Faculdade de Economia
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- Análise estratégica no marketing digital: estágio na LCPAPublication . Köble, Beatriz Ferreira; Agapito, Dora; Ramos, CéliaO presente relatório foi elaborado na sequência de um estágio curricular, com uma duração de 320 horas, na área de Marketing Digital, na empresa LCPA, uma agência de comunicação criativa, com o intuito de concluir o Mestrado em Gestão de Marketing na Universidade do Algarve. Durante o estágio foi possível aplicar a matéria lecionada no primeiro ano do ciclo de estudos em contexto prático de trabalho, consolidando assim os conhecimentos em Gestão de Marketing. Este relatório, que tem por objetivo explanar as atividades, funções e tarefas desenvolvidas no estágio, está organizado em três seções principais. A primeira seção aborda a revisão de literatura, onde são apresentadas as temáticas que orientaram o estágio e a elaboração deste relatório, tais como: a relevância do marketing nas redes sociais, os seus contributos para as empresas e a importância da análise estratégia. A segunda seção descreve a metodologia de investigação que orientou as atividades da estagiária – a Investigação-Ação. Por fim, na terceira seção, é apresentada a caracterização do estágio, incluindo uma descrição da empresa, os objetivos do estágio, assim como o desenvolvimento de um projeto específico, com a criação de uma ferramenta para facilitar a análise de métricas das redes sociais dos clientes da empresa. O relatório exemplifica a ferramenta, discutindo a utilidade e aplicabilidade da mesma. Uma reflexão crítica ao estágio é apresentada com base no enquadramento teórico do Mestrado em Gestão de Marketing.
- Comunicação Omnichannel: relatos de um estágio no Designer Outlet AlgarvePublication . António, Catarina Coelho; Agapito, DoraO presente relatório de estágio tem como objetivo descrever as funções e tarefas desempenhadas ao longo do estágio curricular realizado na área de Marketing do Designer Outlet Algarve (DOA) e apresenta-se como trabalho final para conclusão do mestrado em Gestão de Marketing, na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Este estágio decorre do interesse em complementar e fortalecer a componente letiva deste curso de segundo ciclo através do acompanhamento de uma equipa de profissionais no domínio do retalho. As funções e tarefas desempenhadas neste estágio encontram-se enquadradas por uma revisão de literatura na área da comunicação omnichannel, o que permite estabelecer pontes e perspetivar a articulação entre a teoria e a prática da profissão. A realização do estágio demonstrou-se essencial para o desenvolvimento de competências na área do Marketing, uma vez que permitiu colocar em prática as ferramentas adquiridas ao longo da componente letiva deste programa de mestrado.
- Destination image, tourist satisfaction and destination loyalty: a case of cross river state, NigeriaPublication . Uwajubogu, Chinedum Ogechi; Agapito, Dora; Guerreiro, ManuelaIn a contemporary context, tourists are confronted with a complex choice of tourist destinations for holidays due to the available multiple options. The number of destinations keeps growing yearly and the level of competition for attracting tourists strengthens. Located in the Southern part of Nigeria, Cross River State has been a major tourism centre and the destination is considered a nation’s paradise, presenting diverse tourism activities to tourists. Cross River received several outstanding tourism achievements over the years and embraces a relevant potential for tourism development. However, few studies approach destination image, tourist satisfaction and destination loyalty altogether in the southern part of Nigeria, Cross River. Some studies focused mainly on tourists’ satisfaction with festival tourism of Cross River, while others mainly centred on the Obudu Mountain Resort and assessed the level of tourist’s patronage to the resort. Thus, the present study aims to examine the destination image, tourist satisfaction and destination loyalty in the context of Cross River State. A questionnaire instrument with closed and open-ended questions was employed as the means for the data collection. This quantitative-based study used 209 valid questionnaires collected onsite. In general, the findings revealed positive perceptions about the destination image of Cross River. There is a positive correlation between destination global image, tourists’ global satisfaction, and tourists’ loyalty towards the destination. The findings of the study contribute to strategic marketing decisions for destination managers and marketers in Cross River.
