Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
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- À procura da terceira coisa: experimentação de uma não atriz no processo de criação do espectáculo Tem Dói-Dói?Publication . Afonso, Anabela Custódio; Branco, AntónioO presente relatório teve como objetivo documentar o processo de criação enquanto atriz de uma pessoa sem qualquer experiência prévia da representação, através do seu envolvimento na criação de um espetáculo de teatro, construído com base nos pressupostos de uma conceção que encontra a sua origem na experiência da atriz Manuela de Freitas e nos conhecimentos que ela adquiriu ao longo da sua vida artística e do contato com os seus mestres Fernando Amado e Adolfo Gutkin. Este relatório pretendeu, ainda, contribuir para o projeto “Teatro e Linhagem: um caso austríaco-argentino-português”, coordenado pelo Prof. Doutor António Branco, através da construção de quatro entradas lexicais relativas a conceitos considerados nucleares na “linhagem teatral” que é objeto do referido projeto de investigação (a saber: Ética, Confiança, Resistência e Racional), e às quais se chegou a partir da aplicação desses mesmos conceitos ao contexto prático que envolveu a participação da autora no processo de criação do espetáculo Tem Dói-Dói?. Daqui resultou o relato da experiência de uma não atriz, testemunhando de que forma a criação teatral construída a partir de uma determinada escola teatral (que se define por defender uma ideia de teatro enquanto uma técnica que é uma ética que é uma estética) pôde, de facto, fornecer instrumentos e técnicas de trabalho que lhe permitiram chegar à construção de uma personagem, descobrindo nesse processo uma das dimensões mais relevantes do que significa “fazer teatro”. Efetivamente, neste percurso de experimentação a autora foi confrontada com a questão de saber como é que, partindo apenas de si e do objeto escolhido para trabalhar, neste caso o conto «O Cesto», de Mia Couto, poderia, com os restantes elementos do grupo, construir um espetáculo de teatro e chegar a essa «terceira coisa» que é a personagem.
- A(s) chaminé(s) do AlgarvePublication . Santos, Lydia Leonor Koorengevel Soeiro dos; Costa, Miguel ReimãoCom a presente investigação pretende-se caracterizar a chaminé algarvia nas suas diversas formas, procurando deste modo enriquecer o conhecimento atual da arquitetura tradicional do Algarve e simultaneamente desmistificar algumas ideias sobre este elemento arquitetónico. A primeira parte deste trabalho centra-se na descrição da chaminé, partindo da bibliografia disponível sobre o tema, focando os elementos que a compõem, os seus processos de execução, o modo como é caracterizada por diferentes autores e investigadores, bem como o papel de representatividade que detém na arquitetura tradicional do Algarve. A segunda parte desta dissertação centra-se nas diferentes tipologias de casa tradicional algarvia, caracterizando-as dentro das diferentes subunidades geográficas e registando presença ou ausência da chaminé em cada uma delas. Juntamente com a sua relação com casas de forno ou fornos de pão que frequentemente surgiam associadas às habitações rurais da região. A terceira e última parte desta dissertação compreende a descrição das diferentes tipologias de chaminé incluídas na arquitetura tradicional da região. Este capítulo parte dos dados recolhidos no trabalho de campo feito, que nos permitem traçar algumas conclusões (ainda que preliminares) quanto à distribuição, caracterização e evolução da chaminé no Algarve.
