ULS1-Teses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ULS1-Teses by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- A implementação do método activity based costing: o caso do serviço de ortopedia do Hospital de FaroPublication . Nunes, Carlos Manuel Pera; Peixinho, Rúben; Major, Maria João Martins FerreiraA década de noventa marca o início de importantes reformas conducentes à modernização da Administração Pública Portuguesa. Diversos organismos públicos têm implementado novas abordagens contabilísticas no sentido de aprofundarem o controlo orçamental e o cumprimento da legalidade. Estas novas abordagens revelam-se também fundamentais para a produção de informação relevante na tomada de decisão, nomeadamente no apuramento e análise de custos associados a serviços e atividades. O setor da saúde merece atualmente particular atenção devido ao peso das despesas deste setor e ao aumento verificado nos últimos anos. Esta dissertação estuda o apuramento de custos no serviço de Ortopedia do Hospital de Faro através da comparação entre o método tradicional e o método Activity-Based Costing (ABC). O método ABC foi introduzido no Hospital de Faro devido às críticas existentes quanto aos métodos tradicionais de apuramento de custos, tendo sido desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério da Saúde e uma consultora internacional tendo por base o exercício económico de 2007. O método de investigação adotado neste trabalho foi o estudo de caso por possibilitar o entendimento de uma realidade complexa através da utilização de diversas técnicas de recolha de dados. Os resultados revelam que o método ABC permite ao serviço de Ortopedia do Hospital de Faro, apurar os custos por doente tratado para os 50 Grupos de Diagnóstico Homogéneos (GDHs), com base nas atividades inerentes à produção destes serviços. Estes valores são fundamentais para concluir que existe um défice de financiamento dos Hospitais com base nos preços definidos na Portaria n.º 567/2006, uma vez que 34 dos 50 GDHs são cobrados abaixo dos custos estimados pelo método ABC. Por outro lado, o estudo conduzido possibilitou ao investigador aperceber-se da existência de diversas deficiências ao nível da implementação do método ABC, nomeadamente a fraca adaptação do modelo à realidade do Hospital de Faro e o pouco envolvimento dos responsáveis da instituição, bem como dificuldades na escolha dos cost drivers de recursos e de atividades.
- A formação à distância dos profissionais do Hospital de Faro, E.P.E. através da plataforma DokeosPublication . Parreira, Maria Emília Cantante; Valadas, Sandra Teodósio; Cardoso, SérgioO presente relatório resulta do estágio realizado no Centro de Formação, Investigação e Conhecimento (CFIC) do Hospital de Faro, E.P.E. (HFaro) com vista à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Formação e da Educação (via profissional), na área de especialização em Educação e Formação de Adultos, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Neste trabalho pretendemos contribuir para a dinamização do uso da plataforma de Ensino a Distância e demonstrar a mais-valia que representou uma experiência em contexto real de trabalho num setor onde, além das tarefas que foram atribuídas no estágio, pudemos, também, pôr em prática muitos conhecimentos anteriormente adquiridos nas diferentes unidades curriculares deste mestrado, nomeadamente na área da Educação de Adultos e das Tecnologias da Informação e Comunicação. O estágio teve início em Outubro de 2010 e terminou em Abril de 2012, num total de 840 horas. Durante este período tivemos oportunidade de contactar com a realidade da formação profissional e, em particular, da formação a distância desenvolvida no Hospital de Faro. Para tal, participámos em diversas atividades que se iniciaram com a consulta de documentos internos e pesquisa de alguma bibliografia de apoio. De referir também a frequência de ações de formação, reformulação de documentos em uso nas formações, ajuda aos colaboradores do CFIC na aprendizagem da utilização da plataforma, nomeadamente na divulgação dos diferentes cursos e, finalmente, uma tarefa que nos acompanhou desde o início ao fim do estágio, a criação do guia de desenvolvimento de projetos de formação em regime de ensino a distância. O presente relatório foi elaborado de uma forma progressiva, isto é, à medida que íamos superando as tarefas traçadas. Deste modo, tornou-se mais fácil organizar as aprendizagens desenvolvidas no estágio e refletir sobre cada uma delas, ao mesmo tempo que íamos estruturando os conhecimentos teóricos recolhidos.