- "España Verde": tourism destination image among German Facebook usersPublication . Schuh, Till Maximilian; Agapito, Dora; Pinto, PatríciaTourism destinations are competing in an environment where it is vital to be differentiated from competition and to focus on unique selling points that attract specific markets. Hence, the destination image held by the target markets is essential in order to build and manage a strong tourism brand. This study aims to explore a methodology to analyze the destination image of the tourism brand “España Verde” amongst the German market. The brand España Verde brings together four Spanish autonomous communities – Galicia, Asturias, Cantabria and the Basque Country. The area ranges from the French border, along the northern Spanish coast until the western end of the Iberian Peninsula. The destination is characterized by a broad touristic supply and represents an alternative to the typical “sun and beach” vacations. In the annual publication of the Ministry of the Presidency “España Hoy 2015”, the Spanish General Secretariat of Tourism “TURESPAÑA” announced its policy for promoting tourism abroad. Regarding mature markets, as for instance Germany, this policy aims to attract new demand segments that consume other than the traditional tourism products, such as art and culture, urban tourism, Spanish gastronomy, nature and conference tourism. With the aim of exploring the image of España Verde a questionnaire was developed, which was based on a three components-approach – cognitive, affective and conative. The survey, which included open-ended and closed-ended questions, was distributed via Facebook (206 valid questionnaires). This distribution channel was selected due to the increasing importance of social media for marketing measures as well as TURESPAÑA’s new policy for promoting tourism abroad, which aims at using new information and communication technologies as well as social media. Marketing implications are presented.
- Examining good practices in digital content marketing: a study on Portuguese hotel blogsPublication . Marques, Celso André de Jesus; Agapito, Dora; Sequeira, BernardeteEste estudo examina o uso do marketing de conteúdo digital por parte de hotéis portugueses nos seus blogues. São analisadas boas práticas que a literatura aponta que devem ser utilizadas em blogues para que estes sejam bem-sucedidos na relação com o utilizador. Estas boas práticas sustentam-se no uso de aspetos específicos que beneficiam a gestão do blogue. O estudo oferece uma visão do nível da adoção dessas boas práticas/aspetos por parte de 22 hotéis analisados. O estudo é motivado pela escassez de informação existente sobre hotelaria portuguesa e o uso que esta faz do marketing de conteúdo digital nos seus blogues. Foram encontrados estudos que evidenciam a importância do marketing de conteúdo digital e a sua estreita ligação aos blogues noutras áreas, mas verifica-se uma lacuna na investigação deste tópico aplicado à hotelaria. Desta forma, este estudo centra-se em analisar como o marketing de conteúdo digital é utilizado nos blogues de hotéis portugueses. Os dados foram recolhidos através de um website gerido pelo Turismo de Portugal, no qual foi possível extrair-se uma lista de hotéis de 4 e 5 estrelas. Desta forma, foram identificados 198 websites de hotéis de 5 estrelas e 795 websites de hotéis de 4 estrelas, de forma a registar todos os hotéis que incorporavam blogues nos seus sites. Após esta fase preliminar, foi reunida uma amostra de 22 hotéis com blogues, nos quais se analisou seis dos seus mais recentes artigos/posts. Para o efeito, foi realizada uma análise de conteúdo dos mesmos, com uma aplicação quantitativa. Foram reunidas e analisadas 11 categorias principais e em alguns casos subcategorias, nomeadamente 1) “conteúdo educativo” (webinars, infográficos e e-books), 2) “credibilidade” (nome do autor), 3) “utilidade” (viagens/férias, dicas, lugares a visitar, relacionado ao negócio), 4) “relevância” (categorias), 5) “consistência”, 6) “atual”, 7) “cativante” (podcasts, vídeos, áudio, animações e imagens), 8) “comentários”, 9) “dimensão do texto”, 10) “botões de partilha” e 11) “artigos sugeridos”. A análise permitiu verificar que existe uma escassez de hotéis de 4 e 5 estrelas em Portugal com blogue no seu website, de acordo com os critérios usados no presente estudo. Além disso, algumas das categorias analisadas, como “conteúdo educacional” e suas subcategorias, nomeadamente