Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Permanent URI for this community
News
a definir... (ESGHT)
http://www.esght.ualg.pt/
Browse
Browsing Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
Now showing 1 - 10 of 98
Results Per Page
Sort Options
- Academia HUBEL – Atração de talentos e formaçãoPublication . Bota, José Eduardo da Piedade; Monteiro, Ileana PardalA atração de talentos e formação têm vindo a adquirir nos últimos anos cada vez mais, uma maior relevância no contexto empresarial. Com isto em mente, surgiu no Grupo Hubel, a ideia da criação de uma Academia, com o intento de tornar o Grupo mais atrativo e competitivo. Sendo a atração de jovens talentos um dos objetivos da Academia, pretende-se através da aproximação ao meio académico promover parcerias e protocolos com universidades, divulgando a imagem corporativa do Grupo e levando assim, potenciais candidatos a integrarem a Academia HUBEL. Outro dos objetivos da Academia é a formação, nomeadamente de pessoas não pertencentes ao grupo HUBEL, na perspetiva de partilhar o conhecimento existente, permitindo a formação teórica e prática. Esta iniciativa pretende promover e apoiar o empreendedorismo, formando, aconselhando e divulgando sistemas de incentivo a empreendedores. As ações de formação da Academia visam igualmente dar resposta à necessidade de formação dos seus colaboradores. O presente projeto teve como objetivo apoiar a criação e o desenvolvimento da Academia HUBEL. As tarefas desenvolvidas focaram-se nas atividades de formação e captação de talentos, no sentido de apoiar a criação da Academia e o desenvolvimento de ferramentas que permitirão uma futura certificação como entidade formadora reconhecida pela DGERT. A aplicação de um questionário a alunos da Universidade do Algarve, de diferentes áreas curriculares permitiu ter uma ideia do conhecimento destes relativamente ao Grupo HUBEL. A maioria dos alunos desconhece o grupo HUBEL, nomeadamente os que frequentam os cursos de Marketing e Engenharia Informática. O curso de Agronomia foi o que apresentou maior frequência de alunos com conhecimento acerca do grupo. Relativamente à imagem global do grupo HUBEL no mercado, a opinião que prevalece é a de uma boa e muito boa imagem. Os principais atributos do grupo HUBEL reconhecidos pelos alunos são a sua atualidade, competência, expansão, qualidade, credibilidade, experiência e inovação.
- Alagoamar (Vagatur) – Receção e F&BPublication . Guerreiro, Ana Luísa Domingos; Henriques, Cláudia; Afonso, Carlos M.O presente relatório inscreve-se no âmbito do plano de estudos do mestrado em Gestão e Direção Hoteleira da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve (UALG) com a carga horária de 1260 horas. Este relatório visa descrever as atividades desempenhadas durante o estágio num estabelecimento hoteleiro, nomeadamente o Hotel Apartamento Alagoamar, situado em Albufeira, no período de 19 de dezembro de 2016 a 6 de julho de 2017. O objetivo principal do estágio centrou-se na aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do primeiro ano do mestrado, bem como obter uma maior noção do contexto real de trabalho em hotelaria. O relatório inicia-se com uma abordagem teórica à economia das experiências seguindo-se de uma caracterização da empresa Vagatur, Lda e com mais ênfase o Hotel Apartamento Alagoamar bem como os seus serviços. Sequentemente serão descritas as atividades desenvolvidas no departamento de receção e discutidos criticamente os resultados do estudo ao perfil do cliente que visita o hotel em questão.
- Algarve – relação enogastronómicaPublication . Serra, Manuel António Dionísio; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto Coelho; António, NunoA atual produção de vinhos algarvios, em franca expansão e com perfis mais aproximados do gosto dos apreciadores, alavancados na já afamada gastronomia algarvia de origens mediterrânicas, carece de promoção e estudo de forma a potenciar a experiência enogastronómica e a afirmação do produto turístico complementar “gastronomia e Vinhos”. Neste sentido, pretende-se identificar iguarias regionais do Algarve e a sua maridagem com os vinhos da região, criando um modelo de maridagens que reflita a identidade enogastronómica da região algarvia. A metodologia prevê a utilização de uma revisão de literatura sobre a identidade histórica e caraterização das comidas e dos vinhos do Algarve. Prevê igualmente uma recolha de dados secundários em sites e bibliografia específica e de dados primários por meio de questionários, com utilização do método Delphi em Tempo Real, com participação e a interação de especialistas com suporte numa plataforma online. No que respeita a resultados obtidos, desenvolveu-se um portfólio de iguarias autênticas do Algarve e respetivas fichas técnicas; identificaram-se os vinhos da região comercializados no ano 2014 e respetivas fichas técnicas, apresentados pelas suas categorias, produtores aderentes à Rota dos Vinhos do Algarve e respetiva área geográfica, suas castas que evidenciam caraterísticas organoléticas que permitem caraterizar ao pormenor cada um deles. Na sequência da investigação, desenvolveu-se como resultado final um modelo de relação enogastronómica ou de maridagem, suscetível de utilização por parte dos agentes económicos, consumidor comum, enófilos, gastrónomos, investigadores na área da gastronomia e vinhos e demais interessados na temática.
