ESG3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
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Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
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- Uma abordagem metodológica para a análise comparativa de comentários de viagens online de duas cidades património da UNESCO – Coimbra (Portugal) e Salamanca (Espanha)Publication . Alexandre ribeiro, Filipa; António, Nuno; Correia, Marisol B.Apresenta-se uma proposta metodológica para a análise comparativa de comentários de viagens on-line (CVO), ao nível do destino e da língua. Optou-se por uma abordagem exploratória das cidades universitárias e património mundial da UNESCO (Coimbra, Portugal; Salamanca, Espanha), assumindo como ponto de partida que a classificação da UNESCO e as universidades medievais são fatores (1) comparáveis e (2) fundamentais para a atração de turistas. Com base na recolha de 8.638 CVO publicados no TripAdvisor em português, espanhol e inglês (2017-2018) sobre dez locais de cada cidade, propõe-se uma metodologia mista de técnicas de análise quantitativa e qualitativa. Concluiu-se que a reputação UNESCO não parece ser relevante para os visitantes-comentadores; são, contudo, distintos os aspetos realçados, de acordo com a língua. Este estudo permite destacar as vantagens da aplicação de vários métodos de análise num estudo comparativo e demonstrar a riqueza informacional dos CVO como instrumento para (re)posicionar o destino.
- Análise da procura turística através de modelação dinâmica em macro painel de dadosPublication . Ramos, Celia; Rodrigues, Paulo M. M.; Perna, FernandoA procura turística efectuada através da Internet, reveste-se de uma importância cada vez maior em consequência do crescimento acentuado do número de reservas online observado nos últimos anos, originando inclusive, o surgimento de um novo tipo de viajante: o turista mais experiente, sofisticado e sábio, o qual procura valores excepcionais nas suas viagens. A análise da procura turística actual não pode negligenciar as características do turismo electrónico, uma vez que o volume de compras de produtos turísticos efectuado através da Internet é cada vez mais acentuado. Neste contexto, os modelos de dados em painel apresentam-se como abordagem indicada para a análise da procura turística. Devido às suas características, que permitem a utilização de dados de séries temporais e seccionais, estes modelos possibilitam a inclusão de variáveis sociais e de variáveis observadas ao longo de um período de tempo. Os resultados da modelação e da estimação da procura turística, através dos dados em painel de grandes dimensões, permitem concluir que o ambiente tecnológico que envolve a actividade turística tem incentivado o aumento da procura turística e que pode ser um dos factores que a determinam na conjuntura que caracteriza a sociedade actual.
- “Animação sociocultural e valorização do património turístico-cultural do Algarve. O caso da Fortaleza de Sagres”Publication . Henriques, Cláudia; Pereira, José Dantas Lima; Lopes, Marcelino de Sousa; Maltez, Maria AlexandraO turismo cultural tem vindo a ganhar um significado crescente. Em destinos de sol e mar como o Algarve tem havido o reconhecimento crescente da importancia em desenvolver e apostar no património histórico e cultural identitário da região. A Fortaleza de Sagres como icone patrimonial assume neste contexto um papel determinante.
- As atitudes dos empresários algarvios face ao emprego de pessoas socialmente discriminadas. Um estudo empíricoPublication . Monteiro, Ileana Pardal; Neto, ManuelaA nossa sociedade aparenta hoje uma maior tolerância e flexibilidade ao nível dos valores, não sendo “politicamente correcto” manifestar atitudes de rejeição face a grupos minoritários. Actualmente, as atitudes preconceituosas não se manifestam do mesmo modo que há alguns anos, contudo, ao nível latente, estas continuam a existir. Tanto que assim é, que o Estado Português, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, tem necessidade de apoiar alguns grupos de pessoas socialmente discriminadas no acesso ao emprego. A presente comunicação, baseada num estudo empírico, reflecte esta problemática e evidencia as atitudes dos empresários de PME´S no Algarve. Verificámos, assim, que os grupos sociais a que as pessoas pertencem determinam, de algum modo, o seu acesso ao emprego. Com efeito, há grupos sociais que são categorizados como sendo de muito risco, enquanto outros são percepcionados como sendo de risco intermédio ou mesmo sem risco. Este estudo permitiu igualmente conhecer as atitudes dos empresários, de diferentes sexo, idade, nível habilitacional e de vários sectores de actividade, face à aceitação de pessoas pertencentes a diferentes grupos minoritários.