- Contributos para a gestão dos exames de TCPublication . Batista, Tiago Miguel Dionisio; Nunes, Rui; Guerreiro, JoelBaseado no contexto económico-financeiro do País, existe a procura pela melhoria da eficiência das organizações de saúde, e, assim, a necessidade de se obter informações e avaliar processos existentes para se conhecer melhor a realidade atual. Em Portugal, pelo que foi pesquisado não se realizou nenhum trabalho desta natureza, sendo este, um trabalho de recolha de dados através do método de observação dos exames que estão a ser realizados numa sala de Tomografia Computorizada para posteriormente calcular os tempos médios para cada tipo de exame e para as conjugações de exames mais frequentes. A amostra deste estudo é constituída por 412 exames realizados a 290 doentes, representando 7,4% do total da população alvo (5514 exames). Com este estudo podemos concluir que os doentes ao realizarem mais que um exame contiguo o tempo de realização do exame não pode ser o somatório dos tempos dos exames realizados, pois existem tarefas que são comuns aos exames e diminuem substancialmente o tempo de exame. Outra conclusão, é entre o grau de colaboração dos doentes é um fator determinante no tempo de realização dos exames e deve ser tido em conta.
- O impacto do aumento das taxas moderadoras no serviço de gastroenterologia do Centro Hospital do Algarve, E.P.E. - Hospital de FaroPublication . Fontinha, Sónia Isabel Ramos; Valle, Patrícia Oom doDada a conjetura económica atual, as taxas moderadoras são um dos temas de maior visibilidade para a população. Apesar de bem documentada observa-se uma carência de estudos nacionais e internacionais que analisam a utilização dos serviços de saúde e questões relacionadas com o acesso e a partilha de custos em saúde. Assim, esta dissertação tem como objetivo analisar o impacto do aumento das taxas moderadoras, evidenciado em Janeiro de 2012, no serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar do Algarve. Empiricamente recorre-se a uma análise documental para encontrar alterações na utilização de consultas, unidade de técnicas e hospital de dia do serviço. Seguidamente realiza-se uma investigação por questionário, inquirindo-se 231 utentes, de forma a detetar a concordância com a existência e aumento das taxas moderadoras, a não ocorrência de utilização devido às taxas moderadoras e opinião dos utentes acerca da finalidade destas taxas e sua influência nas condições de saúde, no acesso e na qualidade dos cuidados prestados. Os principais resultados obtidos descrevem alterações na utilização dos cuidados de saúde prestados no serviço, embora estas não pareçam motivadas pelo aumento das taxas moderadoras. De uma forma geral, os utentes inquiridos perspetivam as taxas moderadoras de forma negativa, sendo que 17% viu o acesso aos cuidados de saúde condicionado pelo seu aumento. Há uma tendência para concordarem com a existência de taxas moderadoras, utentes com um melhor estado de saúde, que não necessitam regularmente de cuidados, que são mais letrados e auferem de rendimentos mais elevados.
- Rede nacional de cuidados continuados integrados do Algarve: perspetiva dos familiares, utentes e profissionais de saúdePublication . Duarte, António José Arsénio; Nunes, CristinaConhecer as perspetivas dos utentes, familiares e profissionais da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) é de grande importância para delinear estratégias de melhoria da prestação de cuidados à população com dependência. Neste trabalho foram realizados 6 estudos com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a RNCCI do Algarve, tendo sido incluídos 152 utentes, 37 profissionais, 211 Cuidadores Informais (CI). De modo geral, conclui-se que: 1) Os utentes das Unidades de Média Duração consideram a falta de suporte familiar e a perda de autonomia as razões do internamento e realçam a necessidade de ajuda de terceiros no domicílio, de melhoria da qualidade dos serviços e de alterações no domicílio adequadas à sua capacidade funcional. As redes de suporte social dos utentes das unidades da RNCCI são compostas maioritariamente por familiares. Os utentes apresentaram auto-perceção e satisfação com a saúde razoáveis estando a necessidade de suporte social negativamente associada algumas dimensões da Qualidade de Vida (QV). Os utentes apoiados pelas Equipas de Cuidados Domiciliários (ECCI) percecionaram maior necessidade e satisfação no apoio emocional. A satisfação com o suporte emocional correlaciona-se com melhor QV. 2) Os CI de utentes das unidades de internamento da RNCCI reportaram níveis satisfatórios de QV apesar de apresentarem níveis elevados de sobrecarga. Idade, sexo feminino, baixo nível socioeconómico, viver sozinho, maior duração dos cuidados prestados e cuidar do conjugue, associam-se com maior sobrecarga e pior QV. Os CI de utentes apoiados pelas ECCI reportaram níveis elevados de sobrecarga e pior QV quando prestam cuidados mais horas diárias e realizam esta tarefa há mais anos. 3) Os profissionais das Unidades de Longa Duração identificaram défices de respostas sociais adequadas às necessidades dos utentes, de ofertas de trabalho e de preparação académica; destacaram o bom ambiente de trabalho e a autonomia profissional.