- Abandono no processo de RVCC: o caso do CNO de CubaPublication . Rocha, Anabela de Sousa Pratas; Nico, José Bravo; Quintas, HelenaA presente investigação, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Área de especialização em Formação de Adultos, assumiu, como principal objetivo, conhecer as causas e as consequências do abandono do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) ocorrido no CNO de Cuba, no período 2006-2010. Para a realização deste projeto de intervenção, foi adotada uma metodologia de caráter qualitativo baseada nas informações obtidas através da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Por conseguinte, realizaram-se entrevistas a nove adultos que desistiram do processo de RVCC, no período 2006-2010, do Centro Novas Oportunidades de Cuba. O trabalho de projeto está dividido em duas partes: uma parte que sustenta os principais contributos teóricos, centradas na Educação Permanente/Educação de Adultos/Aprendizagem ao Longo da Vida/Abandono/Processo de RVCC em Portugal – perspetiva histórica e na contextualização da pesquisa; uma parte prática, que comporta o desenho da investigação, análise e interpretação da informação recolhida. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que foram várias as razões para a não conclusão do processo. No entanto, as que mais se destacaram foram: o horário em que decorriam as sessões, que não era compatível com os horários profissionais, o desagrado com a forma como o processo se desenvolvia e, também, as questões pessoais e profissionais.
- A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantesPublication . Horta, Maria Helena; Gonçalves, José Alberto MendonçaEstudos desenvolvidos por diferentes especialistas revelam que a confrontação tardia da criança com a linguagem escrita (com intencionalidade educativa subjacente) é tida como a principal responsável pelo insucesso na aprendizagem e no desenvolvimento das competências linguísticas. No entanto, vários factores têm contribuído para dificultar o processo de combate a este insucesso, especialmente as questões que se prendem com a definição clara do papel do educador neste domínio, as representações dos agentes educativos envolvidos e o modo como os contextos se têm organizado. No presente estudo, de natureza essencialmente qualitativa, procurámos identificar e compreender as representações das vinte e oito educadoras de infância cooperantes da Prática Pedagógica I, do 3.º ano da Licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, no ano lectivo de 2004/2005, face à abordagem à escrita na educação pré-escolar. Era igualmente nosso objectivo identificar algumas das actividades desenvolvidas pelas educadoras cooperantes que possam favorecer o desenvolvimento das concepções sobre a escrita em crianças em idade pré-escolar, bem como identificar os benefícios que estas educadoras perspectivam sobre a abordagem à escrita na educação pré-escolar e, ainda, compreender se a sua posição, relativamente à importância que atribuem à apropriação da escrita pelas crianças se modificou após a publicação das Orientações Curriculares. Em síntese, o estudo indica-nos que nas práticas das educadoras se encontra, ainda, muito enraizada, a necessidade do desenvolvimento de “pré-requisitos” na abordagem à escrita e que consideram o desenvolvimento deste domínio competência a ser desenvolvida (essencialmente) no 1.º ciclo.
- A abordagem da escrita na aula de inglês: um estudo de casoPublication . Gorjão, Vitória Eugénia Baptista Ligeiro; Cabral, Maria de LurdesO presente estudo teve como objectivo analisar a forma como os professores estagiários conduzem O processo de ensino-aprendizagem da escrita, nas aulas de Inglês língua estrangeira. Os sujeitos do estudo foram duas professoras estagiárias, da Universidade do Algarve, no quinto ano da licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, as quais se encontravam a efectuar o seu estágio integrado numa Escola Secundária do distrito de Faro, tendo cada uma a seu cargo uma turma de Inglês de décimo ano. A nossa metodologia inscreve-se no quadro da investigação qualitativa em educação e o método de investigação foi o estudo de caso. A colheita de dados foi efectuada através de observação participante, da qual resultaram notas de campo; de inquérito, consubstanciado em questionários e entrevistas; de análise documental dos documentos expressamente produzidos para a investigação, assim como de outros documentos, nomeadamente as planificações de unidades didácticas e O programa de inglês do ensino secundário. A análise de dados incluiu a análise de conteúdo e a quantificação da frequência de ocorrências de unidades de registo. Os resultados sugerem que a prática das jovens estagiárias é muito mais condicionada pelas suas próprias experiências de aprendizagem, principalmente a nível do ensino secundário, do que pelo input mais teórico fornecido nas disciplinas de Didáctica, da licenciatura. Podemos mesmo verificar que, por um lado, as estagiárias põem em prática exercicios e estratégias, aos quais atribuíram uma conotação negativa, enquanto alunas. Por outro lado, negligenciam, na sua prática, estratégias que conhecem da sua formação académica e que valorizam no seu discurso.