- Análise de benefícios da implementação de um Property Management System (PMS). Estudo de caso: Vidamar São Rafael Villas, Apartments & GuestHousePublication . Figueiredo, Ana Isa Fernandes; Correia, Marisol B.O presente relatório baseia-se num projeto de implementação de um Property Management System na unidade “Vidamar São Rafael Villas, Apartments & GuestHouse”. Tendo como base a integração numa Marca já existente, Vidamar Resorts, foi implementada na unidade de São Rafael um Property Management System e um Channel Manager, bem como a respetiva ligação entre ambos de forma a que o sistema de reservas seja automatizado. O primeiro objetivo é então perceber como se implementa este tipo de software e, essencialmente entender quais os benefícios que traz para uma unidade hoteleira, sobretudo do ponto de vista comercial e de Revenue Management, dada a importância destas áreas nos dias de hoje. Neste âmbito, pretende-se ao mesmo tempo efetuar uma análise das alterações que ocorreram na área comercial, principalmente devido ao facto de esta ser uma pequena unidade e de se ter integrado comercialmente numa marca já existente no mercado, percebendo assim as transformações e vantagens que daí advieram em termos de estrutura de preços e contratação. O segundo objetivo prende-se com o desenvolvimento e implementação de uma plataforma de análise para apoio na área comercial de Revenue Management e até mesmo de gestão. Para o desenvolvimento desta plataforma, alavancada pela implementação do Property Management System, recorre-se a uma ferramenta de Self-Service Business Intelligence, disponibilizada no Microsoft Excel, o Power Pivot e o Power View. Apresentam-se alguns conceitos sobre a modelação dimensional e todas as suas vantagens e mostra-se os benefícios que as ferramentas de Business Intelligence trazem para qualquer empresa. Com o desenvolvimento da plataforma, percebe-se claramente o poder de análise que estas ferramentas permitem aos utilizadores. A empresa tem agora à sua disposição uma plataforma com os mais importantes KPI da atividade e que permite efetuar uma panóplia de análises dinâmicas com um caráter autónomo.
- António Raiado Lda.: os recursos humanos da empresaPublication . Anastácio, Carina Isabel Martins; Gonçalves, Gabriela Maria RamosCom as crescentes mudanças que têm vindo a ocorrer no mercado de trabalho, cada vez mais as empresas tendem a depender das pessoas que as compõem para conseguir atingir a produtividade e a competitividade de forma a alcançar sustentabilidade no mundo dos negócios. É diante deste cenário que o meu projeto se insere, o presente procurou dar à empresa António Raiado, Lda., as ferramentas essenciais a uma boa gestão dos recursos humanos. Tanto o Manual de Análise de Funções, como o Manual de Acolhimento, são duas ferramentas fundamentais para atrair e manter os colaboradores certos, tendo em conta os objetivos da empresa. Porém, considera-se que a Satisfação dos Colaboradores, a Cultura Organizacional, e a Atmosfera de Grupo desempenham um papel fundamental no que respeita a questões intrínsecas à organização. Assim considerou-se igualmente relevante, para o projeto avaliar estas variáveis e a forma como se relacionam entre si no seio da empresa. A investigação recaiu sobre os colaboradores que exercem funções nos diversos setores da empresa. Os dados foram recolhidos através de um instrumento constituído por três escalas: a Escala de Satisfação Profissional (Lima, Vala, & Monteiro, 1994), a escala da Cultura Organizacional – FOCUS – First Organizational Culture Unified Search (Neves, 2000) e a Escala de Atmosfera do Grupo (Jesuíno, 1987). Os resultados obtidos através da investigação revelaram que a empresa tem uma boa satisfação profissional, os colaboradores sentem se satisfeitos com os vários aspetos do seu trabalho. Quanto à cultura verificou-se que a empresa possui uma cultura de Inovação, valoriza a flexibilidade, a mudança, o crescimento e preocupa-se acima de tudo com as exigências externas. Mediante o estudo apurou-se ainda que a Atmosfera do Grupo é muito produtiva, eficaz e agradável. Palavras chave: Gestão de Recursos Humanos, Satisfação Profissional
- Apartamentos Jardim da Rocha. A Importância da receção na Unidade Hoteleira. Relatório de estágioPublication . Gregório, Rafael de Almeida; Henriques, Cláudia; Ribeiro, SamuelO estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Direção Hoteleira, lecionado na Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo. Após finalizar a licenciatura em Economia, em 2009, na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, ingressei na Caixa Geral de Depósitos, através de um estágio profissionalizante. Embora, por associação a negócios de família, esteja ligado à hotelaria e ao turismo, o sector bancário sempre exerceu em mim uma certa atração pelo que considerei que no sector bancário, desenvolveria e aprofundaria as competências que adquiri ao longo dos meus estudos. No entanto ingressei e conclui