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  • Versão portuguesa do Job Diagnostic Survey (JDS)
    Publication . Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saúl
    O objectivo deste trabalho é analisar a estrutura factorial da escala “Job Diagnostic Survey” (Hackman e Oldham, 1980), construída para avaliar as cinco dimensões características do trabalho: variedade de aptidões, identidade do trabalho, significado do trabalho, autonomia e feedback. Utilizou-se uma amostra heterogénea de 552 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais. Avaliaram-se nove modelos alternativos sobre a estrutura do instrumento, recorrendo à análise factorial confirmatória. Os resultados mostram que o modelo de Hackman e Oldham mais um factor de método relacionado com os itens negativos é o modelo que apresenta um melhor ajuste. Esta solução identifica uma estrutura de seis factores (os cinco factores do Modelo das Características do Trabalho e um sexto factor de método constituído pelos itens negativos). Os itens associados a estas dimensões definem sub-escalas com níveis de fiabilidade razoáveis, o que permite considerá-las operacionalizações psicometricamente aptas para avaliar as cinco dimensões características do trabalho definidas por Hackman e Oldham.
  • A valid modelo applicable to the practice of human resources in the companies
    Publication . Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saúl
    The aim of this assignement is to explore the relations of influence of the potencial motivator of the function and other determinants on the attitudes – of global satisfaction and satisfaction oriented towards the client and the emotional/affective Implication – and on the intentions of behaviour – of leaving the company /(in a negative way) and word-of-mouth – in such a way that it privileges concomitantly the company and the internal clients and, consequently, the external clients.
  • O potencial motivador da função libertador de atitudes e intenções de comportamento criativos e inovadores
    Publication . Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saúl
    O objectivo deste trabalho é explorar as relações de influência que o potencial motivador da função e outros determinantes exercem nas atitudes ─ de Satisfação Global Orientada para o Cliente e Implicação Afectiva ─ e, nas intenções de comportamento ─ de Intenção de Sair da empresa (de forma negativa) e Passa-Palavra ─ de forma a privilegiar concomitantemente a empresa e os clientes internos e, consequentemente, os clientes externos.
  • Gestão operacional do serviço a clientes
    Publication . Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saúl
    As empresas do sector Turístico e Hoteleiro Português – que, segundo a Organização Mundial do Turismo, ocupava em 2006 a décima nona posição no ranking mundial de destinos turísticos – exigem aos seus colaboradores um grau elevado de interacção com os clientes e, por isso, lamentam a falta de um modelo válido de gestão que lhes permita beneficiar de uma evidence-based practice. É nossa finalidade avaliar empiricamente um modelo que permita ao gestor de recursos humanos explorar as relações de influência que o potencial motivador do trabalho e outros determinantes exercem nas atitudes - de satisfação global orientada para o cliente e implicação afectiva - e nas intenções de comportamento - intenção de sair da empresa e recomendação da empresa -, de forma a privilegiar concomitantemente a empresa e os clientes internos e, consequentemente, os clientes externos. Utilizou-se uma amostra heterogénea de 303 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais de hotelaria e recorreu-se à análise de modelos de equações estruturais para avaliar de que forma se relacionam antecedentes atitudes e resultados individuais positivos desejáveis no trabalho. Na generalidade, pensamos ter esboçado um modelo que permite aos gestores repensar o sistema organizacional a partir do aprofundamento das relações entre as variáveis consideradas, com vista a conciliar as práticas de recursos humanos às estratégias de negócio.
  • Desenho do trabalho, atitudes positivas e suas implicações em unidades de hotelaria
    Publication . Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saúl
    A presente investigação propõe um modelo analítico que tenta conciliar as PRH (práticas de recursos humanos) com a lógica do negócio e que se baseia em três modelos teóricos: “Características do Trabalho” (Hackman & Oldham, 1987), “Três Componentes do Envolvimento Organizacional” (Allen & Meyer, 1990) e “Intenção de Turnover” (Hom & Griffeth, 2001). O modelo proposto avalia o efeito exercido por determinados antecedentes de atitudes positivas no trabalho (potencial motivador do trabalho, percepção de alternativas de empregabilidade e de sacrifícios elevados) em variáveis de resultado (intenção de turnover e recomendação da empresa), analisando-se o papel mediador das atitudes (implicação afectiva, satisfação geral e satisfação orientada para o cliente) sobre essa relação. Para o efeito, inquiriu-se uma amostra heterogénea de 303 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais de hotelaria, recorrendo aos instrumentos “Satisfação Orientada para o Cliente Interno” (especialmente desenvolvido para o efeito), “Affective, Normative and Continuance Commitment” (versão portuguesa de Almeida, Faisca & Jesus, 2007) e Job Diagnostic Survey (versão portuguesa de Almeida, Faísca e Jesus, 2009). Adoptou-se uma metodologia de análise de dados diversificada (regressões múltiplas e equações estruturais), tendo os resultados evidenciado um efeito positivo e significativo dos antecedentes nas variáveis de resultado analisadas: as variáveis antecedentes explicam 46% variação da intenção de sair da empresa e 33% da recomendação da empresa. Alguns antecedentes estudados exerceram efeito directo sobre as variáveis resposta, outros exerceram indirecto através das atitudes de satisfação no trabalho e implicação afectiva. Estes resultados são discutidos à luz do desenvolvimento de modelos de intervenção que envolva atitudes e intenções de comportamento com implicações relevantes para as organizações de hotelaria.
