Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Permanent URI for this community
News
a definir... (FCHS)
http://www.fchs.ualg.pt/
Browse
Browsing Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- "À conversa com a Ansiedade Social": Resultados de um estudo piloto sobre uma Intervenção inovadora para o aumento da LiteraciaPublication . Antunes, André Bastos; Rós, AntóniaA Perturbação de Ansiedade Social (PAS) é um dos quadros psicopatológicos mais prevalentes (4% - 12%) contudo, menos de 5% desta população procura ajuda profissional e aqueles que procuram, demoram cerca de 16 anos. Na base da reduzida procura de ajuda parecem encontrar-se baixos níveis de literacia. Torna-se assim necessário dispormos de intervenções viáveis e aceitáveis com demonstrada capacidade para aumentar os níveis de literacia das populações acerca desta perturbação. Uma vez testadas, estas intervenções poderão ser aplicadas com segurança evitando o desperdício de recursos, a desmotivação e saturação com eventual efeito contrário ao desejado nas comunidades alvo destes programas. Propusemo-nos, neste estudo, conceber e comparar a viabilidade e eficácia, num estudo piloto, de duas intervenções online inovadoras destinadas ao aumento da literacia na PAS. Participaram no estudo 104 indivíduos portugueses com idades compreendidas entre os 18 e 81 anos. Foi pedido aos participantes que escutassem um podcast de 5 episódios, em função da condição experimental: (a) Programa literacia PAS com episódio sobre barreiras à procura de ajuda na fase inicial; (b) Programa literacia PAS com episódio sobre barreiras à procura de ajuda na fase final; e (c) Controlo. Os resultados da comparação entre os programas revelaram que a apresentação progressiva e sequencial da informação, em que a reestruturação das barreiras se produz no fim foi mais eficaz para o aumento de conhecimento e intenção de procura de ajuda. A diminuição a curto e médio prazo do estigma pareceu beneficiar, no entanto, do programa em que a reestruturação das barreiras à procura de ajuda foi abordada na fase inicial da intervenção. Apesar da elevada mortalidade da amostra em especial dos participantes com menos intenções de procura de ajuda no pré-teste, a aceitabilidade e compreensão de ambos os programas foram excelentes. Concluímos que, num programa de aumento de literacia em PAS, a seleção e progressão de conteúdos, poderá ser realizada em função das variáveis, que integram o construto da literacia (conhecimento, estigma, atitudes, intenção e comportamento de procura de ajuda) e se propõe alterar. Os resultados do nosso estudo poderão ser replicados em ensaios clínicos controlados.
- A disponibilidade emocional, as práticas parentais e a síndrome do impostor: o papel mediador da autoestima e da regulação emocional em estudantes do ensino superiorPublication . Duarte, Sara Cristina Ventura; Almeida, Ana SusanaInvestigação prévia evidencia que a Síndrome de Impostor tem um efeito negativo na vida académica e profissional dos indivíduos. A presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão acerca da forma como a autoestima e a regulação emocional podem mediar o impacto da disponibilidade emocional parental e das práticas educativas parentais na Síndrome do Impostor. Participaram neste estudo 310 alunos do ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. A recolha de dados realizou-se através de um questionário online composto por: (a) um questionário sociodemográfico; (b) a Escala Clance do Fenómeno do Impostor; (c) a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional; (d) a Lum Emotional Availability of Parents; (e) a Escala de Autoestima de Rosenberg; (f) a Memórias de Infância – EMBU, e (g) a Escala de Produtividade. Os resultados sugerem que: (1) a disponibilidade emocional parental é preditora da síndrome do impostor; (2) as práticas educativas parentais são preditoras da síndrome do impostor; (3) a autoestima e a regulação emocional são mediadoras da relação da disponibilidade emocional parental percecionada com a sintomatologia subjacente à síndrome do impostor; (4) a autoestima e a regulação emocional são mediadoras da relação entre as práticas educativas parentais percecionadas e a sintomatologia subjacente à síndrome do impostor, e que (5) a sintomatologia subjacente à síndrome do impostor encontra-se negativamente associada à produtividade académica percecionada.