- As atitudes dos empresários face a pessoas com deficiênciaPublication . Monteiro, Ileana Pardal; NETO, MARIAAs pessoas com deficiência de acordo com o Secretariado Nacional de Reabilitação (1996) apresentam um índice de desemprego de 51% e possuem um nível de habilitação mais baixo do que a população nacional. Estes números, que são preocupantes, podem por outro lado reflectir uma discriminação social em relação a estas pessoas. A nossa sociedade aparenta hoje uma maior tolerância e flexibilidade ao nível dos valores, não sendo “politicamente correcto” manifestar atitudes de rejeição face a grupos minoritários. Brown (1996) refere que, actualmente, as atitudes preconceituosas não se manifestam do mesmo modo que há alguns anos, contudo, ao nível latente, estas continuam a existir. A presente comunicação baseada num estudo empírico realizado, através de questionário, pretende reflectir sobra a atitude dos empresários de PME´S face a esta realidade. Pretendemos conhecer as atitudes dos empresários, de diferentes sexo, idade, nível habilitacional e de vários sectores de actividade, face à aceitação de pessoas deficientes. Os resultados diferenciam as atitudes dos empresários consoante este se refira à sua empresa ou às empresas dos outros. Verificámos, também, que a formação profissional faz a diferença, bem como o sector de actividade, o nível habilitacional e a idade.
- Avaliação Económica e Social dos Concelhos do AlgarvePublication . Pereira, Luis Nobre; Ferreira, Lara Noronha; Jesús, MargaridaEste estudo tem como objectivo principal realizar uma avaliação económica e social dos concelhos do Algarve através de Índices de Desenvolvimento Concelhio. A realização de análises exploratórias multivariadas suportou a construção desses Índices de Desenvolvimento. As assimetrias existentes entre os concelhos puderam ser identificadas através da formação de grupos homogéneos de concelhos.
- A benchmarking study on organizational creativity practices in high technology industriesPublication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana PardalThe aim of this chapter is to provide a benchmarking list of initiatives that deal with the development of corporate or organizational creativity and innovation in the emerging sectors of bio-technology, nano-technologies, information and communication technologies, and eco-innovation, together with companies of other sectors, perceived as good examples of organizational innovation. Twenty two interviews were conducted with top management in these organizations. The interviews were made by telephone addressing specific strategies in three domains: creative management, creative people management, and creativity management. Results indicate that high technology organization, dependent upon financial support, do not seem to concentrate on corporate innovation, and do not have alternatives to budget reductions made in R&D, due to the present financial crisis, in order to innovate. The remaining companies provided several suggestions as to the way corporate innovation systems can be built and sustained within the framework of the future European innovation policies, devoted to workforce development, the service sector and the SMEs.