  • Dimensões da personalidade e fatores de motivação preditivos do desempenho: um estudo realizado com alunos de enfermagem e de psicologia da Universidade do Algarve
    Publication . Almeida, H.; Jesus, Saúl
    Avaliar as dimensões da personalidade e facetas de motivação preditoras do desempenho de 148 estudantes de Psicologia (N=64) e de Enfermagem (N=84), num contexto académico e de trabalho recorrendo ao NEO-PI-R (Costa e McCrae, 1992); itens adaptados do Teacher Efficacy Scale (Sherri Gibson, 1983) e do Intrinsic Motivation Questionnaire (Lawler & Hall, 1970) e médias ponderadas das disciplinas e do estágio. Os resultados mostram diferenças significativas ao nível do Neuroticimo e da Abertura à Experiência; a Conscienciosidade prediz o desempenho académico global e de Enfermagem e a Motivação para relações de ajuda prediz o desempenho em contexto de trabalho global e na Psicologia.
  • Positive attitudes at work, some of its consequents and antecedents: a study with hotel professional
    Publication . Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saúl
    Concerning the model Attitudes-Intentions of behaviour (Bagozzi, 1992) and the comprehensive model of Turnover (Griffeth & Hom, 2001), the present study intends to analyze the mediating role of three attitudes (affective commitment, general satisfaction and satisfaction oriented towards the client) in the relationship that variables characterizing the work (Job Motivating Potential, Perception of Employment Alternatives and Sacrifice Perception) establish with output variables (Intention of Turnover and Organization Recommendation). We used a heterogeneous sample of 303 workers belonging to different actors of hotel business. The results of the mediating tests clarify the importance of the considered attitudes in the way job characteristics affect the intentions of behavior of the hotel employees. In general, we think our results can contributed to develop a relevant model for explaining the behavioral intentions of the professionals working with clients (front-office), which conciliates the practices of human resources with the logic of the market.
  • Validação da implicacação afectiva, instrumental e normativa: um estudo confirmatório da medida
    Publication . Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saúl
    O objectivo deste trabalho é analisar a estrutura factorial e as propriedades psicométricas da escala “Affective, Normative and Continuance Commitment” (Meyer & Allen, 1991), construída para avaliar três componentes da Implicação Organizacional. Utilizou-se uma amostra heterogénea de 252 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais. Avaliaram-se oito modelos alternativos sobre a estrutura do instrumento, recorrendo à análise factorial confirmatória efectuada pelo programa Amos, versão 6.0. Nenhum modelo mostrou um ajustamento satisfatório aos dados, pelo que se procedeu ao seu refinamento. O modelo depurado final identifica uma estrutura em três dimensões (afectiva, normativa e instrumental). Os itens associados a estas dimensões definem sub-escalas com níveis de fiabilidade elevados, o que permite considerá-las operacionalizações psicometricamente aptas para avaliar as três dimensões da Implicação Organizacional definidas por Meyer e Allen.
  • Motivação e expetativas iniciais dos alunos do curso de psicologia da universidade do Algarve
    Publication . Jesus, Saúl; Almeida, H.
    Esta artigo permita avaliar a motivação dos alunos à escolha do curso de Psicologia da Universidade do Algarve.
  • Modelo integrativo de teorias cognitivas da motivação. Uma investigação realizada com professores
    Publication . Jesus, Saúl; Sérgio Vieira, Luís; Almeida, H.; Santos, J.; Gomes, Alexandra; Martins, C.
    Neste estudo começamos por fundamentar a pertinência de um modelo integrativo que integre diversas teorias cognitivistas da motivação, no sentido de explicar como é que diversas variáveis motivacionais se relacionam e influenciam mutuamente, para melhor compreender o empenhamento e também o bem-estar profissional. O modelo que apresentamos parte do Modelo do Desânimo Aprendido e dos Modelos Expectativa-Valor da Motivação Humana, em particular do Modelo da Discrepância Motivacional, mas procura superar algumas das limitações destes modelos, integrando também os contributos da Teoria da Motivação Intrínseca e da Teoria da Auto-Eficácia. Posteriormente procurou-se validar empiricamente o modelo proposto, formulando instrumentos para avaliação das variáveis em estudo e realizando uma investigação em que participaram algumas centenas de professores, a qual permitiu demonstrar o sentido empírico do modelo. Desta forma, o modelo proposto e validado pode servir de suporte teórico para fundamentar algumas estratégias de formação que podem ser usadas para promover a motivação e o bem-estar profissional, em particular dos professores. Terminamos apontando para futuras linhas de investigação em que, noutros domínios de realização, nomeadamente alunos em contexto escolar, a motivação pode ser prevista e incentivada.