Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
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Browsing Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
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- Amnesia: apontamentos sobre o género survival horrorPublication . Narciso, Ana Filipa Sério; Silva, Bruno; Zagalo, NelsonCom o passar dos anos, os videojogos têm vindo a intensificar a sua importância enquanto conteúdo, arte e experiência sendo o foco desta dissertação a procura de medos específicos que o género survival horror é capaz de desencadear. Através do cinema de horror, da literatura gótica e da pintura romântica, uma reflexão sobre o universo dos videojogos Amnesia poderá ser criada. Caracterizam-se não só pela complexidade de cenários, criaturas, sons e narrativa mas também pela procura de uma intensa experiência emocional ao impedir toda e qualquer forma de combate e a trabalhar, de forma constante, a insanidade no ser humano. Assim, o género survival horror e o videojogo como meio digital interativo parecem encaixar-se na perfeição, resultando numa convincente simulação de uma realidade ficcional.
- Anti mapping: o simulacro como criador de sistemasPublication . Madeira, Mariana; Araújo, Renata de; Barata, AlexandreEste relatório trata de uma pesquisa artística que se manifesta num conjunto de exposições realizadas no Rio de Janeiro e em Faro. O processo de pesquisa aborda os conceitos de território e simulacro. É através de uma visão pessoal, que se baseia em emoções e sensações, que se cria um território alternativo àquele em que se vive, que só é possível dentro de um mundo imaginário e fictício. É esta ficção que conduz todo o processo artístico. É no âmbito deste trabalho ficcional que surgem várias questões acerca dos limites entre simulacro e realidade. Até que ponto estes se aproximam e se afastam, e em que medida são opostos? Qual o critério para configurar um como real e o outro como falso? Ao mesmo tempo, surge a necessidade de se criar um sistema para este mesmo simulacro funcionar que se converte na principal demanda para a existência deste território. O território acaba por ser assim um elemento invisível, sem identidade e causa de ser, o que o transforma num álibi do próprio sistema ficcional.
- Bodybuilders: a construção do corpo enquanto objeto artísticoPublication . Alvarez, Rafael Rodrigo Vieira; Vasques, Eugénia; Branco, AntónioBODYBUILDERS, incide na análise e reflexão em torno de um conjunto de obras e criadores cujo discurso e prática autoral se foca no corpo enquanto matéria, forma e objecto, através da sua espectacularização/especulação. A auto-representação do corpo e a construção de identidade(s)/subjectividade(s) e do lugar do outro, surgem como problemáticas centrais desta investigação, Falamos de artistas e obras que vivem de imagens construídas, coladas, esculpidas, materializadas, subtraídas, travestidas e inscritas no corpo – o corpo do artista/criador/autor, ele mesmo, corporalizadas na primeira pessoa do singular. O corpo funciona aqui como canvas, como folha em branco, palco vazio, cenário e protótipo. A investigação de cariz, transversal e interdisciplinar, parte da análise de diferentes práticas e discursos artísticos que exploram, traduzem, desconstroem, problematizam ou questionam este corpo enquanto matéria, ferramenta, media, objecto, display ou linguagem. A apropriação e o jogo de palavras implícito no título - bodybuilders, surge-nos como a metáfora que atravessa toda a reflexão, para pensar e debater um corpo, que é simultaneamente construção, conceito, objecto e representação, problematizando um mundo pós-moderno de paradoxos e paradigmas. Reflecte-se de igual modo, sobre as implicações que tais alterações de paradigmas, inferem nas práticas artísticas contemporâneas, no espaço social e nas políticas corporais, dando relevância as suas dimensões éticas, políticas e estéticas. Os corpos que ocupam os palcos que aqui se investigam, são devedores das heranças da filosofia de Foucault e de Arendt (entre outros), e estão, sob influência dos contributos da teoria crítica feminista, dos estudos de género, dos cultural studies e do pós-colonialismo. O corpo destes bodybuilders é um corpo utópico mas real, e é nesse sentido que se conduz esta reflexão, procurando entender e problematizar o lugar de interpelação do real a que a criação artística convida, numa mediação constante dos nossos modos de ver o outro e a nós mesmos. O corpo que aqui se convoca, é um corpo ready-made, de espelhos e vontades de representação/transformação do mundo. É um corpo de alteridades, pluralidades e liberdades.
