Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Permanent URI for this community
News
a definir... (FCHS)
http://www.fchs.ualg.pt/
Browse
Browsing Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Comunicação"
Now showing 1 - 10 of 35
Results Per Page
Sort Options
- Aesthetics of pain in contemporary photography. The suffering body in the artworks of Kir Esadov and Yuri KozyrevPublication . Godoroja, Cristina; Tavares, Mirian Estela NogueiraO sofrimento é uma experiência universal. Todos os seres humanos sofrem, mas as diferenças culturais geram significados particulares e respostas específicas ao sofrimento. No entanto, é o corpo o locus exato da dor e do sofrimento. A maneira como é visto o corpo influencia a forma como a dor é sentida e expressada. Assistir, olhar para a dor dos outros tornou-se parte da existência humana, particularmente relevante após os eventos de 11 de Setembro de 2001. Ao longo dos séculos, a dor e o sofrimento foram sempre presentes, bem ancorados na área da arte. Muitos artistas aproximaram-se da sua doença pintando-a, esculpindo-a ou fotografandoa. Apesar de nesta dissertação estiver muito cuidadosa a não romantizar a arte como um instrumento de cura, no entanto, reconheço que pensando e representando a dor significa assumir as suas conotações positivas. A prática fotográfica é muitas vezes utilizada por artistas como uma forma de terapia pessoal. A tese critica a tendência de localizar a dor dentro de uma parte específica do corpo, reforçando a perspectiva de que esta é moldada pelo contexto individual e socio-cultural A fotografia aparece com o papel de resistir à medicalização da dor e do sofrimento. A pesquisa analisa como a fotografia é usada como meio de construção da identidade e instrumento de intervenção.
- A alegoria histórica nos filmes de viagem de Manoel de OliveiraPublication . Santos, Wiliam Pianco dos; Soares, Ana IsabelEsta investigação defende que uma análise temática, formal e conceitualmente centrada sobre O Sapato de Cetim (1985), Non, ou a Vã Glória de Mandar (1990), Viagem ao Princípio do Mundo (1997), Palavra e Utopia (2000), Um Filme Falado (2003) e Cristóvão Colombo – O Enigma (2007), títulos da autoria do cineasta português Manoel de Oliveira, pode sustentar a configuração desse conjunto fílmico enquanto corpus. À seleção em causa propõe-se a denominação filmes de viagem de Manoel de Oliveira. Os filmes de viagem de Manoel de Oliveira são caracterizados por enredos que abordam episódios passados da história global, com ênfase sobre a história portuguesa, para que, por meio do uso da alegoria histórica como recurso narrativo, possam refletir acerca da atualidade geopolítica mundial, com especial atenção sobre o contemporâneo nacional. Nos títulos que compõem os filmes de viagem de Manoel de Oliveira, sustenta-se, há recorrentemente a presença de narrativas de viagem, nas quais destaca-se a interação entre a crítica da imagem eurocêntrica como modo de compreensão da história (nacional ou mundial) e a defesa dos feitos portugueses como contribuição fundamental para a globalização planetária. O presente trabalho argumenta que o discurso narrativo dos filmes de viagem de Manoel de Oliveira está constituído filme a filme, em diálogo permanente e complementar entre os enredos em causa, em razão de uma mensagem alegórica que relaciona passado e presente, bem como a partir do proveito de narrativas de viagem e do embate entre a crítica ao discurso eurocêntrico e o elogio à diferença portuguesa.