webinars, infográficos e e-books, não estão a ser utilizados pelos blogues dos hotéis analisados. Ademais, na categoria analisada onde se tenta perceber se o conteúdo é “cativante” (engaging), relativamente às suas subcategorias, nomeadamente podcasts, vídeos, áudio, animações e imagens, concluiu-se que esta última subcategoria (imagens) é a mais adotada pela grande maioria dos hotéis nos posts dos seus blogues. Verificou-se que dos 22 hotéis, 21 (95%) utilizam imagens nos seus blogues. O uso das outras subcategorias é quase residual. Embora a literatura aponte como importante exibir o nome do autor do post/artigo no final do mesmo como forma de dar mais credibilidade, apenas 4 blogues (18%) incluem esta característica. Relativamente à atenção dada ao grau de “utilidade” (value) dos posts para os utilizadores, verificou-se que apenas 2 dos blogues analisados (9%) fazem melhor uso desta característica de forma consistente. Cerca de 41% recorrem a esta boa prática mas não de forma consistente. Com respeito à característica que indica que o blogue deve dar a possibilidade ao utilizador de escolher entre diferentes categorias (relevância), verificou-se que apenas 7 hotéis (32%) fazem uso desta opção. Verificou-se também que é importante que os blogues façam uma partilha regular de posts/artigos. Nesta categoria foi verificada a sua consistência ao longo do tempo. Os resultados apontam que 7 blogues (32%) partilham posts de forma consistente. Analisou-se se os blogues partilham posts que sejam atuais e que estejam ligados a eventos recentes. Verificou-se que 16 blogues (73%) partilharam posts que aplicam esta boa prática de marketing de conteúdo digital. Relativamente à característica que se refere à possibilidade de os utilizadores deixarem comentários nos posts, constatou-se que apenas 2 blogues (9%) permitem que o utilizador deixe comentários, o que não é consistente com a ideia de interatividade esperada ao nível do marketing de conteúdos digitais aplicado aos blogues. Com respeito à dimensão do texto dos posts, a literatura enfatiza a recomendação de que estes devem ter um mínimo de extensão de 500 palavras. Nesta característica, “dimensão do texto”, verificou-se que apenas 2 blogues (9%) são consistentes em todos os posts analisados. Embora alguns blogues partilhem artigos que respeitam este número de palavras, estes não são consistentes em todos os posts analisados Analisou-se se os blogues dos hotéis incorporavam um botão (share button) diretamente nos posts que permitisse a que os utilizadores pudessem partilhar o post nas suas redes sociais. Aqui analisaram-se 3 redes sociais diferentes, nomeadamente Facebook, LinkedIn e Twitter, assim como a possibilidade de partilha via email. Constatou-se que 9 blogues (41%) permitem partilhar artigos diretamente no Facebook, seguido pelo Twitter, com 8 blogs (36%), LinkedIn com 6 blogs (27%) e e-mail com 5 blogs (23%). Os resultados indicam também se os blogues fazem a sugestão de leitura de outros posts relacionado no próprio post que o utilizador leia. Desta forma, observou-se que 16 blogues (73%) aplicam esta boa prática. Este estudo revelou que as boas práticas analisadas são importantes para que os hotéis possam otimizar os seus blogues a nível da estratégia de comunicação digital, por conseguinte, tornar a sua relação com os utilizadores mais próxima. Do que foi analisado, constata-se que nenhum blogue reúne todas as categorias e subcategorias examinadas. No entanto, existem pelo menos 2 hotéis que sobressaem em comparação com os demais, como aplicando o maior número de boas práticas de marketing de conteúdos digitais em blogues. De uma forma geral, a maioria dos blogues não segue as práticas recomendadas na literatura de forma consistente, não estando, dessa forma, a usufruir de todos os benefícios de uma estratégia de comunicação digital por via desta ferramenta. Este estudo contribui para a literatura de marketing de conteúdo digital com aplicação em blogues de hotéis. Preenche uma lacuna existente ao nível do conhecimento, investigando de forma exaustiva o uso do marketing de conteúdo digital no uso de blogues que geridos por hotéis de 4 e 5 estrelas em Portugal. A metodologia usada pode ser usada no futuro no âmbito de outras tipologias de alojamento. Além disso, esta investigação enfatiza para a importância do uso de blogues de forma consistente e estruturada. Recomendações de marketing são oferecidas com o foco na gestão de marketing de hotéis com recurso a blogues.