- Academia HUBEL – Atração de talentos e formaçãoPublication . Bota, José Eduardo da Piedade; Monteiro, Ileana PardalA atração de talentos e formação têm vindo a adquirir nos últimos anos cada vez mais, uma maior relevância no contexto empresarial. Com isto em mente, surgiu no Grupo Hubel, a ideia da criação de uma Academia, com o intento de tornar o Grupo mais atrativo e competitivo. Sendo a atração de jovens talentos um dos objetivos da Academia, pretende-se através da aproximação ao meio académico promover parcerias e protocolos com universidades, divulgando a imagem corporativa do Grupo e levando assim, potenciais candidatos a integrarem a Academia HUBEL. Outro dos objetivos da Academia é a formação, nomeadamente de pessoas não pertencentes ao grupo HUBEL, na perspetiva de partilhar o conhecimento existente, permitindo a formação teórica e prática. Esta iniciativa pretende promover e apoiar o empreendedorismo, formando, aconselhando e divulgando sistemas de incentivo a empreendedores. As ações de formação da Academia visam igualmente dar resposta à necessidade de formação dos seus colaboradores. O presente projeto teve como objetivo apoiar a criação e o desenvolvimento da Academia HUBEL. As tarefas desenvolvidas focaram-se nas atividades de formação e captação de talentos, no sentido de apoiar a criação da Academia e o desenvolvimento de ferramentas que permitirão uma futura certificação como entidade formadora reconhecida pela DGERT. A aplicação de um questionário a alunos da Universidade do Algarve, de diferentes áreas curriculares permitiu ter uma ideia do conhecimento destes relativamente ao Grupo HUBEL. A maioria dos alunos desconhece o grupo HUBEL, nomeadamente os que frequentam os cursos de Marketing e Engenharia Informática. O curso de Agronomia foi o que apresentou maior frequência de alunos com conhecimento acerca do grupo. Relativamente à imagem global do grupo HUBEL no mercado, a opinião que prevalece é a de uma boa e muito boa imagem. Os principais atributos do grupo HUBEL reconhecidos pelos alunos são a sua atualidade, competência, expansão, qualidade, credibilidade, experiência e inovação.
- Aceitação dos mitos da violência doméstica e as variáveis preditorasPublication . Guerreiro, Ana Afonso; Gonçalves, Gabriela Maria RamosA investigação que desenvolvemos é um estudo correlacional de verificação de modelo, no qual se observa a relação entre o sexismo ambivalente, o cavalheirismo paternalista e o amor romântico e o papel destas variáveis como preditoras da aceitação dos mitos da violência doméstica. Foram inquiridos 183 indivíduos, de ambos os géneros em Portugal, presencialmente e através de um questionário online. Os nossos dados mostram uma relação positiva entre religiosidade e sexismo benevolente e cavalheirismo paternalista. Assim como, entre sexismo benevolente, cavalheirismo paternalista e amor romântico. O cavalheirismo paternalista relaciona-se positivamente também com o sexismo hostil. De acordo com as nossas expectativas, o cavalheirismo paternalista, o amor romântico e o sexismo hostil são preditores da aceitação dos mitos da violência doméstica. O modelo apresenta um bom ajustamento com um χ 2 / 5 = 2.944, p = .709, GFI = .99, CFI = 1.00, RMSEA = .000
- Achados arqueológicos subaquáticos no Algarve: as atividades comerciais entre a Idade do Ferro e período romanoPublication . Avelino, Andreia Filipa Glória; Bernardes, João Pedro; Infantini, LeandroO Algarve, conhecido pela sua considerável costa marítima, adquiriu desde há muitos séculos atrás um importante papel na comunicação com a Europa, Norte de África e Mediterrâneo. Este importante papel, ao longo dos anos tem despertado o interesse das demais entidades ligadas à arqueologia subaquática, que têm apoiado vários projetos de investigação ao longo da costa algarvia. De todo o Algarve, o Barlavento Algarvio foi a sub-região que maior intervenção arqueológica recebeu, comparativamente ao Sotavento, em que os seus registos arqueológicos se pautam, em muitos casos, por achados isolados de pescadores locais. Os achados decorrentes das investigações subaquáticas apresentam datações desde o período pré-romano até à época contemporânea e, neste trabalho, focar-se-ão objetos que testemunham as comunicações e o comércio milenar, como ânforas, algumas delas inteiras, moedas e metais, restos de embarcações naufragadas e outros objetos de interesse arqueológico referentes à Idade do Ferro e Período Romano. Deste modo, o principal objetivo deste trabalho é determinar a relação entre os achados arqueológicos encontrados, com a organização comercial e económica das comunidades locais, demonstrando as respetivas dinâmicas na Idade do Ferro e Período Romano. Através do estudo dos materiais, tentar-se-á conhecer a proveniência dos mesmos e posteriormente as possíveis rotas comerciais existentes na altura.
