ESE1-Teses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE1-Teses by advisor "Barros, Rosanna"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- A educação social e a violência doméstica:Estudo exploratório na associação portuguesa de apoio à vítimaPublication . Pereira, Mónica Sofia Rodrigues; Barros, RosannaA violência doméstica é um fenómeno cada vez mais comum na nossa sociedade e, como tal, quisemos perceber como a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) se organizava e se apresentava, pois trata‑se de uma organização com meios de resposta preventivos e interventivos na problemática que incentivou este estudo. A violência doméstica afeta todos os membros diretos da vítima, a sua família e amigos. A vítima depara‑se com uma realidade em que necessita de um aconselhamento e de um acompanhamento. A APAV como uma associação especializada no Apoio à Vítima, apresenta‑se como instituição de referência no combate à violência doméstica, na medida em que apresenta recursos a fim de auxiliar a vítima. Assim, quisemos estudar que tipo de recursos internos e externos existem na associação, bem como os serviços articulados que presentemente dispõe a APAV. Igualmente, quisemos perceber que papel o educador social teria na associação e que contributos as duas instâncias, APAV e Educação social, poderiam oferecer uma à outra. Este Estudo de Caso teve lugar no Gabinete de Apoio à Vítima em Faro.
- A educação socioambiental e a emergência de novos paradigmas de sustentabilidade: contributos de uma empresa de energias renováveis para o processo de transição energéticaPublication . Lopes, Susana Isabel Martinho; Barros, RosannaAs questões ambientais em geral, e as questões energéticas em especial, têm sido maioritariamente abordadas do ponto de vista da investigação tecnológica. No entanto, a procura de soluções para os problemas ambientais implica a consideração de dinâmicas sociais, económicas, políticas, culturais e educativas. Requer abordagens interdisciplinares, capazes de modificar comportamentos, encontrar novos modelos económicos, novos modelos de governança e inovação tecnológica que possam adequar-se a cada território e impulsionar mudanças sistémicas. A partir de um Estudo de Caso desenvolvido à luz do paradigma interpretativo-construtivo e do paradigma crítico, procurou-se compreender o contributo que as práticas de Responsabilidade Social desenvolvidas por um empresa de energias renováveis representam para a educação socioambiental e para o processo de transição energética em curso. O estudo desenvolvido permitiu refletir sobre a importância político-pedagógica de transformar estas dinâmicas em oportunidades para testar novas abordagens que contribuam para a emergência de novos modelos de sustentabilidade que promovam a efetiva preservação do ambiente. Concluiu-se que as práticas de Responsabilidade Social das Empresas (RSE), quando desenvolvidas a partir de um quadro de comprometimento ético, de valores pessoais e corporativos que espelham hábitos de consumo sustentável, aliados à experiência e conhecimento técnico dos colaboradores, e à relação que estabelecem com as comunidades locais, indiciam que as empresas podem contribuir significativamente para o design e desenvolvimento de abordagens alternativas ao processo de transformação ecológica, e de modelos de sustentabilidade desenvolvidos de forma participada envolvendo o setor das empresas, municípios e outras entidades públicas, e as populações locais. Fundamentámos que a conceptualização de práticas e estratégias baseadas nas competências do Educador Social podem contribuir para a superação de algumas limitações das práticas de RSE e contribuir para o desenvolvimento de processos de transição ecológica locais mais justos, inclusivos e replicáveis a outros contextos.