a Pós-Graduação em Direção Hoteleira pela Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, em 2009/10. Em Abril de 2014 decidi sair da Caixa Geral de Depósitos e ingressar no sector do turismo e como tal achei que a realização do Mestrado em Direção Hoteleira seria bastante útil para me munir com as ferramentas necessárias para ser sucedido nesta nova aventura. Escolhi os Apartamentos Jardins da Rocha para a realização do estágio, pois considero que esta é uma das melhores unidades na Praia da Rocha, não só pela qualidade do serviço prestado como também pelo grande conhecimento hoteleiro que todo o seu staff tem. O estágio teve a duração de 9 meses, iniciando-se a 05 de Janeiro e terminando a 30 de Setembro de 2015. Foi efetuado nos Apartamentos Jardins da Rocha, situado no Edifício Jardins da Rocha, Avenida V3, Praia da Rocha. Foi dividido em duas vertentes, a primeira incidiu sobre a secção da contabilidade (4 meses - 05 de Janeiro a 03 de Maio), e a segunda sobre a receção (5 meses – 04 de Maio a 30 de Setembro) (Vide anexo 1). Mais do que apenas uma descrição de atividades, este Relatório de Estágio incidirá sobre a Importância da Receção na Unidade Hoteleira.
- Areias Village: uma nova imagem digitalPublication . Bernardino, Elodie; Ramos, Célia M. Q.; Sousa, Carlos; Palma, NunoO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, ramo optativo Hotelaria e Função Comercial, nos termos do regulamento do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de mestre pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, e tem como objetivos a descrição, análise e estudo do estágio curricular realizado no Hotel Areias Village, em Albufeira, entre 01 de outubro de 2016 e 30 de setembro de 2017. O relatório de estágio é composto por uma caracterização da unidade hoteleira, bem como uma descrição das atividades desenvolvidas em cada departamento integrante do Areias Village, nomeadamente, na manutenção, recepção, housekeeping, food and beverage e direção. Destaca-se uma necessidade específica do Areias Village, que conduz à elaboração de um novo website para a unidade hoteleira, com adequada revisão de literatura e descrição de cada momento neste processo. O estágio curricular permite a aplicação prática de conhecimentos obtidos previamente, e ainda a criação de um projeto desenvolvido especificamente para as necessidades da unidade onde o estágio se enquadra, resultando no grande desenvolvimento das capacidades de gestão hoteleira e também de desempenho de novas ideias. A realização deste estágio possibilitou o entendimento dos conhecimentos das práticas hoteleiras, nos níveis operacionais e de gestão, bem como a compreensão de todos os processos associados ao marketing digital, e web design.
- Assédio moral no local de trabalho: o caso dos trabalhadores no AlgarvePublication . Brito, Daniela Filipa Mateus; Jesus, Maria Margarida NascimentoAtualmente, o local de trabalho é um lugar cada vez mais pautado por conflitos pessoais e profissionais, originando por vezes, um fenómeno atroz e desumano, denominado por assédio moral no local de trabalho. Trata-se de um fenómeno bastante complexo e que tem suscitado interesse por parte de muitos investigadores. A presente dissertação tem como tema de estudo o Assédio Moral no Local de Trabalho - o Caso dos Trabalhadores no Algarve. O seu objetivo principal consiste em caracterizar o fenómeno do assédio moral, cujas vítimas são os trabalhadores das empresas algarvias. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de um inquérito por questionário aos trabalhadores de algumas empresas/organizações situadas na região do Algarve, procurando obter respostas que permitissem atingir o principal objetivo da investigação. A metodologia é suportada numa aturada revisão à literatura sobre o tema do assédio moral no trabalho e sobre outros aspetos metodológicos relacionados com a elaboração do estudo empírico. A amostra do estudo é constituída por 191 inquiridos, com uma idade média de cerca de 40 anos, a maioria é do sexo feminino (58.1%), solteiros ou casados e com habilitações ao nível do ensino secundário ou superior. A maior parte trabalha no setor privado com vínculo laboral de contrato sem termo e uma antiguidade média na empresa/organização de 4 anos. Os resultados mostram que uma percentagem significativa de inquiridos já ouviu falar de assédio moral no trabalho e que, mais de metade já foi vítima deste terrível problema laboral. Foram identificados os comportamentos negativos de que as vítimas foram alvo, a sua duração e frequência, as modalidades de assédio mais comuns, o género mais afetado pelo problema, as reações por parte dos superiores/chefes, os sintomas apresentados e as reações dos assediados perante as situações de assédio vividas. O estudo permitiu concluir que o assédio moral no trabalho se refere a um conjunto de comportamentos não éticos que atingem, repetidamente, a dignidade dos trabalhadores, tendo por objetivo afetar o seu bem-estar.