- A Cor e a estrutura da forma no meu trabalhoPublication . Fonseca, Francisco de Assis Velez da; Barata, Alexandre Alves; Amaro, Fernando SampaioO trabalho concluído foi feito sobre um suporte de placas de madeira prensada. O meio utlizado foi a pintura, com o propósito de conseguir uma imagem visual que suscitasse alegria, segundo o meu ponto de vista. Tentarei relatar de forma breve as influências que tenho tido ao longo do meu percurso artístico. Nesta fase, penso ter encontrado um projeto diferente, que começa a fazer outro sentido para a minha maneira de estar e de pintar. Abordarei algumas questões relacionadas com a minha maneira de pensar e de agir, tais como o modo “automático” de desenhar e pintar, as influências mais presentes durante este percurso, e os autores por quem tenho maior admiração. O conjunto de imagens agora concluído sofre influências de grandes mestres de vários períodos, principalmente de Picasso e do movimento Der Blaue Reiter – o Cavaleiro Azul. Tenho o desejo de poder descrever tão claramente quanto possível a influência que têm tido na minha forma de pensar. Tudo farei para que este relatório de projeto seja esclarecedor, espero que esta investigação seja profícua em resultados e que, no futuro, quem consultar este relatório de projeto possa tirar proveito da sua consulta.
- Crioulização cénica: em busca de uma Identidade para o teatro cabo-verdianoPublication . Branco, João Guedes; Vasques, Eugénia; Ferré, Pedro; Meirelles, MárcioImportando o conceito de crioulização, da linguística para os estudos culturais, e mais concretamente para o domínio das artes cénicas, a presente tese descreve a metodologia da crioulização cénica, enquanto corolário identitário do teatro pós-moderno cabo-verdiano e síntese do percurso histórico do teatro em Cabo Verde. Tendo como ponto de partida uma reflexão sobre a problemática da crioulização nos mais recentes debates tidos em diversas disciplinas, como a Linguística, História, Antropologia e Sociologia, o presente estudo passa por uma análise do processo histórico cabo-verdiano, que parte de um território inabitado e, portanto, pode considerado um laboratório modelar que reflete como poucos o processo de crioulização cultural. Partindo desse pressuposto, faz-se uma descrição daqueles que são considerados os principais parâmetros da identidade cabo-verdiana. Ao fazer-se, de seguida, uma viagem pormenorizada pela história do teatro em Cabo Verde, desde os primeiros fenómenos parateatrais até à modernidade, procura-se comprovar que o teatro da Nação resulta fundamentalmente da História da Nação, e que graças a essa estrada de duplo sentido é possível entender melhor a identidade desta conhecendo a história do teatro cabo-verdiano, os seus protagonistas e principais características. A crioulização cénica, da qual se definem os parâmetros e se analisam quatro estudos de caso, torna-se, pela sua metodologia específica, um paradigma da identidade cénica caboverdiana, reflexo de múltiplas raízes, influências, ritmos, tradições e, ao mesmo tempo, resultado de um trabalho artístico contemporâneo, imbuído de um espírito multidisciplinar e colectivo.
