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Browsing ESE1-Teses by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
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- À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anosPublication . Rodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Rodrigues, Susana Filipa ViegasO presente estudo, que foi realizado no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2018/2019, decorreu numa instituição pública em contexto de jardim de infância em Almancil, no concelho de Loulé, subordinado ao tema “À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos”. No grupo observou-se que a maioria das crianças demonstrava não saber identificar uma frase e as palavras que a constituíam, o que despertou a atenção e justificou a pertinência de promover jogos lúdicos sobre a consciência da palavra, com a finalidade de ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças. A investigação decorreu com um grupo de onze crianças, que se iniciou com uma avaliação inicial e, posteriormente, realizaram-se situações de aprendizagem que envolviam todo o grupo de crianças e que promoviam a consciência da palavra e estimulavam a tarefa de segmentação de palavras. Por fim, efetuou-se a avaliação final com as onze crianças participantes. A metodologia do estudo é de cariz quantitativo bem como o seu tratamento de dados, contudo, recorreu-se a instrumentos de recolha de informação de cariz qualitativo, como foi o caso da observação participante e das notas de campo, para um melhor complemento da informação recolhida. A análise dos dados recolhidos revelou que houve uma evolução nas crianças da avaliação inicial para a final, revelando que os jogos realizados na intervenção pedagógica promoveram e estimularam o interesse e o gosto pela consciência da palavra.
- À descoberta do Ártico no jardim de infância: o contributo dos materiais naturais e do quotidiano na aprendizagem das criançasPublication . Santos, Joana Filipa Silva; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioO nosso planeta Terra, assim como a mãe Natureza estão vivos, em expansão e em constante evolução pelo Universo. Se olharmos com outra perspetiva para o nosso planeta e para tudo o que ele abarca, podemos vislumbrar a Terra como uma gigante máquina biológica que viaja pelo Infinito, ou seja, é como se de um “meio de transporte” se tratasse, permitindo-nos viajar pelo cosmos, mas também evoluir como seres humanos, pela simples razão de existirmos Nela. Importa, portanto, dar a conhecer e sensibilizar as crianças sobre as diversas formas de vida existentes na Terra, assim como, enfatizar a relevância de a preservar, estimando os seus recursos naturais. O estudo pretendeu compreender de que forma as aprendizagens das crianças de três a seis anos de idade poderão ser enriquecidas com a introdução de materiais naturais e do quotidiano na descoberta do Ártico. Ambicionou-se, também, averiguar de que modo as Artes Visuais, como técnicas e estratégias de exploração, poderão contribuir para ampliar os seus conhecimentos. Neste sentido, foi escolhido pelas crianças o gelado Ártico como zona a explorar, por ser uma região que lhes suscitou interesse em conhecer e descobrir. Foram investigadas as suas caraterísticas geográficas, alguns aspetos populacionais e culturais e abordados alguns animais polares. Para este efeito, utilizou-se uma metodologia de caráter qualitativo centrada no estudo de caso e, para tal, recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como: a observação participante, as notas de campo, o inquérito por entrevista e os registos multimédia. No que respeita aos resultados, não foi possível chegar a uma conclusão concreta, mas a possíveis deduções com base no desenvolvimento do tema do projeto investigativo, devido ao encerramento das instituições, consequente da atual situação de pandemia. Estas deduções foram fruto da análise e reflexão de diversos elementos, tais como os comportamentos, as reações, as atitudes, os comentários, as brincadeiras, as produções, mas, sobretudo os diálogos e os debates entre as crianças.
- Acompanhamento de proximidade social às pessoas e famílias em situação de emergência, vulnerabilidade e exclusão social do concelho de PortimãoPublication . Luz, Suzana Isabel Pacheco Rocha da; Almeida, António Fragoso deO presente trabalho de investigação insere-se no mestrado em Educação Social, da Universidade do Algarve e tem como objetivo compreender a realidade de emergência social do Concelho de Portimão, tendo por base o Serviço de Atendimento e o Acompanhamento Social - SAAS, a celebração e o acompanhamento dos Contratos de Inserção dos Beneficiários da Medida Rendimento Social de Inserção e o Serviço de Emergência Social. Estes problemas sociais respeitam a situações de vulnerabilidade e exclusão social, sendo que o Serviço de Emergência Social exige uma capacidade de perceber todas as realidades circundantes, ou seja, todos os sistemas para melhor os colocar em interação, principalmente no que respeita ao sistema familiar, de modo a intervir com estas famílias para as inserir socialmente, procurando aprofundar os conhecimentos sobre o fenómeno em causa, dando resposta aos problemas e necessidades identificados deste grupo populacional, numa intervenção enquadrada no contexto da autarquia. O método de investigação utilizado neste estudo foi de natureza qualitativa e descritiva. O estudo decorreu no concelho de Portimão, no Algarve, tendo como foco principal o SAAS de Portimão. A análise dos resultados mostra que existem muitos fatores que afetam a dificuldade de inserção social destes beneficiários. Alguns destes fatores estão intrinsecamente ligados à falta de habitação, à falta de formação profissional e à baixa qualificação, que constituem obstáculos à obtenção de determinados postos de trabalho que exigem qualificações. Algumas das estratégias para a inserção laboral incluem o reforço de recursos humanos, para um acompanhamento de maior proximidade com os beneficiários da medida, de modo que se verifique uma integração plena nas valências económica, social e cultural.