- Acolhimento, integração e socialização dos novos trabalhadores da Câmara Municipal de LouléPublication . Carmo, Diane Gonçalves; Neto, Maria Manuela; Monteiro, Ileana PardalAo longo dos anos a Administração Pública, sofreu diversas mudanças na forma de gerir os seus Recursos Humanos. Valorizar os trabalhadores, proporcionar o bem-estar e a socialização dos mesmos, bem como criar ambientes de trabalho saudáveis e positivos são os objetivos da nova gestão pública. O processo de acolhimento, integração e socialização dos novos trabalhadores, é considerado para as organizações públicas uma mais-valia, para aumentar a qualidade dos serviços públicos e a eficiência e eficácia dos mesmos. O presente relatório visa ilustrar as tarefas desenvolvidas durante o estágio, bem como os quatro projetos elaborados no domínio dos Recursos Humanos, na Câmara Municipal de Loulé, mais propriamente na Divisão de Gestão de Pessoas e da Qualidade. O Manual de Acolhimento é um dos principais projetos. Este projeto requereu muita pesquisa e estudo para ser uma ferramenta útil, facilitadora e criativa. O principal objetivo do Manual é dar a conhecer aos futuros trabalhadores a Autarquia e outras informações que lhes possam ser relevantes. Foi realizado como segundo projeto, um Programa de Acolhimento, com o intuito de acolher e integrar os novos trabalhadores de uma forma dinâmica e diferenciada. O terceiro projeto constou de uma criação de uma ferramenta útil para facilitar o acompanhamento dos novos trabalhadores ao longo do processo de integração, designadamente o Follow Up. Pela necessidade e inexistência do mesmo, foi elaborado um quarto projeto, o Manual Técnico do Procedimento Concursal, para prestar apoio aos membros do júri ao longo do processo de Recrutamento e Seleção, mais precisamente o Procedimento Concursal. Os quatro projetos foram realizados e acompanhados por diversas técnicas de investigação, como a observação direta, a análise documental e as entrevistas estruturadas aos trabalhadores da organização. Pretendeu-se com a elaboração dos mesmos contribuir para melhorar o processo de Acolhimento, Integração e Socialização dos novos trabalhadores. Os projetos encontram-se disponíveis e prontos a serem utilizados.