- Developing and transmitting a portuguese-american identityPublication . Costa, Neuza Carla do Sacramento Alves Baptista e; Cabral, Maria; Tavares, MirianO presente estudo, um estudo exploratório qualitativo do tipo multi-caso, incide no desenvolvimento da identidade bi-cultural e transnacional dos cidadãos Portugueses que emigraram para os Estados Unidos durante a segunda metade do século vinte, bem como a dos seus descendentes. Auretta (2011) sugeriu que, “contar uma história é recontar o mundo. Recontar o mundo é renovar o mundo, ou pelo menos renovar um mundo” (p. 3) e, no seguimento do pensamento de Auretta, este estudo conta as histórias de imigração e da adaptação a um novo mundo, a fim de compreender os processos de aculturação e assimilação que nela estão envolvidos. Para que tal fosse possível, durante uma fase inicial do estudo, foi solicitado aos participantes que se identificam como Luso-Americanos e que vivem nos Estados Unidos, que respondessem a um questionário criado para este efeito, o Portuguese-American Identity Survey. Durante uma segunda fase, uma subamostra da população foi selecionada para o estudo multi-caso e foram realizadas entrevistas individuais, semi-estruturadas, que permitiram a recolha das histórias de vida dos participantes, bem como quaisquer lembranças das suas experiências de imigração ou das dos seus familiares. Assim, o estudo analisou a percepção da identidade cultural dos participantes, o uso da linguagem e a aquisição do inglês e / ou do português, bem como a sua participação, ou a falta dela, numa comunidade bi-cultural e bilíngue. As conclusões levaram a uma maior compreensão da resistência e da transmissão de uma identidade transnacional, bicultural e bilingue, a identidade Luso-Americana, demonstrando, especificamente, como esta se desenvolveu, em que consiste e quais as suas implicações nas vidas dos participantes. Os resultados revelam ainda que há necessidade de uma maior discussão entre os membros da comunidade, pesquisadores e especialistas em linguagem para garantir que a língua e a cultura portuguesa sobrevivam nas futuras gerações luso-americanas.
- Do pouco mais que nada até ao coletivo orgânico (sobre o processo de criação do espetáculo Tem dói-dói?)Publication . Murta, Nuno Miguel Bandeira; Branco, AntónioEm Setembro de 2011 iniciei juntamente com três colegas, do curso de Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes – Especialização em Teatro e Intervenção Cultural, um projeto de criação artística, orientado pelo professor António Branco, que tinha como objetivo a conceção e apresentação de um espetáculo teatral, que nos permitisse pôr em prática toda uma série de princípios éticos, técnicos e estéticos, que nos foram transmitidos no 1º ano do referido curso. Deste modo, o presente relatório pretende refletir a experiência artística realizada por este grupo; desde o momento inicial em que se decidiu qual o ponto de partida, que neste caso foi o livro O fio das Missangas, de Mia Couto, até à apresentação pública de um espetáculo de teatro, que se chamou Tem dói-dói?. O título do relatório reflete precisamente esse percurso, do pouco mais que nada, quando iniciámos a nossa busca, até ao coletivo orgânico, em que o nosso espetáculo se transformou. Este trabalho também acompanha o percurso de um aluno que, apesar de ter chegado ao Mestrado com cerca de onze anos de prática teatral, se vê a descobrir toda uma nova conceção de teatro, que o faz tomar consciência das limitações e erros da sua aprendizagem até àquele momento. São abordados, também, quatro conceitos, («Aquecimento», «Corresponsabilidade», «Disciplina» e «Ritual»), que integram o léxico da escola teatral que fundamenta as aprendizagens do referido Mestrado, a qual, por sua vez, se sustenta nos ensinamentos de grandes mestres do teatro, a saber, Antonin Artaut, Constantin Stanislavski, Jersy Grotowski, Bertolt Brecht, Gordon Craig, Fernando Amado, Adolfo Gutkin e Manuela de Freitas.
- Guernica – a arte como forma de comunicaçãoPublication . Apolónia, Cristina Isabel Coelho Serra; Tavares, Mirian Nogueira; Boto, Sandra de JesusThe way we communicate with each other has changed a lot since the beginning of the twentieth century thus becomes important to try to explain what has changed in the arts and how you receive your message today. This project starts from the analysis of the work of Picasso Guernica as an example to analyse the communication through the art of the early twentieth century compared to today. I will research on how evolved the relationship between art and communication. And how is seen art though the new media. What an artist wants to convey when producing a work of art and its impact on the receiver as their historical context. Although Picasso's Guernica and themes already being hotly debated, try approaching the point of view of communication, and use them only as examples showing that work via new media. So this project is essentially practical with a view to building a video and a website on the topic. In this video show the work, speak with those responsible for the museum where Guernica is exposed, witness reactions and try to understand how the reception has been throughout the ages. We also spoke of the importance of digital media as a vehicle to showcase the museums and works of art. This is a project with a theoretical framework, interviews and images that may provide some answers to the initial question. Try using audio-visuals, photographic or others who are available to support our work material.
