FEC1-Teses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FEC1-Teses by Title
Now showing 1 - 10 of 955
Results Per Page
Sort Options
- A importância da gestão da cultura de segurança na prestação dos cuidados: estudo de caso de uma Unidade de Cuidados Continuados IntegradosPublication . Serrario, Marta Filipa Costa; Pescada, SusanaO ano de 2020 trouxe consigo a pandemia de COVID-19 e inúmeros desafios a nível da gestão dos cuidados de saúde a nível mundial, nomeadamente a nível do Serviço Nacional de Saúde e especificamente da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, cuja cultura de segurança permanece largamente por investigar no nosso país. Para responder a estas questões, este trabalho teve como pretensão compreender a importância da gestão da cultura de segurança numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados e identificar as boas práticas e os fatores relacionados com a aprendizagem e eventos adversos, contribuindo para o desenvolvimento de ferramentas para a melhoria da gestão de segurança desta instituição. Este estudo de caso único, exploratório e descritivo, baseou-se na análise documental de normas e relatórios existentes na instituição estudada, na realização de entrevistas a responsáveis por vários níveis de gestão da instituição e na aplicação de questionários aos profissionais. Os resultados obtidos através destes métodos revelaram coerência entre os dados documentais, a perceção dos profissionais sobre a cultura de segurança e o que é descrito pelos responsáveis pela gestão da mesma. No geral, quer os profissionais quer os seus responsáveis consideram que a instituição se encontra num estádio de maturidade da cultura de segurança proactivo/sustentável. Ainda assim, foram identificados pontos de melhoria nomeadamente ao nível da comunicação e da formação em segurança e saúde no trabalho, que foram largamente influenciadas pela pandemia e pelas consequências desta na organização da instituição e nas suas preocupações e prioridades. Com base nos resultados obtidos, sugere-se a realização de investigações noutras instituições e eventualmente com modelos de avaliação da maturidade da cultura de segurança mais adaptados a instituições de saúde.
- A aceitação e uso da Tecnologia Blockchain no setor bancário portuguêsPublication . Alexandre, Luís Pedro Amado de Brito Dias; Ramos, Célia Maria QuintérioAtualmente, as inovações tecnológicas têm surgido a uma velocidade de crescimento acentuada. A tecnologia tem vindo a abraçar vários setores de atividade como a saúde, alimentação, economia e também o ramo financeiro. A previsão é que a evolução irá continuar a crescer, e tudo irá sofrer uma revolução devido à tecnologia. No ramo financeiro, no que diz respeito aos bancos, praticamente todos os processos já são efetuados online o que evita deslocações aos balcões. Nesta dissertação, o foco é o tema da Tecnologia Blockchain e o impacto que esta terá ao nível do setor financeiro, procurando avaliar o seu uso e a aceitação pelos bancos e pela população portuguesa. Para concretizar o objetivo da investigação, primeiramente foi efetuada uma revisão de literatura que engloba a parte do contexto teórico, procurando clarificar todos os conceitos em questão, apoiada em várias obras científicas anteriormente publicadas e conceituadas cientificamente. Em segundo lugar, foram elaborados questionários, partilhados com a intenção de recolher dados primários. Por último, os dados recolhidos foram analisados e devidamente interpretados num programa de estatística como o SPSS, para realizar a caracterização da amostra e posteriormente, com o auxílio do Software SmartPLS, recorrendo a modelos de equações estruturais, foram tiradas as devidas conclusões. Após análise dos resultados, concluímos que a confiança e a utilidade percebida da tecnologia blockchain pelo consumidor, influenciam positivamente a intenção de uso deste. Para o consumidor, quanto mais elevada for a confiança que tem na tecnologia blockchain aplicada aos bancos, e quanto mais utilidade e eficiência esta trouxer aos seus processos do quotidiano, mais intenção o consumidor terá de aceitá-la.