- Empathy and emotional regulation in the treatment of depression: studies on their role in therapeutic changePublication . Almeida, Ana Catarina Lima de; Salgado, João Manuel Castro Faria; Jesus, Saúl Neves dePsychotherapy is effective for diverse disorders and relapse prevention, but understanding its mechanisms is a complex challenge in process-outcome research. Therapist empathy is key in predicting psychotherapy outcomes, often more influential than specific treatments, yet its precise role in therapy needs better clarification. Empathy`s role in fostering a safe environment for emotional exploration is particularly relevant for emotion regulation (ER) in disorders like depression. Current research on the relationship between therapist empathy and client ER is limited. This work, therefore, aims to deepen the understanding of how therapist-expressed empathy and client ER interact to facilitate therapeutic change in depression. To this end, three empirical studies were conducted based on the ISMAI Depression Study (Salgado, 2014), a comprehensive randomized clinical trial. The first study involved adapting and creating a Portuguese manual for the Observer Measure of Affect Regulation (O-MAR, Watson & Prosser, 2006). This adaptation enables a more detailed observation and measurement of ER in therapy sessions. Subsequently, the second study conducted an intensive case analysis of a good outcome case in Emotion Focused Therapy, examining the relationship between therapist-expressed empathy, client`s ER, and the general clinical symptoms. This study revealed a moderate, significant positive association between therapist`s empathy and client`s ER within the same session, emphasizing the immediate impact of empathy on client`s ER. Building on this finding, the third study investigated the joint contributions of the therapists` expressed empathy and clients` ER to the complex psychotherapy outcomes through a mediational model. Results corroborated the mediation role of clients` ER in the predictive effect of therapist empathy. These findings hold significant implications for both psychotherapy research and clinical practice, illustrating one possible way of how therapist empathy operates during psychotherapy process, contributing to the clarification of its role in clients` change.
- Estudo das propriedades psicométricas da versão portuguesa do Interpretation Bias Task (IBT)Publication . Nunes, Artur Francisco Tavares; Martins, Ana Teresa; Faísca, LuísAlgumas teorias da psicologia cognitiva sugerem que o viés de interpretação desempenha um papel na etiologia de algumas psicopatologias, incluindo a ansiedade social. Também é sugerida a escassez de instrumentos fiáveis que consigam captar este viés, sobretudo em Portugal. Neste contexto, fomos avaliar as propriedades psicométricas da versão portuguesa de um instrumento baseado em tarefas envolvendo cenários ambíguos (Interpretation Bias Task IBT). Este instrumento avalia a tendência para fazer interpretações benignas ou negativas em cenários que remetem para quatro domínios: lesão corporal imediata; doença de longa duração; rejeição social; e, falha de desempenho. A estrutura fatorial do IBT foi avaliada numa amostra de 256 adultos portugueses, tendo-se ainda avaliado a fiabilidade das medidas proporcionadas por este instrumento (consistência interna e estabilidade temporal). Fomos também avaliar a possível associação entre o viés de interpretação e os sintomas de ansiedade social reportados pelos participantes. Os nossos principais resultados sugerem que apenas três dos quatro domínios do modelo original do IBT são diferenciáveis, sendo possível calcular medidas relativamente confiáveis de viés para cada um desses domínios. Obtevese um índice satisfatório de consistência interna. Observámos que uma associação positiva entre os níveis de ansiedade social auto relatada e o número de interpretações malignas no IBT. Verificou-se também quanto mais jovens eram os participantes menos viés de interpretação revelavam face aos cenários do IBT. Em suma, concluímos que a versão portuguesa do IBT se revela adequado para medir o viés de interpretação em adultos portugueses.