- Homem versus MáquinaPublication . Franco, Ana Margarida Barradas; Tavares, Mirian Estela NogueiraA pesquisa deste projeto baseia-se no estudo do corpo do Homem Máquina, um corpo constituído de próteses biónicas, que a ciência, a literatura e, sobretudo a ficção científica, designam de “Cyborg”. Pretendo com este projecto, executar um conjunto de vários desenhos, pinturas em aguarela e impressões de desenhos concebidos através de meios digitais, com dimensões variáveis. Este trabalho é uma combinação entre o desenho analógico e o desenho digital que se interliga com a simbologia do próprio tema do projeto “Homem versus Máquina”, pensado não como uma separação do orgânico e do artifical, mas sim como uma fusão de ambos que pode alterar a sua própria natureza. O somatório deste trabalho será refletido, numa exposição de desenhos (analógicos e digitais) e em pinturas a aguarela com dimensões superiores às pranchas de ensaio e um slideshow de imagens dos esboços retiradas do diário gráfico.
- Narração oral: uma arte performativaPublication . Carmelo, Luís Correia; Soares, Ana Isabel; Antunes, DavidHoje é visível, na programação cultural de bibliotecas, associações, teatros e centros culturais, nas atividades curriculares e extracurriculares de escolas e jardins-de-infância, e no contexto de um variado leque de iniciativas, um interesse crescente pelos contos, ou seja, por espetáculos de contadores de histórias. Essa atividade, que em Portugal tem recebido o nome de “narração oral”, desenvolveu-se de forma mais visível nas últimas décadas do século XX, dinamizada por movimentos artísticos que, no contexto urbano e mediatizado das sociedades contemporâneas, procura promover tradições orais e modelos comunitários de proximidade. A presente tese pretende contribuir para uma teoria da prática dos artistas dedicados a essa atividade. Para isso, centra-se na análise das suas performances e dos recursos poéticos utilizados por esses “novos” contadores de histórias, tendo em conta os contextos desses movimentos artísticos: os seus fatores socioculturais, os seus discursos e os aspetos práticos da atividade profissional de contar histórias. A análise dessas performances procura identificar os modos como os artistas gerem a relação com a assistência e a narração das histórias, oscilando entre “contar” e “mostrar”, através das materialidades da narração oral: o discurso verbal, a quinésia, a proxémia, bem como outros elementos performativos, entre eles, o vestuário, a cenografia e a música.
- Precisamos vestirmo-nos com a luz negra: uma análise autoral nos cinemas africanos - o caso Flora GomesPublication . Oliveira, Jusciele Conceição Almeida de; Tavares, MirianOs longas-metragens de ficção de Flora Gomes: Mortu nega (1988), Udju azul di Yonta (1992), Po di sangui (1996), Nha fala (2002) e Republica di mininus (2012) contam histórias locais com desdobramentos globais; falam de trânsitos, de música, de mulher, de crianças, de guerra, de (neo)colonialismo, de cosmogonia, de vida, de morte, de amor, de nascimento, de migração, de tradição, de modernidade, de coletividade; retratam problemas socioeconômicos, relacionados com o ecossistema (desmatamento e escassez de água - seca). Gomes utiliza como cenário o espaço natural, ao ar livre: no meio do mato, na guerra, na cidade, no bairro, no deserto, na tabanca, na rua, na praia, seja na África ou na Europa; com discursos irônico, crítico e metafórico. A presente tese está centrada nas marcas autorais de Flora Gomes, as quais são perceptíveis não apenas no discurso, nos temas, na trilha sonora, na temporalidade contemporânea e/ou nas referências ao seu país e ao seu continente de nascimento e residência, mas também mediante sua estética fílmica e mise en scène, reveladas nos movimentos de câmera, preparação de atores, trabalho de iluminação do corpo negro e uso de cores, na cenografia, nas metáforas visuais, na montagem. A investigação partiu da discussão de algumas questões, demandas e exigências surgidas nas leituras que abarcam esta cinematografia africana, destacando as múltiplas possibilidades dos cinemas africanos contemporâneos, para tanto, contextualizaram-se os cinemas africanos, o cinema, a história e a cultura da Guiné-Bissau, a autoria e o cineasta Flora Gomes, por meio de breves historiografia, discussões teóricas e trajetória; bem como as possibilidades de classificação e inserção dos filmes no âmbito do cinema mundial, pelos vieses de produção, circulação e recepção crítica.