- Acesso a cuidados de saúde oral por parte de pessoas com necessidades de saúde especiais na região do AlgarvePublication . Silva, Pedro David Alves da; São José, José; Amado, CarlaAs pessoas com necessidades de saúde especiais (NSE) têm pior saúde oral do que a população em geral, e têm mais barreiras de acesso a consultas de saúde oral. Este trabalho teve como objetivo estudar o acesso a consultas de saúde oral por parte de pessoas com NSE da região do Algarve. Foram incluídas neste estudo 209 pessoas com NSE de 11 instituições e associações da região. Os dados foram recolhidos através de questionários. Para estudar as barreiras de acesso foi utilizado um modelo conceptual que teve por base 6 dimensões, nomeadamente, ―Acessibilidade‖, ―Disponibilidade de serviços e informação‖, ―Aceitabilidade‖, ―Adequabilidade‖, ―Esforço financeiro‖ e ―Apropriado às necessidades especiais‖. Foi realizada uma análise estatística através de frequências simples e foram conduzidos testes de hipóteses com recurso ao teste do Chi-Quadrado para a independência. Os resultados obtidos permitiram identificar que 50% das pessoas com NSE não faz consultas regulares de saúde oral, 18,8% nunca teve uma consulta e 16,8% não conseguiu ter consulta no último ano quando precisou. As principais barreiras de acesso percecionadas pelos respondentes foram as dimensões ―Apropriado às necessidades especiais‖ (34,9%, N=73) e ―Disponibilidade de serviços e informação‖ (29,7%, N=62). Os fatores que mais se associaram à utilização regular de serviços de saúde oral foram: a dimensão ―Disponibilidade de serviços e informação‖ (p<0.000; V=0.32); o grau de independência na realização de higiene oral (p<0.000; V=0.29) e o grau de satisfação com serviços de saúde oral (p<0.000; V=0.35). Embora uma parte das pessoas com NSE da região do Algarve tenha acedido a consultas de saúde oral, verificaram-se barreiras de acesso. Para melhorar o acesso sugere-se o aumento da disponibilidade de serviços de saúde oral preparados para ultrapassar o problema da colaboração e o medo das consultas. Por outro lado, sugere-se uma maior sensibilização e informação aos pais e cuidadores sobre a importância de consultas regulares de saúde oral desde as idades mais jovens.
- Achieving sustainable development: balancing resource allocation and corporate social responsibility in modern business practicesPublication . Cardoso, Leandro Fernandes; Pedro, Ilda Maria HortaThe study "Achieving Sustainable Development: Balancing Resource Allocation and Corporate Social Responsibility in Modern Business Practices" looks at how businesses in the Algarve region of Portugal integrate sustainable development, resource allocation, and corporate social responsibility (CSR). In a rapidly global context, it focuses on how these companies balance economic goals along environmental and social responsibilities. Key findings indicate that companies increasingly recognize the strategic importance of integrating sustainability into their core operations. There is in fact a positive correlation between CSR initiatives and financial performance, ultimately showing that businesses effectively balancing resource allocation with CSR efforts experience enhanced profitability, market share, and stronger community relations. This suggests that CSR is not a simple ethical obligation but also a strategic asset with clear business benefits. The study advocates for a wider definition of business efficiency, which traditionally focuses on economic metrics like profit and costs. It suggests that efficiency should also include environmental- and social responsibility aspects. This holistic view is consistent with the Sustainable Development Goals (SDGs) established by the United Nations, focusing on economic growth, social justice, as well as environmental protection. The research used quantitative data approach, surveying 120 companies in the region of the Algarve with a response rate of 23.33%, thus resulting in a modest sample of 28 companies. The analysis was performed using IBM SPSS software (version 29) and provided valuable insights into how these companies approach CSR as well as resource allocation. In spite of positive findings, the study highlights challenges in the measurement of actual return on investments (ROI) of CSR initiatives due to inappropriate measurement tools, especially for smaller companies with fewer resources. Ultimately, this study recommends that businesses widen their definition/perception of efficiency, integrate CSR into core business strategies, focus on innovation, and use key performance indicators (KPIs) to balance short-term costs with long-term benefits. It also emphasizes the need for technological advancements and much more appropriate tools to measure the impact of CSR efforts accurately.