- Educadores de adultos nos Centros Novas Oportunidades: que papel têm vindo a desempenhar? - visão a partir de um estudo de caso num CNO no AlgarvePublication . Tavares, Nélia da Conceição Pereira; Barros, RosannaEm 2001, o Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências foi criado em Portugal, tendo começado com apenas seis centros. Nos últimos dez anos, este sistema foi reconvertido e aumentou, não só o número de centros (designados agora como Centros Novas Oportunidades) como também aumentou o número de profissionais que neles exercem funções. As atividades que estes profissionais realizam, podem ser caracterizadas, eventualmente, como educação de adultos. Isso pode significar que estamos face ao desenvolvimento de um fenómeno de uma nova figura profissional. Quais são efetivamente as funções que os profissionais de RVC desempenham? Estas funções desenham, de alguma forma, um (novo) perfil profissional para os educadores de adultos? Esta pesquisa é motivada, principalmente, por estas duas perguntas e, sobretudo, pela observação constante e diária, que temos vindo a fazer, como profissional de RVCC, nos últimos seis anos. É nossa convicção que, esta pesquisa, possa ser um contributo para a análise e discussão sobre a trajetória da educação de adultos, em Portugal, se o papel de educadores de adultos está a mudar e em que direção. Os objetivos desta pesquisa são, em geral, relacionar os princípios orientadores da educação de adultos com o que os profissionais de RVCC estão a fazer e, especificamente a compreender o desempenho dos profissionais de RVCC com os adultos; a identificar os principais constrangimentos na sua ação; a promover a análise / discussão sobre as práticas no terreno e a questionar se estamos perante a necessidade da criação de um código ético e deontológico para a profissão, bem como a regulamentação da carreira (estatuto). Para podermos dar prossecução à investigação, em primeiro lugar, temos de conhecer as raízes dos paradigmas da educação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida, a fim de compreendemos o contexto atual da nossa ação. A nossa investigação é baseada numa pesquisa realizada num Centro Novas Oportunidades, promovido pela Escola Secundária de Loulé, no Algarve. Usámos metodologia da pesquisa qualitativa, recorrendo a uma abordagem interpretativa e selecionámos o estudo de caso como método de investigação.
- Intervenção social em parceria – rede social de SilvesPublication . Santos, Rute Isabel Horta Justo dos; Barros, RosannaA Intervenção Social em Parceria, no Concelho de Silves é o tema do presente Relatório de Atividade Profissional, desenvolvido no âmbito do Mestrado de Educação Social. Na Educação Social a intervenção ocorre em duas áreas distintas, mas complementares: a área da educação e a área do trabalho social e o fim último da sua conjugação é o desenvolvimento humano e a mudança social. Neste sentido e aliando empíria e teoria, surge a primeira parceria, evidenciada no presente estudo e que permite conhecer a temática explorada no mesmo. Recorrendo à Rede Social, mais concretamente a seis entidades com assento no Conselho Local de Ação Social de Silves, foi possível conhecer o entendimento e a importância dada pelas mesmas à Intervenção Social em Parceria, bem como o sentido crítico da atuação profissional, ao nível das políticas sociais, em estreita ligação com a intervenção educacional no Terceiro Setor, Setor responsável pela conciliação entre Mercado e Estado e pela transformação de interesses privados em interesses comuns, sendo dessa forma entendido como o motor do desenvolvimento social local.
- O papel do educador social em contexto escolar: projeto de intervençãoPublication . Moreno, Beatriz Silva; Haydée, Leonor; Barros, RosannaO enfoque deste estudo inserido no Mestrado em Educação Social incide na compreensão do papel do educador social em contexto escolar. Consiste numa investigação-ação, que foi realizada em situação de estágio curricular, no Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Secundária Pinheiro e Rosa. O procedimento metodológico misto, foi efetuada para o levantamento das necessidades dos alunos e dividiu-se entre entrevistas, observações e um inquérito por questionário, que por sua vez, originaram na implementação de estratégias conducentes aos resultados do diagnóstico. Atualmente a diversidade cultural é uma realidade em contexto escolar, desta forma a Educação Social visa através de uma educação inclusiva impulsionar as potencialidades de cada um, conforme as suas necessidades. O educador social desempenha um papel determinante nas equipas multidisciplinares, enquanto elemento participativo e ativo, exercendo a função de agente da mudança, priorizando a articulação e desconstruindo preconceitos através da partilha e do diálogo a favor da inclusão social.
