Browsing by Author "Monteiro, Ileana Pardal"
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- Adapting large group methods to civic forums: a way to improve citizenship and democracyPublication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana Pardal; Gaspar, Maria Filomena; Castelão, PaulaThis article aims to assess the effectiveness of a four-step large-group method, by means of a project commitment questionnaire. Using this method, nine civic foruns were planned and executed in order to develop the participation of civil society in democracy. A toral of three hundred and eighteen civil society representatives produced action plans for the celebration of the anniversary of the 25 April 1974 (Portuguese Revolution), as well as for local development. The results obtained demonstrate the effectiveness of the method in producing action plans in little time, and an increase in commitment to projects as a result of the sessions; however, it did not reveal itself a successful predictor of projects' execution. The foruns allowed us to improve the large-group methods, which may be used as a tool to help improve civil participation in decision making and regional development.
- Aprendendo com o insucesso: um estudo de caso de aplicação da resolução criativa de problemas ao projeto educativoPublication . Cardoso de Sousa, Fernando; Bica, José; Monteiro, Ileana PardalO Projeto Educativo, como instrumento fundamental para a autonomia das escolas, em Portugal, deve aglutinar as principais expectativas da comunidade escolar, implicando rigor na metodologia de investigação, utilizada para sua elaboração, e na implementação da mudança requerida. O presente artigo relata a forma como foi possível obter esses aspectos, numa escola secundária, ao longo de mais de um ano, por meio do uso do método de Resolução Criativa de Problemas, que envolveu toda a comunidade escolar. Conforme o planeamento definido, a elaboração do Projeto Educativo seguiu os passos de um trabalho de investigação e resultou num documento estratégico e operacional, sujeito, posteriormente, a várias tentativas de implementação que, no entanto, tiveram apenas sucesso relativo. A discussão das condições necessárias para que o documento final possa servir de base à implementação das políticas e ações definidas, o que simplificaria todo o esquema de funcionamento escolar, sob um prisma de gestão efetiva das organizações, é aqui iniciada e sugerida para futuras investigações.
- As atitudes dos empresários algarvios face ao emprego de pessoas socialmente discriminadas. Um estudo empíricoPublication . Monteiro, Ileana Pardal; Neto, ManuelaA nossa sociedade aparenta hoje uma maior tolerância e flexibilidade ao nível dos valores, não sendo “politicamente correcto” manifestar atitudes de rejeição face a grupos minoritários. Actualmente, as atitudes preconceituosas não se manifestam do mesmo modo que há alguns anos, contudo, ao nível latente, estas continuam a existir. Tanto que assim é, que o Estado Português, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, tem necessidade de apoiar alguns grupos de pessoas socialmente discriminadas no acesso ao emprego. A presente comunicação, baseada num estudo empírico, reflecte esta problemática e evidencia as atitudes dos empresários de PME´S no Algarve. Verificámos, assim, que os grupos sociais a que as pessoas pertencem determinam, de algum modo, o seu acesso ao emprego. Com efeito, há grupos sociais que são categorizados como sendo de muito risco, enquanto outros são percepcionados como sendo de risco intermédio ou mesmo sem risco. Este estudo permitiu igualmente conhecer as atitudes dos empresários, de diferentes sexo, idade, nível habilitacional e de vários sectores de actividade, face à aceitação de pessoas pertencentes a diferentes grupos minoritários.
- As atitudes dos empresários face a pessoas com deficiênciaPublication . Monteiro, Ileana Pardal; NETO, MARIAAs pessoas com deficiência de acordo com o Secretariado Nacional de Reabilitação (1996) apresentam um índice de desemprego de 51% e possuem um nível de habilitação mais baixo do que a população nacional. Estes números, que são preocupantes, podem por outro lado reflectir uma discriminação social em relação a estas pessoas. A nossa sociedade aparenta hoje uma maior tolerância e flexibilidade ao nível dos valores, não sendo “politicamente correcto” manifestar atitudes de rejeição face a grupos minoritários. Brown (1996) refere que, actualmente, as atitudes preconceituosas não se manifestam do mesmo modo que há alguns anos, contudo, ao nível latente, estas continuam a existir. A presente comunicação baseada num estudo empírico realizado, através de questionário, pretende reflectir sobra a atitude dos empresários de PME´S face a esta realidade. Pretendemos conhecer as atitudes dos empresários, de diferentes sexo, idade, nível habilitacional e de vários sectores de actividade, face à aceitação de pessoas deficientes. Os resultados diferenciam as atitudes dos empresários consoante este se refira à sua empresa ou às empresas dos outros. Verificámos, também, que a formação profissional faz a diferença, bem como o sector de actividade, o nível habilitacional e a idade.