- Acolhimento, integração e socialização. Manual de acolhimento para o pessoal não docentePublication . Martinho, Dália Maria Matias; Monteiro, Ileana PardalEste projeto resulta, em parte, de um interesse pessoal e tem como principal objetivo contribuir para melhorar o Acolhimento e Integração do Pessoal Não Docente das Escolas. A realização de um bom processo de Acolhimento e Integração, independentemente da função que o colaborador desempenhe, é preponderante para o seu sucesso no novo local de trabalho que o acolhe. A gestão do Pessoal Não docente das Escolas é atualmente uma temática controversa, cuja legislação aplicável, nem sempre é a mais explícita e elucidativa. A transferência de novas competências em matéria educativa para as Autarquias, por parte da Administração Central veio, em certa medida, acrescer aos Municípios uma série de responsabilidades, que têm que ser geridas em parceria com os Órgãos de Gestão dos Agrupamentos de Escolas. Às divisões de Recursos Humanos dos Municípios, por entre outras funções de cariz administrativo, compete o recrutamento e seleção, da maioria, destes trabalhadores que, posteriormente, são encaminhados para os diversos Agrupamentos de Escolas onde lhe são atribuídos os cargos a desempenhar. A socialização destes trabalhadores, nem sempre, ocorre da melhor forma. Facto, esse, que se deve, em larga medida, à ausência de Programas de Acolhimento adequados às necessidades apresentadas pelos mesmos. Com base no testemunho destes trabalhadores, e após se aferir, a opinião dos responsáveis pela gestão dos Recursos Humanos da Autarquia e dos elementos pertencentes aos Órgãos de Gestão dos Agrupamentos de Escolas, surgiu a necessidade da elaboração de um Manual de Acolhimento. Esta ferramenta servirá como apoio e facilitação do processo de socialização dos novos colaboradores a serem integrados nas Escolas, por parte da Autarquia.
- Acompanhamento do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos Centros Novas OportunidadesPublication . Palma, Sílvia da Conceição; Valadas, Sandra TeodósioO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da realizaçãode um Estágio Curricular, que se enquadra no segundo ano do curso de Mestrado em Ciências da Educação e da Formação, com especialização em Educação e Formação de Adultos, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. O estágio teve lugar no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia de Tavira, tendo tido a duração de seis meses. Teve como objetivo principal compreender o trabalho desenvolvido pelo centro, e sobretudo pelos Profissionais de RVCC que acompanham diariamente os adultos inscritos em processo. Na primeira parte deste relatório apresentamos uma breve fundamentação teórica relativa à educação e formação de adultos, à aprendizagem ao longo da vida e aos conceitos e fundamentos inerentes aos Centros Novas Oportunidades e à iniciativa. Na segunda parte apresentamos uma caraterização do local de estágio, as atividades desenvolvidas ao longo do mesmo, e a avaliação dessas mesmas atividades. Por fim, terminamos com uma reflexão crítica referente às aprendizagens realizadas e as dificuldades sentidas.
- Aconselhamento no puerpério: efeitos na auto-estimaPublication . Prata, Maria Celestina Coimbra Fernandes; Gonçalves, Gabriela Maria RamosOs estudos realizados no âmbito do Aconselhamento no puerpério têm demonstrado que a prestação de informação e apoio eficazes às recém-mães tende a aumentar o seu bem-estar e auto-estima (Huq e Tasmin, 2008). Estes estudos necessitam contudo de validação e aprofundamento científico. Neste sentido realizou-se uma investigação acção de método quasi-experimental, em que se procurou observar o efeito do aconselhamento estruturado na auto-estima, stress, ansiedade estado e no grau de conhecimentos através da comparação dos resultados obtidos nos grupos, experimental e de controlo, ambos constituídos por 20 mulheres. Os resultados foram favoráveis, revelando que existem associações entre o grau de conhecimentos, auto-estima, stress e ansiedade. Indicam que, após o aconselhamento estruturado, os níveis de auto-estima e o grau de conhecimentos tendem a aumentar, enquanto o nível de stress e o grau de ansiedade tendem a diminuir. O aconselhamento estruturado parece assim ter um efeito positivo no bem-estar das puérperas.