- Perceções e representações dos idosos sobre o papel da animação sociocultural no seu bem-estar: um estudo de caso exploratório na Associação ÂncoraPublication . Lopes, Hugo Vasques do Nascimento de Neto; Barros, RosannaO processo de envelhecimento caracteriza-se por ser contínuo, irreversível e universal, implicando a ocorrência de várias alterações no organismo que se repercutem em dimensões diversas do desenvolvimento humano. Não obstante a sua universalidade, existem, todavia, várias formas de envelhecer, associadas tanto à variabilidade das características dos indivíduos, como ao contexto sociocultural. Neste sentido, envelhecer relaciona-se não só com as alterações biológicas e psicológicas, mas também com os padrões sociais dominantes e a forma como as sociedades perspetivam o envelhecimento. O objetivo deste trabalho é apresentar as principais bases teóricas e empíricas no âmbito da promoção do desenvolvimento e envelhecimento ativo em pessoas idosas, através do papel do animador e da animação sociocultural. A emergência desta perspetiva positiva e de desenvolvimento permite reforçar o princípio da plasticidade dos processos de envelhecimento e desmistificar muitos dos mitos que associam a velhice a um processo patológico. As bases concetuais e empíricas subjacentes ao desenvolvimento no envelhecimento são apresentadas neste trabalho, bem como as perceções e representações que os idosos têm sobre o papel da animação sociocultural no seu bem-estar.
- Um projeto de animação em Centro de DiaPublication . Delgado, Carla Andreia Paulo Mendes; Barros, RosannaA população idosa tem crescido exponencialmente por todo o mundo, sendo Portugal um dos países mais afetados pelo fenómeno do envelhecimento humano. A adaptação da sociedade a esta questão tem sido morosa em alguns países, como o nosso, em virtude da rapidez com que a pirâmide etária tem vindo a mudar. Todavia têm-se proliferado Instituições Particulares de Solidariedade Social que têm vindo a apoiar esta população e os seus familiares e emergido o desafio de permitir que as pessoas, que vivem agora mais anos, os vivam com qualidade de vida. Surge aqui o conceito de envelhecimento bem-sucedido que vai procurar melhorar a qualidade de vida dos idosos, através da preconização de um equilíbrio entre as capacidades do indivíduo e as exigências do meio. É com base nas premissas do envelhecimento bem-sucedido que nasce este projeto, visando através da animação sociocultural proporcionar melhor qualidade de vida aos utentes do centro de dia da ARPI (Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro). Para o efeito foi realizado um diagnóstico social, onde foram detetadas as necessidades e preferências manifestas pelos idosos, sendo estruturado um programa de atividades de animação sociocultural com base nesses dados e alicerçado pelos princípios da animação sociocultural. Para o diagnóstico foi ainda utilizada a observação direta, como técnica de recolha de dados. As atividades foram desenvolvidas em oito sessões de 90 minutos cada, tendo-se verificado uma elevada frequência por parte dos utentes e um grande envolvimento dos mesmos em todo o processo, o que se refletiu nos bons resultados obtidos pelo projeto de animação sociocultural, que foram constatados através da avaliação realizada quer durante o processo quer no final do mesmo.
- Resiliência em vítimas de maus-tratos: o papel do educador social junto de crianças e jovensPublication . Santos, Cátia Helena Gomes dos; Barros, RosannaAlgumas crianças e jovens que estiveram expostos a situações traumáticas ou adversas, desenvolvem, patologias, problemas e desadaptações ao nível do seu desenvolvimento físico, psicológico e social, enquanto outras, conseguem superar tais situações, demonstrando-se resilientes. O conceito de resiliência envolve processos que ajudam a explicar a superação das adversidades, e neste sentido, este estudo foca-se nos fatores potenciadores de resiliência e nas diversas formas de intervenção junto das crianças e jovens vítimas de maus-tratos. Ora, os mesmos podem ser abordados a partir da identificação de fatores que facilitem o desenvolvimento da resiliência e da compreensão do papel que os educadores sociais podem assumir neste processo. A pesquisa realizada evidencia quer o impacto, quer a importância da sua intervenção junto destes, com o propósito de promover um desenvolvimento positivo, tendo como especial foco o seu bem-estar, interesses e necessidades.