- Retábulos da Companhia de Jesus em Luanda e na Ilha de MoçambiquePublication . Sá, João Rogério Malato de Canha e; Lameira, FranciscoO retábulo, ponto de convergência do culto, assume-se como componente principal dos programas específicos da arquitectura de animação pós-tridentina dos espaços interiores dos templos. Este estudo incide sobre aqueles que estiveram assim sob a administração da Companhia de Jesus em África, tendo hoje em ambos os lados deste continente como expoentes, os exemplares subsistentes nas igrejas dos antigos Colégios de Luanda, na costa ocidental, e da Ilha de Moçambique, na costa oriental. Tanto em São Paulo da Assunção de Luanda como em São Sebastião de Moçambique ficam concluídos, na primeira metade do século XVII, estes templos dos jesuítas que se notabilizam pela preponderância da sua edificação face ao restante edificado. A primeira destas igrejas conserva hoje no seu interior três retábulos do início do século XVIII, sendo o da capela-mor um exemplar raro em pedraria, com embutidos policromos, proveniente de uma oficina de Lisboa, enquanto os retábulos das duas capelas colaterais são em alvenaria estucada e decalcam o figurino do primeiro. Quanto à segunda igreja, mantém por sua vez tanto o retábulo da capela-mor do segundo quartel do século XVIII, como um púlpito notável de meados do século XVII, sendo ambos em lavor indo-português de proveniência goesa.
- A supervised machine learning method for word sense disambiguation of Portuguese nounsPublication . Marco, Marcos Eduardo Zampieri de; Orasan, Constantin; Baptista, JorgeWord Sense Disambiguation (WSD) is vital in many Natural Language Processing (NLP) applications. This work aims to explore supervised machine learning techniques for the disambiguation of Portuguese nouns. The primary motivation for this work was the conceptualization of WSD integrated in an Information Retrieval (IR) engine in order to show how WSD may improve document retrieval from the world-wide web. After a brief overview of the most relevant applications for WSD, the main approaches and state-of-the-art techniques available for the task are presented. For the comparison of different WSD algorithms and techniques, a selection of ambiguous words from a Portuguese academic vocabulary was taken and a catalogue of word senses was established for each of them. A training corpus of real occurrences of each word in context was collected, providing manually annotated contextual data for each sense of the ambiguous word. The corpus was processed and features were extracted using Python and the Natural Language Tool Kit (NLTK) to feed into machine learning algorithms. Results are evaluated and discussed.
