacional e a metodologia utilizada teve por base um questionário dirigido aos utentes da Consulta Externa baseado numa escala SERVPERF modificada - um instrumento usado para medir a qualidade dos serviços na perspectiva dos utilizadores, baseado nas dimensões dos atributos da qualidade. Os resultados obtidos não confirmaram as dimensões originais da escala SERVPERF, sendo que a qualidade dos serviços de Radiologia foi explicada com base em 5 de 6 novas dimensões. De relevar que os níveis de percepção da Qualidade e da Satisfação, em termos gerais, dos serviços estudados, apresentam-se mais influenciadas pelos atributos relacionados com a “Atenção personalizada em termos gerais” e com as situações de ausência de “Rigor do Serviço de Radiologia”, nos aspectos formais e informais. Não foram encontradas diferenças significativas nos níveis de percepção entre os dois hospitais pelo que se pode concluir que a implementação de um SGQ, não se traduziu num aumento da qualidade e satisfação dos utentes.