- Big data warehouse framework for smart revenue managementPublication . Ramos, Célia M. Q.; Correia, Marisol B.; Rodrigues, J. M. F.; Martins, Daniel; Serra, FranciscoRevenue Management’s most cited definitions is probably “to sell the right accommodation to the right customer, at the right time and the right price, with optimal satisfaction for customers and hoteliers”. Smart Revenue Management (SRM) is a project, which aims the development of smart automatic techniques for an efficient optimization of occupancy and rates of hotel accommodations, commonly referred to, as revenue management. One of the objectives of this project is to demonstrate that the collection of Big Data, followed by an appropriate assembly of functionalities, will make possible to generate a Data Warehouse necessary to produce high quality business intelligence and analytics. This will be achieved through the collection of data extracted from a variety of sources, including from the web. This paper proposes a three stage framework to develop the Big Data Warehouse for the SRM. Namely, the compilation of all available information, in the present case, it was focus only the extraction of information from the web by a web crawler – raw data. The storing of that raw data in a primary NoSQL database, and from that data the conception of a set of functionalities, rules, principles and semantics to select, combine and store in a secondary relational database the meaningful information for the Revenue Management (Big Data Warehouse). The last stage will be the principal focus of the paper. In this context, clues will also be giving how to compile information for Business Intelligence. All these functionalities contribute to a holistic framework that, in the future, will make it possible to anticipate customers and competitor’s behavior, fundamental elements to fulfill the Revenue Management
- Climate-friendly Hotels and the promotion of sustainability in Tourist Destinations: A study in Algarve from Hotel Management PerspectivesPublication . Arraes Viegas, MargaridaTourism promotes the interaction of visitors with destination places and their communities, resulting in a set of impacts for the local population. Although traditionally no major environmental damage due to tourism in general, and hospitality, in particular, has been recognized, as the concept of sustainability develops, its negative impacts are becoming evident. As the hotel sector is one of the most important components of the tourism offer, minimizing its environmental impacts plays a fundamental role in the sustainability of tourist destinations. Since Algarve is one of the top 20 travel destinations worldwide, the present study aims to identify the environmental behaviour of the hotels in the region and thus evaluate their contribution to the sustainability of this tourist destination. In the empirical analysis, statistical techniques such as principal components and cluster analysis were used, and the results allowed the identification of three groups with different environmental behaviours.
- Colaborar para inovar: a inovação organizacional e social como resultado do processo de decisãoPublication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana PardalSe juntarmos as pessoas adequadas (com a autoridade, conhecimentos, perícias, recursos ou informação) e um dado objetivo, e as organizarmos em equipas, sob uma liderança facilitadora e utilizando um método de trabalho rigoroso, elas criarão as visões e estratégias necessárias e surpreender-nos-ão com a sua criatividade, sabedoria e poder de concretização. Este é o primeiro de doze princípios que definem a estrutura de um livro que se destina à descoberta do poder dos grupos, pequenos ou grandes, na tomada de decisão coletiva sobre estratégias de mudança e de resolução de problemas, sempre que se encara uma participação alargada a todos quantos essas decisões possam afetar ou interessar. Escrito para práticos que gostam de ir mais fundo na compreensão das organizações, o texto procura ilustrar princípios, métodos e teorias com casos práticos, recolhidos junto de empresas, comunidades e organizações sociais, em Portugal, sugerindo o possível em vez do ideal ou do que é suposto funcionar bem mas só noutros países e realidades. Contrariando o estereótipo da acefalia das multidões, o livro apresenta o modelo colaborativo de tomada de decisão, em oposição ao modelo burocrático, analisado nas suas vantagens e inconvenientes, bem como a liderança facilitadora de consensos e compromissos coletivos. De interesse para empresários, consultores, políticos, dirigentes associativos, professores e estudantes, pretendemos chamar a atenção para o potencial desperdiçado em Portugal, que consiste na harmonização dos conhecimentos e vontades individuais na construção de um futuro onde a criatividade e a inovação possam dar lugar a uma melhor produtividade e aproveitamento dos talentos existentes em todos nós. O grande desafio que nos propomos enfrentar é o de considerarmos que as empresas, as organizações sociais e as comunidades se encontram prontas para iniciar um percurso tendente à adoção de uma forma mais colaborativa de tomada de decisão, na construção do futuro das organizações e da sociedade. Aos leitores deixamos a decisão final de considerarem se a nossa visão é meramente utópica ou se é possível de efetivar, na realidade que todos gostaríamos de ver construída.