- Acolhimento e Integração dos funcionários no Hospital de Faro, E.P.E.: elaboração do manual de acolhimentoPublication . Neves, Leandra Marlene Ribeiro; Monteiro, Ileana Pardal; Charneca, Jacinta de MatosO presente trabalho de campo tem como tema o “Acolhimento e Integração dos funcionários no Hospital de Faro, E.P.E. - Elaboração do Manual de Acolhimento”, este surge no seguimento de um estágio curricular realizado no Hospital de Faro EPE. Tem com principal objetivo desvendar uma problemática existente no hospital relacionada com o processo de Acolhimento e Integração dos funcionários do Hospital. O acolhimento e integração são estratégias fundamentais para a organização e para o indivíduo. O acolhimento é o processo através do qual o novo elemento é recebido e integrado nas organizações, de forma a se tornar “produtivo” no mais curto espaço de tempo, por outro lado, a integração consiste em acolher o novo elemento, proporcionando-lhe uma inserção que lhe possibilite efetuar o seu desenvolvimento e a assimilação dos valores éticos, profissionais sem grandes dificuldades. Se o departamento de Recursos Humanos do Hospital de Faro, EPE, planear cuidadosamente e implementa um programa efetivo direcionado ao acolhimento e integração, está a fazer um investimento inteligente no crescimento, desenvolvimento e desempenho dos seus colaboradores, é neste contexto que surge a elaboração de um Manual de Acolhimento do Hospital, este por sua vez compila um conjunto de informações sobre a organização, facilitando o processo de acolhimento e integração dos novos elementos.
- O acolhimento e interligação de trabalhadores na indústria hoteleira algarvia (estudo de caso)Publication . Ornelas, Miguel Oliveira; Cardoso, Carlos José CabralA presente dissertação discute o acolhimento e integração de trabalhadores na indústria hoteleira algarvia, através de um estudo de caso de uma importante unidade hoteleira desta região. O principal objectivo foi conhecer o programa de acolhimento e integração e as estratégias de socialização adoptadas pela organização, analisando a eficácia da socialização dos novos trabalhadores neste hotel. A investigação empírica analisou o conteúdo dos instrumentos e práticas de acolhimento e integração, enquadrando-os dentro das estratégias de socialização de Van Maanen e Schein (1979) e avaliando a eficácia da socialização através dos indicadores de Anakwe e Greenhaus (1999). Os resultados permitem realizar uma caracterização das práticas e instrumentos de acolhimento e integração empregues, agrupando-as numa socialização de tipo institucional. De forma complementar, os indicadores de eficácia da socialização evidenciam que a socialização inicial destes novos colaboradores está a ser globalmente bem sucedida. Os factos identificados no estudo indiciam, que a organização em estudo, necessita contudo, de aperfeiçoar os instrumentos de gestão de recursos humanos utilizados para avaliar com eficácia e acompanhar regularmente a integração dos novos trabalhadores.
- Adaptação dos instrumentos Recognition of Faux Pas Test e Theory of Mind Picture Stories Task para a população portuguesaPublication . Afonseca, Sofia Marina Nunes; Martins, Ana TeresaO presente estudo enquadra-se na linha de trabalhos que procuram adaptar determinados instrumentos como, o Recognition of Faux Pas Test (Gregory et al., 2002; Stone, Baron-Cohen, & Knight, 1998) e a Theory of Mind Picture Stories Task (Brüne, 2003), cujos objetivos fundamentais são compreender e avaliar a teoria da mente (ToM), enquanto dimensão fundamental da cognição social humana. Neste contexto, tivemos como principal objetivo adaptar estes instrumentos para a população portuguesa. Para o efeito, foram avaliados 200 participantes (125 mulheres e 75 homens), com idades compreendidas entre os 18 e 60 anos. Num momento seguinte, a amostra foi subdividida em três grupos (Narcisista vs. Compulsiva vs. Histriónica) de acordo com o ponto de corte nas escalas de personalidade do Inventário Clínico Multiaxial de Millon III (MCMI-III). De acordo com o nosso principal objetivo e pelos dados da análise fatorial realizada é possível identificar para o Recognition of Faux Pas Test um valor de consistência interna (calculada pelo alfa de Cronbach) de 0.82, enquanto no instrumento Theory of Mind Picture Stories Task identificou-se dois fatores com índices de consistência interna de 0.45 e 0.51, respetivamente. Apesar do Theory of Mind Picture Stories Task não apresentar uma boa consistência interna obtivemos um valor de KMO razoável para a respetiva amostra. Neste sentido, os instrumentos adaptados à população portuguesa revelaram apresentar uma consistência interna, validade e sensibilidade aceitáveis, bem como um instrumento acessível aos participantes. Na segunda análise do estudo verificámos que os sujeitos narcísicos revelam uma menor acuidade no instrumento Recognition of Faux Pas Test que os restantes grupos. Estes resultados são discutidos tendo por base um quadro concetual que sugere que a capacidade de realizar inferências acerca dos estados mentais e predição de comportamentos dos outros varia com a estrutura de personalidade.