- Amor, liberdade e sabedoria - dialética de uma construção visualPublication . Barata, Alexandre Nuno Serrão Fialho Alves; Tavares, Mirian; Santos, António Pedro Cabral dosInvestigação para desenvolvimento de projeto artístico no domínio das artes visuais, partindo da análise de obras de minha autoria, sob o nome artístico de Xana. No processo exploratório inicial sistematizei as questões conceptuais e construtivas presentes, nomeadamente: as ideias e obsessões, as atitudes operativas e os valores éticos. Na fase de execução projetual realizei uma deriva entre essa reflexão e a prática artística, num processo experimental que relacionou ideias/formas visuais, imaginação, ética e os novos lugares e contextos de intervenção. Com esta estratégia desenvolveu-se um discurso pessoal, enunciouse a postura crítica à sociedade contemporânea e exerceu-se intervenção cultural. As obras criadas neste projeto são dispositivos ativos que se relacionam com as pessoas, com o espaço, numa poética em que acontece a propagação não linear da expressão visual numa pesquisa necessariamente idiossincrática, complexa e subjetiva. Talvez, por isso, foi decidido experimentar nos trabalhos finais a ideia de labirinto. Esta investigação situa-se no âmbito da especulação analítica e da prática das artes visuais, num processo de procura do belo dialogal e convulsivo que nos permita prosseguir a construção de uma “obra aberta”, de que já falava Umberto Eco, com uma ética estética alicerçada sobre os valores do amor, da liberdade e da sabedoria.
- Arte visual contemporáneo a través de la perspectiva de género. Exposiciones en Mendoza, ArgentinaPublication . Godoy, Maria Julia; Tavares, Mirian; Reia-Baptista, VítorNos últimos dez anos a temática de gênero tem-se tornado uma presença constante no universo das Artes e, em particular, nas obras e nas exposições produzidas na província de Mendoza na Argentina. Com este trabalho pretendemos apreender os conceitos básicos sobre gênero; feminismo; comunidade LGTBI; minorias sexuais; entre outros, tentando delimitar o período em que essas categorias aparecem e o momento exato em que passam a se relacionar de forma direta com as artes visuais e com a criação de imagens na contemporaneidade, ressaltando as correspondentes influências entre as produções, seus artistas e o contexto social na província de Mendoza. Ressaltamos as omissões da historiografia da arte que se tem encarregado, pontualmente, de excluir do relato várias artistas, provocando a invisibilidade feminina, a nível internacional e, sobretudo, na América Latina e na Argentina. O mesmo ocorre em nossa província e é por isso que apresentamos casos reais dos problemas enfrentados por alguns artistas, bem como a rejeição da temática Feminista ou LGBTI em diversas instituições locais como universidades, museus e galerias de arte. Através do estudo da arte contemporânea dedicada a temática do feminismo, do gênero e da teoria queer, fomos construindo o nosso próprio relato sobre a província de Mendoza e assim realizámos, através de um projeto curatorial, duas exposições. Este projeto, executado em 2015, permitiu-nos observar, enquanto curador, as última tendências da província de Mendoza, bem como os artistas que se debruçam sobre essa temática, para delimitar se existe ou não um estilo estético determinado e qual a relação dessa produção artística com seu próprio contexto. O nosso projeto visa, então, através de uma prática curatorial e de uma revisão teórica, perceber a relação dos estudos de gênero com as artes visuais e seus possíveis contributos no âmbito da arte contemporânea, usando, como caso exemplar, a província de Mendoza