- Fernando Pessoa e o AlgarvePublication . Plácido, Jorge Manuel de Jesus de Almeida; Marques, João Manuel MinhotoNesta dissertação estuda-se as ligações de Fernando Pessoa com o Algarve nos planos biográfico e bibliográficos. A pesquisa, no âmbito da árvore genealógica, incidiu unicamente no ramo paterno do qual advém a sua ascendência algarvia. Esses elementos, dados a conhecer através da investigação efetuada, estabelecem uma relação de proximidade com os familiares do Algarve. Para além das viagens feitas pelo poeta a Tavira também analisamos a deslocação efetuada a Faro para tratar de negócios relacionados com a indústria conserveira. O estudo passa igualmente pelo enquadramento histórico do «Modernismo» e as suas influências em Pessoa. A nova corrente estética literária foi determinante para a sua aproximação aos poetas e escritores algarvios. Destacamos os projetos literários de Pessoa partilhados com o médico e escritor olhanense, Francisco Fernandes Lopes. A revista Orpheu de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e Santa Rita Pintor, funcionou como referência para os poetas de Faro que adotaram o «futurismo» como exemplo de vanguarda da criação poética. A coluna «Futurismo – Gente Nova» d’ O Heraldo assume um papel relevante no nosso objeto de estudo no capítulo que diz respeito à identificação da obra do poeta com edições algarvias. Fernando Pessoa publicou naquela secção do jornal de Faro o poema inédito «Casa Branca Nau Preta». Do conjunto da poesia de Pessoa, estudamos ainda as «Quadras ao Gosto Popular», cujos versos têm uma relação direta com o Algarve. A biografia do heterónimo Álvaro de Campos foi analisada tendo em linha de conta a relação estabelecida com Tavira. Para além da genealogia atribuída a Campos estudamos especificamente os poemas assinados com o seu nome, nos quais os versos expressam sensações tidas na «vila da infância» ou cuja conotação estabelece referências ao Algarve. Através das consultas efetuadas esperamos elucidar acerca da abrangência que o Algarve teve na vida e na obra de Fernando Pessoa. Nesse sentido, através da análise dos dados recolhidos, foi nossa pretensão reunir num único trabalho grande parte da documentação até à data dispersa. Deste modo, a atual dissertação servirá de elemento agregador dessa ascendência algarvia assim como da criação ou edição literária de Fernando Pessoa ligadas ao Algarve.
- A igualdade de género no desporto em curadoria ativista: o projeto de média-arte digital paralelo 3Publication . Jorge Augusto Mendes Dias dos Santos; Tavares, Mirian Estela NogueiraEsta tese é motivada pelas desigualdades de género no desporto e pela necessidade de investigar como a curadoria e o uso de média arte e ativismo digitais em museus podem fomentar a reflexão sobre questões sociais. Explora a inclusão de narrativas transmédia e arte digital na curadoria de exposições, centrando-se numa mostra sobre igualdade de género no desporto, com o intuito de promover a sensibilização e incentivar mudanças sociais. A análise enfatiza o papel da curadoria ativista na comunicação de perspetivas sobre questões sociais, utilizando elementos textuais, visuais e tecnológicos para criar experiências interativas e educativas. A investigação revisita a literatura sobre o papel dos museus na comunicação, a interseção entre igualdade de género e mediartivismo (arte e ativismo através dos média), e o potencial das tecnologias digitais para criar narrativas que promovam consciencialização e mudança. Propõe-se um modelo para curadoria de exposições em contextos museológicos desportivos, do Curador-Artista-Ativista (CAA), integrando Média-Arte Digital (MAD). Adota-se uma abordagem metodológica qualitativa construtivista para explorar perspetivas participativas na MAD baseada na curadoria, na arte e na colaboração. A exposição «MULHERES NO DESPORTO - Pioneirismo, Desafios, Inspiração, Igualdade», apresentada no Museu Nacional do Desporto, serve como estudo de caso para o projeto Paralelo 3 – Artivismo ao Cubo, revelando como a fusão entre ficção e realidade na narrativa expositiva pode proporcionar maior envolvência dos visitantes e compreensão contextualizada sobre o tema. Um Diário Digital de Bordo documentou o desenvolvimento, complementado por inquéritos e observação das interações dos visitantes. Mostrando conquistas, desafios e desigualdades enfrentadas pelas mulheres, a investigação e a exposição oferecerão uma visão multifacetada sobre a necessidade da igualdade de género no desporto. Demonstra a colaboração entre curadoria, tecnologia e expressão artística, ao destacar a importância da criatividade na promoção do diálogo e consciencialização para esta questão social fundamental.