- Sou mãe e agora? A educação social e as vivências da maternidade no mercado de trabalho – um estudo de caso a partir da perspetiva de mães algarviasPublication . Marques, Miriam Deodata António Marques Martins; Barros, RosannaNuma altura em que as mães tendem a ser valorizadas, em consequência da redução da natalidade, a maternidade torna-se uma preocupação pública e ocupa as agendas políticas, sobretudo em tempos pré-eleitorais. A problemática da desigualdade de género no mercado de trabalho deve ser considerada séria, preocupante e atual. Não é somente algo que aconteceu no passado, mas que se perpétua no presente, pois apesar das conquistas e dos direitos alcançados pelas mulheres, muitos são os obstáculos à igualdade de género. Nesse contexto, é significativo perceber a relação entre a maternidade e a vida laboral da mulher e compreender de que forma essa relação pode influenciar a vida das mulheres e da sociedade em que estão inseridas, assim como do mercado de trabalho. É uma necessidade presente posicionar a mulher, enquanto mãe, no mercado de trabalho. O presente trabalho pretende contribuir para conhecer e compreender melhor a realidade social, complexa e pluridimensional das mães, assim como, das entidades responsáveis pela proteção e igualdade das mulheres no mercado de trabalho, através dos desafios e oportunidades que encontram nas suas vivências, como também, através das suas perceções na relação que têm com o mundo laboral. Ao longo do estudo investiguei quais as perspetivas de algumas mulheres, sobre de que forma a maternidade influenciou a sua vida laboral e vice-versa, quais as entidades protetoras da mulher no mercado de trabalho, quer no âmbito da igualdade de género, quer no âmbito dos direitos da maternidade, e quais as principais leis, resultantes das conquistas dos direitos da mulher ao longo dos tempos. Compreendi ainda qual a influência dessas leis no mercado de trabalho e qual é, segundo a perspetiva da mulher mãe, a aplicabilidade dessa legislação e desses direitos na prática.
- O turismo sénior e a animação sociocultural: um estudo exploratório em empreendimentos turísticos no AlgarvePublication . Simões, Ana Rute Xavier Ralha; Barros, Rosanna; Almeida, ClaudiaSendo o turismo sénior e turismo acessível um importante recurso num envelhecimento ativo e bem-sucedido a presente investigação propôs-se recolher elementos sobre a adequação da oferta turística de qualidade para esta faixa população. Nesse sentido, recolheram-se dados junto de empreendimentos turísticos da região algarvia, por via da aplicação de um questionário on-line e de uma entrevista a um diretor de um empreendimento turístico que apresenta características adequadas ao acolhimento de turistas seniores e com mobilidade reduzida. Foi possível assim relacionar os empreendimentos turístico consoante a sua tipologia, classificação, antiguidade e acessibilidade com os serviços de apoio e recursos que oferecem aos turistas nacionais ou internacionais que os procuram, com particular destaque para a importância que atribuem à animação sociocultural e à formação específica em turismo acessível. Dos dados obtidos nos questionários aplicados foi possível traçar uma panorâmica global dos turistas que visita a região algarvia e que se enquadram neste público-alvo, caracterizando aspetos como a sua nacionalidade, duração da estadia, com quem vêm acompanhados, o recurso a serviço de apoio e programas de animação turística. Constataramse várias fragilidades e indefinições no que respeita à própria atribuição da designação de empreendimento turístico acessível e uma generalizada pouca sensibilização à importância de animação sociocultural bem diferenciada do mero entretenimento bem como da relevância de uma formação específica em turismo acessível entre os colaboradores.