- A benchmarking study on organizational creativity practices in high technology industriesPublication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana PardalThe aim of this chapter is to provide a benchmarking list of initiatives that deal with the development of corporate or organizational creativity and innovation in the emerging sectors of bio-technology, nano-technologies, information and communication technologies, and eco-innovation, together with companies of other sectors, perceived as good examples of organizational innovation. Twenty two interviews were conducted with top management in these organizations. The interviews were made by telephone addressing specific strategies in three domains: creative management, creative people management, and creativity management. Results indicate that high technology organization, dependent upon financial support, do not seem to concentrate on corporate innovation, and do not have alternatives to budget reductions made in R&D, due to the present financial crisis, in order to innovate. The remaining companies provided several suggestions as to the way corporate innovation systems can be built and sustained within the framework of the future European innovation policies, devoted to workforce development, the service sector and the SMEs.
- Colaborar para inovar: a inovação organizacional e social como resultado do processo de decisãoPublication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana PardalSe juntarmos as pessoas adequadas (com a autoridade, conhecimentos, perícias, recursos ou informação) e um dado objetivo, e as organizarmos em equipas, sob uma liderança facilitadora e utilizando um método de trabalho rigoroso, elas criarão as visões e estratégias necessárias e surpreender-nos-ão com a sua criatividade, sabedoria e poder de concretização. Este é o primeiro de doze princípios que definem a estrutura de um livro que se destina à descoberta do poder dos grupos, pequenos ou grandes, na tomada de decisão coletiva sobre estratégias de mudança e de resolução de problemas, sempre que se encara uma participação alargada a todos quantos essas decisões possam afetar ou interessar. Escrito para práticos que gostam de ir mais fundo na compreensão das organizações, o texto procura ilustrar princípios, métodos e teorias com casos práticos, recolhidos junto de empresas, comunidades e organizações sociais, em Portugal, sugerindo o possível em vez do ideal ou do que é suposto funcionar bem mas só noutros países e realidades. Contrariando o estereótipo da acefalia das multidões, o livro apresenta o modelo colaborativo de tomada de decisão, em oposição ao modelo burocrático, analisado nas suas vantagens e inconvenientes, bem como a liderança facilitadora de consensos e compromissos coletivos. De interesse para empresários, consultores, políticos, dirigentes associativos, professores e estudantes, pretendemos chamar a atenção para o potencial desperdiçado em Portugal, que consiste na harmonização dos conhecimentos e vontades individuais na construção de um futuro onde a criatividade e a inovação possam dar lugar a uma melhor produtividade e aproveitamento dos talentos existentes em todos nós. O grande desafio que nos propomos enfrentar é o de considerarmos que as empresas, as organizações sociais e as comunidades se encontram prontas para iniciar um percurso tendente à adoção de uma forma mais colaborativa de tomada de decisão, na construção do futuro das organizações e da sociedade. Aos leitores deixamos a decisão final de considerarem se a nossa visão é meramente utópica ou se é possível de efetivar, na realidade que todos gostaríamos de ver construída.
- Comportamento do líder inovador em organizações turísticasPublication . Monteiro, Ileana PardalUm dos problemas que se coloca ao investigador refere-se ao facto da maioria das pessoas nas organizações actuar de forma diferente daquela que afirma. A teoria declarada, constituída pelos objectivos e valores que a pessoa refere orientarem o seu comportamento difere muitas vezes da teoria praticada, integrando os objectivos e valores implícitos que efectivamente orientam esse comportamento. Assim, procurando recolher dados que reflictam as teorias praticadas, recorremos à metodologia dos constructos pessoais de Georges Kelly (1963) que permite eliminar o viés do observador e compreender o modo como as pessoas dão sentido à sua realidade e experiência, na sua própria linguagem. Após uma breve apresentação do método, exemplificamos como ele pode ser utilizado para identificar o modo como os trabalhadores percepcionam o líder inovador no sector do turismo.