- Adding value to performance measurement by using system dynamics and multicriteria analysisPublication . Santos, Sérgio Pereira dosMeasuring performance either formally or informally is a common practice in most organisations. It is well established that performance measurement plays a critical role in organisations, signalling how well they are succeeding in achieving their objectives and identifying where improvement efforts are required. In an attempt to respond to the assessment needs of organisations, several performance measurement frameworks have been developed over the years. However, in spite of the remarkable progress that has been made in the development of better integrated, balanced and strategically driven performance measurement frameworks, there are issues which deserve further research if these frameworks are to provide a stronger basis from which to manage effectively for improvement. Informed by the literature review and conceptual experimentation, this thesis aims to show that the use of system dynamics (SD) and multiple criteria decision analysis (MCDA), individually and in an integrated manner, can address some of these issues and bring new insights to inform and support the different stages of the performance measurement and management process. To this purpose, a framework incorporating the integrated use of SD and MCDA is suggested and its conceptual coherence and practical relevance is discussed. The conceptual coherence is illustrated by a simple but realistic application in the health care sector. The practical relevance of the framework is assessed in an organisational setting, taking the form of three in-depth case studies. Several conclusions are drawn regarding the potential role of SD and MCDA to add value to the performance measurement and management process, including an assessment of their suitability, limitations, and implementation issues associated with this particular context.
- Admissões e afetação de recursos no serviço de urgência Médico-Cirúrgica da unidade local de Saúde do Litoral Alentejano - os métodos Multibloco de Três-Vias no apoio à gestão das patologias com maior incidênciaPublication . Teixeira, João Pedro Da Silva; Castela, Guilherme; Silva, Nelson Tavares daNos últimos anos, os Serviços de Urgência (SU) em Portugal tornaram-se a principal porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde, originando, assim, um maior consumo de recursos humanos e financeiros e ineficiências do sistema. Esta investigação tem como objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão no serviço ao nível da gestão, através da recolha e análise de informação pormenorizada do maior SU do Litoral Alentejano. Assim, foram analisadas as patologias com maior incidência no SU Médico-Cirúrgica do Hospital do Litoral Alentejano pertencente à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, durante o período 2012-2017. Pretende-se saber que tipo de influência existe entre as tipologias de utentes associados às principais patologias e os recursos disponibilizados para produção hospitalar do serviço. Deste modo, para o período em análise, foram avaliadas duas estruturas de dados: uma contendo os descritores dos utentes e outra com descritores de produção hospitalar, com a finalidade de se capturar uma co-estrutura comum que permitisse analisar a relação entre as duas estruturas. O recurso ao método COSTATIS (Thioulouse, 2011), um método exploratório multivariado de análise de dados de Três-Vias de análise destacou a influência entre as estruturas e permitiu não só criar prioridades, como também sugerir correção de lacunas, por forma a guiar medidas de gestão específicas.
- A adoção das ferramentas informáticas na atividade económica da União Europeia: uma contribuição COSTATIS para o desenvolvimento de estratégias nas empresas de tecnologias da informação e comunicaçãoPublication . Estêvão, Marta Isabel Martins; Castela, Guilherme; Silva, Nelson Tavares daEm termos de tecnologias de informação, a necessidade de modernização subjacente ao sucesso do crescimento empresarial, conduziu ao progressivo interesse e importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Contudo, as empresas TIC possuem conjuntos únicos de recursos e competências dos quais, mediante diferentes combinações e contextos, decorrem desempenhos heterogéneos. Neste âmbito, para dezanove países da União Europeia, no decorrer do período entre 2011 e 2016, a importância e o interesse das empresas TIC, reflete-se na presente investigação com o recurso à análise de duas estruturas tridimensionais de dados. Uma, constituída por descritores sobre a utilização de tecnologias, infraestruturas, formação e exportação e, outra formada por descritores da evolução das empresas TIC. A principal finalidade do estudo recaiu na identificação de uma co-estrutura comum, que permitisse caraterizar a competitividade entre regiões, avaliada pelo desempenho e dinâmica empresarial, por forma a produzir um diagnóstico, que auxiliasse os processos de implementação e de desenvolvimento de empresas TIC. Deste modo, a aplicação do método COSTATIS (Thioulouse, 2011), um método exploratório de análise multibloco de dados de Três-Vias, produziu uma hierarquia das relações de influência, entre as duas supracitadas estruturas de dados e proporcionou uma ferramenta de apoio à decisão.