- Actividades experimentais em electricidade no ensino secundário e a aprendizagem dos alunos para a literacia científicaPublication . Mestre, Norberto José; Fonseca, Jesuína; Conboy, JosephA investigação em ciências tem evidenciado a importância do uso de actividades experimentais em ciências como um factor decisivo da aprendizagem significativa dos alunos. No entanto, não existem ainda estudos suficientes que indiquem sob que formas é O trabalho experimental mais eficaz na promoção de tais aprendizagens. Tendo em vista contribuir para a construção de um corpo de conhecimentos nesse domínio, bem como, simultaneamente, desenvolver, em alunos do décimo ano de escolaridade, a literacia científica na área específica da Electricidade e nos seus professores, competências de ensino da mesma, realizou-se um estudo no qual se compararam os efeitos de duas metodologias envolvendo actividades experimentais, um de demonstração pelo professor, e outra de investigação em grupo pelos alunos. O estudo enquadrou-se num modelo que combina, por um lado, a investigação-acção, com formação reflexiva de dois professores e acompanhamento cooperativo das acções dos mesmos, e, por outro, a investigação quasi-experimental, com dois grupos de alunos e medidas antes e após a intervenção lectiva.
- Ambientes de brincadeira favoráveis à descoberta das ciências na Educação Pré-EscolarPublication . Picamilho, Margarida da Silva; Coelho, Ana CristinaO presente relatório intitulado Ambientes de brincadeira favoráveis à descoberta das ciências na Educação Pré-Escolar foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, no ano letivo 2021/2022. A investigação decorreu numa instituição de São Bartolomeu de Messines, com um grupo de 11 crianças de 4 e 5 anos, e tinha como principal objetivo saber se o ambiente educativo condiciona o interesse das crianças para a área das ciências e se é favorável à aprendizagem. Abordou-se o assunto recorrendo-se a várias estratégias investigativas, num modelo qualitativo, realçando-se o recurso à prática da metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE), centrada na criança como elemento ativo no processo de ensino e de aprendizagem. As abordagens pedagógicas ocorreram ao longo de 3 etapas, realizadas de forma sequencial. Na primeira etapa identificaram-se os interesses das crianças relativamente a elementos que observavam na natureza; na segunda, criaram-se três áreas de brincadeira na sala de atividades, designadas por: área dos animais, área das plantas e área das rochas; e na terceira, realizaram-se diversas atividades práticas e percecionaram-se os conhecimentos que as crianças tinham desenvolvido ao longo do projeto. As áreas temáticas estiveram disponíveis para exploração por parte das crianças durante quatro dias, e os fatores usados para avaliar a importância que estas áreas tiveram nas brincadeiras das crianças, foram: 1-o tempo despendido em cada área; 2-a frequência de visitas a cada área. De acordo com o tempo que as crianças dedicaram a cada uma das áreas temáticas, nos três momentos de observação efetuados, é possível afirmar que a área dos animais foi a mais eficaz em induzir a vontade de as crianças quererem saber mais. Concluiu-se com este trabalho que o facto de permitirmos às crianças que explorem o ambiente educativo sem condicionalismos e autonomamente, podendo brincar com os materiais disponíveis sem intervenção de um adulto, tem uma forte influência no interesse que demonstram para a aprendizagem das ciências e de outras áreas de conhecimento, em abordagens interdisciplinares. Verificou-se também que a organização dos materiais no ambiente educativo, influencia esse interesse.
- Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolarPublication . Tomé, Margarida Pereira; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio; Santos, Joana Cristina Nogueira Serpa dosO presente estudo, intitulado “Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar”, decorreu no ano letivo 2019/2020, sendo concretizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), numa sala de jardim de infância do distrito de Faro, com um grupo de 15 crianças entre os 3 e os 4 anos. No sentido de analisar e refletir acerca dessas potencialidades, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, tendo-se efetuado observação não participante dos comportamentos das crianças em momento de brincadeira livre; entrevistas semiestruturadas às educadoras e às auxiliares de ação educativa da referida instituição, com o intuito de compreender as suas perceções sobre este espaço; e uma atividade teste efetuada com as crianças. O espaço exterior foi dividido em quatro áreas comportamentais e, a partir da observação destas, definiram-se quatro situações de aprendizagem e de desenvolvimento. Posteriormente, procedeu-se a uma análise das perceções de aprendizagem das crianças, relativamente ao que foi desenvolvido, de modo a constatar a importância deste espaço enquanto promotor de desenvolvimento e de aprendizagens significativas. Concluiu-se que todos os participantes atribuem uma significativa importância a este espaço e que cada uma das atividades permitiu o desenvolvimento de inúmeras competências relevantes para o desenvolvimento motor das crianças. Além disso, este estudo permitiu conhecer a relevância atribuída a este espaço, evidenciando as suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, partindo da curiosidade inata característica de crianças em idade pré-escolar.
- Animais de estimação e qualidade de vida em adultos mais velhosPublication . Gordinho, Tânia Marisa Pires; Luísa, Cláudia Cristina GuerreiroO crescente envelhecimento populacional é uma realidade observada em muitos países, especialmente na Europa, como resultado do aumento da esperança de vida e da baixa taxa de natalidade. Essa alteração demográfica trouxe a necessidade de compreender e lidar com os desafios associados a essa fase do ciclo de vida, que nem sempre é acompanhada de qualidade de vida. Nas últimas décadas, a relação entre humanos e animais tem passado por transformações, o que tem contribuído para uma reconfiguração dos papéis desempenhados pelos animais de estimação na sociedade, especialmente pelos cães. A pesquisa objetivou investigar a relação entre adultos mais velhos e cães de estimação e avaliar a influência dos mesmos na sua qualidade de vida. Trata-se de um estudo transversal, qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, recorrendo à técnica da entrevista semiestruturada. A amostra é composta por oito pessoas com 60 anos ou mais, residentes na cidade de Quarteira. Os resultados obtidos destacam a conexão especial entre idosos e os seus cães de estimação, considerados membros da família. A convivência traz benefícios como companhia, atividade física e socialização. Os cães contribuem para a redução da tristeza e da depressão, aumentam a felicidade, a energia positiva, o entusiasmo, a disposição, a distração, o estímulo mental, as aprendizagens, a responsabilidade, o valor, o propósito e o sentido de vida. Também oferecem carinho, amor, consolo e podem suprir perdas humanas, despertando uma vontade renovada de viver. Conclui-se que os cães de estimação exercem uma influência positiva na qualidade de vida dos idosos, proporcionando benefícios a nível biológico, psicológico e social.
- Aplicação de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão na modalidade de ensino a distância durante a pandemia: desafios e oportunidadesPublication . Reis, Marta Sofia Correia Lopes dos; Borges, Maria LeonorEm plena pandemia, perante o encerramento abrupto das escolas e a consequente suspensão das atividades letivas e não letivas facilmente se percebe que, se existem dificuldades em trabalhar com a generalidade dos alunos, elas ganham maior relevância quando se trata de alunos com necessidade de mobilização de medidas seletivas ou adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão. Esta preocupação motivou a questão de partida deste estudo: que respostas educativas foram dadas pela Educação Especial, durante a pandemia, na modalidade de ensino a distância aos alunos com medidas seletivas e/ou adicionais? Desta questão emergiu o objetivo geral: conhecer a resposta educativa no âmbito da Educação Especial, num Agrupamento de escolas do Algarve. O estudo enquadra-se num paradigma qualitativo, sendo um estudo exploratório na forma de estudo de caso centrado num Agrupamento de escolas do Algarve. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas a seis professores de educação especial, a três técnicas especializadas, à representante da Direção do Agrupamento na equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva e a cinco encarregadas de educação de alunos a usufruírem de medidas seletivas ou adicionais e procedemos, ainda, à análise de documentos do Agrupamento. Este estudo permitiu perceber que durante o ensino a distância são os alunos com medidas adicionais que sofrem mais perdas a nível académico, pessoal e social. A extensão e profundidade desses prejuízos estão diretamente relacionadas com o nível de autonomia do aluno, com as dificuldades individuais, com o acesso e capacidade de utilização de meios digitais e também com as competências familiares. O ensino presencial é a situação preferencial, mas perante circunstancias em que o ensino a distância é uma necessidade, a implementação de planos com características inclusivas contribuem para a mitigação desses impactos negativos.