- Acontecimentos de vida negativos e as perturbações do comportamento alimentarPublication . Félix, Andreia Filipa Leandro; Martins, Ana TeresaNos últimos anos, o aumento da prevalência das perturbações do comportamento alimentar têm vindo a suscitar interesse por parte da comunidade científica, especialmente pela gravidade clínica que acarreta, bem como, pela existência dos inúmeros factores relacionados com a etiologia do presente quadro clínico. É neste sentido, que o presente estudo encontra a sua relevância, pretendendo analisar os acontecimentos de vida negativos ocorridos na infância – de acordo com a sua frequência, impacto e severidade – enquanto factor possivelmente relacionado ao surgimento e manutenção de sintomatologia relacionada com as perturbações do comportamento alimentar. Partimos do princípio que um melhor entendimento deste factor poderá contribuir para uma maior eficácia das abordagens terapêuticas utilizadas. A grande maioria das investigações realizadas sobre o papel dos acontecimentos de vida negativos ocorridos na infância e a psicopatologia do comportamento alimentar têm colocado o seu foco de interesse principalmente no abuso sexual na infância (Carter, Bewell, Blackmore, & Woodside, 2006) negligenciando as diversas formas de abuso existentes e o seu impacto, a longo prazo, na conduta alimentar (Kent, Waller, & Dagnan, 1999). No entanto, outros estudos têm demonstrado que as perturbações alimentares podem estar relacionadas com a história de abuso físico (Treuer, Koperdák, Rózsa, & Furedi, 2005), abuso psicológico (Fischer, Stojek, & Hartzell, 2010), devido à presença de um ambiente familiar adverso (Kent & Waller, 2000) ou mesmo devido a perda de uma figura significativa (Halmi, 2005). Pela revisão da literatura consultada verificámos que grande parte dos estudos não se têm revelado consensuais e portanto julgamos que ainda existem questões merecedoras de serem empiricamente aprofundadas no que diz respeito aos acontecimentos de vida mais influentes no surgimento de uma psicopatologia alimentar. Neste sentido, fomos avaliar 304 estudantes universitários de ambos os sexos e com uma média de idades de 21.93 anos. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Acontecimentos de Vida Negativos (Brás & Cruz, 2008), que pretende avaliar o conjunto de experiências negativas vividas até aos 12 anos de idade e o Inventário de Perturbações do Comportamento Alimentar (Corral, Gonzaléz, Perenã, & Seisdedos, 1998), que pretende avaliar a sintomatologia relacionada com o comportamento alimentar. Os nossos principais resultados parecem sugerir que, entre todos os outros acontecimentos de vida negativos, o abuso psicológico ocorrido na infância constitui um importante factor de vulnerabilidade na eclosão de perturbações do comportamento alimentar na idade adulta. Os resultados obtidos são discutidos com base na investigação empírica existente neste domínio.
- Acontecimentos de vida negativos e ideação suicida: o papel moderador do otimismo em jovens universitáriosPublication . Lapa, Vanessa Isabel Viegas; Brás, MartaO suicídio é um processo complexo, que se inicia com a ideação suicida e pode terminar no ato suicida. É um grave problema de saúde pública, sendo a quarta maior causa de morte entre os jovens a nível internacional e a segunda principal nos estudantes universitários. Destaca-se a importância de compreender o papel dos fatores de risco e protetores, de modo a implementar estratégias preventivas eficazes. Os acontecimentos de vida negativos (AVN) têm sido identificados como fatores de risco significativos para a ideação suicida. Contudo, a literatura é parca e inconsistente sobre o papel moderador de fatores protetores, como o otimismo, na mitigação do impacto dos AVN na ideação suicida. O presente estudo pretende analisar a relação entre a história de AVN e a ideação suicida e se o otimismo disposicional poderá funcionar como um moderador na relação entre estas duas variáveis. Participaram 80 estudantes universitários, entre os 18 e os 30 anos, que responderam a um Questionário Sociodemográfico, ao Inventário de Ideação Suicida Positiva e Negativa, ao Questionário de Trauma de Infância – Versão breve e ao Teste de Orientação de Vida – Revisto através de uma plataforma digital de recolha de dados. Os resultados indicam que os AVN predizem significativamente a ideação suicida. Verifica-se também que o otimismo se relaciona de forma negativa e significativa com a ideação suicida e que o otimismo não modera a relação entre os AVN e a ideação suicida. Na globalidade, os resultados foram ao encontro da literatura, enaltecendo que os AVN conferem risco para a ideação suicida e que o otimismo age como um fator protetor, embora não tenha um papel moderador. Conclui-se assim que tanto os AVN, quanto o otimismo estão inversamente associados com a ideação suicida. A vivência de AVN está associada a um aumento significativo nos níveis de ideação suicida, enquanto maiores níveis de otimismo estão relacionados a menores níveis de ideação suicida. Neste sentido, é essencial promover programas de apoio e intervenção que visam fortalecer o otimismo como parte da promoção da saúde mental.