- Automatic identification of whole-part relations in PortuguesePublication . Markov, Ilia; Baptista, Jorge Manuel Evangelista; Mamede, Nuno João NevesNeste trabalho, procurou-se melhorar a extração de relações semânticas entre elementos textuais tal como é atualmente realizada pela STRING, um sistema híbrido de Processamento de Linguagem Natural (PLN), baseado em métodos estatísticos e regras híbrido, e desenvolvido para o Português. Visaram-se as relações todo-parte (meronímia), que pode ser definida como uma relação semântica entre uma entidade que é percebido como parte integrante de outra entidade, ou a relação entre um membro e um conjunto de elementos. Neste caso, vamos-nos concentrar num tipo de meronímia envolvendo entidades humanas e nomes parte-do-corpo (Npc); e.g., O Pedro partiu uma perna: WHOLE-PART(Pedro,perna). Para extrair este tipo de relações parte-todo, foi construído um módulo de extração de relações meronímicas baseado em regras e que foi integrado na gramática do sistema de STRING. Cerca de 17.000 instâncias de Npc foram extraídas do primeiro fragmento do corpus CETEMPúblico para a avaliação deste trabalho. Foram também recolhidos 79 casos de nomes de doença (Nd), derivados a partir de um Npc subjacente (e.g., gastrite-estômago). A fim de produzir um corpus de referência (golden standard) para a avaliação, foi selecionada uma amostra aleatória estratificada de 1.000 frases, mantendo a proporção da frequência total de Npc no corpus. Esta amostra também inclui um pequeno número de Nd (6 lemas, 17 frases). Essas instâncias foram repartidas e anotadas por quatro falantes nativos de português. 100 frases foram dadas a todos os anotadores a fim de calcular o acordo inter-anotadores, que foi considerado entre “razoável” (fair) e “bom” (good). Comparando a saída do sistema com o corpus de referência, os resultados mostram, para as relações parte-todo envolvendo Npc, 0,57 de precisão, 0,38 de cobertura (recall), 0,46 de medida-F e 0,81 de acurácia. A cobertura foi relativamente pequena (0,38), o que pode ser explicada por vários fatores, tais como o facto de, em muitas frases, o todo e a parte não estarem relacionadas sintaticamente e até se encontrarem por vezes bastante distantes. A precisão é um pouco melhor (0,57). A acurácia é relativamente elevada (0,81), uma vez que existe um grande número de casos verdadeiro-negativos. Os resultados para os nomes de doença, embora o número de casos seja pequeno, mostram uma 0,50 de precisão, 0,11 de cobertura, 0,17 de medida-F e 0,76 de acurácia. A cuidadosa análise de erros realizada permitiu detetar as principais causas para este desempenho, tendo sido possível, em alguns casos, encontrar soluções para diversos problemas. Foi então realizada uma segunda avaliação do desempenho do sistema, verificando-se uma melhoria geral dos resultados: a precisão melhorou +0,13 (de 0,57 para 0,70), a cobertura +0,11 (de 0,38 para 0,49), a medida-F +0,12 (de 0,46 para 0,58) e a acurácia +0,04 (de 0,81 para 0,85). Os resultados para os Nd permaneceram idênticos. Em suma, este trabalho pode ser considerado como uma primeira tentativa de extrair relações partetodo, envolvendo entidades humanas e Npc em Português. Um módulo baseado em regras foi construído e integrado no sistema STRING, tendo sido avaliado com resultados promissores.
- Caminhamos como se víssemos o invisível: a arte da caminhada como princípio de transformação pessoal e socialPublication . Ricardo, Luísa Maria Simões; Soares, Ana IsabelA presente dissertação é uma aproximação à arte da caminhada como princípio de transformação pessoal e social. Pretende-se estabelecer um quadro de referências e tecer alguma inteligibilidade no âmbito da produção artística e cultura contemporâneas sobre a potencialidade transformacional do ato de caminhar. Contém uma componente de criação artística desenvolvida no projeto “Pessoas, Fronteiras, Objetos” (iniciado a 21 de dezembro de 2017). Este decorre nos “caminhos velhos” entre os lugares de Ameixial e Mealha, pertencentes a concelhos distintos na serra do Caldeirão (Algarve), durante um ano, entre solstícios. “Caminhamos como se víssemos o invisível” é uma formulação bíblica, citada a partir de Tolentino de Mendonça, teólogo e poeta, que dá forma à presente reflexão e ao trabalho criativo, assente nos eixos das interrogações sobre o que nos liga (os caminhos) e o que nos separa (as fronteiras). A confiança, o papel dos sentimentos, o passar de fronteiras, a transformação, são questões criativamente trabalhadas no espaço (caminho), num tempo ritual (de sol a sol) e no encontro com as pessoas. O caminho é físico, mas é também uma metáfora para o período de trabalho na serra e também para a minha vida. Procuro o invisível no encontro com as pessoas e os lugares.