- Aplicação e desenvolvimento do "Pratic Violão" para aprendizagem da guitarra e desenvolvimento da coordenação motora finaPublication . Ribeiro, Felipe de Oliveira; Guerreiro, João QuintinoTem sido estudado que a música pode trazer ganhos ao indivíduo, corroborando a ideia de que ter vivência com o universo musical acarreta em benefícios como o desenvolvimento social, cognitivo, motor e psicológico. Esta investigação tem como objetivo a aprendizagem do instrumento, a potencializar as aptidões motoras através da prática da guitarra, utilizando o manual e desenvolvendo sua aplicação em crianças com paralisia cerebral. Os objetivos pretendidos neste trabalho extrapolam a aprendizagem tradicional do instrumento musical, visando trazer mais benefícios ao aluno em alguns aspectos que contemplam o indivíduo além da sala de aula. Pensando nisto, foi idealizado o “Pratic violão”, uma espécie de dispositivo adaptado que busca expandir a possibilidade de mais alunos terem acesso ao contacto e aprendizagem do instrumento. Nesta investigação foi feita uma abordagem inicial ao processo de ensino do “Pratic violão” de forma a observar a postura dos alunos, quais suas dificuldades ou facilidades ao tocar o instrumento, perceber o que seria útil para ajudar na aprendizagem da viola acústica. Buscar, de forma cada vez mais constante, a interação entre os indivíduos, de forma a melhorar suas relações, quebrar as barreiras de preconceitos e estimular a conscientização da sociedade de que todos somos capazes, ao nosso tempo e ao nosso jeito. Nesta investigação foi utilizada a metodologia qualitativa, com uma avaliação baseada em anotações, durante as sessões de música com alunos que apresentam necessidades específicas, portadores de Paralisia Cerebral (PC), em uma instituição. Além do ensino do instrumento musical houve toda uma estimulação social. Participar do cotidiano destes alunos foi importante para entender suas motivações, personalidades e estabelecer um vínculo entre as partes. Proporcionar a estas pessoas autoconfiança, momentos de resiliência, empoderamento e autonomia de tocarem um instrumento, interagindo socialmente, a promover em seu cotidiano uma forma de serem capazes de superar suas batalhas interiores.
- Aprender com as marés e os moluscos bivalves da Ria Formosa, no 5.º ano do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Contreiras, Catarina Sofia Romão; Rocha, Rute Cristina Correia daO presente estudo decorreu durante a PES, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, numa turma do 5.º ano do 2.º CEB, no concelho de Faro, durante o ano letivo 2022/2023. Face à necessidade e interesse, por parte dos alunos, por maior conhecimento sobre os seres vivos da Ria Formosa, a presente investigação tem como motivação a construção de momentos de aprendizagem que permitam relacionar questões culturais e científicas, articulando respetivamente conteúdos programáticos com o meio geográfico envolvente dos alunos do 5.º ano (2.º CEB).Para tal, associou-se o conteúdo da diversidade de seres vivos e as suas interações com o meio (promulgado nas Aprendizagens Essenciais), a situações problemáticas presentes no quotidiano da vida dos alunos, recorrendo a materiais e estratégias diversificadas, como modelos didáticos práticos e atividades práticas, de forma a promover uma aprendizagem ativa e significativa. Pretendendo trabalhar a diversidade animal de uma forma mais holística e aprofundada, considerou-se crucial abordar o tema das marés no processo de ensino e aprendizagem, emergindo o problema de investigação: “De que forma as aprendizagens dos alunos, do 5.º ano, sobre os animais bivalves da Ria Formosa, poderão ser enriquecidas com o estudo sobre as marés?” Ao longo de toda a intervenção educativa, os alunos são orientados numa investigação ativa, de forma a construírem conhecimento significativo sobre a sua localidade, da qual os bivalves e as marés da Ria Formosa fazem parte. Deste modo, neste contexto, a investigação pretende: (1) Identificar as perceções das crianças acerca dos bivalves e das marés da Ria Formosa; (2) Compreender como a sequência de tarefas de aprendizagem implementada durante a intervenção educativa promove aprendizagens significativas nos alunos do 5.º ano; (3) Compreender como os modelos didáticos do sistema Terra-Lua e as atividades de dissecação de bivalves, como o Lingueirão e o Berbigão, facilitam significativamente o processo de aprendizagem dos alunos; (4) Verificar se as conceções dos alunos progrediram durante a intervenção educativa. De acordo com as questões de investigação e os objetivos delineados, a metodologia utilizada enquadra-se no paradigma interpretativo de cariz qualitativo, e possui como instrumentos de recolha de dados: a entrevista semiestruturada; observação participante; registos escritos e gráficos e gravações áudio, que possibilitaram registar os diálogos e as discussões em sala de aula com os alunos do 5.º ano do 2.º CEB. Perante os dados analisados, as conceções dos alunos apresentam uma progressão consistente ao longo da intervenção, evidenciando uma aprendizagem com significado. As estratégias e os recursos utilizados permitiram mobilizar o pensamento crítico científico e promover a construção de um conhecimento ativo e significativo. Os mesmos potencializaram a motivação e o interesse dos alunos perante a aprendizagem.