- Experiência da jornada do consumidor no setor da aviaçãoPublication . Dionísio, Inês Filipa Dimas; Agapito, Dora; Matos, NélsonEsta dissertação aborda a experiência da jornada do consumidor no âmbito do setor da aviação. O principal objetivo foi compreender a experiência do passageiro antes, durante e após o voo, numa companhia aérea de bandeira, através de construtos como a jornada do consumidor, as expetativas e a memória sensorial no decorrer da experiência – antes, durante e depois do voo. Após um enquadramento teórico, os dados recolhidos, através de quinze entrevistas semiestruturadas, permitiram realizar uma caracterização do passageiro e da jornada de consumo, quer pelo tratamento de dados relativos a informações pessoais e de viagem, quer pela identificação de temas (experiência pré-voo, experiência durante o voo e experiência pós-voo), categorias (ex. expetativas, motivações, ambiente do voo) e subcategorias (ex. customer service, cultura francesa) consoante a fase de voo, tendo por base a revisão de literatura presente no estudo. As principais conclusões permitiram identificar aspetos durante cada uma das fases da experiência – antes, durante e pós-voo – que podem ser endereçados como elementos a melhorar no futuro, nomeadamente a otimização de estímulos sensoriais positivos, que podem incrementar a experiência, memória a longo prazo positiva e fidelização do consumidor. Implicações teóricas e práticas são discutidas.
- A experiência de passeios marítimo-turísticos e atitudes pró- ambientais dos visitantes: análise comparativa entre época alta e época baixa no AlgarvePublication . Galvão, Maria Inês Abecasis; Agapito, Dora; Guerreiro, Maria ManuelaO turismo é um setor em crescimento, bem como as atividades recreativas associadas, tais como a atividade de passeios de barco com visita a grutas. A par deste crescimento, aumentam também os impactos ambientais que daí decorrem, tornando-se a sua mitigação uma preocupação crescente por parte dos intervenientes. Esta investigação visa analisar a experiência de consumo em contexto de passeios marítimo-turísticos, através de uma análise comparativa entre as épocas alta e baixa. Pretende-se compreender o perfil do visitante que procura atividades relacionadas com passeios de barco com visita a grutas e examinar o impacto das dimensões da experiência no âmbito da atividade oferecida por operadores turísticos no Algarve nas dimensões das atitudes pró-ambientais dos visitantes, numa perspetiva de gestão. Para alcançar os objetivos, aplicou-se um questionário, em barcos geridos por empresas localizadas em Vilamoura e Albufeira. Este instrumento foi desenhado para recolher dados de forma a definir o perfil do visitante a nível sociodemográfico, experiencial, comportamental e atitudinal, assim como os atributos do operador mais valorizados. Obteve-se um total de 638 questionários validados (420 na época alta e 218 na época baixa). Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e modelo de equações estruturais. Os resultados sugerem que existem algumas diferenças significativas entre as épocas turísticas e que a experiência no contexto de passeios de barco com visita a grutas pode ser medida através das dimensões educação, entretenimento, estética e escapismo, em consonância com o preconizado na teoria da economia da experiência. Apesar de todas as dimensões da experiência apresentarem, pelo menos, uma relação positiva com as dimensões das atitudes próambientais dos visitantes, a dimensão da estética é a que apresenta o maior número de relações positivas. Discutem-se implicações teóricas e práticas do estudo. Espera-se que os resultados inspirem e auxiliem os decisores públicos ao nível do desenho de políticas para o setor e os operadores turísticos a desenharem uma oferta alinhada com a experiência do visitante e promovendo práticas compatíveis com uma maior consciência ambiental.
- Hábitos no consumo sustentável de produtos alimentares locais: um estudo no Concelho de LagosPublication . Nóbrega, Soraia Cristina Vieira; Agapito, Dora; Cesário, M.Temas como sustentabilidade, alterações climáticas e comportamentos pró-ambientais estão na ordem do dia e fazem parte da agenda mediática mundial. De facto, as tendências contemporâneas relacionadas com os comportamentos de consumo sustentáveis são emergentes e assumem um grande impacto no espaço público, pelo que se torna de extrema relevância estudar os hábitos de consumo sustentáveis no âmbito dos produtos alimentares locais. A necessidade de uma mudança nas atitudes e comportamentos, para que estes sejam mais sustentáveis e com impacto positivo no bem-estar individual, é cada vez mais evidente. A presente investigação tem como propósito refletir acerca da temática do marketing social como veículo para a mudança de comportamentos/hábitos de consumo no contexto dos produtos alimentares locais. A finalidade é compreender o comportamento do consumidor, através da análise dos hábitos de consumo sustentável, no que respeita aos produtos alimentantes locais, de modo a definir o perfil de consumo e compreender quais são os principais inibidores do consumo sustentável, no que respeita aos produtos alimentares locais. Numa abordagem quantitativa e transversal aplicou-se um inquérito por questionário online a residentes a viver há mais de um ano no concelho de Lagos, Algarve, com recurso à técnica bola de neve, obtendo 125 respostas elegíveis. Os resultados permitiram concluir que os itens com maior importância para os inquiridos são aqueles relacionados com as atitudes acerca da influência da saúde no comportamento de consumo sustentável, bem como as atitudes acerca dos produtos regionais. Verificou-se uma correlação significativa positiva moderada a elevada, entre as variáveis relacionadas com as preocupações a nível de modificações genéticas, apoio aos produtores locais e preocupações com a saúde. Identificaram-se as barreiras monetárias como principal inibidor à adoção de um comportamento de consumo mais ético. Por último, foi ainda possível aferir que a maioria dos participantes já se encontra no estágio de manutenção, proposto por Prochaska e DiClemente (1983), no Modelo Transteorético relativo à mudança de comportamentos.