- Comportamentos do líder inovador no sector do turismoPublication . Monteiro, Ileana Pardal; Sousa, Fernando; Jesus, Saul Neves deEsta investigação teve como objectivo compreender se a inovação na hotelaria de qualidade, está relacionada com a gestão inovadora e caracterizar a acção das chefias inovadoras. Foi analisado o conceito de inovação, entendido como um processo social de mudança planeada, intencional e benéfico para a unidade de adopção, que necessita de múltiplos actores para transformar uma ideia criativa em produto, serviço ou processo útil e aceite na organização, prestando-se particular atenção à inovação no sector dos serviços. Foram igualmente descritas as teorias de liderança contemporâneas, apresentadas sob diferentes enfoques, nomeadamente, enquanto processo centrado no líder, nos seguidores, no grupo e interacção entre líderes e liderados. Este último grupo de teorias, em que a liderança é considerada como um processo interaccionista, constitui o quadro teórico orientador desta dissertação. Para diferenciar as percepções que os colaboradores têm dos chefes mais e menos inovadores, utilizou-se a teoria dos constructos pessoais de Kelly e o seu método para construir um questionário, administrado a trabalhadores de dezasseis hotéis de quatro e cinco estrelas, no Algarve. Foram validados para análise estatística 519 protocolos. Foram igualmente realizadas 30 entrevistas a chefias mais e menos inovadoras, tratadas por análise de conteúdo e análise de correspondência, para obter uma projecção espacial e simplificada do discurso, salientando as principais diferenças entre os dois grupos. Os resultados mostraram que a liderança inovadora se constrói em torno de duas dimensões – competências de tomada de decisão e competências relacionais, demonstrando uma mudança de paradigma, relativamente ao modelo bidimensional tarefa-relação. As entrevistas corroboraram estes resultados, mostrando que os chefes inovadores e menos inovadores diferem significativamente quanto ao modo como constroem o seu papel e como gerem o seu sector. Os resultados permitiram igualmente diferenciar os sectores de front office e back office relativamente ao grau de inovação, mostrando que os serviços que não contactam directamente com o cliente são mais inovadores. Este trabalho veio dar um contributo à compreensão da inovação na hotelaria, mostrando que a liderança inovadora é um processo interaccionista de desenvolvimento dos colaboradores que implica múltiplos actores e uma focalização permanente na satisfação do cliente e na melhoria da qualidade.
- O conflito e a sua gestão na organização profissionalPublication . Monteiro, Ileana PardalNeste artigo pretendemos analisar o conflito nas organizações que Mintzberg (1982) denominou de burocracias profissionais e cujas características – de grande diferenciação horizontal e vertical e de autonomia dos profissionais – nos sugerem a existência de um nível de conflito elevado. O trabalho de Orton e Weick (1990) sobre os sistemas imperfeitamente conectados revela-se, em nosso entender, muito útil para compreender estas organizações, ao identificar as possíveis fontes de conflito e formas de os gerir. Um estudo empírico realizado num pequeno hospital distrital do Sul do País permitiu-nos mostrar que o conflito, embora exista implicitamente, não é significativo, talvez devido ao papel da administração na sua gestão.
- Création d’un petit monde au moyen d’une méthode de travail avec des grands groupesPublication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana Pardal; Pellissier, RenéL’objet de cet article est d’étudier un réseau de « petit monde » dans le but d’améliorer sa densité de communications et, par conséquent, sa complexité, en adaptant la méthode Future Search de résolution de problèmes en grand groupe, proposée par Weisbord et Janoff (1995). Pour cette étude, nous avons choisi deux classes d’étudiants universitaires, devant réaliser un projet exigeant la participation de chacun. Avant le projet puis trois mois plus tard, les étudiants ont répondu à un questionnaire sur la fréquence de leurs contacts et de leur travail avec les autres étudiants inscrits à l’université. Les résultats montrent que la réalisation d’un projet collaboratif, en utilisant la technique de résolution de problèmes en grand groupe, a développé un réseau de petit monde et s’est révélé une innovation dans le contexte de l’enseignement supérieur.