- Assistente de direção no grupo KapitalPublication . Carvalho, Ana Eduarda Gomes; Perna, FernandoO presente relatório de estágio, elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Direção e Gestão Hoteleira, pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, analisa reflexivamente o estágio desenvolvido no Grupo Kapital, em Madrid, Espanha. A metodologia adotada foi revisão de literatura, enquadrando o ócio noturno na Indústria de Viagens e Turismo. De seguida, caracteriza-se o grupo e as empresas que o constituem, assim como a sua estrutura organizacional e a estratégia de internacionalização e de negócio adotadas. Durante oito meses, a estagiária, desempenhou a função de assistente de direção, auxiliando nos departamentos de: Recursos Humanos; Financeiro e Logística e Contabilidade. Tendo ainda a oportunidade de observar o funcionamento do departamento Comercial e de Marketing. Descrevendo e analisando as atividades realizadas, pôde sugerir melhorias, as quais, na sua maioria, foram implementadas aquando do desenvolvimento da tarefa. Através desta experiência a estagiária teve a oportunidade de observar o modelo de negócio, numa zona de praia e de cidade, para além de ter conseguido realizar uma análise comparativa, entre Portugal e Espanha, a nível cultural, macroeconómico e fiscal. No estágio o seu objetivo primário foi alcançado, a estagiária desenvolveu hard e soft skills, adquiriu experiência on-the-job e ampliou o horizonte em relação às áreas relacionadas com o mestrado. Outro objetivo de realizar um estágio internacional era aprender com uma cultura distinta, e as diferenças encontradas originaram o capítulo 5. As principais conclusões retiradas da análise comparativa foram que Portugal e Espanha apresentam uma cultura muito similar, a nível macroeconómico Espanha apresenta melhores resultados, segundo os indicadores estudados, e Portugal apresenta uma carga fiscal, nomeadamente, dos impostos indiretos, IVA e IABA, superior.
- Bela Vista Country Hotel & SpaPublication . Peregrino, Eduardo Manuel Grilo; Renda, Ana; Machado, AntónioA realização deste projeto surge no âmbito da frequência do segundo ano do curso de Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, lecionado na Escola Superior de Hotelaria e Gestão da Universidade do Algarve. O presente trabalho consiste na elaboração de um projeto que resulta de uma ideia de negócio e que tem como objetivo principal, a abertura de uma unidade de Turismo em Espaço Rural (TER) na aldeia de São Bartolomeu do Outeiro, no Alentejo central. O Bela Vista Country Hotel & Spa enquadra-se na tipologia de hotel rural, sendo a sua estrutura composta por 25 unidades de alojamento, restaurante, bar e Spa. Esta unidade hoteleira possui como um dos seus principais fatores de diferenciação o serviço e a localização, uma vez que se insere numa aldeia típica, com uma vista privilegiada sobre a planície e albufeira de Alvito, a poucos minutos da cidade de Évora e da barragem do Alqueva. O empreendimento dirige-se a um segmento médio/ médio-alto, principalmente residentes de grandes centros urbanos que procuram tranquilidade, contacto com a natureza, gastronomia e serviço de excelência. Salienta-se, neste domínio, o mercado nacional e identificam-se como principais mercados estrangeiros o alemão, o espanhol e o inglês. O projeto que se apresenta e a análise subjacente à sua preparação, leva-nos à constatação de que o Turismo possui um forte potencial de crescimento e tem tido um contributo muito importante para a economia nacional e, embora ao nível do TER, o Alentejo exiba números ainda pouco expressivos, a análise efetuada das tendências da procura mostra que a região tem um elevado grau de crescimento. Neste contexto, o trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto permite confirmar que o ambiente é favorável a um investimento desta natureza e que os resultados obtidos são muito encorajadores para avançar com o investimento. O projeto reúne, assim, condições para que, no futuro, se efetue uma candidatura à Linha de Apoio à Qualificação da Oferta do Turismo de Portugal.