- Caminhando para a linguagemPublication . Martins, Bertílio Ângelo Romeira; Amaro, Fernando; Cabral, PedroO presente relatório tem como finalidade dar a conhecer e contextualizar o processo de criação artística centrado na figura do artista plástico enquanto produtor de imagens. Nesse sentido, e na medida em que isso é possível, pretende-se com este relatório desvendar alguns métodos pessoais de trabalho, articulando-os com a produção das diferentes obras realizadas durante a investigação, procurando igualmente compreender como “funcionam” os trabalhos a posteriori, ao mesmo tempo que se procura identificar e enquadrar as diversas fontes ligadas ao processo criativo, no âmbito de um quadro metodológico que se julgou adequado para o efeito. A presente investigação tem como ponto de partida o momento em que terminei a licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Algarve e tem como término a exposição (In)coberto, enquanto resultado prático do mestrado em Comunicação, Cultura e Artes, da mesma instituição. Esta investigação levanta algumas questões, propondo refletir e tentar compreender até que ponto essa investigação permitiu entender melhor a relação entre os vários trabalhos realizados durante a investigação, quais as transformações ocorridas durante esse período temporal e como tirar partido delas, na procura de uma linguagem mais sólida e coerente.
- Cartas ao editor: construções discursivas do eu e do outro na imprensa regional algarvia em língua inglesaPublication . Pereira, Elisabete Cristina Figueiras Ribeiro de Jesus; Mattos-Parreira, Merja de; Torkington, Kathryn MaryEsta tese apresenta um estudo interdisciplinar sobre o modo como a comunidade britânica no Algarve representa discursivamente a identidade e a alteridade em cartas ao editor recolhidas em jornais em língua inglesa e dirigidos a esta comunidade. A crescente comunidade de britânicos no Algarve faz parte de uma tendência migratória contemporânea denominada Lifestyle Migration, com práticas e objetivos diferentes da migração mais economicamente motivada. Esta forma de migração é geralmente empreendida por indivíduos relativamente afluentes, a tempo inteiro ou parcial, para locais que são percecionados como oferecendo melhor qualidade de vida. A partilha de um projeto e repertório comuns faz com que possamos considerar a comunidade de leitores/escritores como uma comunidade de prática, em que os membros negoceiam significados no âmbito da construção de novas ‘classed identities’ no espaço algarvio. O presente estudo insere-se no âmbito dos Estudos Culturais, usando uma abordagem de Análise Crítica do Discurso. Para a análise do corpus recorre-se a uma conjugação de metodologias, nomeadamente Teoria do Posicionamento e Abordagem dos Atores Sociais, que possibilitem revelar posicionamentos e temas recorrentes e explicar os efeitos que certas escolhas discursivas têm na formação de uma identidade atribuída ao ‘eu’ e ao ‘outro’. A ‘Appraisal Theory’ será o outro recurso metodológico, cujo objetivo será permitir analisar as avaliações e julgamentos que os leitores/escritores fazem do ‘outro’. A importância das cartas ao editor enquanto esfera pública democrática para identificar assuntos de preocupação e interesse ou ventilar desabafos será outro aspeto discutido neste estudo. Embora a razão de ser das cartas ao editor seja incluir o leitor, a participação no espaço de debate poderá não ser acessível a todos. Este estudo pretende demonstrar que a construção discursiva da identidade e alteridade esconde correntes ideológicas ou ‘master narratives’, no que diz respeito ao projeto migratório, de pertença e de ‘becoming’, levando à criação de grupos, inclusivos ou exclusivos e reforçando a semelhança ou diferença entre indivíduos.