- Impacto da formação em segurança e dos fatores psicossociais na tomada de decisão e comportamentos seguros na assistência a aeronavesPublication . Isidro, Rafael Rodrigues dos Santos; Sousa, CátiaA segurança operacional em contexto aeroportuário depende da atuação eficaz dos profissionais que executam tarefas críticas sob pressão, como abastecimento, manuseamento de bagagens e assistência em escala. Esta investigação analisou de que modo a formação em segurança e os fatores psicossociais – nomeadamente o stresse percebido e a fadiga – influenciam os estilos de tomada de decisão e os comportamentos seguros dos trabalhadores de assistência a aeronaves. Participaram no estudo 152 profissionais do Aeroporto Internacional de Faro, maioritariamente do género masculino (82,9%), com funções operacionais diversas e significativa experiência no setor. Através de um questionário estruturado e análise quantitativa, os resultados revelaram que a formação em segurança se associa positivamente aos comportamentos seguros - sobretudo de natureza psicossocial - e à redução de estilos disfuncionais de decisão. No entanto, não promoveu de forma significativa o estilo de decisão mais funcional (vigilância) e não moderou os efeitos negativos do stresse e da fadiga sobre os comportamentos seguros. O stresse revelou-se um preditor negativo dos comportamentos seguros e esteve associado a decisões menos adaptativas, enquanto a fadiga influenciou negativamente os estilos de decisão, mas não afetou diretamente os comportamentos seguros. Estes resultados sublinham a importância de intervenções integradas, que combinem formação contínua com estratégias de gestão do stresse e da fadiga, promovendo não só a segurança operacional, como também o bem-estar dos trabalhadores. O estudo apresenta limitações, como o desenho transversal e a natureza auto-reportada dos dados. Futuras investigações deverão recorrer a métodos longitudinais e avaliar o impacto de intervenções organizacionais sobre a segurança e os fatores psicossociais em contexto aeroportuário.
- A Influência da semelhança e do egoísmo implícito na atração interpessoal de narcisistas e não narcisistasPublication . Amaro, Beatriz Sofia Lopes; Gomes, AlexandraA atração interpessoal é um fenómeno central nas interações humanas, influenciando significativamente a qualidade e a dinâmica dos relacionamentos pessoais e profissionais. No entanto, os mecanismos subjacentes que determinam esta atração permanecem pouco explorados, particularmente no que respeita à influência da semelhança interpessoal, dos valores interpessoais e das características de personalidade, como o narcisismo, bem como algo mais inconsciente, como o egoísmo implícito. A compreensão destes fatores é essencial, uma vez que as interações interpessoais afetam não apenas o bem-estar individual, mas também a eficácia de contextos colaborativos, como equipas de trabalho ou ambientes terapêuticos. O estudo teve como objetivo investigar a atração interpessoal com base na semelhança de valores interpessoais, no egoísmo implícito e no narcisismo. A pesquisa envolveu 74 participantes que avaliaram a sua atração social e para a tarefa em cenários manipulados, com diferentes perfis interpessoais. A metodologia consistiu na manipulação dos cenários para criar condições de semelhança, avaliando o impacto do egoísmo implícito e do narcisismo na atração interpessoal. A primeira hipótese sugeria que a semelhança de valores interpessoais aumentaria a atração interpessoal. Os resultados confirmaram essa hipótese, revelando que os participantes se sentiam significativamente mais atraídos por indivíduos com perfis semelhantes aos seus, tanto na atração social quanto na atração para a tarefa. A segunda hipótese, que previa um impacto positivo do egoísmo implícito na atração interpessoal, também foi confirmada. A presença de egoísmo implícito aumentou a atração interpessoal, independentemente da semelhança de valores. A terceira hipótese, que sugeria uma interação entre narcisismo, semelhança e egoísmo implícito, foi parcialmente confirmada. Embora a interação entre narcisismo e iv semelhança de valores não tenha sido significativa, observou-se que os narcisistas tendem a se sentir mais atraídos por indivíduos com traços semelhantes aos seus, especialmente quando o egoísmo implícito está presente.