- Acontecimentos de vida negativos e qualidade de vida percebida pelos adolescentesPublication . Pereira, Andreia de Fátima Ramos; Nunes, Maria Cristina de Oliveira SalgadoO objetivo do presente estudo consistiu em descrever e analisar os acontecimentos de vida negativos dos adolescentes e sua relação com a qualidade de vida percebida (QVP). Para tal, recorreu-se a uma amostra de 364 adolescentes residentes no Algarve (55,5% raparigas, 45,5% rapazes), com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Utilizou-se a Escala de Situações de Vida Stressantes, o Questionário Kidscreen-52 para crianças e adolescentes e um Questionário de Dados Sociodemográficos e Familiares. Como principais resultados, verificou-se que os acontecimentos de vida negativos (AVN) mais frequentes foram a mudança dos colegas de turma (61,5%), morte de um familiar (45,9%), mudança de escola (38,7%), zangas (35,2%) e doença de um familiar (34,3%). Relativamente às diferenças entre género verificou-se que os rapazes sofreram mais AVN no entanto, as raparigas referiram sentir maior impacto emocional. Não se observou correlações significativas positivas entre o número de AVN e a QVP. O impacto emocional dos AVN apenas estava positivamente associado às subescalas Escola e Aprendizagem, Provocação/Bullying e com o número de AVN - frequência. Não se detetaram diferenças significativas entre rapazes e raparigas na QVP, exceto na subescala Amigos e Escola e Aprendizagem, onde as raparigas obtiveram pontuações mais elevadas. Tal como esperado, verificou-se ainda que a qualidade de vida percebida se encontra dependente quer, do número de acontecimentos de vida stressantes quer, do seu impacto emocional.
- Acontecimentos de vida negativos, padrões de vinculação e ideação suicidaPublication . Brás, Marta Sofia Ventosa; Cruz, José Carlos Pestana dos Santos
- Acontecimentos de vida stressantes em adolescentes imigrantes e nativos portuguesesPublication . Carmo, Priscila dos Anjos Nunes; Lemos, IdaNeste trabalho analisamos os acontecimentos de vida stressantes e/ou negativos experienciados por adolescentes imigrantes e nativos portugueses. Foram inquiridos 537 adolescentes, 179 imigrantes e 358 nativos. Para a avaliação das variáveis em estudo foi utilizado o Inventário de Acontecimentos de Vida Stressantes e ainda um questionário para recolha de dados sóciodemográficos a serem preenchidos pelos Adolescentes. Os resultados obtidos sugerem que na amostra total, os acontecimentos de vida stressantes (AVS) mais recorrentes foram a mudança de colegas de turma e a morte de um familiar, enquanto os AVS com maior impacto foram a morte de um familiar e a doença de um familiar. Os acontecimentos de vida stressantes mais frequentes nos adolescentes nativos foram a mudança de colegas de turma, a morte de um familiar e a mudança de escola. Os AVS relatados pelos adolescentes nativos como tendo maior impacto negativo foram a morte e a doença de um familiar. Por sua vez, nos adolescentes imigrantes, os AVS mais frequentes foram a mudança de colegas de turma e a mudança de casa. De igual modo, no que se refere ao impacto dos acontecimentos vitais reportado por estes adolescentes (i.e., morte e doença de algum familiar), este foi semelhante ao dos nativos. Relativamente ao número de AVS, os nativos reportaram um número de eventos mais elevado, todavia, os AVS que os imigrantes experienciaram foram reportados como tendo um maior impacto negativo, comparativamente com o experienciado pelos nativos. Contudo, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de adolescentes nativos e grupo de adolescentes imigrantes relativamente quer ao número de AVS, quer ao seu impacto negativo.