- The role of the curator in the context of contemporary artPublication . Cernei, Raluca; Tavares, Mirian Estela NogueiraO mundo da arte sofreu uma série de mudanças e alterações no último século que teve como resultado a atual forma de criar e perceber a arte, uma forma que é única e um tanto desconcertante para alguns. A arte deixou de estar limitada por regras e definições, crescendo e evoluindo para obras de arte como happenings, arte digital, street art e instalações, entre outros. A arte saiu das paredes de museus para as ruas, computadores, objetos e atividades quotidianas. Esta mudança teve uma grande influência sobre todos os participantes do mundo criativo. Eles tiveram que acomodar, evoluir e mudar, tornando-se em entidades flexíveis que deixaram de ter posições bem definidas, passando a envolver se em diferentes esferas da arte, assumindo responsabilidades e atividades que até então não lhes pertenciam. Este foi também o destino do curador que até esta revolução na arte tinha como função gerenciar e exibir objetos de arte nos limites de uma galeria ou um museu. O objetivo do presente estudo é identificar o papel do curador no contexto da arte contemporânea. Particularmente este trabalho irá considerar as mudanças na história da arte recente que têm no centro o curador e a sua função. Este trabalho centra-se nas características do curador, o seu desempenho e o impacto que este tem sobre o mundo da arte. O primeiro capítulo faz uma incursão na história da curadoria, desde os tempos antigos até o presente, oferecendo um contexto para a investigação, bem como uma introdução ao assunto. O segundo capítulo centra-se nos diferentes tipos de curadores, na definição e análise do papel do curador contemporâneo, uma vez que este é o mais antigo tipo de curadoria, é interessante ver as mudanças ocorridas e as inovações que foram introduzidas no trabalho. Também se examina o curador independente, a recente adição às práticas curatoriais, bem como o curador como artista versus o artista como curador, uma novidade trazida pela introdução de criatividade na atividade do curador. Por fim, o capítulo estuda ainda o fenómeno da curadoria na vida diária de todos, uma coisa particularmente popular na internet. O terceiro e último capítulo explora a vida e a atividade de dois grandes curadores, Harald Szeemann e Hans Ulrich Obrist. Este capítulo apresenta um exemplo claro do curador contemporâneo e as mudanças que têm acontecido na profissão nos últimos anos.
- O tradutor como recetorPublication . Correia, Maribel Rodrigues; Soares, Ana IsabelEsta dissertação pretende, em primeiro lugar, abordar algumas posições que falam do tradutor e do seu papel em relação ao Outro, não na perspetiva de um «destinatário ideal», enquanto recetor da obra de arte, mas sim numa dimensão mais dilatada e culturalmente falando, mais abrangente quanto às suas significações. O conhecido ensaio de Walter Benjamin, A tarefa do Tradutor vai servir de ponto de partida desta viagem através do tempo e do espaço naquilo que, hoje em dia, pode ser visto como o ressurgir do papel do tradutor. O tradutor é o agente que promove e realiza o ato de traduzir, mas para levar a cabo esta tarefa tem de saber lidar e relacionar-se com o leitor/recetor que ele simboliza e o seu papel de tradutor, mas também o texto tem algo a dizer-lhe. Já não temos uma obra muda e silenciosa. Temos uma Terceira Voz que condiciona e reage perante este novo mundo que é o mundo do tradutor dos nossos dias. As regras da pragmática e o sistema de cooperação estabelecido por Umberto Eco também nos leva a uma nova visão do processo da arte de traduzir e como tal tem o texto como sujeito de atuação que se articula entre o autor e o leitor/recetor, levando-o a atualizar o texto em si graças à acção previa do autor, mas também ao ato de leitura que é realizado pelo leitor e pelo tradutor da obra, que se torna coautor da mesma. Outras escolas ligadas à Estética da receção serão mencionadas, assim como abordamos o pensamento de outros autores, entre eles João Barrento, que nos permitirão ter uma visão mais ampla do lugar que o tradutor ocupa hoje em dia na sociedade, em pleno século XXI.
- Visualidades : poesia visual nos novos mediaPublication . Maltinha, Margarida; Borges, GabrielaEste projecto tem como finalidade analisar, reflectir e relacionar a Poesia Visual com os Novos Media, mediante o processo de tradução intersemiótica, finalizando com uma exposição que reúne um conjunto de 20 peças gráficas, duas delas apresentadas em suporte digital. Com o conceito "As representações do corpo na Media Art", este projecto teve como principal objectivo transcriar os poemas visuais das décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980, unindo o verbo ao visual, misturando técnicas e media a partir de software freeware, software online, processing, vector generator, plugins e o ipod/iphone, criando um novo modo de "ver" os poemas concretos e, principlamente, descobrir, pesquisar e experimentar novas técnicas, suportes e processos criativos.