- O juiz dos órfãos e a casa medieval de Loulé (séculos XV e XVI)Publication . Esteves, Pedro Miguel Freitas; Oliveira, Luís Filipe Simões Dias deO Fundo dos Órfãos de Loulé integra um conjunto de dez documentos datados entre 1408 e 1535, atualmente conservados no Arquivo Municipal de Loulé. São uma fonte de enorme relevância, particularmente no estudo da orfandade medieval portuguesa. Este fundo apresenta um número elevado de aspetos, relativamente à legislação, quer acerca dos juízes dos órfãos e as suas competências, quer sobre o modo de funcionamento do juizado a nível local. Para além disso, caraterizam os dados relativos aos bens herdados pelos órfãos e a forma como eram administrados e geridos os seus bens, tendo em conta a salvaguarda do seu património. Nesta dissertação são analisados ao pormenor os bens comuns da casa medieval, procurando a partir deles caraterizar a casa medieval louletana do século XV e XVI. São um testemunho dos modos de vida, evidenciando os gostos e os hábitos do quotidiano e expondo a pobreza de uns e os luxos de outros no recheio das habitações.
- Living with coastal hazards: place attachment and risk perception at Faro beachPublication . Domingues, Rita Isabel de Oliveira Soares Branco; Jesus, Saul; Ferreira, ÓscarRisk perception and place attachment are constructs frequently studied in the context of environmental hazards. Risk perception is a subjective and emotional judgement about the severity of a risk, and it may be influenced by place attachment, the emotional connection between an individual and a specific place. The interplay between these constructs influences how individuals deal with risks. Faro Beach is a vulnerable and heavily urbanized settlement in the Ria Formosa barrier island system, exposed to beach erosion and overwash caused by storms, that have resulted in house and road destruction. However, residents, mainly fishermen and their families, have accepted the risks in exchange for benefits that they perceive as largely exceeding potential personal damages. Although residents are aware of the coastal hazards impacting the area, they do not seem worried or prepared to deal with the associated risks, and they refuse to relocate to safer locations. The main goal of this thesis is to understand the psychological variables, particularly risk perception and place attachment, that influence residents’ perceptions towards coastal risks. Both qualitative and quantitative approaches were used. Content analysis of semi-structured interviews with selected stakeholders allowed the development of self-report questionnaires that were applied to Faro Beach residents. Quantitative data were analysed using descriptive and correlational statistics, and relationships between constructs were tested with partial least squares structural equation modelling. Two psychometric instruments aimed at measuring risk perception and sense of place were also developed and validated. Overall, it was confirmed that Faro Beach residents are aware of the risks they face, most of them have witnessed coastal hazards, but they feel safe living at the beach. A strong emotional attachment to the place, influenced by a long residence time, familial heritage, and social ties, is at the root of residents’ low risk perception and unwillingness to relocate to safer grounds. In addition, an optimism bias and the perception that threats are distant in time prevent the adoption of effective preparedness measures to deal with a potential disaster. Despite some limitations, mainly related to the small samples used, this thesis made significant contributions to environmental psychology and has relevant implications for coastal management. Keywords: place attachment; risk perception; preparedness; coastal risks; coastal management; environmental psychology.