- O marketing social como condutor-chave da transição para a economia circular - estudo de caso do municipio de LouléPublication . Grilo, Ana Raquel Silva Lima; Agapito, Dora; Valle, Patrícia Oom doO atual modelo económico levanta questões ao nível da sustentabilidade nas sociedades modernas. Sendo a economia circular apontada como a solução para os problemas causados pela sobrepopulação e atividade humana, torna-se relevante estudar as estratégias dos municípios ao nível de responsabilidade social, no contexto das perceções dos residentes no sentido de definir programas de marketing mais eficazes que encorajem a alteração positiva de comportamentos e envolvimento nas iniciativas desenvolvidas. Atento à problemática das alterações climáticas e consciente dos riscos para o território e população, o município de Loulé tem sido pioneiro na implementação de estratégias de sustentabilidade e economia circular. Mas até que ponto essas estratégias influenciam a consciência ambiental dos residentes para que incorram em comportamentos pró-ambientais? Com recurso a uma abordagem exploratória, a metodologia aplicada neste estudo de caso permitiu recolher dados através de análise documental, aplicação de inquéritos e entrevista. O objetivo é compreender em que medida o marketing social serve a transição para a economia circular. Para isso são estudadas as medidas de adaptação às alterações climáticas adotadas pelo Concelho de Loulé num quadro operacional da economia circular e as consequentes perceções dos residentes do município sobre as diferentes dimensões da responsabilidade social da autarquia, assim como o seu nível de envolvimento nas atividades desenvolvidas e os seus comportamentos pró-ambientais. A relação existente entre sociedade-economia-ambiente sugere que sejam considerados aspetos sociopsicológicos e necessidades emocionais do indivíduo nas abordagens que procuram incentivar uma mudança de comportamento. Apesar de a maioria dos residentes reportarem comportamentos pró-ambientais, estes mencionam também, no geral, não ter conhecimento de programas em curso no Concelho com foco no ambiente e não se envolvem em muitas das iniciativas promovidas pelo município. Este trabalho discute resultados em torno da abordagem de marketing social.
- Mercado de Querença: ao encontro do marketing de experiênciasPublication . Fernandes, Sara Patrícia Ferreira; Mendes, Júlio; Agapito, DoraPerante o processo de desertificação do interior do país foi desenvolvido, em 2011, o projeto-piloto “Da Teoria à Ação – empreender o mundo rural”, que pretendeu valorizar os recursos endógenos da aldeia de Querença. Uma das iniciativas do projeto que mais se destacou e que mais dinamismo trouxe à aldeia foi a recriação do mercado mensal local. Atualmente, os consumidores desejam mais do que o consumo de produtos e serviços. Por essa razão, as organizações esforçam-se em agregar valor às suas ofertas e proporcionar condições para que os visitantes vivam experiências de consumo intensas e positivas. Apesar de ser um tema abordado por diversas áreas científicas, assiste-se a uma carência de estudos que abordem a experiência de consumo em espaço rural. Neste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo analisar a experiência de consumo no Mercado de Querença, nas perspetivas do visitante e da organização do evento. Na prossecução deste propósito recorre-se a uma metodologia mista com recurso a um inquérito por questionário administrado a visitantes e uma atividade de Técnica de Grupo Nominal dirigida à organização do evento. No âmbito da análise da experiência de consumo no Mercado de Querença, os visitantes caracterizaram o evento como multissensorial, atribuindo maior concordância às dimensões relacionadas com a “estética” e o “entretenimento”. Por sua vez, a organização do evento percepciona que os temas apresentados, a qualidade dos produtos locais e o envolvimento dos residentes são elementos fundamentais para tornar positiva e memorável a experiência de consumo no Mercado de Querença.