- Acontecimentos de vida stressantes, psicopatologia e qualidade de vida em adolescentes escolarizadosPublication . Maximiano, Ana Sara da Silva; Lemos, IdaOs acontecimentos de vida stressantes enquanto constructo psicológico referem-se a experiências com um impacto significativo no desenvolvimento de perturbações durante a adolescência. Relacionam-se ainda com a perceção da qualidade de vida por parte do adolescente (Marcelli & Braconnier, 2005). O objetivo do presente trabalho foi o de estudar os acontecimentos de vida stressantes enquanto possíveis potenciadores de perturbações psicopatológicas, assim como, as consequências destas duas variáveis na qualidade de vida, saúde e bem-estar do adolescente. Para a recolha de informação foram utilizados os seguintes instrumentos: um Questionário de dados Sociodemográficos e familiares (Nunes, Lemos & Guimarães, 2011); o Inventário de situações de vida stressantes (Oliva, et al, 2008); um Inventário de psicopatologia - Youth Self Report (Achenbach, 1991 versão portuguesa de Fonseca, el tal, 1994); e o Inventário de Qualidade de vida saúde e bem-estar - KIDSCREEN-52 Group, 2004 versão portuguesa do Projeto Aventura Social, 2006). A amostra consistiu em 87 adolescentes escolarizados, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. Os resultados obtidos indicam que o número de acontecimentos de vida stressantes se encontra significativamente e positivamente associado com sintomatologia psicopatológica e negativamente associado com a perceção de qualidade de vida pelos participantes. Ainda, podemos verificar que a sintomatologia psicopatológica apresenta uma associação negativa com a qualidade de vida. Estes resultados sugerem uma inter-relação entre as variáveis em estudo, visto estarem as três correlacionadas.
- Acontecimentos de vida stressantes, stresse parental e estratégias de coping em mães de crianças utentes de serviços de psicologiaPublication . Vieira , Andreia Sofia Dias; Lemos, IdaNo presente estudo, analisámos a relação entre o stresse parental e os acontecimentos de vida stressantes, e também a influência do stresse parental nas estratégias de enfrentamento do stresse. Neste contexto, foi inquirida uma amostra de 33 mães de crianças com idades entre os 6 e os 13 anos, utentes das consultas de Psicologia dos Centros de Saúde de Olhão e Albufeira. Na recolha da amostra foram utilizados um questionário sociodemográfico, o Índice de Stresse Parental – PSI (Abidin, 1976), validado para a população portuguesa por Santos (2003), o Brief COPE (Carver, 1997), adaptado por Pais Ribeiro e Rodrigues (2004) para a população portuguesa, e ainda o Inventário de Acontecimentos Stressantes e de Risco – ISER, da autoria de Hidalgo, Menéndez, Sanchéz, López, Jiménez e Lorence, (2005). Os resultados obtidos apontaram para a existência de elevados níveis de stresse nas mães de crianças utentes dos serviços de Psicologia. No entanto, não se verificaram relações significativas entre o stresse parental e os acontecimentos de vida stressantes. Encontrámos ainda uma considerável tendência para a escolha de estratégias de coping centradas no problema, mesmo perante níveis clinicamente significativos de stresse parental.
- Acontecimentos de vida, psicopatologia e qualidade de vida: estudo exploratório em mulheres com fibromialgiaPublication . Sousa, Nuno Coelho de; Lemos, Ida