- Cinema, propaganda e poder: o Cine Jornal Brasileiro na era VargasPublication . Americano, Álvaro Eduardo Trigueiro; Silva, Bruno; Leal, Paulo Roberto FigueiraOs primeiros 40 anos do século XX foram marcados como um tempo de intensa ebulição política, social e econômica. No espaço de pouco mais de quatro décadas o mundo assistiu, como em um filme de suspense, o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, em especial o cinema, os horrores provocados por duas Grandes Guerras Mundiais, o Crash da Bolsa de Nova Iorque e a Grande Depressão, que afetaram a maioria dos países. Foi a época da entrada em cena de novas ideologias e doutrinas – à esquerda e à direita –, a tomada do poder por movimentos autoritários e/ou totalitários, que provocaram a queda de democracias parlamentares, com a eclosão em grande escala dos sentimentos nacionalistas, antiliberais, anticomunistas e, muitas vezes xenófobos. Principalmente após o uso da propaganda durante da Iª Grande Guerra, suas técnicas e estratégias passaram a ser incorporadas de forma definitiva para conquista e legitimação da ideologia dos grupos que alcançavam o poder. Nossa tese trata desse momento histórico, especialmente no Brasil, que assistiu e foi influenciado pelos acontecimentos mundiais. O país foi abalado no início dos anos 1930 por uma revolução que decretou o fim do poder das oligarquias que dominavam a política brasileira desde o século XIX. Alçado à condição de líder revolucionário, o então presidente do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas, assumiu o governo interino do país. Revoltas e tentativas de golpe marcaram seu período no poder e ajudaram a desembocar na decretação do “Estado Novo”. O regime, que durou de 1937 a 1945, se caracterizou como uma ditadura, com plenos poderes do Presidente da República, fechamento do Congresso Nacional, censura aos meios de comunicação e uma intensa propaganda ideológica, espelhado nos projetos dos regimes totalitários da Europa, em especial Itália e Alemanha, países com os quais apresentou proximidade ideológica. A partir do Cine Jornal Brasileiro (CJB), com a mobilização de técnicas e instrumentos da Análise de Conteúdo, apontamos alguns dos componentes ideológicos que nortearam o projeto estadonovista, com destaque para a busca pela modernização, via industrialização do país, a negação dos conflitos entre trabalhadores e proprietários dos meios de produção, a busca da unidade nacional orientada pelo Estado forte e centralizado, a construção e exaltação da personagem do líder/pai, desempenhada por Getúlio Vargas e o estabelecimento do diálogo do regime e a sociedade, que produziu e sustentou o poder exercido pelo “Estado Novo”.
- A construção colaborativa da comunicação das marcas nas redes sociais: engajamento, interação e literacia dos mediaPublication . Americano, Letícia Barbosa Torres; Tavares, Mirian; Caravela, Gabriela Borges MartinsA tese tem como foco investigar de que maneira as competências mediáticas e digitais dos indivíduos são mobilizadas para a construção colaborativa das mensagens mercadológicas nas redes sociais da internet, diante do ecossistema comunicativo do século XXI. Parte-se da fundamentação no campo da literacia dos media, na perspectiva de inserir o problema no contexto de uma educação para a comunicação, que vise promover a cidadania. As inovações tecnológicas provocaram mudanças drásticas na relação dos seres humanos com os meios, resultando em oportunidades e desafios ao acesso, à participação criativa e à reflexão crítica, que exigem novas abordagens de pesquisa e de ações formativas. O universo do consumo e do marketing, do qual as marcas representam o elo mais forte de ligação com as pessoas, está incluído nesse processo de transformação. As empresas progressivamente adaptam suas estratégias persuasivas ao novo entorno mediático. A publicidade e as demais modalidades de comunicação com o mercado são planejadas para proporcionar cada vez mais interação e o papel do consumidor transmuta de simples audiência para colaborador ativo das ações. Engajar o público tornou-se essencial para a área. As redes sociais - e os mecanismos que disponibilizam aos usuários - são um dos ambientes mais propícios para impulsionar a participação. Com o objetivo de compreender essa nova dinâmica mercadológica, o nosso estudo, de inspiração netnográfica, imergiu nas páginas oficiais de cinco marcas de bebidas alcóolicas no Facebook, no Instagram e no Twitter. São elas: as brasileiras Cachaça 51, Catuaba Selvagem e Skol; e as portuguesas Licor Beirão e Super Bock. O período de coleta dos dados foi entre os meses de agosto de 2017 e fevereiro de 2018, quando todos os posts inseridos, bem como todas as interações executadas, foram observados, catalogados e arquivados. O fenômeno é analisado através de três dimensões, concebidas com o objetivo de examiná-lo por ângulos de visão diferenciados - mas convergentes -, ou seja, Processos de Interação e Engajamento, Mensagem da Comunicação Mercadológica e Ideologia, Ética e Cidadania.