- Dotações de enfermagem: impacte nos resultados em saúdePublication . Gonçalves, Tânia Sofia Martins; Pinto, Patrícia; Henriques, FernandaDados estatísticos nacionais vêm corroborar uma falta de enfermeiros face às reais necessidades de cuidados de enfermagem apresentadas pelos utentes. Contudo, num período de recessão económica não é suficiente referir que há escassez de recursos humanos nas organizações de saúde; é sim primordial fundamentar essa falta com resultados que demonstrem em que medida é que esses recursos estão relacionados com os resultados da organização. Este estudo tem por objetivo compreender de que modo os resultados em saúde estão relacionados com as dotações de enfermagem, ou seja, com o número e qualidade dos enfermeiros num determinado contexto de prática clínica. Neste sentido, esta investigação analisou um conjunto de variáveis indicativas das dotações de enfermagem e dos resultados em saúde referentes aos dez serviços de internamento que compreendem o Departamento de Medicina da Unidade de Faro do Centro Hospitalar do Algarve, no período compreendido entre Julho de 2012 e Março de 2015. Os resultados obtidos permitem depreender que, na grande maioria dos serviços analisados, se verifica uma relação estatisticamente significativa entre as dotações de enfermagem e as variáveis indicativas dos resultados em saúde, que se verificou negativa na grande maioria das correlações, com exceção dos custos, tendo-se verificado positiva numa minoria de serviços. As conclusões apuradas vão de encontro ao que evidencia a revisão da literatura efetuada. De um modo geral, um incremento nas variáveis relacionadas com as dotações de enfermagem está associada a melhores resultados em saúde.
- Gestão da manutenção de equipamentos médicos no Centro Hospitalar do Algarve, E.P.E., Unidade Hospitalar de Faro: projeto de melhoriaPublication . Lopes, Sónia Raquel Rodrigues; Guerreiro, Joel; São José, José deAtualmente é indiscutível o papel preponderante da tecnologia da saúde nas instituições de saúde, sendo esta fundamental na prestação de cuidados à população. Considerando-se os equipamentos médicos imprescindíveis, é desejável a sua máxima rentabilidade e recomendados altos níveis de operacionalidade, disponibilidade e fiabilidade, tornando-se assim compreensível que as instituições de saúde necessitem de programas de gestão da manutenção dos equipamentos médicos rigorosos, que assistam a gestão eficiente dos parcos recursos existentes. A Unidade Hospitalar de Faro do Centro Hospitalar do Algarve, E.P.E. depara-se, tal como outros hospitais, com problemas na gestão da manutenção dos seus equipamentos médicos. Assim sendo, este projeto foi realizado com objetivo principal de obter informação em profundidade (qualitativa), e não em extensão (quantitativa) sobre o programa de gestão da manutenção dos equipamentos médicos da Unidade Hospitalar de Faro para que fosse possível detetar os problemas e dificuldades existentes, bem como sobre outra unidade hospitalar com o intuito de se obterem aprendizagens úteis, que possam ser integradas em recomendações para a melhoria da gestão da manutenção de equipamentos médicos da Unidade Hospitalar de Faro. Este projeto foi desenvolvido recorrendo às metodologias de benchmarking e estudo de caso. Foram identificadas limitações importantes na Unidade Hospitalar de Faro, especialmente em relação à estrutura e organização do programa de gestão da manutenção e, por outro lado, foram reconhecidos no Hospital Beatriz Ângelo importantes ensinamentos na área. Com base nos dados colhidos, na literatura existente e na experiência da mestranda, elaboraram-se recomendações de melhoria para tornar o programa de gestão da manutenção dos equipamentos médicos da Unidade Hospitalar de Faro mais eficaz e eficiente, focando os pontos: inventário de equipamentos médicos, metodologia e estratégias operacionais, recursos humanos e recursos físicos.
- Défices cognitivos em pacientes com depressão unipolar: Influência das variáveis idade, género e história anterior de tentativas de suicídioPublication . Moniz, Emanuel Marco Fernandes; Jesus, SaulA depressão afeta mundialmente cerca de 350 milhões de pessoas, sendo considerada a principal causa de incapacidade a nível mundial, comprometendo seriamente a qualidade de vida, apresentado este estado afetivo um elevado risco de suicídio para estes doentes. No que se refere ao suicídio, o mesmo pode ser considerado um fenómeno global e um grave problema de saúde pública, responsável por mais de 800 mil mortes anualmente. Défices nas funções executivas, na memória e na velocidade motora são comuns na depressão e ainda mais exacerbados em indivíduos depressivos suicidas. Torna-se, por isso, essencial generalizar o recurso a meios complementares de diagnóstico, como os testes neuropsicológicos que medem a capacidade de decisão, de mudança de foco de atenção, de planeamento, de inibição de resposta e o controlo inibitório, entre outros, que, para além de fornecerem informações importantes para um correto diagnóstico e tratamento da depressão, propiciam estudar as dinâmicas subjacentes aos comportamentos suicidas, com vista a encontrar marcadores cognitivos que permitam identificar casos de maior risco visando o seu controlo e prevenção. Em Portugal, o recurso a medidas neuropsicológicas ainda não se encontra generalizado, por isso, um dos objetivos deste trabalho passou por validar um conjunto de testes computorizados de um software de livre acesso da Psychology Experiment Building Language (PEBL) junto da população portuguesa – a saber, Finger Tapping Task, Wisconsin Card Sorting Test, Torre de Londres, Iowa Gambling Task, Victoria Stroop Task e Go/No-go –, procurando simultaneamente estudar amostras de depressivos unipolares não-psicóticos. Outro objetivo consistiu em aplicar esses testes em pacientes suicidas com igual diagnóstico, procurando encontrar marcadores cognitivos que os diferenciassem de depressivos não suicidas, tendo-se corroborado a existência de défices nas amostras depressivas, com uma alteração significativa da inibição de resposta nos sujeitos suicidas face aos não suicidas e face aos controlo saudáveis.
- The impact of Portuguese demographic changes on the demand and supply of blood in the region of AlgarvePublication . Encarnação, Fábia Micaela Gonçalves da; Andraz, Jorge Miguel; Vasconcelos, EugéniaThe world cannot live without blood donors, since their donations are an essential and irreplaceable act to save patient lives. Attending that the population ageing evolution leads to a demographic change, we must be concerned whether the demand of Red Cell Concentrates will overcome the existing donations in the future. This is an applied study to the region of Algarve. In particular, it is based on the reality of the Algarve Hospital Centre, whose number of donors, donations, patients and transfused Red Cell Concentrates are evaluated over a five-year period, from 2010 to 2014. A forecast for Red Cell Concentrates demand for 2060 was obtained in four different scenarios. According to the results, by 2060 the population of Algarve will decrease 9.0%, blood donors and blood donations will decrease 24.0% and Red Cell Concentrates demand will increase 35.0%. Through a linear regression, 2046 was established as the year in which the number of blood donors/donations will equalize the demand of Red Cell Concentrates. In actual conditions, the forecast for 2060 reveals that, on average, the demand of Red Cell Concentrates will exceed donor/donations. The Algarve Hospital Centre would then focus its efforts on blood donation promotion among younger age groups (18 and older), as well as in the increase of donation frequency. Another important issue is the investment in the improvement of good transfusion practices, the optimization of patient and blood transfusion management in order to make possible the satisfaction of Red Cell Concentrates needs in the future.
- Studies towards unveiling the association of Gla-rich protein with osteoarthritisPublication . Cavaco, Sofia Isabel Franco; Simes, Dina; Viegas, CarlaOsteoarthritis (OA) is a whole-joint disease believed to onset after articular cartilage damage and accompanied by tissue inflammation, abnormal bone formation and extracellular matrix (ECM) mineralization. Gla-rich protein (GRP), the latest discovered vitamin Kdependent protein (VKDP), was shown to accumulate in mouse and sturgeon cartilage, and sites of skin and vascular calcification in human. Therefore, we investigated the possible involvement of GRP with OA development. An osteoarthritic and control samples human biobank was collected and used for the comparative analysis of GRP patterning at transcriptional and translational levels. Two novel GRP alternative spliced transcripts were unveiled in human (GRP-F5 and F6), yet GRP-F1, corresponding to the full-length protein, was shown to be the predominant variant in articular tissues and upregulated in osteoarthritic cartilage. Undercarboxylated GRP was the prevalent protein form found associated with osteoarthritic cartilage and synovial membrane tissues, highly accumulated at sites of calcification, indicating that the impairment of VKDPs -carboxylation may be related with OA. Using a chondrocyte and synoviocyte cell system developed within this project, we further investigated the association of GRP with OA mineralization and inflammatory processes. Upregulation of GRP was found during induced mineralization and inflammation, and associated to cell differentiation towards ECM mineralization and inflammatory responses, in both cellular types. Moreover, the role of GRP was highlighted through functional assays, showing the inhibition of ECM mineralization and decreased inflammatory response following GRP supplementation. While -carboxylation was required for GRP antimineralization function, its anti-inflammatory effect was independent of protein - carboxylation status. Ultimately, using serum samples from our biobank and a comparative proteomic approach, candidate OA biomarkers were identified. Overall, our results demonstrated, for the first time, the involvement of GRP in two of the main pathological processes occurring in OA, contributing for new knowledge regarding disease progression.